Início ÁsiaTailândia

    Tailândia

    População - 68,200,824

    Capital - Banguecoque

    Língua oficial - Tailandês

    Moeda oficial - Baht

    Código Internacional de telefone - +66

    Fuso horário - UTC/GMT +7

    Principais aeroportos - Aeroporto Suvarnabhumi (Banguecoque)

    Pontos turísticos da Tailândia

    Parque nacional de Kui Buri

    Localizado perto da fronteira com Myanmar, o Parque nacional de Kui Buri é reconhecido como sendo um dos melhores destinos na Tailândia para avistar vida selvagem - elefantes em particular.

     

    Manadas de elefantes podem ser encontradas na zona de Pa Yang, onde existem plataformas de observação. O Parque Nacional de Kui Buri permite aos visitantes conduzir os próprios veículos e é também possível ficar alojado no interior da reserva natural. Os meses mais secos para visitar são Junho e Julho.

    Parque nacional de Kaeng Krachan

    O Parque nacional de Kaeng Krachan é o maior parque nacional da Tailândia, nas imediações da fronteira da Reserva Natural de Tanintharyi, em Myanmar. O parque é constituído, na maioria, por floresta tropical. Uma visita pela manhã é recomendada para assistir ao cenário idílico - entre Dezembro e Março - em que a neblina cobre o parque e o sol desperta entre esse manto branco.

     

    O Parque nacional de Kaeng Krachan também é conhecido pela fauna diversificada, especialmente aves e borboletas. Mais de 400 espécies de pássaros já foram identificadas, além de leopardos, cães selvagens, ursos e elefantes.

    Parque Nacional de Erawan

    Catarata de Erawan, Tailândia

    O Parque Nacional de Erawan, na província de Kanchanaburi, é famoso sobretudo pelas fantásticas quedas d’água. Muitos visitantes fazem uma curta caminhada e depois banham-se nas tépidas águas do parque, além de explorarem grutas e avistarem espécies de aves e insectos.

    Parque Nacional de Mu Ko Similan

    O Parque Nacional de Mu Ko Similan é um parque marinho na Tailândia, constituído por um arquipélago de várias ilhas ao largo da costa do Mar de Andaman. Estas ilhas de granito jorram beleza por dentro e por fora. Floresta tropical, rodeada de praias fantástica de areia branca e, a cereja no topo do bolo, recifes de coral.

     

    As Ilhas Similan têm a reputação, mesmo entre muitas fantásticas ilhas tailandesas, de ser um dos melhores locais de mergulho. Entre Dezembro e Abril, as intensas águas azuis estão calmas e transparentes, criando as condições perfeitas para pegar no equipamento e fazer snorkeling ou mergulho. O local de mergulho mais famoso nas Ilhas Similan é o Richelieu Rock, onde tubarões-baleia são avistados.

     

    Algumas das ilhas, como Ko Miang e Ko Simlan, possuem infraestruturas como hotéis e restaurantes e existem tours diários e alguns que incluem dormida a bordo de um barco. O Parque Nacional de Mu Ko Similan está apenas aberto de Outubro ao início de Maio.

    Parque Nacional de Khao Sok

    Este parque nacional, localizado na província de Surat Thani, consiste de floresta tropical e selva. O Parque Nacional de Khao Sok é considerado o local mais chuvoso da Tailândia, o que cria uma explosão de plantas e animais. Diz-se que mais de 5 por cento das espécies animais do mundo podem ser encontradas neste parque tailandês. Além de centenas de espécies de aves, o parque dá abrigo a tigres, leopardos, serpentes, veados, antas, elefantes e javalis.

     

    Algumas das atracções principais do parque são as colinas de pedra calcária, cataratas acessíveis por caminhadas através da selva, grutas e rios. A estação seca, entre Junho e Outubro, é o melhor momento para visitar.

    Parque Nacional Ao Phang Nga

    Ilha James Bond, Parque Nacional Ao Phang Nga, Tailândia

    O Parque Nacional Ao Phang Nga é um parque marinho no sul da Tailândia, na província de Phang Nga. Existe muito para fazer e ver neste parque, mas precisará de tempo. Desde relaxar nas fantásticas praias - ao redor de dezenas de ilhas desabitadas - até explorar falésias dramáticas, grutas e lagoas.

     

    O local mais popular é a chamada Ilha Ko Ping Kan ou James Bond, tendo ganho o nome depois de parte do filme The Man With the Golden Gun, de 1974, ter sido aí rodado. Uma forma popular de explorar a região de Phang Nga Bay é de caiaque, já que consegue aceder de forma fácil às grutas no mar.

