Nepal

    População - 29,033,914 (Julho 2016 est.)

    Capital - Catmandu

    Língua oficial - Nepalês

    Moeda oficial - Rúpia nepalesa

    Código Internacional de telefone - +977

    Fuso horário - UTC/GMT +5.75

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Tribhuvan (Catmandu)

    Pontos turísticos do Nepal

    Nagarkot

    Perfeito para viajantes que querem experimentar a beleza e imponência dos Himalaias, sem árdua actividade física. Nagarkot é mais conhecido pelas vistas de montanhas e do Vale de Catmandu. As vistas a partir da localidade de 4500 habitantes são de tirar o fôlego e este é conhecido como o melhor lugar, no Nepal, para ver o sol a nascer sob os Himalaias. E ciente disto, muitos dos hotéis foram construídos para projectar este cenário fantástico.

    Dhulikhel

    A aldeia montanhosa de Dhulikhel atrai turistas pelas incríveis vistas para os Himalaias e também pelos vários templos que ocupam a pequena localidade. Muitos visitantes acabam por aqui ficar “retidos” neste cenário mais tempo do que à partida julgavam devido ao cenário magistral.

    Parque Nacional de Chitwan

    O Parque Nacional de Chitwan, cujo nome se traduz como Coração da Selva, é considerado um dos melhores destinos de observação de vida selvagem na Ásia. Chitwan situa-se a Sudoeste de Catmandu, perto da fronteira com a Índia e está incluído na lista de património cultural da UNESCO.

     

    Aqui habitam espécies como o tigre de Bengala e rinoceronte, além de elefantes, leopardos, bisontes indianos e ursos. Mais de 500 espécies de aves fazem de Chitwan também um paraíso para ornitólogos. Existe também um centro de reprodução de elefante e um centro de visitantes em Sauraha, que informa sobre a vida selvagem do parque e os esforços de conservação.

    Em safaris, de jipe e de canoa, é possível explorar a selva. A área apresenta um clima tropical, bem diferente do que se espera encontrar no Nepal e a melhor época para visitar Chitwan é de Outubro a Fevereiro.

    Pokhara

    A localidade de Pokhara, a 200 quilómetros de Catmandu, está cercada por algumas das montanhas mais altas do planeta - Manaslu e Annapurna I. Para muitos caminhantes, Pokhara é a porta de entrada para os Himalaias. Mas mesmo que não esteja disposto a subir a montanha não irá arrepender-se de uma visita a esta região, dada a beleza natural aqui existente com montanhas e o Lago Phewa.

    Monte Evereste

    A montanha mais alta do mundo não necessita de muita descrição. Palco das maiores aventuras e tragédias do planeta: terramotos, avalanches, disputas entre alpinistas e quedas são algumas das histórias dramáticas que o Evereste guarda para si. Com uma altura de 8848 metros acima do nível do mar, subir ao seu topo é como tocar o céu sem tirar os pés da terra. O Monte Evereste funciona como uma fronteira natural entre o Tibete e o Nepal e desde 1953 que montanhistas desafiam as paredes desta imponente montanha.

     

    Muita gente opta, no entanto, por terminar a aventura no Campo Base do Evereste - a última grande paragem antes da escalada final. Por alguns dólares por dia pode contratar um guia para o ajudar a atingir o Campo Base do Evereste. Existem várias rotas para aceder ao acampamento base e várias opções para organizar uma viagem. As principais estações para caminhadas são a Primavera, de Março a Maio, e Outono, entre Setembro e Dezembro.

    Quando visitar o Nepal

    Pode viajar para o Nepal em qualquer época do ano, dependendo da área que seleccionar. O Nepal beneficia de uma estação seca, de Outubro a Maio, quando as temperaturas podem ultrapassar 30°C em Catmandu, a que se segue uma estação chuvosa, entre Junho e Setembro.

     

    De uma forma geral, a melhor altura para visitar o Nepal é entre Outubro e Março, fintando a chuva e agradecendo o sol. A maioria dos visitantes visita na temporada alta de Outono, entre final de Setembro e Novembro, quando o tempo é seco e mais ameno. A Primavera - Fevereiro a fim de Março - é a segunda temporada alta, com clima mais quente e dias mais longos.

     

    Acima dos 3000 metros, em Dezembro e Janeiro, as temperaturas são rigorosas. Visitar Catmandu, em Maio e Junho, pode não ser recomendado devido ao intenso calor. A pré-monção - meados de Abril a início de Junho - arrasta calor sufocante e chuva.

    Nepal - Estado do tempo



    Segurança no Nepal

    Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Nepal.

    O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas. Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.


    Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas. O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.

    Artigos sobre o Nepal


    Ainda não existem artigos escritos sobre o Nepal.

    Convido-o a explorar outros destinos de viagem nos Lugares Incertos