Início ÁsiaTimor-Leste

    Timor-Leste

    População - 1,261,072 (Julho 2016 est.)

    Capital - Díli

    Língua oficial - Tetum e Português

    Moeda oficial - Dólar americano

    Código Internacional de telefone - +670

    Fuso horário - UTC/GMT +9

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato (Díli)

    Pontos turísticos de Timor-Leste

    A cidade de Baucau mantém o charme colonial e pitoresco e é um local interessante para passar alguns dias. Na cidade abunda a arquitectura colonial portuguesa e os visitantes podem ainda explorar cavernas usadas pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

    Cemitério de Santa Cruz

    O cemitério de Santa Cruz ficou na história pelos piores motivos. A 12 de Novembro de 1991, mais de 200 pessoas foram mortas por tropas da Indonésia quando, nesse dia, os soldados dispararam contra uma marcha pacífica. Dados exactos não são conhecidos, mas estima-se que mais de 250 civis, na maioria jovens e estudantes deverão ter sido assassinados pelos militares indonésios.

     

    O massacre foi capturado por jornalistas internacionais e estes registos conseguiram finalmente captar a atenção internacional para colocar fim às atrocidades sofridas pelo povo timorense na busca pela independência. O jornalista britânico Max Stahl filmou o ataque sangrento e as imagens correram mundo, tendo sido o ponto de viragem na luta pela independência da nação, que apenas chegou oficialmente a 20 de Maio de 2002.

    Monte Ramelau

    O Monte Ramelau é o ponto mais alto de Timor-Leste a cerca de 3000 metros acima do nível do mar, embora a caminhada até ao topo seja considerada, pelos caminhantes, como bastante acessível. A paisagem é pontuada por crateras e pontes destruídas. É aconselhável evitar a época das chuvas - entre Novembro e Maio - e também munir-se de alguns snacks.

    Ataúro

    A Ilha de Ataúro - que significa cabra - entrou no mapa como um destino de eco-turismo. Localizada a 25 km de Díli, a Ilha de Ataúro transformou-se num local predilecto para snorkelers, mergulhadores e eco-turistas. Montanhas escarpadas e florestas, no interior, e falésias e praias, no litoral caracterizam a paisagem.

     

    As praias calmas, com cabanas à beira-mar, recifes de coral e mar transparente, são perfeitas para aproveitar o nascer e pôr-do-sol. A ilha, com 140 quilómetros quadrados, é habitada por cerca de 8000 pessoas e pode ser visitada através de ferry ou táxi aquático.

     

    A população local é considerada bastante hospitaleira e divide-se, sobretudo, entre duas aldeias no lado oriental da ilha. Há um punhado de lugares para ficar, onde tudo o que pode e deve fazer é relaxar enquanto carrega baterias para um novo mergulho ou uma caminhada para explorar fauna e flora nativas.

    Ilha de Jaco

    Trata-se de uma pequena ilha desabitada com dez quilómetros quadrados. Este é um lugar considerado sagrado pelos habitantes locais, mas que os turistas estrangeiros são autorizados a visitar com a ajuda de pescadores locais. A viagem desde Díli (230 km) demora cerca de 6 horas, através de estradas algo sinuosas mas com paisagens atraentes a fazer-lhe companhia.

     

    É aconselhável levar mantimentos se pretender visitar alguma praia mais isolada, embora a praia Areia Branca disponha de bares. Algumas praia na costa Sul de Timor são visitadas por crocodilos pelo que é necessário perguntar junto de habitantes locais sobre este tipo de perigos.

    Parque Nacional Nino Konis Santana

    O Parque Nacional Nino Konis Santana é uma área protegida e foi o primeiro parque nacional criado em Timor-Leste. Com uma área de mais 500 km2, esta zona de coral é o habitat natural de inúmeras espécies de peixes únicas no mundo, além de aves endémicas e morcegos.

    Quando visitar Timor-Leste

    Timor-Leste apresenta um clima tropical, quente e húmido, com a estação seca de Junho a Outubro e a época chuvosa de Novembro a Maio. As temperaturas médias rondam os 30°C.

     

    A melhor altura para visitar Timor-Leste é durante a estação seca, de final de Abril a Julho, quando o tempo está quente e as condições para mergulho no seu melhor: temperatura do mar elevada e água cristalina, favorecendo a observação de peixes tropicais, raias, tartarugas e tubarões entre outras espécies.

    Timor-Leste - Estado do tempo



    Segurança em Timor-Leste

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia em Timor-Leste.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre Timor-Leste


    Ainda não existem artigos. Explore outros destinos nos Lugares Incertos