    Parque Nacional Mu Ko Ang Thong

    Mu Ko Ang Thong National Park, no Golfo da Tailândia, é um parque nacional marinho composto por 42 ilhas. É fácil chegar aqui a partir de Ko Samui e a melhor maneira de explorar a região é através de um tour num barco ou alugar o seu próprio barco ou caiaque.

     

    Muitos locais são perfeitos para snorkeling e mergulho e até pode pernoitar neste paraíso num bungalow ou tenda de campismo. Várias ilhas têm incríveis praias de areia branca, enquanto noutras as colinas convidam a caminhar e apreciar as fantásticas vistas para o mar e ilhas vizinhas.

    Railay

    Rai Leh (ou Railay) é uma diminuta península, na costa de Andaman, acessível apenas de barco devido aos elevados penhascos calcários que cortam o acesso por terra, mas que são de uma incrível beleza. Aliás, estas formações rochosas são a delícia de alpinistas, embora a maioria dos visitantes procure a praia e tranquilidade.

     

    A praia de Phra Nang é abençoada por águas claras e areias fina, sendo considerada uma das mais belas praias da Tailândia. O alojamento em Rai Leh varia entre bungalows e o resort de Rayavadee.

    Banguecoque

    Fundada em 1782, a capital da Tailândia, Banguecoque, é uma cidade cosmopolita com trânsito caótico, prédios altos, palácios, templos antigos ou mercados repletos de cor e gente.

     

    Banguecoque é a maior cidade do país e possui muitas atracções como o Grand Palace, museus, parques e vida nocturna agitada. A famosa rua turística, Khao San Road, é uma área perfeita para quem gosta de perder tempo, e de se perder, em compras.

    Koh Tao

    Ko Tao já se tornou num dos destinos favoritos na Tailândia. E não é difícil perceber porquê. O cenário é paradisíaco para mergulhadores, alpinistas e caminhantes. Centenas de pessoas visitam apenas para aprender a mergulhar, devido aos preços acessíveis, e à possibilidade de dividir as águas com inúmeras espécies de animais selvagens.

     

    Nas redondezas, a pequena praia de Ko Nang Yuan é outro local considerado único. Nota importante: Nos anos mais recentes vários turistas foram encontrados sem vida e existem rumores de uma máfia tailandesa envolvida na ilha, pelo que é necessário pesquisar antes de ficar tentado a visitar.

    Ko Phi Phi

    Ko Phi Phi é um pequeno arquipélago na província de Krabi. Ko Phi Phi Don é a maior do grupo de ilhas e a única com habitantes permanentes. Mas foi a “irmã menor”, Ko Phi Phi Leh que ganhou fama depois de ter sido cenário para a rodagem do filme A Praia, com Leonardo DiCaprio. Ko Phi Phi também é bem conhecida pelo seu excelente mergulho e snorkeling.

    Ko Lipe

    Ko Lipe está localizada no arquipélago de Adang-Rawi, no sudoeste da Tailândia. Em apenas uma hora é possível percorrer todo o território desta ilha. Mas, o cenário idílico obriga a ficar muito mais tempo. Nas principais praias existe alojamento e os recifes de coral atraem gente de todo o mundo para mergulhar, explorar as belas águas e apreciar a vida marinha.

    Ayutthaya

    Fundada em 1350, a cidade de Ayuthaya está localizada no vale do rio Chao Phraya - a cerca de 80 km de Banguecoque. Os portugueses foram os primeiros europeus a instalarem-se nesta região, assumindo-se que isso terá acontecido por volta de 1511. Ayutthaya foi um local impressionante, com vários palácios, mais de 400 templos e uma população de quase um milhão de pessoas.

     

    No reinado do Rei Narai haveria mais de 3000 portugueses a habitar em Ayutthaya e aí foi criado um posto para controlo das rotas das especiarias. Actualmente, apenas ruínas restam da passagem de Portugal por esta zona: uma antiga igreja e esqueletos num cemitério português.

     

    Quando visitar a Tailândia

    O clima da maioria da Tailândia é dividido em três estações: chuvosa, entre Maio e Outubro, suave e seca, entre Novembro e Fevereiro e quente, entre Março e Maio. Os meses mais quentes são Abril e Maio. A Tailândia tem um clima equatorial, no extremo Sul, enquanto as áreas Central e Norte apresentam clima de monção. Durante a monção, os ventos do Oceano Índico arrastam ar quente e húmido.

     

    A estação seca decorre de Novembro a Abril e é esta a melhor altura para visitar a Tailândia, sobretudo até final de Fevereiro antes de chegar o calor intenso.

    Tailândia - Estado do tempo



    Segurança na Tailândia

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Tailândia.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre a Tailândia