População - 95,261,021 (Julho 2016 est.)
Capital - Hanói
Língua oficial - Vietnamita
Moeda oficial - Dong
Código Internacional de telefone - +84
Fuso horário - UTC/GMT +7
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Tan Son Nhat (Ho Chi Minh) | Aeroporto Internacional Noi Bai (Hanói)
Toda a vida gira em redor do rio. Mercados flutuantes coloridos, arrozais e vilas pitorescas são alguns dos atributos do Delta do Mekong, no Sudoeste do Vietname.
O Delta do Mekong é uma fértil região agrícola – metade da produção de arroz sai desta zona. As terras são irrigadas por diversas linhas de água, sustentadas pelo grande Rio Mekong. Este estende-se desde o Golfo da Tailândia até Ho Chi Minh.
Mantendo um estilo de vida muito tradicional, os habitantes locais adoptaram uma vida ligada ao Mekong, viajando, pescando, vivendo em barcos e infraestruturas na água.
Em várias cidades da região existem empresas que organizam passeios de barco.
Um comboio nocturno liga Hanói a Sapa. Rodeada por montanhas pictóricas, terraços de arroz e uma diversidade de tribos, Sapa é uma cidade usada como base para caminhadas nas montanhas Hoang Lien Son e pelos arrozais e aldeias tradicionais remotas.
Localizada a 1500 metros acima do nível do mar, Sapa é uma antiga estação de montanha dos Franceses.
Os terraços de arroz podem ser encontrados no vale de Muong Hoa entre a cidade de Sa Pa e a Montanha Fansipan. Aqui, os agricultores com chapéus cónicos lavram os campos com búfalos.
As populações locais mantiveram as tradições e estilo de vida, incluindo a própria língua e roupa tradicional.
É, porventura, o símbolo mais reconhecido do Vietname. A Baía de Ha Long, no Norte do Vietname, caracteriza-se por milhares de ilhas cobertas com vegetação densa, que formam uma paisagem sublime.
Várias das ilhas possuem grutas, enseadas, lagos e aldeias flutuantes de pescadores. A maneira ideal de explorar a Baía de Ha Long é a bordo de um barco e não faltam empresas dispostas a acolhê-lo.
Pode optar por pernoitar num desses barcos e ver o nascer e pôr-do-sol a partir do coração da baía.
A antiga praia a Sul da aldeia piscatória de Mui Ne é um destino popular no Vietname para kite-surf e windsurf, sendo considerada a capital da adrenalina do país asiático.
Igualmente populares são as dunas de areia, localizadas a uma curta distância da cidade. A vasta extensão de areia proporciona vistas panorâmicas, especialmente durante o pôr-do-sol.
Mui Ne é um destino de surf popular entre Agosto e Dezembro, enquanto os ventos de Outubro a Abril atraem os praticantes de kite-surf.
Localizada junto da costa do Cambodja, Phu Quoc é a maior ilha do Vietname. Phu Quoc possui florestas tropicais, recifes de coral e extensas praias, como Bai Dai ou Hon Xuong.
O distrito de Phu Quoc é composto por 28 ilhas, a maioria das quais desabitadas. Ao contrário de Phuket, na Tailândia, o excesso de turismo ainda não parece aqui ter chegado, embora a abertura de voos directos do Reino Unido para Phu Quoc possa mudar a situação muito rapidamente.
A região goza de uma temperatura média de cerca de 27°C ao longo de todo ano.
No coração de Hanói pode ser visitado o Bairro Antigo, um museu ao ar livre da histórica arquitectura colonial asiática e francesa. Localizada no Norte do Delta do Rio Vermelho, Hanói é uma cidade de contrastes entre o Europeu e Asiático.
Conhecida como a “Paris do Oriente”, Hanói é a capital cultural do Vietname. Locais proeminentes incluem a Casa da Ópera, o Palácio Presidencial, a Catedral de São José, o Museu de Etnologia do Vietname e o Museu de Belas Artes.
Esta uma experiência diferente, mas historicamente relevante. O sistema de túneis Củ Chi é uma rede subterrânea de túneis escavados na década de 1940 pelos vietnamitas como um lugar para se esconder durante as batalhas contra os franceses.
A rede foi mais tarde expandida e usada durante o ataque das tropas americanas. A rede de túneis tem mais de 250 quilómetros de extensão. Os túneis permitiram que as tropas pudessem operar e comunicar na área circundante de Ho Chi Minh.
Composto por caminhos sinuosos e zonas não iluminadas, armadilhas secretas, abrigos escondidos, rios e túneis que chegam até a fronteira do Cambodja. Duas curtas secções podem ser visitadas com ajuda de um guia nas zonas de Ben Dinh e Ben Duoc.
O clima do país está sujeito a duas monções por ano, mas a altitude e latitude causam diferenças extremas em todo o país. No Norte, as montanhas caracterizam-se por Invernos rigorosos, com frio e, por vezes, neve.
Para visitar o Norte do Vietname, a melhor altura é entre Novembro e Abril, quando as temperaturas são mais baixas, evitando o excesso de calor e os tufões, entre Maio e Outubro.
A costa central do Vietname é a zona mais propensa a ser atingida por tempestades tropicais violentas. Embora difícil de prever, em geral estas ocorrem entre Agosto e Novembro. O Sul apresenta calor quase constante, acompanhado de alta humidade.
No Sul, a melhor altura para visitar o Vietname é durante a estação seca, entre Dezembro e Abril. As temperaturas na região raramente baixam dos 20°C, atingindo, por vezes, 40°C durante os meses de Março, Abril e Maio.
Perante um panorama climático tão complexo não existe uma estação realmente óptima para visitar o Vietname.
De um modo geral, o Outono, entre Setembro e Dezembro, e a Primavera, entre Março e Abril, são, provavelmente, as estações mais favoráveis para viajar por todo o país.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Vietname.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel no Vietname ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Ainda não existem artigos escritos sobre o Vietname.