População - 7,143,921
Capital - Belgrado
Língua oficial - Sérvio
Moeda oficial - Dinar sérvio
Código Internacional de telefone - +381
Fuso horário - UTC/GMT +1
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Nikola Tesla (Belgrado)
Belgrado, capital da Sérvia e maior cidade, está situada na confluência dos rios Danúbio e Sava. E é uma cidade que me agrada bastante, pois já lá estive mais do que uma vez. O passado de Belgrado é sombrio e ligado a guerras.
A cidade terá sido alvo de mais 100 guerras e queimada mais de 40 vezes. Felizmente, Belgrado é agora pacífica, recebendo eventos numerosos que variam entre feiras do livro, festivais de música, cinema e, claro, cerveja.
A Fortaleza de Belgrado é o principal local histórico e também um bom lugar para a vista panorâmica sobre os rios e a cidade. Os principais museus incluem o Museu Nacional, com mais de 400 mil itens e o Museu Nikola Tesla, com milhares de objectos pessoais do inventor.
Dê uma espreitadela no zoo de Belgrado, onde consegue uma proximidade invulgar com as espécies de animais aí residentes.
Novi Sad é uma bonita cidade nas margens do Rio Danúbio. A cidade, fundada no final do século XVII, é a segunda maior cidade da Sérvia e ostenta uma atmosfera descontraída.
Edifícios notáveis em Novi Sad incluem Dvorac Dundjerski, um castelo bem-preservado, a câmara municipal e a igreja ortodoxa.
Novi Sad é ainda reconhecida pelo festival anual de música “Exit”, realizado em Julho, na Cidadela de Petrovaradin. O festival já foi premiado como o melhor festival de música da Europa.
O Parque Nacional Djerdap tem quatro desfiladeiros que se estendem por 115 km através de vales verdejantes. Estes desfiladeiros combinam-se e formam o desfiladeiro principal.
Djerdap, também conhecido como o Portão de Ferro, é a entrada sul das Cordilheira dos Cárpatos. O parque, no Rio Danúbio, alberga também a imponente fortaleza de Golubac e dá abrigo a vastas espécies de flora e fauna.
A erosão é responsável por uma das formações rochosas mais majestosas da Sérvia: Devil’s Town (Cidade do Diabo). A lenda local diz que as pedras são convidados de uma festa de casamento incestuoso, que terão sido petrificados pelo Diabo como forma de punição.
A Cidade do Diabo é composta por mais de 200 formações rochosas únicas que se erguem sobre a paisagem, estendendo-se por dois vales nas encostas da Montanha Radan, no sul da Sérvia, perto da fronteira com o Kosovo.
A Sérvia é afectada por Verões quentes e Invernos frios, ainda mais rigorosos nas montanhas, com temperaturas a baixarem até -15°C. A partir do final do Outono, as cordilheiras tornam-se intransitáveis e em algumas áreas a temporada de esqui começa em Novembro e dura até Abril.
Com a excepção do Festival Exit, em Novi Sad, a Sérvia não atrai multidões, pelo que, desse ponto de vista, se torna um local ideal para visitar durante todo o ano.
A melhor altura para visitar a Sérvia é nos meses de final de Primavera, Verão e Outono, ou seja, entre Maio e Setembro.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Sérvia.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
- Alinha numa aventura? Venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!