• Skip to main content
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início Ásia China
Início Ásia China

China

População - 1,373,541,278 (Julho 2016 est.)

Capital - Pequim

Língua oficial - Mandarim e Cantonês

Moeda oficial - Renmimbi (Yuan)

Código Internacional de telefone - +86

Fuso horário - UTC/GMT +8

Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Pequim | Aeroporto Internacional Shanghai Pudong | Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun

Quando visitar a China Segurança na China Artigos recentes

Pontos turísticos da China

Terraços de arroz de Hani e Longji

Os arrozais cultivados nas encostas de Longji foram aí estabelecidos há centenas de anos. Foto: Jimmy J4

Os terraços do arroz de Hani estão situados nos sopés da montanha de Ailao em Yuanyang e, consta que, terão sido cultivados nos últimos mil anos.

Cultivados à mão pelo povo Hani, estes terraços de arroz transformaram uma colina estéril numa zona exuberante. A água é preservada na floresta e canalizada para os terraços para irrigação.

Por seu turno, os terraços de arroz de Longji, nos arredores de Longsheng, foram construídos há mais de 500 anos, durante a Dinastia Ming. Os arrozais de Longji ficam a cerca de duas horas de carro de Guilin, no Sudoeste da China.

A melhor altura para visitar os terraços de arroz é entre Dezembro a Março, quando as chuvas enchem os arrozais, criando um cenário fantástico.

Huangshan

As montanhas de Huangshan foram reconhecidas pelas UNESCO pela sua incrível beleza natural. Foto: François Philipp

Leia também

Covid-19 — como reservar alojamento (seguro e limpo)?

Um dos principais destinos turísticos da China, o Monte Huangshan é uma cordilheira no leste da China. Designada também a Montanha Amarela, a região é reconhecida pela sua paisagem, com intensas cores ao pôr-do-sol sob os picos de granito.

É comum os picos estarem levemente ofuscados pela neblina, parecendo que tocam o céu. Existem muitos degraus para subir e observar a vista. Se a preguiça, ou cansaço, o impuserem pode subir a bordo de um teleférico.

Rio Li e Guilin

O Rio Li, no sudoeste da China, atrai turistas de todos os cantos mundo. O rio tem uma extensão de mais de 80 quilómetros.

A cidade de Guilin, no Nordeste da província de Guangxi, possui algumas das mais belas paisagens da China e é famosa pelos rios cristalinos.

Um cruzeiro, de um dia ou vários, pelas tranquilas águas do Rio Li, entre Guilin e Yangshuo é umas das razões principais que motivam os turistas a visitar. O rio – onde barcos de pesca tradicionais navegam calmamente – serpenteia pelas montanhas cobertas de neblina.

Tudo isto confere à paisagem um tom celestial, tendo servido de inspiração a poetas e artistas.

Com a sua deslumbrante paisagem e distante do caos das grande metrópoles, a paisagem ao longo do Rio Li é uma das principais atracções turísticas da China.

Pandas Gigantes

panda-gigante-chengdu-china-3-1170-768
Os pandas gigantes são uma espécie de urso nativo da China. Os pandas podem viver até 20 anos.

Uma viagem à China sem visitar a Grande Muralha, ou avistar um panda gigante pareceria sempre incompleta. Ainda que em todos os zoológicos existam pandas para admirar, o melhor é fazê-lo mais perto do habitat natural, em Chengdu.

A China instalou aqui uma base científica de criação e conservação de pandas gigantes e é possível assistir de perto às vivências destes simpáticos animais.

Pequim

Cidade Proibida em Pequim China
A Cidade Proibida, em Pequim, é um dos locais emblemáticos da capital chinesa

A história de Pequim remonta a mais de três mil anos e grande parte dessa história ainda está viva dentro das suas fronteiras, com locais enigmáticos como a Praça Tiananmen ou a Cidade Proibida.

Um túnel subterrâneo liga os dois locais, pelo que pode facilmente transitar entre ambos.

Pode ainda admirar, em Pequim, os típicos jardins chineses, a arquitectura antiga e moderna ou saborear-se em cada canto com a culinária chinesa.

Tal como em todas as grandes atracções turísticas na China, o melhor é visitar no início do dia para evitar os grandes aglomerados.

Grande Muralha da China

Com mais de 2300 anos e milhares de quilómetros de extensão, a Grande Muralha da China é uma das maiores obras de arquitectura do planeta.

A Grande Muralha da China, Património Mundial da UNESCO, é a atracção turística principal deste gigante asiático e um dos maiores feitos de engenharia do homem.

A muralha estende-se por mais de seis mil quilómetros entre Gansu, a Oeste, e Shanhaiguan, no Mar de Bohai, a Este, serpenteando colinas, desertos, montanhas e planaltos.

