Início ÁsiaQatar

    Qatar

    População - 2,314,307 (Jul 2017 est.)

    Capital - Doha

    Língua oficial - Árabe

    Moeda oficial - Rial

    Código Internacional de telefone - +974

    Fuso horário - GMT+3

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Hamad (Doha)

    Pontos turísticos do Qatar

    Museu de Arte Islâmica de Doha

    Museu de Arte Islâmica de Doha

    Localizado numa localização privilegiada, na Corniche, e cercado pela Baía de Doha, o Museu de Arte Islâmica é fantástico. O Museu de Arte Islâmica de Doha tem a assinatura do arquitecto I. M. Pei. Pei, responsável também pela Pirâmide do Museu do Louvre, em Paris.

     

    Por dentro e por fora encontrará razões para visitar e prolongar a sua visita. O corredor exterior, delimitado por palmeiras, leva-o até à bonita fonte da entrada, antes de entrar no prédio para descobrir três andares de arte islâmica. E a cereja no topo do bolo: a entrada é gratuita.

    Souq Waqif

    Souq Waqif, Qatar

    Souk Waqi é uma das minhas partes favoritas de Doha. As ruas estão repletas com bancas e pequenas lojas que vendem de tudo um pouco, desde especiarias e cerâmicas a tecidos, perfumes e, claro, chá. No Souk Waqif, irá poder saborear comida tradicional do Qatar, bem como pratos e iguarias da Ásia e do Norte de África.

     

    Música tradicional, galerias de arte, um mercado de falcoaria e actividades culturais contribuem para o ambiente deste lugar especial que também abriga um amplo centro de visitantes. O Souk Waqi ganha vida depois das 19h00.

    The Pearl-Qatar

    The Pearl-Qatar é uma ilha artificial em Doha, com marina, torres residenciais de luxo, hotéis e lojas de luxo. The Pearl-Qatar, em Doha, abrange quase quatro milhões de metros quadrados, onde residem mais de 20 mil pessoas.

     

    Alguns dos principais empreendimentos residenciais e comerciais na ilha artificial de The Pearl-Qatar incluem o Porto Arábia, as Torres Viva Bahriya, o Qanat Quartier, o Abraj Quartier, a Medina Centrale, entre outros. Aqui encontrará também dezenas de restaurantes à beira-mar, alguns que se especializam em haute cuisine. Esta “pérola” é considerada uma espécie de Riviera Árabe.

    Khor Al Adaid

    Khor Al Adaid é considerada uma das maravilhas naturais do Qatar. Trata-se de uma reserva natural reconhecida pela UNESCO com um delicado ecossistema, onde o mar banha o deserto. Este “Mar Interior” tem uma extensão de 15 km de Norte a Sul e 12 km de Leste a Oeste, sendo ligado ao Golfo Pérsico por um estreito canal, com cerca de 10 quilómetros.

     

    Khor Al Adaid é apenas acessível através das dunas e dá abrigo a várias espécies de aves, que usam o local na rota migratória. De acordo com a UNESCO, a zona de Khor Al Adaid “apresenta uma paisagem notável e oferece beleza de classe mundial”, sem paralelo no Médio Oriente ou noutras partes do mundo.

    Al Zubarah

    Localizada na costa noroeste do Qatar, a zona arqueológica estende-se por 600000 m2, onde se inclui o Forte de Al Zubarah. O forte abriga um centro de visitantes e é um dos locais mais visitados.

     

    Al Zubarah foi classificada como um dos mais importantes centros de mergulho e comércio do Golfo, com ligações que se estendem até ao Oceano Índico. A importância de Al Zubarah foi reconhecida pela UNESCO em 2013, depois de um extenso projecto de restauração que ainda prossegue.

     

    A cidade de Al Zubarah, no Golfo Pérsico, floresceu como um centro comercial e de pérolas no final do século XVIII e início do século XIX e até ao momento apenas uma pequena parte da antiga cidade foi escavada. As areias do deserto trataram de proteger as ruínas ao longo das décadas.

    Quando visitar o Qatar

    O Qatar apresenta um clima desértico seco, quente e subtropical com Verões quentes e reduzida precipitação anual - cerca de 10 dias de chuva por ano. O mês mais chuvoso é Fevereiro - com dois dias em média de chuva!

     

    Entre Maio e Setembro as temperaturas são muito elevadas e com humidade muito alta, atingindo regularmente os 40 °C, não sendo de excluir temperaturas na ordem dos 50 °C. Em Doha, as temperaturas médias oscilam entre 40 °C e 30 °C em Julho e entre 20 °C e 13 °C em Janeiro.

     

    O mês sagrado do Ramadão é uma boa altura para visitar o Qatar, embora tenha de enfrentar altas temperaturas. A melhor altura para visitar o Qatar é entre Novembro e final de Março. Estas condições climáticas permitem passeios e actividades ao ar livre em todo o país, mas coincide com a temporada alta no Qatar.

    Qatar - Estado do tempo



    Segurança no Qatar

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Qatar.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre o Qatar