População - 22.235 million (Julho 2016 est.)
Capital - Colombo
Língua oficial - Sinhala, Tamil e Inglês
Moeda oficial - Rúpia cingalesa
Código Internacional de telefone - +94
Fuso horário - UTC/GMT +5
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Bandaranaike (Colombo) | Aeroporto Internacional Mattala Rajapaksa (Hambantota)
Popular na década de 1970 com viajantes hippy e praticantes de surf, Hikkaduwa, na costa oeste, parece estar a recuperar a fama do passado, devido ao extenso jardim de coral e magníficas praias.
Muitos resorts e hotéis voltaram a recuperar, depois do tsunami em 2004, e os visitantes regressam agora para aproveitar a beleza que a região tem para oferecer.
A costa de Hikkaduwa está cercada por um recife com camadas de corais multicoloridos e é o habitat de inúmeras espécies de peixe e tartarugas. Além disso, existem algumas embarcações naufragadas que é possível explorar.
A cidade de Kandy foi o último bastião dos Reis Sinhala. A localização é perfeita, nas imediações de bonito lago. Este é também o local onde decorre o festival Esala Perahera, em Agosto, quando milhares de pessoas de todo o país e elefantes desfilam pelas ruas.
A atracção principal de Kandy é o templo de Dalada Maligawa (Templo do Dente Sagrado). O templo atrai centenas de peregrinos em cerimónias diárias.
A cidade tem um passado histórico rico e conta a resistência perante as intenções de Portugueses e Holandeses, antes de ser conquistada pelos Ingleses.
Situado no Sudeste do Sri Lanka, o Parque Nacional de Yala é um dos destinos de vida selvagem mais populares do país asiático.
Elefantes, macacos, preguiças ou javalis são algumas das espécies que podem ser encontradas neste parque. Todavia, o animal mais procurado é o leopardo, uma espécie endémica do Sri Lanka.
A melhor altura para visitar o Parque Nacional de Yala é entre Fevereiro e Julho, na época mais seca, quando os animais se concentram em redor das poças de água. A reserva natural também contém selva densa, praias, lagos e rios.
Sri Pada é considerado um dos locais mais sagrados do Sri Lanka. Durante séculos tem sido um local de peregrinação para crentes de diferentes religiões.
Muitos crentes iniciam a caminhada durante a noite, para garantir que a chegada ao topo do monte coincide com o nascer do sol. No entanto, mesmo para não crentes as vistas são mais do que motivo suficiente para se lançar ao caminho.
Situado nas planícies do Sri Lanka, o Parque Nacional de Udawalawe ganhou fama devido à enorme concentração de elefantes. Por não existir uma floresta muito densa, é mais fácil avistar animais selvagens.
E embora o principal atractivo do Parque Nacional de Udawalawe seja a população de elefantes, também aqui podem ser encontrados búfalos, macacos, leopardos, veados e crocodilos.
A atracção turística mais popular no parque é uma área designada de World’s End (Fim do Mundo). Trata-se de um penhasco com vista para as montanhas até ao Oceano Índico, vislumbrando a paisagem por dezenas de quilómetros de distância.
A caminhada para World’s End é de cerca de dez quilómetros, sendo que as melhores vistas, dizem os visitantes, se conseguem durante a manhã, antes do típico nevoeiro invadir a área. No entanto, o preço de entrada (2018) de 3500 Rupias (18 Euros) começa a gerar críticas dos visitantes.
O clima no Sri Lanka é tropical, alternando entre a monção e a estação seca que fustiga todas as regiões do país.
A estação de Yala, de Maio a Agosto, traz fortes chuvas ao Sul, Oeste e Centro do Sri Lanka. A estação de Maha, de Outubro a Janeiro, afecta as áreas a Norte e Leste.
A humidade é elevada em todo o país (80 por cento), atingido 90 por cento no Sudoeste. A temperatura do ar e do mar é constante: média de 27°C.
Assim, a melhor altura para visitar o Sri Lanka é, na zona Ocidental e Sul – entre Dezembro e Março – e a costa Leste de Maio a Setembro – para beneficiar da estação seca.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Sri Lanka.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel no Sri Lanka ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Ainda não existem artigos escritos sobre o Sri Lanka.