A Grande Muralha da China foi construída, reconstruída e conservada entre o século V a.C e o século XVI para proteger as fronteiras do Império chinês dos ataques das tribos nómadas do Norte.

A maioria das pessoas visita este autêntico museu ao ar livre nos arredores de Pequim, na zona de Badaling, onde é mais facilmente acessível e onde serpenteia sobre os cumes das montanhas.

No entanto, existem outras secções que podem ser visitadas como Gubeikou, Jinshanling, Mutianyu ou Simatai. A dimensão da Grande Muralha da China é tal que se diz conseguir ser avistada do espaço.

Parque Nacional de Zhangjiajie

Estabelecido em 1982, o Parque Nacional de Zhangjiajie, na região central da China, é um dos predilectos dos visitantes.

Fundado em 1982, Parque Nacional de Zhangjiajie foi o primeiro parque florestal nacional a ser designado na China. A paisagem é composta por linhas de água límpidas, picos de granito com aparência incomum, vida selvagem e vegetação tropical abundante. O cenário é encantador.

Jiuzhaigou

Vale de Jiuzhaigou, China.
Os lagos são a características mais reconhecida do vale de Jiuzhaigou. Ocupa mais de 70 mil hectares na província de Sichuan, na China.

O Vale de Jiuzhaigou foi descrito como um paraíso devido às variadas cataratas, montanhas cobertas de neve e dezenas de lagos que variam intensamente de cor entre azul, turquesa e esverdeado.

Este é também o habitat natural para pandas gigantes, embora seja quase uma missão impossível avistá-los, devido à extensão da região.

Xangai

Com mais de 20 milhões de habitantes, Xangai é uma das maiores metrópoles do planeta.

Localizado no Mar da China e na foz do Rio Yangtze, Xangai é a maior cidade e a mais moderna da China. Arranha-céus, centros comerciais e hotéis de luxo lutam pelo espaço e pelo prémio de melhor design e tamanho.

Xangai é quase um mundo à parte em relação a todo o restante território chinês.

Quando visitar a China

Este país enorme país é afectado por uma grande variedade de climas, que vai do tropical ao temperado.

A Manchúria e o lado Nordeste da China, como Shenyang e Pequim são caracterizadas por Invernos frios – de Novembro a Abril. As temperaturas podem atingir -25°C, a Norte, e -15°C, a Sul.

O resto do ano é mais suave com temperaturas quentes e um período de monções que torna o clima húmido e chuvoso, entre Junho e Agosto.

O Outono é o melhor momento para visitar o Norte da China, bem como os meses de Abril e Maio.

A zona Central e Sul da China beneficiam de um clima mais temperado com ausência de um Inverno rigoroso. No Centro, de Junho a Setembro, a monção está em pleno andamento com chuva abundante e humidade insuportável.

Abril, Maio, Setembro e Outubro são os meses mais favoráveis para visitar a zona central da China.

No Sul, em Hong-Kong em particular, as questões climáticas são acentuadas. As fortes chuvas da monção – de Maio a Agosto – associam-se a uma atmosfera sufocante e convidam tufões devastadores em Setembro. Portanto, no Sul da China, a melhor altura para visitar é entre Novembro e Dezembro.

Globalmente, a melhor altura para visitar a China é na Primavera ou Outono, quando o clima é mais temperado.

China - Estado do tempo



Segurança na China

Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.

Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na China.

Leia também

Qual o melhor seguro de viagem? (IATI vs World Nomads)

Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.

Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.

O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.

O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Marcar voo para a China Reservar hotel na China Alugar automóvel Fazer seguro de viagem
De Portugal a Macau Ásia China Macau

A última fronteira – já é noite nas Portas do Cerco

Sexta-feira. Faltam 11 segundos para a meia-noite, mas o movimento é incessante, como se houvesse aqui hora de ponta. Todavia, não há carros, motos ou qualquer outro tipo …

De Portugal a Macau Ásia China

A vitalidade e progresso contagiantes de Pequim

O céu está azul, limpo e claro. Os níveis de poluição são reduzidos, o ruído é baixo. O trânsito flui, os transportes públicos funcionam. Sempre que ouvi falar de Pequim, …

De Portugal a Macau Ásia China

Natal e final de ano em Pequim por 346€

Se ainda não escolheu o local para o final de ano, esta pode ser uma boa opção, com voos de Lisboa e Porto para Pequim. Boas férias na Muralha da China!

De Portugal a Macau Ásia China

Voo para Xangai a partir de 281€

De Portugal a Macau Ásia China

Tempo de isenção de visto na China alargado para seis dias

Seis dias é agora o período de isenção de visto permitido pelas autoridades chinesas para os viajantes de mais de 50 países. Os turistas estrangeiros podem assim visitar …

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2023 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .