População - 644,578 (Julho 2016 est.)
Capital - Podgorica
Língua oficial - Sérvio 42.9%, Montenegrino (oficial)
Moeda oficial - Euro
Código Internacional de telefone - +382
Fuso horário - UTC/ GMT +1
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Podgorica
O maior lago dos Balcãs, o Skadar, divide-se entre o Montenegro e a Albânia. No lado montenegrino, uma área de 400 quilómetros quadrados está protegida pelo parque nacional desde 1983.
Skadar é uma área de incrível beleza, com montanhas acentuadas, mosteiros atraentes, águas claras, e um cenário verdejante absolutamente fantástico.
Dedicado a São Basílio de Ostrog, o Mosteiro de Ostrog é um mosteiro ortodoxo erigido de uma forma única numa parede vertical de uma escarpa em Ostroska Greda.
Este é o local mais importante, no Montenegro, para os cristãos ortodoxos, atraindo um milhão de visitantes por ano. Construído em 1665, dentro de duas cavernas, o Mosteiro de Ostrog é um local peculiar que encanta peregrinos e turistas.
Dezoito lagos glaciais conhecidos como gorske oči são apenas um dos atributos do Parque Nacional Durmitor. O parque, no Montenegro, recebeu o selo de Património da UNESCO, em 1980, tendo sido ampliado em 2005.
O lago mais famoso, e maior, do Durmitor é o Lago Negro (Crno Jezero). O Lago Negro está a apenas uma curta caminhada de 3 km de Žabljak e é a área mais visitada do parque nacional.
Com cerca de 13 mil habitantes, Kotor é considerada uma das localidades mais atraentes do Montenegro. Muita gente acaba por fugir às belas praias de Budva por algum tempo para visitar Kotor.
Esta é uma pequena cidade na costa adriática, rodeada por uma baía. Caracteriza-se por ruas sinuosas, igrejas e a Catedral de Kotor.
A arquitectura medieval e os inúmeros monumentos da Cidade Velha “obrigaram” a que a UNESCO atribuísse a Kotor a marca de Património Mundial e Histórico Mundial, em 1979.
O clima do Montenegro segue, em linhas gerais, dois padrões: a costa distingue-se por um clima tipicamente mediterrânico – Verões quentes e Invernos moderados.
A costa é um lugar agradável para estar em qualquer época do ano, com excepção de Julho e Agosto, devido às enchentes de turistas e aos elevados preços.
O interior do país apresenta um clima sub-alpino, com Verões quentes e Invernos muito frios – com chuva e neve.
Deste modo, a melhor época para visitar o Montenegro é entre Abril e Junho e entre Setembro e Outubro. Se não se importar com muitos turistas à sua volta pode também visitar durante os meses de Julho e Agosto.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Montenegro.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!