População - 2,314,307 (Jul 2017 est.)
Capital - Doha
Língua oficial - Árabe
Moeda oficial - Rial
Código Internacional de telefone - +974
Fuso horário - GMT+3
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Hamad (Doha)
Localizado numa localização privilegiada, na Corniche, e cercado pela Baía de Doha, o Museu de Arte Islâmica é fantástico.
O Museu de Arte Islâmica de Doha tem a assinatura do arquitecto I. M. Pei. Pei, responsável também pela Pirâmide do Museu do Louvre, em Paris.
Por dentro e por fora encontrará razões para visitar e prolongar a sua visita. O corredor exterior, delimitado por palmeiras, leva-o até à bonita fonte da entrada, antes de entrar no prédio para descobrir três andares de arte islâmica. E a cereja no topo do bolo: a entrada é gratuita.
Souk Waqi é uma das minhas partes favoritas de Doha. As ruas estão repletas com bancas e pequenas lojas que vendem de tudo um pouco, desde especiarias e cerâmicas a tecidos, perfumes e, claro, chá.
No Souk Waqif, irá poder saborear comida tradicional do Qatar, bem como pratos e iguarias da Ásia e do Norte de África.
Música tradicional, galerias de arte, um mercado de falcoaria e actividades culturais contribuem para o ambiente deste lugar especial que também abriga um amplo centro de visitantes. O Souk Waqi ganha vida depois das 19h00.
The Pearl-Qatar é uma ilha artificial em Doha, com marina, torres residenciais de luxo, hotéis e lojas de luxo. The Pearl-Qatar, em Doha, abrange quase quatro milhões de metros quadrados, onde residem mais de 20 mil pessoas.
Alguns dos principais empreendimentos residenciais e comerciais na ilha artificial de The Pearl-Qatar incluem o Porto Arábia, as Torres Viva Bahriya, o Qanat Quartier, o Abraj Quartier, a Medina Centrale, entre outros.
Aqui encontrará também dezenas de restaurantes à beira-mar, alguns que se especializam em haute cuisine. Esta “pérola” é considerada uma espécie de Riviera Árabe.
Khor Al Adaid é considerada uma das maravilhas naturais do Qatar. Trata-se de uma reserva natural reconhecida pela UNESCO com um delicado ecossistema, onde o mar banha o deserto.
Este “Mar Interior” tem uma extensão de 15 km de Norte a Sul e 12 km de Leste a Oeste, sendo ligado ao Golfo Pérsico por um estreito canal, com cerca de 10 quilómetros.
Khor Al Adaid é apenas acessível através das dunas e dá abrigo a várias espécies de aves, que usam o local na rota migratória.
De acordo com a UNESCO, a zona de Khor Al Adaid “apresenta uma paisagem notável e oferece beleza de classe mundial”, sem paralelo no Médio Oriente ou noutras partes do mundo.
Localizada na costa noroeste do Qatar, a zona arqueológica estende-se por 600000 m2, onde se inclui o Forte de Al Zubarah. O forte abriga um centro de visitantes e é um dos locais mais visitados.
Al Zubarah foi classificada como um dos mais importantes centros de mergulho e comércio do Golfo, com ligações que se estendem até ao Oceano Índico.
A importância de Al Zubarah foi reconhecida pela UNESCO em 2013, depois de um extenso projecto de restauração que ainda prossegue.
A cidade de Al Zubarah, no Golfo Pérsico, floresceu como um centro comercial e de pérolas no final do século XVIII e início do século XIX e até ao momento apenas uma pequena parte da antiga cidade foi escavada.
As areias do deserto trataram de proteger as ruínas ao longo das décadas.
O Qatar apresenta um clima desértico seco, quente e subtropical com Verões quentes e reduzida precipitação anual – cerca de 10 dias de chuva por ano. O mês mais chuvoso é Fevereiro – com dois dias em média de chuva!
Entre Maio e Setembro as temperaturas são muito elevadas e com humidade muito alta, atingindo regularmente os 40 °C, não sendo de excluir temperaturas na ordem dos 50 °C. Em Doha, as temperaturas médias oscilam entre 40 °C e 30 °C em Julho e entre 20 °C e 13 °C em Janeiro.
O mês sagrado do Ramadão é uma boa altura para visitar o Qatar, embora tenha de enfrentar altas temperaturas.
A melhor altura para visitar o Qatar é entre Novembro e final de Março. Estas condições climáticas permitem passeios e actividades ao ar livre em todo o país, mas coincide com a temporada alta no Qatar.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Qatar.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel no Qatar ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!