• Skip to main content
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início Ásia Cazaquistão
Início Ásia Cazaquistão

Cazaquistão

População - 18,744,548 (July 2018 est.)

Capital - Astana (Nur-Sultan)

Língua oficial - Cazaque e Russo

Moeda oficial - Tenge (KZT)

Código Internacional de telefone - +7

Fuso horário - UTC/GMT +5

Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Nursultan Nazarbayev | Aeroporto Internacional de Almaty

Segurança no Cazaquistão Artigos recentes

Almaty

Catedral Zenkov, Cazaquistão
A Catedral Zenkov é um dos locais mais emblemáticos de Almaty, a cidade mais turística do Cazaquistão.

Almaty é a antiga capital e a maior cidade do Cazaquistão. É a porta de entrada para muitos viajantes à descoberta deste país ou do vizinho Quirguistão.

É uma cidade charmosa cercada por montanhas e que continua a ser o coração comercial e cultural do país. Na cidade pode visitar locais de relevo como a imponente Catedral Zenkov, o teleférico Kok Tobe, a Ópera de Almaty, o Bazar de Zelenyy. Almaty é uma cidade dinâmica, com muitos museus, restaurantes e bares.

No entanto, é nos arredores da cidade que se encontram também alguns dos locais mais fantásticos do país, como as montanhas Trans-Ili Alatau, parte da cordilheira de Tian Shan, ou o deslumbrante Grande Lago de Almaty.

Parque Nacional de Ile-Alatau

Parque Nacional de Ile-Alatau, Cazaquistão
O desfiladeiro de Turgen, no interior do imenso Parque Nacional de Ile-Alatau, no Cazaquistão.

Leia também

Covid-19 — como reservar alojamento (seguro e limpo)?

O Parque Nacional de Ile-Alatau foi criado em 1966 e dá abrigo a 300 espécies de vida selvagem, incluindo o enigmático e fantástico leopardo-das-neves. Há também muitos trilhos para caminhadas no parque que o levarão por bosques e prados alpinos e à descoberta de cascatas e lagos como o Grande Lago de Almaty. Este é, sem dúvida, o lago mais famoso e popular do Cazaquistão. É também no Parque Nacional Ile-Alatau que está instalada uma estância de esqui.

Desfiladeiro de Charyn

O Desfiladeiro de Charyn (ou Charyn Canyon) faz parte do Parque Nacional Charyn e estende-se por cerca de 100 km ao longo do rio Charyn — um dos rios mais profundos da cordilheira de Tien Shan, na fronteira com a China.

Ao longo de milhões de anos, vento, água e areia esculpiram o arenito vermelho e criaram as maravilhosas formas e tons da região. O Charyn Canyon é, aliás, composto por 5 canyons diferentes: o Vale dos Castelos, o Yellow Canyon, o Red Canyon, o Temirlik Canyon e o Bestamak Canyon.

O Vale dos Castelos é a área mais popular deste desfiladeiro. As paredes avermelhadas e formações rochosas lembram as paisagens encontradas nos estados norte-americanos do Utah e Arizona. Este é também um lugar ideal para rafting, caminhadas, escaladas ou somente para apreciar a natureza deslumbrante.

Lagos Kolsai

Lagos Kolsai, Cazaquistão
Os Lagos Kolsai são uma das atracções naturais mais belas do Cazaquistão. Foto: Karim von Orelli

Os Lagos Kolsai são um sistema de três lagos, aninhados entre as colinas das montanhas Tien Shan, a cerca de 300 km de Almaty. Os lagos apresentam uma cor límpida e pura, reflectindo os picos das montanhas e as florestas. A altitude dos lagos varia entre 1000 e 2700 metros de altitude e estão ligados por um trilho.

Frequentemente chamados de “Pérolas de Tien Shan”, os lagos são um destino muito procurado pelos próprios cazaques.

Sauran

Sauran, Cazaquistão
Relevante na antiga Rota da Seda, Sauran é agora uma região de passagem quase esquecida no Cazaquistão. Foto: Johannes Zielcke

Sauran, também conhecida como Sawran ou Sawran, é uma cidade antiga a cerca de 30 km do Turkistan. Situada ao longo da estrada para Kyzylorda, já foi a maior cidade do Cazaquistão, mas a história mudou-lhe o destino e hoje é apenas uma ruína. Ao entrar pelos grandes portões da cidade, fica-se imediatamente com a ideia que esta era uma paragem relevante na antiga Rota da Seda.

