População - Indefinida - Entre 3 e 6 milhões de habitantes
Capital - Lhasa
Língua oficial - Mandarim
Moeda oficial - Renmimbi (Yuan)
Código Internacional de telefone - +86
Fuso horário - UTC/GMT +8
Principais aeroportos - Aeroporto de Lhasa Gonggar (Lhasa) | Aeroporto de Qamdo Bangda (Bangda)
Uma das estruturas históricas mais reconhecíveis do Tibete é o Palácio de Potala, em Lhasa. Construído como fortaleza e residência para o Dalai Lama, foi durante séculos o centro do poder político e religioso.
O palácio consiste em duas secções: o Palácio Vermelho, construído no século XVII, é o santuário sagrado dedicado ao estudo religioso e oração budista. O palácio branco é a secção secular que contém escritórios e dormitórios.
O Palácio Potala simboliza o budismo tibetano e seu papel central na administração tradicional do Tibete. Com mais de 1000 quartos, continha os alojamentos do Dalai Lama.
Manteve-se como a residência do Dalai Lama até o 14º Dalai Lama ter fugido para a Índia, depois da invasão da China em 1959. O palácio também contém artefactos raros, como manuscritos budistas escritos à mão e presentes de imperadores chineses.
Ao viajar do Tibete para o Nepal a parte mais reconhecida é ao longo do Lalung La.
Este local é célebre por apresentar vistas incríveis dos Himalaias e do Evereste, descendo depois de forma acentuada por estradas estreitas e sinuosas, através de montanhas, florestas e desfiladeiros.
Situada a 8848 metros acima do nível do mar, na fronteira entre o Tibete e o Nepal, o Evereste é a montanha mais alta do mundo.
Muitos viajam apenas para ver as vistas panorâmicas, mas outros deslocam-se ao Evereste com o sentimento de conquista, de subir ao topo da montanha e tocar o céu com os pés na terra.
Uma grande parte dos viajantes acaba por caminhar até ao Campo Base do Evereste, mas através do Nepal.
Entre Dezembro e Março o tempo, no Tibete, é extremamente frio e a neve uma constante.
De Maio a Outubro é a melhor altura para visitar o Tibete, quando o tempo não está muito frio – média de 11°C. Este período coincide, claro, com a época alta.
Julho e Agosto são os meses chuvosos no Tibete, embora, além da zona Sudeste, a chuva seja reduzida. Os melhores meses para acampar são Maio e Setembro, quando a chuva é quase inexistente.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Tibete.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Ainda não existem artigos escritos sobre o Tibete.