População - 142,355,415 (Julho 2016 est.)
Capital - Moscovo
Língua oficial - Russo
Moeda oficial - Rublo
Código Internacional de telefone - +7
Fuso horário - UTC/GMT +3
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Sheremetyevo (Moscovo) | Aeroporto Internacional Domodedovo (Moscovo) | Aeroporto Internacional Vnukovo (Moscovo) | Aeroporto Internacional Pulkovo (São Petersburgo)
Como capital da Rússia, Moscovo é a cidade mais importante da Rússia, não só pela sua dimensão, população (12 milhões de habitantes), razões políticas, mas pela cultura e edifícios imponentes.
Moscovo é também conhecida pelo ballet, sinfonias e arte. Igrejas históricas, estátuas controversas, o edifício do Kremlin ou a Praça Vermelha enchem o horizonte e são locais imperdíveis.
Até uma viagem no metro de Moscovo é como se passeasse por um museu.
Irkutsk é considerada a capital da Sibéria Oriental e a paragem mais popular da viagem de comboio conhecida como Transiberiano.
Com o Lago Baikal apenas a 45 km, a cidade é a melhor base para explorar a costa ocidental deste enorme lago.
Em Irkutsk, é possível explorar a zona histórica e encontrar casas de madeira em paralelo com blocos soviéticos, além de várias igrejas ou o museu de geologia.
A segunda maior cidade da Rússia foi fundada em 1703 pelo czar Pedro, o Grande. São Petersburgo, que viu o nome mudado para Leningrado em 1924, foi a capital imperial da Rússia. Devido à posição no Rio Neva, a cidade é um destino popular.
Conhecida como a capital cultural da Rússia, São Petersburgo possui uma das melhores colecções de arte do mundo, diversas escolas de ballet e igrejas que contribuem para a magnífica oferta cultural da cidade.
Parte do sistema ferroviário mais longo do mundo, a clássica viagem de comboio Transiberiano liga Moscovo a Vladivostok, na fronteira da Rússia com a China e Coreia do Norte.
O projecto ferroviário foi iniciado em 1891 pelo czar Alexandre III e completado pelo filho, o czar Nicolau II, em 1916.
Muitos dos viajantes fazem, no entanto, uso da linha em diversos sentidos. Por exemplo, partindo de São Petersburgo até Vladivostok ou, o mais popular, entre Moscovo e Pequim com paragem na Mongólia.
O Transiberiano dispõe de primeira, segunda e terceira classe, sendo que algumas cabines têm casa de banho e chuveiro.
O Lago Baikal – o lago mais profundo e mais antigo do planeta – é uma paragem frequente para os turistas que viajam a bordo do Transiberiano, com destino a Vladivostok e Pequim.
Localizado na Sibéria, o Lago Baikal com 25 milhões de anos detém cerca de 20 por cento da água doce do mundo. Rodeado por colinas, o lago é conhecido como a Pérola da Sibéria e um destino de férias muito popular.
Como maior país do mundo, a Rússia dispõe de um clima com temperaturas que descem à medida que se viaja de Sul para Norte e de Oeste para Este.
Os Invernos são muito frios (-20°C ou menos), sobretudo em Moscovo, com queda de neve.
O Outono permite admirar a mudança de cores e o Inverno, embora muito frio, possui neve para tornar as regiões encantadoras. E se o frio persistir, pode sempre beber um copo de vodka para aquecer.
No Verão, os dias e noites são quentes, com frequentes ondas de calor em Agosto. A Primavera é excelente para assistir a rituais e procissões da Páscoa ortodoxa e o Outono é óptimo para participar em festivais.
A melhor altura para visitar a Rússia é a Primavera, Verão e Outono, ou seja, desde Maio até final de Setembro.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Rússia.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na Rússia ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!