Início ÁsiaIndonésia

    Indonésia

    População - 258,316,051 (Julho 2016 est.)

    Capital - Jacarta

    Língua oficial - Bahasa. Mais de 700 dialectos são falados na Indonésia

    Moeda oficial - Rúpia

    Código Internacional de telefone - +62

    Fuso horário - UTC/GMT +7

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta (Jacarta) | Aeroporto Internacional Ngurah Rai (Denpasar, Bali)

    Pontos turísticos da Indonésia

    Ilha das Flores

    A longa ilha de Flores oferece uma variedade de atracções naturais e culturais. A atracção mais famosa nas Flores é a caldeira do Vulcão de Kelimutu, com três lagos alimentados pelo gás vulcânico que mudam de cor de acordo com o nível de oxidação da água. Nas Flores pode igualmente visitar aldeias tradicionais e aceder, através de Labuanbajo, ao Parque Nacional de Komodo.

    Parque Nacional de Komodo

    O Parque Nacional de Komodo é famoso por ser o habitat dos Dragões de Komodo e abrange a Ilha de Rinca, a Ilha de Komodo e mais uma variedade de pequenas ilhas. Estes lagartos carnívoros podem atingir até três metros de comprimento e pesar 70 kg. Os répteis vagueiam livremente, mas os visitantes contam com a ajuda de guias turísticos para avistamentos e segurança. Ataques destas velozes e ferozes bestas são raros, mas não incomuns.

     

    O Parque Nacional de Komodo também é famoso por ser destino de eleição para mergulho, já que as águas ao largo destas ilhas são das mais ricas e diversificadas do mundo.

    Tana Toraja

    Tana Toraja é uma região de montanhas na região de sul de Sulawesi. A região é famosa pelas casas tradicionais com telhados maciços conhecido como tongkonan e pelos ritos funerários peculiares. Estas cerimónias que decorrem, maioritariamente, a partir de Julho, celebram a entrega das almas e dos corpos ao Além. Em muitos casos, o corpo do falecido é mantido em casa por vários anos até à cerimónia fúnebre e esta pode durar vários dias.

    Bunaken

    Localizado no Norte da ilha de Sulawesi, Bunaken é uma zonas de mergulho mais célebres do mundo. O Parque Marinho de Bunaken abriga mais de 50% de todas as espécies de peixes que habitam o Oceano Pacífico ocidental. Para encontrar águas mais tranquilas, a melhor altura para submergir em Bunaken é entre os meses de Abril e Novembro.

    Parque Nacional de Bromo-Tengger-Semeru

    O Parque Nacional de Bromo-Tengger-Semeru, em Java, é reconhecido pelo incrível cenário de uma vasta e antiga série de vulcões pitorescos. O nome origina de duas montanhas, Monte Semeru, Monte Bromo e dos povos Tengger que habitam a área. Semeru é a montanha mais alta em Java, bem como um dos vulcões mais activos da Indonésia.

     

    O cone do Monte Bromo situa-se num mar de areia vulcânica e as fotografias do nascer do sol no Monte Bromo são uma das imagens de marca da Indonésia.

    Lombok

    Lombok é comparado à ilha mais próxima: Bali. A curta distância de barco estão as Ilhas Gili. Trata-se de um arquipélago de três pequenas ilhas: Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air. As ilhas estão rodeadas de belas praias, recifes de corais coloridos e águas cristalinas. A maioria do alojamento de férias é em Gili Trawangan, consistindo em bungalows de bambu a poucos metros do oceano.

    Bali

    Praia Kelingking, Nusa Perida, Indonésia

    Bali é um dos destinos mais populares do mundo. A paisagem variada, encostas vulcânicas dramáticas, praias tropicais, terraços de arroz e variados templos oferecem diversidade, cultura e destinos naturais de requinte.

     

    Ubud é considerado o coração cultural de Bali. Mas, mesmo nas alturas em que Ubud pareça super-povoado, uma curta caminhada ou passeio de bicicleta e fica livre das multidões. Uma das alturas mais peculiares para visitar Bali é durante o “Dia do Silêncio”, quando tudo encerra - incluindo o aeroporto internacional de Denpasar.

    Bornéu

    Orangotango-de-Bornéu, Indonésia

    O Bornéu é o local indicado para para avistar os orangotangos-de-Bornéu. No entanto, esta tarefa é cada mais vez complicada já que a espécie está em vias de extinção. Embora os orangotangos ainda vivam livremente no ambiente natural, existem agora vários santuários que resgatam e protegem os orangotangos para evitar o fim da espécie.

     

    O Parque Nacional de Tanjung Puting, em Kalimantan, é o habitat natural da maior população de orangotangos do mundo, bem como outros primatas, aves e répteis.

     

    Além dos orangotangos, o Bornéu é um local predilecto para viagens de aventura pela selva, onde poderá contactar com pássaros exóticos, rinocerontes de Sumatra, Loris, leopardos ou elefantes pigmeus.

    Ilhas Banda e Ilhas Molucas

    Este conjunto de dez ilhas situa-se na margem do Mar Banda e fazem parte das Ilhas Molucas. Estas ilhas estiveram no radar dos portugueses há 500 anos, devido ao comércio de especiarias.

     

    Agora, o tesouro é outro e as Ilhas Banda são um local ainda escondido para mergulhar e observar espécies como tubarões, tartarugas marinhas, baleias e uma infinidade de outras criaturas.

    Quando visitar a Indonésia

    O clima é equatorial, quente e húmido com uma estação chuvosa entre Outubro e Abril, que atinge o pico em Janeiro e Fevereiro e uma estação seca de Maio a Setembro.

     

    Para encontrar temperaturas mais frias, é necessário ir para altitudes mais altas. A melhor altura para visitar a Indonésia é, portanto, durante a estação seca entre Maio e Outubro, embora Bali seja muito popular em Janeiro.

    Indonésia - Estado do tempo



    Segurança na Indonésia

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Indonésia.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre a Indonésia


    Ainda não existem artigos. Explore outros destinos nos Lugares Incertos