Início Recursos para planear viagens

Recursos para planear viagens

Jorge Duarte Estevão

Anos acumulados de experiência permitem-me recomendar empresas e plataformas que vão facilitar o planeamento da sua próxima aventura. Estes recursos de viagem foram testados pessoalmente, muitas vezes até à exaustão para planear viagens. A minha promessa é apenas recomendar empresas que já utilizei e cujo serviço passou o meu exigente teste de satisfação.

Antes de pesquisar um voo, escolher um hotel, comprar seguro de viagem, passe pelo blog e use os links para as respectivas plataformas.

Porque devo usar estes links ou plataformas?

  1. Porque, na minha opinião, são as melhores plataformas para preparar e planear as viagens ou férias.
  2. São estas plataformas que utilizo e considero essenciais para planear viagens e, em muitos casos, poupar dinheiro.
  3. Sem qualquer custo (ou esforço) para si, está a ajudar a manter vivo o blog dos Lugares Incertos. Garantia absoluta: o uso destes links não irá custar-lhe um único cêntimo a mais.

Adicione esta página dos recursos de viagem aos favoritos e, quando quiser reservar um hotel, voo, automóvel, seguro de viagem, comprar livros ou gadgets na Amazon, use esta página ou os links recomendados nos artigos e páginas do blog.

Muito obrigado pela sua preciosa ajuda.

Se tiver alguma dúvida, envie-me um email para [email protected] e terei todo o prazer em esclarecer.


VOOS


 recursos de viagem voos-momondo recursos de viagem voos-skyscanner

Estas são, de longe, as minhas duas ferramentas favoritas para encontrar tarifas aéreas baratas, pois pesquisam uma grande variedade de companhias aéreas. E, além disso, tanto a Skyscanner como a Momondo permitem visualizar datas de um mês completo, pelo que se torna bastante mais fácil encontrar as tarifas mais reduzidas. Estes são os dois recursos de viagem que mais utilizo.

Quando quero marcar reservar os meus voos a escolha recai na Skyscanner ou na Momondo.


SEGURO DE VIAGEM


logo-iati-seguros-2recursos de viagem - seguro-viagem-world-nomads

Faça o seguro de viagem com a IATI Seguros (se usar este link tem 5% de desconto) ou a World Nomads.

Leia todas as condições dos contratos e compare os montantes das coberturas e exclusões e veja o que mais se adequa às suas necessidades.

Situações como evacuações médicas, perda de bagagem ou de voos de ligação estão normalmente incluídas. De qualquer forma, o conselho mais importante que lhe posso dar é: nunca viaje sem seguro de viagem.


ALOJAMENTO


 recursos de viagem - hotel-booking

Quando chega o momento de pesquisar alojamento uso vários sites para descobrir o melhor preço, mas acabo, invariavelmente por utilizar o Booking ou Agoda.  Tanto Booking como Agoda pertencem ao mesmo grupo e,  proporcionam os melhores preços, com o bónus das aplicações para telemóvel funcionarem muito bem.

recursos de viagem - hostelworld

Embora o Booking e Agoda também apresentem hostels (albergues) nas suas listas (e até apartamentos) o melhor é utilizar um site especializado como o Hostelworld. Se viaja em grupo, esta pode ser a opção mais atractiva devido ao baixo custo das camaratas.

recursos de viagem airbnb

A entrada do Airbnb no mercado do alojamento revolucionou o turismo e o sector hoteleiro. Embora os preços já tenham sido mais atraentes e as experiências mais autênticas, ainda consegue encontrar locais fantásticos para ficar a baixo custo e contactar com os habitantes locais e receber dicas de viagem. Se ainda não utilizou pode registar-se com este link para obter 25€ na sua primeira estadia!


