População - 68,200,824
Capital - Banguecoque
Língua oficial - Tailandês
Moeda oficial - Baht
Código Internacional de telefone - +66
Fuso horário - UTC/GMT +7
Principais aeroportos - Aeroporto Suvarnabhumi (Banguecoque)
Localizado perto da fronteira com Myanmar, o Parque nacional de Kui Buri é reconhecido como sendo um dos melhores destinos na Tailândia para avistar vida selvagem – elefantes em particular.
Manadas de elefantes podem ser encontradas na zona de Pa Yang, onde existem plataformas de observação. O Parque Nacional de Kui Buri permite aos visitantes conduzir os próprios veículos e é também possível ficar alojado no interior da reserva natural.
Os meses mais secos para visitar são Junho e Julho.
O Parque nacional de Kaeng Krachan é o maior parque nacional da Tailândia, nas imediações da fronteira da Reserva Natural de Tanintharyi, em Myanmar.
O parque é constituído, na maioria, por floresta tropical. Uma visita pela manhã é recomendada para assistir ao cenário idílico – entre Dezembro e Março – em que a neblina cobre o parque e o sol desperta entre esse manto branco.
O Parque nacional de Kaeng Krachan também é conhecido pela fauna diversificada, especialmente aves e borboletas. Mais de 400 espécies de pássaros já foram identificadas, além de leopardos, cães selvagens, ursos e elefantes.
O Parque Nacional de Erawan, na província de Kanchanaburi, é famoso sobretudo pelas fantásticas quedas d’água.
Muitos visitantes fazem uma curta caminhada e depois banham-se nas tépidas águas do parque, além de explorarem grutas e avistarem espécies de aves e insectos.
O Parque Nacional de Mu Ko Similan é um parque marinho na Tailândia, constituído por um arquipélago de várias ilhas ao largo da costa do Mar de Andaman.
Estas ilhas de granito jorram beleza por dentro e por fora. Floresta tropical, rodeada de praias fantástica de areia branca e, a cereja no topo do bolo, recifes de coral.
As Ilhas Similan têm a reputação, mesmo entre muitas fantásticas ilhas tailandesas, de ser um dos melhores locais de mergulho. Entre Dezembro e Abril, as intensas águas azuis estão calmas e transparentes, criando as condições perfeitas para pegar no equipamento e fazer snorkeling ou mergulho.
O local de mergulho mais famoso nas Ilhas Similan é o Richelieu Rock, onde tubarões-baleia são avistados.
Algumas das ilhas, como Ko Miang e Ko Simlan, possuem infraestruturas como hotéis e restaurantes e existem tours diários e alguns que incluem dormida a bordo de um barco.
O Parque Nacional de Mu Ko Similan está apenas aberto de Outubro ao início de Maio.
Este parque nacional, localizado na província de Surat Thani, consiste de floresta tropical e selva. O Parque Nacional de Khao Sok é considerado o local mais chuvoso da Tailândia, o que cria uma explosão de plantas e animais.
Diz-se que mais de 5 por cento das espécies animais do mundo podem ser encontradas neste parque tailandês. Além de centenas de espécies de aves, o parque dá abrigo a tigres, leopardos, serpentes, veados, antas, elefantes e javalis.
Algumas das atracções principais do parque são as colinas de pedra calcária, cataratas acessíveis por caminhadas através da selva, grutas e rios. A estação seca, entre Junho e Outubro, é o melhor momento para visitar.
O Parque Nacional Ao Phang Nga é um parque marinho no sul da Tailândia, na província de Phang Nga. Existe muito para fazer e ver neste parque, mas precisará de tempo.
Desde relaxar nas fantásticas praias – ao redor de dezenas de ilhas desabitadas – até explorar falésias dramáticas, grutas e lagoas.
O local mais popular é a chamada Ilha Ko Ping Kan ou James Bond, tendo ganho o nome depois de parte do filme The Man With the Golden Gun, de 1974, ter sido aí rodado.
Uma forma popular de explorar a região de Phang Nga Bay é de caiaque, já que consegue aceder de forma fácil às grutas no mar.
Mu Ko Ang Thong National Park, no Golfo da Tailândia, é um parque nacional marinho composto por 42 ilhas. É fácil chegar aqui a partir de Ko Samui e a melhor maneira de explorar a região é através de um tour num barco ou alugar o seu próprio barco ou caiaque.
