População - 29,033,914 (Julho 2016 est.)
Capital - Catmandu
Língua oficial - Nepalês
Moeda oficial - Rúpia nepalesa
Código Internacional de telefone - +977
Fuso horário - UTC/GMT +5.75
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Tribhuvan (Catmandu)
Perfeito para viajantes que querem experimentar a beleza e imponência dos Himalaias, sem árdua actividade física. Nagarkot é mais conhecido pelas vistas de montanhas e do Vale de Catmandu.
As vistas a partir da localidade de 4500 habitantes são de tirar o fôlego e este é conhecido como o melhor lugar, no Nepal, para ver o sol a nascer sob os Himalaias. E ciente disto, muitos dos hotéis foram construídos para projectar este cenário fantástico.
A aldeia montanhosa de Dhulikhel atrai turistas pelas incríveis vistas para os Himalaias e também pelos vários templos que ocupam a pequena localidade. Muitos visitantes acabam por aqui ficar “retidos” neste cenário mais tempo do que à partida julgavam devido ao cenário magistral.
O Parque Nacional de Chitwan, cujo nome se traduz como Coração da Selva, é considerado um dos melhores destinos de observação de vida selvagem na Ásia.
Chitwan situa-se a Sudoeste de Catmandu, perto da fronteira com a Índia e está incluído na lista de património cultural da UNESCO.
Aqui habitam espécies como o tigre de Bengala e rinoceronte, além de elefantes, leopardos, bisontes indianos e ursos. Mais de 500 espécies de aves fazem de Chitwan também um paraíso para ornitólogos.
Existe também um centro de reprodução de elefante e um centro de visitantes em Sauraha, que informa sobre a vida selvagem do parque e os esforços de conservação.
Em safaris, de jipe e de canoa, é possível explorar a selva. A área apresenta um clima tropical, bem diferente do que se espera encontrar no Nepal e a melhor época para visitar Chitwan é de Outubro a Fevereiro.
A localidade de Pokhara, a 200 quilómetros de Catmandu, está cercada por algumas das montanhas mais altas do planeta – Manaslu e Annapurna I. Para muitos caminhantes, Pokhara é a porta de entrada para os Himalaias.
Mesmo que não esteja disposto a subir a montanha não irá arrepender-se de uma visita a esta região, dada a beleza natural aqui existente com montanhas e o Lago Phewa.
A montanha mais alta do mundo não necessita de muita descrição. Palco das maiores aventuras e tragédias do planeta: terramotos, avalanches, disputas entre alpinistas e quedas são algumas das histórias dramáticas que o Evereste guarda para si.
Com uma altura de 8848 metros acima do nível do mar, subir ao seu topo é como tocar o céu sem tirar os pés da terra. O Monte Evereste funciona como uma fronteira natural entre o Tibete e o Nepal e desde 1953 que montanhistas desafiam as paredes desta imponente montanha.
Muita gente opta, no entanto, por terminar a aventura no Campo Base do Evereste – a última grande paragem antes da escalada final. Por alguns dólares por dia pode contratar um guia para o ajudar a atingir o Campo Base do Evereste.
Existem várias rotas para aceder ao acampamento base e várias opções para organizar uma viagem. As principais estações para caminhadas são a Primavera, de Março a Maio, e Outono, entre Setembro e Dezembro.
Pode viajar para o Nepal em qualquer época do ano, dependendo da área que seleccionar. O Nepal beneficia de uma estação seca, de Outubro a Maio, quando as temperaturas podem ultrapassar 30°C em Catmandu, a que se segue uma estação chuvosa, entre Junho e Setembro.
De uma forma geral, a melhor altura para visitar o Nepal é entre Outubro e Março, fintando a chuva e agradecendo o sol. A maioria dos visitantes visita na temporada alta de Outono, entre final de Setembro e Novembro, quando o tempo é seco e mais ameno.
A Primavera – Fevereiro a fim de Março – é a segunda temporada alta, com clima mais quente e dias mais longos.
Acima dos 3000 metros, em Dezembro e Janeiro, as temperaturas são rigorosas. Visitar Catmandu, em Maio e Junho, pode não ser recomendado devido ao intenso calor.
A pré-monção – meados de Abril a início de Junho – arrasta calor sufocante e chuva.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Nepal.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel no Nepal ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Ainda não existem artigos escritos sobre o Nepal.