População - 1,266,883,598 (Julho 2016 est.)
Capital - Nova Deli
Língua oficial - Hindi, Inglês
Moeda oficial - Rúpia
Código Internacional de telefone - +91
Fuso horário - UTC/GMT +5.5
Principais aeroportos - Aeroporto Chhatrapati Shivaji (Mumbai) | Aeroporto Internacional Indira Gandhi (Nova Deli)
Uma das atracções turísticas mais populares do Sul da Índia, o Parque Nacional de Periyar funciona em redor de um lago construído por engenheiros britânicos.
Fundado em 1934, este parque é o habitat de numerosas espécies de mamíferos, incluindo uma grande população de elefantes, javalis, lontras, macacos e tigres de Bengala, além de aves e borboletas.
A melhor forma de apreciar o cenário de montanha do parque é fazer um cruzeiro no lago ou caminhar na selva. Pode ainda encontrar locais onde são plantadas especiarias, chá e café.
As Grutas Ellora são compostas por um complexo de 34 templos, santuários e mosteiros de três religiões: 12 budistas, 17 hindus e cinco pertencentes à fé jainista.
As famosas Grutas Ellora foram construídas entre os séculos V e X por adeptos de três religiões: budismo, jainismo e hinduísmo e atraem milhares de visitantes anualmente.
Mumbai – ou Bombaim como era conhecida – foi construída em grande parte pelos britânicos num dos portos naturais mais protegidos do mundo.
Mumbai é o centro económico da Índia e também a sede da indústria cinematográfica de Bollywood. Pode visitar também os bazares de Kalbadevi e Bluleshwar e viajar de barco até às Grutas de Elefanta.
O Parque Nacional de Kanha é considerada uma das mais atraentes reservas de vida selvagem da Ásia e um dos melhores locais para avistar tigres na Índia.
A zona, com 940 km², já inspirou livros e documentários. Declarado parque nacional em 1955, o Kanha ocupa a área de dois distritos, Mandla e Balaghat, na região de Madhya Pradesh. Além de tigres, também leopardos e cães selvagens podem aqui ser avistados.
Situado nas margens do Rio Ganges, Varanasi é sagrado para os hindus, budistas e jainistas. Um importante centro de peregrinação para os hindus, a cidade sagrada de Varanasi é associada com o poderoso e extenso Rio Ganges – um dos mais importantes símbolos religiosos.
Datada do século VIII a.C, Varanasi é uma das mais antigas cidades habitadas do mundo.
Banhar-se no Ganges é um acto grande relevância para os hindus. Numerosos acessos – conhecidos como ghats – dispõem de escadas e conduzem à água onde os fiéis se banham antes das orações.
Em muitos aspectos, Varanasi personifica os melhores e piores aspectos da Índia, com excesso de população e poluição.
Com vista para o rio Yamuna, visível do Forte de Agra no Ocidente, o Taj Mahal, em Agra, é um imenso mausoléu de mármore branco, construído entre 1631 e 1653.
A construção foi ordenada pelo imperador Mughal Shah Jahan em memória da sua mulher favorita. Cerca de 20 mil operários trabalharam arduamente para completar a obra durante 22 anos.
Além do mausoléu de mármore em forma de cúpula branca, o Taj Mahal inclui outros edifícios, piscinas e extensos jardins com árvores e arbustos floridos. O Taj Mahal é, de longe, o edifício mais famoso da Índia.
A melhor altura para visitar é ou ao nascer ou pôr-do-sol. O edifício muda de cor ao longo do dia, entre rosa e azul. Dois dias antes e depois da lua cheia, o Taj Mahal está aberto à noite, mas os bilhetes devem ser reservados com pelo menos 24 horas de antecedência, nas instalações do Archaeological Survey of India, em Agra.
O clima de um país tão vasto como a Índia pode ser dividido em três estações: quente, chuvosa e fria. O clima quente verifica-se entre Fevereiro e Maio, a Norte. As temperaturas podem exceder 45°C no Centro da Índia.
No final de Maio, a monção começa com trovoadas e tempestades tornando-se estas gradualmente mais fortes de Sul para o Norte.
A monção varre todo o território até Outubro, excepto na costa Sudeste onde é mais intensa entre Outubro e Dezembro. Por outro lado, as temperaturas caem significativamente no Norte entre Outubro e Janeiro.
A melhor época para visitar a Índia varia, portanto, consoante a área, embora o período de Novembro a Março seja o melhor para a maior parte do território.
Para visitar Caxemira ou as montanhas de Himachal Pradesh, é aconselhável o período entre Abril e Setembro. A monção é um bom período para visitar o deserto do Rajastão e do noroeste dos Himalaias.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Índia.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na Índia ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este texto pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!