Muitos locais são perfeitos para snorkeling e mergulho e até pode pernoitar neste paraíso num bungalow ou tenda de campismo.
Várias ilhas têm incríveis praias de areia branca, enquanto noutras as colinas convidam a caminhar e apreciar as fantásticas vistas para o mar e ilhas vizinhas.
Rai Leh (ou Railay) é uma diminuta península, na costa de Andaman, acessível apenas de barco devido aos elevados penhascos calcários que cortam o acesso por terra, mas que são de uma incrível beleza.
Aliás, estas formações rochosas são a delícia de alpinistas, embora a maioria dos visitantes procure a praia e tranquilidade.
A praia de Phra Nang é abençoada por águas claras e areias fina, sendo considerada uma das mais belas praias da Tailândia. O alojamento em Rai Leh varia entre bungalows e o resort de Rayavadee.
Fundada em 1782, a capital da Tailândia, Banguecoque, é uma cidade cosmopolita com trânsito caótico, prédios altos, palácios, templos antigos ou mercados repletos de cor e gente.
Banguecoque é a maior cidade do país e possui muitas atracções como o Grand Palace, museus, parques e vida nocturna agitada. A famosa rua turística, Khao San Road, é uma área perfeita para quem gosta de perder tempo, e de se perder, em compras.
Ko Tao já se tornou num dos destinos favoritos na Tailândia. E não é difícil perceber porquê. O cenário é paradisíaco para mergulhadores, alpinistas e caminhantes.
Centenas de pessoas visitam apenas para aprender a mergulhar, devido aos preços acessíveis, e à possibilidade de dividir as águas com inúmeras espécies de animais selvagens.
Nas redondezas, a pequena praia de Ko Nang Yuan é outro local considerado único.
Nota importante: Nos anos mais recentes vários turistas foram encontrados sem vida e existem rumores de uma máfia tailandesa envolvida na ilha, pelo que é necessário pesquisar antes de ficar tentado a visitar.
Ko Phi Phi é um pequeno arquipélago na província de Krabi. Ko Phi Phi Don é a maior do grupo de ilhas e a única com habitantes permanentes.
Foi, porém, a “irmã menor”, Ko Phi Phi Leh que ganhou fama depois de ter sido cenário para a rodagem do filme A Praia, com Leonardo DiCaprio. Ko Phi Phi também é bem conhecida pelo seu excelente mergulho e snorkeling.
Ko Lipe está localizada no arquipélago de Adang-Rawi, no sudoeste da Tailândia. Em apenas uma hora é possível percorrer todo o território desta ilha. O cenário idílico obriga a ficar muito mais tempo.
Nas principais praias existe alojamento e os recifes de coral atraem gente de todo o mundo para mergulhar, explorar as belas águas e apreciar a vida marinha.
Fundada em 1350, a cidade de Ayuthaya está localizada no vale do rio Chao Phraya – a cerca de 80 km de Banguecoque. Os portugueses foram os primeiros europeus a instalarem-se nesta região, assumindo-se que isso terá acontecido por volta de 1511.
Ayutthaya foi um local impressionante, com vários palácios, mais de 400 templos e uma população de quase um milhão de pessoas.
No reinado do Rei Narai haveria mais de 3000 portugueses a habitar em Ayutthaya e aí foi criado um posto para controlo das rotas das especiarias. Actualmente, apenas ruínas restam da passagem de Portugal por esta zona: uma antiga igreja e esqueletos num cemitério português.
O clima da maioria da Tailândia é dividido em três estações: chuvosa, entre Maio e Outubro, suave e seca, entre Novembro e Fevereiro e quente, entre Março e Maio. Os meses mais quentes são Abril e Maio.
A Tailândia tem um clima equatorial, no extremo Sul, enquanto as áreas Central e Norte apresentam clima de monção. Durante a monção, os ventos do Oceano Índico arrastam ar quente e húmido.
A estação seca decorre de Novembro a Abril e é esta a melhor altura para visitar a Tailândia, sobretudo até final de Fevereiro antes de chegar o calor intenso.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Tailândia.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na Tailândia ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!