Início EuropaMontenegro

    Montenegro

    População - 644,578 (Julho 2016 est.)

    Capital - Podgorica

    Língua oficial - Sérvio 42.9%, Montenegrino (oficial)

    Moeda oficial - Euro

    Código Internacional de telefone - +382

    Fuso horário - UTC/ GMT +1

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Podgorica

    Pontos turísticos do Montenegro

    Lago Skadar

    Lago Skadar, Montenegro

    O maior lago dos Balcãs, o Skadar, divide-se entre o Montenegro e a Albânia. No lado montenegrino, uma área de 400 quilómetros quadrados está protegida pelo parque nacional desde 1983. Skadar é uma área de incrível beleza, com montanhas acentuadas, mosteiros atraentes, águas claras, e um cenário verdejante absolutamente fantástico.

    Mosteiro de Ostrog

    Mosteiro de Ostrog

    Dedicado a São Basílio de Ostrog, o Mosteiro de Ostrog é um mosteiro ortodoxo erigido de uma forma única numa parede vertical de uma escarpa em Ostroska Greda. Este é o local mais importante, no Montenegro, para os cristãos ortodoxos, atraindo um milhão de visitantes por ano. Construído em 1665, dentro de duas cavernas, o Mosteiro de Ostrog é um local peculiar que encanta peregrinos e turistas.

    Parque Nacional Durmitor

    Parque Nacional Durmitor

    Dezoito lagos glaciais conhecidos como gorske oči são apenas um dos atributos do Parque Nacional Durmitor. O parque, no Montenegro, recebeu o selo de Património da UNESCO, em 1980, tendo sido ampliado em 2005. O lago mais famoso, e maior, do Durmitor é o Lago Negro (Crno Jezero). O Lago Negro está a apenas uma curta caminhada de 3 km de Žabljak e é a área mais visitada do parque nacional.

    Kotor

    Kotor, Montenegro

    Com cerca de 13 mil habitantes, Kotor é considerada uma das localidades mais atraentes do Montenegro. Muita gente acaba por fugir às belas praias de Budva por algum tempo para visitar Kotor. Esta é uma pequena cidade na costa adriática, rodeada por uma baía. Caracteriza-se por ruas sinuosas, igrejas e a Catedral de Kotor. A arquitectura medieval e os inúmeros monumentos da Cidade Velha “obrigaram” a que a UNESCO atribuísse a Kotor a marca de Património Mundial e Histórico Mundial, em 1979.

    Quando visitar o Montenegro

    O clima do Montenegro segue, em linhas gerais, dois padrões: a costa distingue-se por um clima tipicamente mediterrânico - Verões quentes e Invernos moderados. A costa é um lugar agradável para estar em qualquer época do ano, com excepção de Julho e Agosto, devido às enchentes de turistas e aos elevados preços.

     

    O interior do país apresenta um clima sub-alpino, com Verões quentes e Invernos muito frios - com chuva e neve. Deste modo, a melhor época para visitar o Montenegro é entre Abril e Junho e entre Setembro e Outubro. Se não se importar com muitos turistas à sua volta pode também visitar durante os meses de Julho e Agosto.

    Montenegro - Estado do tempo



    Segurança no Montenegro

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Montenegro.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre o Montenegro