TRANSPORTES


recursos de viagem - rentalcars

Com tanta oferta de empresas de aluguer de automóvel no mercado, o melhor é utilizar um motor de busca especializado como o Rentalcars.com. Basta inserir as datas e esta indica-lhe o melhor preço disponível entre Hertz, Avis, Europcar, entre muitas outras.

recursos de viagem - insurance4carhire

Quantas vezes já se deparou com a seguinte situação: reservou um automóvel para uma semana por 50 euros e quando chega ao balcão a empresa de aluguer tenta vender-lhe seguros extra – em alguns casos deve aceitar fazê-lo – e o custo do aluguer dispara para o dobro do valor ou é forçado a deixar uma caução elevada.

Existe uma solução para evitar pagar estes custos adicionais. A empresa http://www.insurance4carhire.com/ proporciona um seguro de baixo custo, menos de 60 euros, válido por um ano, e que cobre todos esses custos. Há vários anos que utilizo esta companhia e já tive de accionar a cláusula, por culpa de terceiros, e a resolução foi célere.

Atenção que o seguro não cobre motas, veículos comerciais e caravanas e apenas é válido para residentes em alguns países europeus, como Reino Unido, Irlanda, França, Itália, Espanha, Alemanha, Holanda ou Suécia.

recursos de viagem - comboios-man-in-seat-61

O site The Man in Seat 61 é uma absoluta enciclopédia para quem deseja viajar de comboio em qualquer lugar do planeta. O autor do site, Mark Smith, dispõe de informação detalhada sobre ligações ferroviárias, da Índia a Portugal, da Mongólia à África do Sul. Não só o site descreve as condições de transporte em cada classe e sugere a melhor forma de comprar os bilhetes, bem como apresenta imagens, horários e preços actualizados.

Se está a planear uma viagem de comboio não deixe de consultar este site. E o melhor de tudo: é totalmente grátis! Mas pode fazer um donativo para uma das causas solidárias que o site apoia.


TOURS


recursos de viagem viator

Esta é uma das empresas mais utilizadas para passeios de um dia, caminhadas, tours vinícolas, ou experiências como aulas de culinária, lições de tango ou voos de balão. A Viator afirma cobrir mais de 1500 destinos em todo o mundo.


TECNOLOGIA & GUIAS DE VIAGEM


recursos de viagem amazon

O gigante das compras tem alargado a sua influência a nível mundial e está cada vez mais presente em todo o mundo. Com a facilidade actual de encomenda através do site da Amazon, pode receber a sua encomenda em Portugal. A Amazon é o local onde se encontram os melhores preços do mercado para gadgets, livros ou acessórios de viagem. Eu utilizo bastante (talvez em excesso).

recursos de viagem - Lonely-Planet

Apesar da chegada da Internet há várias décadas, continuo a recorrer aos guias Lonely Planet para ajudar a planear as minhas viagens. Aprecio a informação detalhada dos locais e a indicação de alguns restaurantes e hotéis. A editora renovou a imagem e grafismo em 2011, com mais cor, mapas e fotos de qualidade.


BLOGGING


recursos de viagem - Siteground

Durante vários anos utilizei os serviços do Bluehost, mas sem servidor dedicado comecei a notar lentidão no carregamento de páginas e decidi fazer a migração para o Siteground. A experiência não podia ter sido melhor. As páginas carregam muito mais depressa e o apoio 24 horas é assinalável. A não ser que haja deterioramento do serviço não irei mudar.

purevpn

Existem dezenas, alguns até gratuitos, serviços de VPN, que permitem navegar na internet de forma segura, se estiver a utilizar uma ligação pública ou de ligação duvidosa em algum local do planeta. O PureVPN é um serviço que, além de proporcionar uma ligação segura, mascara o verdadeiro IP, pelo que estará duplamente seguro, sobretudo se pretender aceder a sites de instituições financeiras. O PureVPN é recomendado, por exemplo, por sites especializados em tecnologia.

recursos de viagem - envato

Se pretende criar um site, a melhor forma é começar com um template e ajustá-lo à sua medida, ajustando o design ao seu estilo no WordPress. O site Envato Market dispõe de uma variedade impressionante de opções de templates adaptados para sites de fotografia, viagens, hotéis, etc.

Além disso, pode também aqui encontrar vários add-ons ou plugins, para melhorar o funcionamento e imagem do site.