As extensas ruínas foram parcialmente escavadas, revelando um sofisticado sistema de canais subaquáticos que mantiveram este oásis vivo.

Turkistan

Turkistan, Cazaquistão
Turkistan foi fundada há mais de mil anos e agora é um dos principais pontos turísticos do Cazaquistão.

Turkistan foi um dos centros comerciais mais importantes da Rota da Seda. A cidade foi fundada há mais de mil anos e é agora o centro histórico da cultura do Cazaquistão.

Turkistan é conhecida também por aí estar alojado o Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi, um santo sufista — o primeiro homem a introduzir a religião islâmica na Ásia Central. Construído por Timur, o mausoléu é um dos pontos históricos mais impressionantes e importantes do Cazaquistão. O mausoléu continua a ser um importante local de peregrinação, reconhecido como Património Mundial pela UNESCO.

Situado no sul do país, cercado pelo deserto, Turkistan é uma cidade única para se visitar.

Mar de Aral

Mar de Aral
O Mar de Aral já foi um dos maiores lagos do mundo, mas devido à irrigação dos campos de algodão quase desapareceu. Foto: NASA/GSFC/Jeff Schmaltz, MODIS Rapid Response Team

O Mar de Aral diminuiu drasticamente de tamanho a partir de 1960 — um dos grandes desastres ambientais do século XX causados pelo ser humano. Durante a era soviética as águas foram desviadas para extensos campos de algodão no deserto. Outrora o quarto maior corpo de água doce do mundo, o Mar de Aral tem apenas uma fracção do seu tamanho anterior.

Por tudo isso, Aral é um lugar fascinante para se visitar. O antigo porto de pesca — que era reconhecido na União Soviética pelas enormes capturas de pescado — está agora no meio de um deserto sem fim, já que as águas há muito recuaram. Os esqueletos de navios na areia — agora a quilómetros de distância do mar aberto — são uma lembrança pungente do passado.

Cazaquistão - Estado do tempo



Segurança no Cazaquistão

Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.

Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Cazaquistão.

Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.

Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.

O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.

O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Marcar voo para o Cazaquistão Reservar hotel no Cazaquistão Alugar automóvel Fazer seguro de viagem

Artigos sobre Cazaquistão


Ainda não existem artigos escritos sobre Cazaquistão.


Destinos de viagem

África do Sul

Alemanha

Angola

Argentina

Arménia

Austrália

Áustria

Azerbaijão

Bélgica

Belize

Bolívia

Bósnia-Herzegovina

Botswana

Brasil

Bulgária

Cabo Verde

Cambodja

Canadá

Cazaquistão

Chile

China

Colômbia

Costa Rica

Croácia

Cuba

Dinamarca

Egipto

Emirados Árabes Unidos

Equador

Escócia

Eslováquia

Eslovénia

Espanha

Estados Unidos

Estónia

Etiópia

Filipinas

Finlândia

França

Geórgia

Goa

Grécia

Guatemala

Guiné-Bissau

Holanda

Honduras

Hungria

Índia

Indonésia

Inglaterra

Irão

Irlanda do Norte

Islândia

Itália

Jamaica

Japão

Jordânia

Laos

Letónia

Macau

Madagáscar

Malásia

Maldivas

Marrocos

México

Moçambique

Mongólia

Montenegro

Myanmar

Namíbia

Nepal

Nicarágua

Noruega

Nova Zelândia

País de Gales

Panamá

Paraguai

Peru

Polónia

Portugal

Qatar

Quénia

Quirguistão

República Checa

República da Irlanda

República Dominicana

Roménia

Rússia

São Tomé e Príncipe

Sérvia

Seychelles

Singapura

Sri Lanka

Suécia

Suíça

Tailândia

Tanzânia

Tibete

Timor-Leste

Tunísia

Turquia

Uruguai

Uzbequistão

Venezuela

Vietname

Zimbabué

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2023 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .