Início ÁsiaSri Lanka

    Sri Lanka

    População - 22.235 million (Julho 2016 est.)

    Capital - Colombo

    Língua oficial - Sinhala, Tamil e Inglês

    Moeda oficial - Rúpia cingalesa

    Código Internacional de telefone - +94

    Fuso horário - UTC/GMT +5

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Bandaranaike (Colombo) | Aeroporto Internacional Mattala Rajapaksa (Hambantota)

    Pontos turísticos do Sri Lanka

    Hikkaduwa

    Popular na década de 1970 com viajantes hippy e praticantes de surf, Hikkaduwa, na costa oeste, parece estar a recuperar a fama do passado, devido ao extenso jardim de coral e magníficas praias. Muitos resorts e hotéis voltaram a recuperar, depois do tsunami em 2004, e os visitantes regressam agora para aproveitar a beleza que a região tem para oferecer.

     

    A costa de Hikkaduwa está cercada por um recife com camadas de corais multicoloridos e é o habitat de inúmeras espécies de peixe e tartarugas. Além disso, existem algumas embarcações naufragadas que é possível explorar.

    Kandy

    A cidade de Kandy foi o último bastião dos Reis Sinhala. A localização é perfeita, nas imediações de bonito lago. Este é também o local onde decorre o festival Esala Perahera, em Agosto, quando milhares de pessoas de todo o país e elefantes desfilam pelas ruas.

     

    A atracção principal de Kandy é o templo de Dalada Maligawa (Templo do Dente Sagrado). O templo atrai centenas de peregrinos em cerimónias diárias. A cidade tem um passado histórico rico e conta a resistência perante as intenções de Portugueses e Holandeses, antes de ser conquistada pelos Ingleses.

    Parque Nacional de Yala

    Situado no Sudeste do Sri Lanka, o Parque Nacional de Yala é um dos destinos de vida selvagem mais populares do país asiático. Elefantes, macacos, preguiças ou javalis são algumas das espécies que podem ser encontradas neste parque. Todavia, o animal mais procurado é o leopardo, uma espécie endémica do Sri Lanka.

     

    A melhor altura para visitar o Parque Nacional de Yala é entre Fevereiro e Julho, na época mais seca, quando os animais se concentram em redor das poças de água. A reserva natural também contém selva densa, praias, lagos e rios.

    Sri Pada

    Sri Pada é considerado um dos locais mais sagrados do Sri Lanka. Durante séculos tem sido um local de peregrinação para crentes de diferentes religiões. Muitos crentes iniciam a caminhada durante a noite, para garantir que a chegada ao topo do monte coincide com o nascer do sol. No entanto, mesmo para não crentes as vistas são mais do que motivo suficiente para se lançar ao caminho.

    Parque Nacional de Udawalawe

    Situado nas planícies do Sri Lanka, o Parque Nacional de Udawalawe ganhou fama devido à enorme concentração de elefantes. Por não existir uma floresta muito densa, é mais fácil avistar animais selvagens. E embora o principal atractivo do Parque Nacional de Udawalawe seja a população de elefantes, também aqui podem ser encontrados búfalos, macacos, leopardos, veados e crocodilos.

    Parque Nacional Horton Plains e o Fim do Mundo

    A atracção turística mais popular no parque é uma área designada de World's End (Fim do Mundo). Trata-se de um penhasco com vista para as montanhas até ao Oceano Índico, vislumbrando a paisagem por dezenas de quilómetros de distância.

     

    A caminhada para World's End é de cerca de dez quilómetros, sendo que as melhores vistas, dizem os visitantes, se conseguem durante a manhã, antes do típico nevoeiro invadir a área. No entanto, o preço de entrada (2018) de 3500 Rupias (18 Euros) começa a gerar críticas dos visitantes.

    Quando visitar o Sri Lanka

    O clima no Sri Lanka é tropical, alternando entre a monção e a estação seca que fustiga todas as regiões do país. A estação de Yala, de Maio a Agosto, traz fortes chuvas ao Sul, Oeste e Centro do Sri Lanka. A estação de Maha, de Outubro a Janeiro, afecta as áreas a Norte e Leste.

     

    A humidade é elevada em todo o país (80 por cento), atingido 90 por cento no Sudoeste. A temperatura do ar e do mar é constante: média de 27°C. Assim, a melhor altura para visitar o Sri Lanka é, na zona Ocidental e Sul - entre Dezembro e Março - e a costa Leste de Maio a Setembro - para beneficiar da estação seca.

    Sri Lanka - Estado do tempo



    Segurança no Sri Lanka

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Sri Lanka.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre o Sri Lanka


    Ainda não existem artigos. Explore outros destinos nos Lugares Incertos