População - 3,351,016 (Julho 2016 est.)
Capital - Montevideu
Língua oficial - Espanhol, Portuñol
Moeda oficial - Peso uruguaio
Código Internacional de telefone - +598
Fuso horário - UTC/GMT -3
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Carrasco (Montevideu)
Colonia del Sacramento é um local imperdível numa ida ao Uruguai, ou a Buenos Aires, na Argentina.
Ambas as cidades ficam a uma curta viagem de barco através do Mar del Plata. Colonia del Sacramento é uma fantástica cidade histórica, reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade, e fundada pelos Portugueses em 1680.
Mantém os traços da passagem dos fundadores pelo Uruguai, com ruas que se assemelham a bairros de Portugal, em particular com a típica calçada portuguesa e arquitectura tradicional.
A cidade mais antiga do Uruguai é famosa pela zona histórica, onde as ruas estreitas desordenadas, comprovam a luta de poder entre várias potências, em particular Portugal e Espanha, e o Uruguai.
A localização estratégica de Colonia del Sacramento causou uma disputa de largos anos entre portugueses e espanhóis, quando ambos procuravam controlar o comércio de prata peruana e os produtos brasileiros.
Entre 1680 e 1828, Colonia foi conquistada várias vezes pelas forças navais de cada país.
Os portugueses conquistaram finalmente o controlo da cidade apenas seis anos antes do início da Guerra da Cisplatina, entre Brasil e Argentina, pela posse da Província de Cisplatina, actual Uruguai.
Os esforços de preservação histórica começaram em 1924 e continuaram durante décadas. Actualmente um fluxo constante de turistas que chegam, sobretudo de Buenos Aires, visitam a bem-cuidada basílica portuguesa.
O Museu Casa Nacarello – recuperado com ajuda financeira da Fundação Calouste Gulbenkian – a praça de touros, as ruínas do convento do século XVII, entre vários outros museus de renome como o Museu Português são atracções de relevo.
O Museu Português encerra às quartas e sextas, encontrando-se aberto nos restantes dias das 11h às 17h.
Abrigado num edifício histórico, o Mercado Agrícola de Montevideu tem mais de 100 anos de idade e é um dos maiores mercados do Uruguai.
Depois de vários anos em mau estado de conservação, a estrutura foi renovada para abrigar dezenas de barraquinhas de comida e restaurantes, mantendo o charme e os detalhes da arquitectura original.
Não demorou muito para que os visitantes de Montevideu tivessem percebido que o Uruguai é um destino gastronómico ainda longe do turismo de massas e que o Mercado Agrícola é o local ideal para os apreciadores experimentarem uma grande variedade de especialidades uruguaias.
Este é o lugar para visitar e provar a alta qualidade de produtos uruguaios tais como vinhos, azeites, pão, enormes bifes de vaca grelhados no carvão ou cervejas tradicionais.
A entrada no Mercado Agrícola de Montevideu, localizado na Rua José L. Terra 2220, é gratuita e o mercado encontra-se aberto diariamente das 9h às 22h.
Montevideu é não só a maior cidade do Uruguai, mas também a capital do país. Repleta de arquitectura europeia antiga, apresenta alguns dos principais pontos de referência como o bairro antigo da cidade, a Puerta de la Ciudadela, o Teatro Solis e o Parque Rodó.
A cidade antiga de Montevideu é um bairro com edifícios antigos e ruas de calçada. Artistas transformaram muitos dos velhos prédios em estúdios e galerias e músicos e bailarinos reúnem-se aqui para espectáculos improvisados.
Outra atracção a não perder é a Rambla, a avenida que rodeia Montevideu, ao longo de 22 quilómetros de costa, onde o Rio de la Plata beija o Oceano Atlântico.
É possível visitar Montevideu desde Buenos Aires num dia, já que existem barcos directos (três horas de viagem) ou viajar de ferry para Colonia del Sacramento e, depois, apanhar um autocarro para a capital.
Construído entre 1929 e 1930, para comemorar o centenário da primeira constituição do Uruguai, o Estádio Centenário foi anfitrião da primeira final do Campeonato do Mundo da FIFA (que o Uruguai venceu por 4-2, contra a Argentina).
Listado pela FIFA como um dos Estádios Clássicos do Mundo, o Estádio Centenário tornou-se uma espécie de Meca para os fãs de futebol, com milhares de turistas a visitar todos os anos para assistir a um jogo, ou apenas para visitar o fascinante Museu do Futebol, alojado no estádio.
Quando visitar Montevideu tente que coincida com um jogo do Atlético Peñarol, no Estádio Centenário. O futebol, no Uruguai, não é só desporto ou paixão, é uma forma de vida e assistir a um jogo com 90 mil espectadores será, por certo, uma experiência cultural incrível.
Localizada a 130 km de Montevideu, Punta del Este é uma estância balnear famosa na América do Sul. Punta del Este ganhou reputação depois de ser chamada de “St. Tropez da América do Sul”.
Alcunha conquistada graças às suas praias, cidade moderna e vida nocturna impressionante, atraindo ricos e famosos. Este é um destino de Verão popular para argentinos e brasileiros, bem como passageiros de navios de cruzeiro.
Aqui pode passar o tempo de várias formas, tais como como relaxar na praia, fazer compras na zona comercial da Avenida Gorlero, na feira de artesanato, visitar o farol e a marina repleta de iates, deliciar-se nos restaurantes, cafés e bares e dançar pela noite dentro em discotecas e festas que tornam a cidade popular.
O clima no Uruguai é temperado. O Inverno (de Junho a Setembro) não é rigoroso, com temperaturas médias entre 10°C e 16°C, enquanto o Verão, Dezembro a Março, é agradável com temperaturas entre 21°C e 28°C – mais fresco no interior do que no litoral, onde a humidade é, por vezes, sufocante.
O Verão, Dezembro a Março, é a melhor época para visitar o Uruguai, embora tenha de dividir o espaço com mais turistas.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Uruguai.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
- Alinha numa aventura? Venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Ainda não existem artigos escritos sobre o Uruguai.