Início EuropaPortugal

    Portugal

    População - 10,833,816 (Julho 2016 est.)

    Capital - Lisboa

    Língua oficial - Português

    Moeda oficial - Euro

    Código Internacional de telefone - 00351

    Fuso horário - UTC/GMT

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Humberto Delgado (Lisboa) | Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro (Porto) | Aeroporto Internacional de Faro (Faro)

    Pontos turísticos de Portugal

    Lisboa

    Pôr-do-sol em Lisboa, com vista para Ponte 25 de Abril.

    Situada nas margens do rio Tejo, a capital portuguesa serpenteia sete íngremes colinas, sendo um fabuloso destino, com clima quente, atraentes becos e ruelas, lojas tradicionais, pontes históricas, bairros coloridos e boa comida ao som do fado.

     

    O bairro mais antigo de Lisboa é Alfama, distinto pelo labirinto de ruas de calçada, arquitectura rústica e o famoso Castelo de São Jorge. A melhor maneira de conhecer Lisboa é a caminhar e a conversar com os habitantes locais, saboreando as delícias locais, beber uma ou várias cervejas ao pôr-do-sol num dos vários miradouros. Uma visita à cidade ficaria incompleta sem provar os deliciosos pastéis de Belém ou uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém.

    Porto

    Ponte Dom Luís, Porto, Portugal

    O Cais da Ribeira representa uma elevada parte da alma do Porto. Ruas medievais que desaguam na praça junto ao Rio Douro, com bares, cafés e restaurantes e que tornam a Ribeira num lugar de eleição para comer e beber. A Ribeira é especialmente popular nos dias de festas quando os portuenses se reúnem para celebrar, mas experimente ir em qualquer dia da semana e verá que não se arrepende. E atravesse a mítica Ponte Dom Luís, uma ponte metálica de arco duplo, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia, cidade conhecida pelas caves do vinho do Porto.

     

    Mundialmente famosa pela produção de Vinho do Porto, a movimentada cidade do Porto espalha-se ao longo das colinas com vista para o Rio Douro, no Norte de Portugal. Prove as tripas à moda do Porto, a francesinha ou os rojões e regue o apetite com um vinho tinto do Douro, no Inverno, ou Vinho Verde, no Verão, e termine com o incontornável Vinho do Porto. Entre refeições aprecie a arquitectura antiga e moderna da cidade ou as obras de arte e exposições inovadoras na Fundação Serralves.

    Algarve

    Surf na praia de Odeceixe, Algarve, Alentejo, Portugal

    Fantástico clima mediterrânico, praias encantadoras, cidades pitorescas, locais históricos, cozinha fabulosa (sobretudo muito peixe fresco) são apenas algumas das razões que fazem do Algarve um dos melhores lugares para visitar em Portugal.

     

    Localizado na região mais austral do país, o Algarve é um festim para os olhos e para a alma, a partir de falésias dramáticas, paisagens tranquilas de olivais ou aldeias tradicionais caiadas de branco - tal como no Alentejo.

     

    Silves é mais conhecida pelo castelo, enquanto Tavira é uma cidade elegante repleta de monumentos renascentistas, pontes e castelos. Sagres - uma das minhas localidades favoritas - está localizada na ponta Sudoeste de Portugal e da Europa continental. Trata-se de uma pequena vila mais conhecida como o lugar onde o Infante Dom Henrique, ou O Navegador, viveu e estabeleceu a lendária escola náutica no século XV que permitiria aos portugueses aventurar-se pelos mares de todo o mundo.

    Açores

    Lagoa das Sete Cidades, na ilha de São Miguel, Açores

    O arquipélago dos Açores é composto por nove ilhas vulcânicas no Oceano Atlântico, localizadas a cerca de 1500 km a Oeste de Lisboa. Reconhecido pelas paisagens verdejantes, a Lagoa das Sete Cidades, local de eleição para observação de baleias, fontes termais, vilas costeiras pitorescas ou pela montanha mais alta de Portugal - o Pico.

     

    Se a isto acrescentar culinária apurada, como mariscos, o delicioso Cozido das Furnas, o queijo da ilha ou o doce ananás, só para mencionar alguns exemplos, então estará perto do paraíso na Terra.

    Alentejo

    Fardos de palha no Alentejo, o celeiro de Portugal

    O Alentejo começa a ganhar cada vez mais adeptos por todo o mundo. A região era, até há pouco tempo, apenas visitada por turistas portugueses e esporádicos visitantes alemães e holandeses a bordo de caravanas.

     

    No entanto, diversos artigos em revistas estrangeiras, e uma forte aposta publicitária através de campanhas específicas, colocaram finalmente a maior região de Portugal no mapa do turismo mundial. Primeiro, através de visitas temáticas como a observação de aves ou roteiros vinícolas e, mais tarde, de uma forma geral para provar a divinal culinária, mergulhar no Atlântico selvagem da Costa Alentejana, descobrir locais históricos ou explorar a pé a Costa Vicentina. Considerado o Celeiro da Nação, o Alentejo é também a alma de Portugal.

     

    O Alentejo é uma região para descobrir sem pressas, atentando aos detalhes e imensidão das planícies verdejantes ou douradas - consoante a época do ano - pontuadas por sobreiros e oliveiras. Uma visita na Primavera é aconselhável para observar a região no seu esplendor, mas qualquer que seja a altura do ano que visite deverá ser presenteado com um dia de sol, já que esta é uma das regiões com mais dias de sol, por ano, em toda a Europa.

    Quando visitar Portugal

    Um mapa meteorológico de sol e mais sol resume o tempo em quase todo o país a partir de Maio ou Junho e, pelo menos, até Outubro. Em Julho e, especialmente, em Agosto, as estâncias costeiras encontram-se lotadas e os preços são bem mais elevados. A melhor época para visitar Portugal é todo o ano. No entanto, se tiver que escolher algum período, os meses de Março, Abril, Maio, Setembro, Outubro e Novembro são perfeitos no que diz respeito ao tempo e à facilidade de encontrar alojamento.

     

    Na Primavera, ou seja, a partir de Março, as flores brotam e as amendoeiras iluminam o campo. No Outono, principalmente a sul as temperaturas continuam elevadas e a água do mar, na costa algarvia, ainda convida a um mergulho.... ou talvez mais do que um. Mais a norte, o Outono também é óptimo para descobrir as zonas do Douro, participar nas vindimas e provar o novo e delicioso vinho.

     

    Se procura sol, visite o Alentejo ou o Algarve em qualquer altura do ano, mas tente evitar o Alentejo nos meses de Julho e, por vezes, Agosto quando as temperaturas são muito elevadas, ultrapassando em algumas zonas a barreira dos 40°C.

     

    O sol constante faz do Inverno uma época atraente para visitar o centro de Portugal, enquanto no sul, especialmente na costa, é suave durante todo o ano. No norte, por outro lado, é muito frio, especialmente no interior onde a neve é ​​comum ao longo das áreas de fronteira montanhosa, na região da Serra da Estrela, Beira-Interior e Trás-os-Montes.

    Portugal - Estado do tempo



    Segurança em Portugal

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia em Portugal.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre Portugal