• Skip to main content
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início Caraíbas Jamaica
Início Caraíbas Jamaica

Jamaica

População - 2,970,340 (Julho 2016 est.)

Capital - Kingston

Língua oficial - Inglês

Moeda oficial - Dólar Jamaicano

Código Internacional de telefone - +1-876

Fuso horário - UTC/GMT -5

Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Norman Manley (Kingston)

Quando visitar a Jamaica Segurança na Jamaica Artigos recentes

Pontos turísticos da Jamaica

Blue Mountains e John Crow

Richmond Gap, na Montanha Azul (Blue Mountain), na Jamaica
Richmond Gap, na Montanha Azul (Blue Mountain), na Jamaica. É daqui que sai um dos cafés mais dispendiosos e procurados do mundo. Foto: Nigel Burgher

O Parque Nacional Montanha Azul (Blue Mountains) e John Crow é uma reserva intocada, oferecendo vistas deslumbrantes de montanha, quedas-d’água, exuberantes florestas tropicais, plantas e animais exóticos.

O parque, conhecido pela biodiversidade, cobre 495,2 km2 e representa 4,5% da superfície terrestre da Jamaica. Este parque é o habitat natural de mais de 800 espécies de plantas endémicas, mais de 200 espécies de aves, bem como uma das maiores borboletas do mundo (Papilio homerus).

O parque é umas mais recentes adições (2015) à lista de Património Mundial da UNESCO, devido à sua herança cultural e natural.

Elevando-se pelo Leste da Jamaica, a cordilheira das Montanhas Azuis, com 28 quilómetros de extensão, parece constantemente envolta por uma névoa que dá às montanhas a sua cor azulada.

Nas montanhas floresce o bambu da Jamaica, enquanto as encostas mais baixas são preenchidas por plantações de café e especiarias. O café aí cultivado é de renome mundial e os visitantes podem organizar passeios por algumas das maiores propriedades de café.

A 2256 metros de altura, o pico da Montanha Azul (Blue Mountain Peak) é acessível por mula ou a pé e é o cume mais alto da Jamaica. A viagem de dois dias proporciona vistas emocionantes e num dia de céu limpo os visitantes podem vislumbrar a ilha de Cuba.

Os visitantes das Blue Mountains podem escalar o pico mais alto, que começa em Abbey Green, e pernoitar numa das cabines de montanha. Para esta actividade é recomendada a contratação de guia.

Montego Bay Marine Park

Baia de Montego Mara do Caribe Montego Bay, ou MoBay, na Jamaica
As paisagens paradisíacas de Montego Bay, ou Baía de Montego, na Jamaica e as águas azul-turquesa do Mar do Caribe atraem milhares todos os anos. Foto: Gail Frederick

Leia também

Covid-19 — como reservar alojamento (seguro e limpo)?

O Montego Bay Marine Park é uma grande área de mar e costa adjacente à cidade de Montego Bay, proclamada para proteger os melhores recifes de coral da Jamaica e recursos marinhos.

O parque é aberto a todos, mas foi dividido em zonas onde diferentes actividades, como vários desportos aquáticos e pesca são permitidos ou restritos para conservar os recursos para as gerações futuras.

Para obter um conhecimento mais detalhado sobre a vida selvagem aquática do Montego Bay Marine Park pode juntar-se a um tour organizado para fazer mergulho ou snorkelling ou apreciar a vida selvagem presente nas águas mornas da Jamaica através do fundo de vidro dos barcos.

O parque inclui as águas de Doctor’s Cave Beach, Aquasol Beach, Cornwall Beach e Dead End Beach, bem como as praias privadas de hotéis em Montego Bay e arredores.

Blue Lagoon

Blue Lagoon, Lagoa Azul, na Jamaica
Blue Lagoon, Lagoa Azul, na Jamaica, um dos locais escolhidos para as filmagens do filme de Hollywood com Brooke Shields, de 1980. Foto: keatssycamore

A Blue Lagoon foi palco da rodagem do filme com o mesmo nome, com a actriz Brooke Shields, em 1980, e isso torna este lugar numa espécie de Meca para todos os turistas.

Contudo, esta perseverança é sustentada, já que esta enseada protegida é um dos pontos mais bonitos da Jamaica. A lagoa está apenas a 20 minutos de carro de Port Antonio, embora muitos visitantes optem por fazer o percurso a caminhar, numa espécie de peregrinação cinematográfica.

Cercada por encostas íngremes e verdes, a Blue Lagoon (Lagoa Azul) é um lugar fantástico para nadar. A cor da água – a característica mais atractiva da lagoa – muda ao longo do dia, dependendo da luz e do estado do tempo.

Museu Bob Marley

Museu Bob Marley, Jamaica
Uma visita à Jamaica ficará sempre incompleta se não visitar o local onde viveu (agora um museu) o mítico músico Bob Marley. Foto: david_e_waldron

A figura mais famosa da Jamaica, o cantor e compositor Bob Marley, foi responsável por fazer da música reggae um fenómeno global.

O intérprete Jamaicano tornou-se numa figura de culto mesmo antes da sua morte em 1981, causada por cancro, quando tinha apenas 36 anos de idade. Este museu dedicado à sua memória é uma das atracções mais populares em Kingston, a capital da Jamaica.

O museu de Kingston é uma casa de tábua simples onde o cantor jamaicano viveu e gravou a sua música até morrer e agora é decorado com objectos de Bob Marley, onde se incluem a guitarra ou o velho jipe azul.

Mesmo para quem não é fã da música de Marley (algo difícil, mas possível), a sua música foi profundamente influenciada pelas questões sociais da Jamaica e permite ter uma visão geral sobre a cultura deste país das Caraíbas.

Pode ainda visitar, em local distinto, a casa de infância de Marley e o mausoléu em Nine Mile Village, perto de Ocho Rios.

Appleton Rum Estate

Destilaria do Rum Appleton, Jamaica
Jamaica rima com reggae, praias, e, claro, com rum. O Appleton é um dos principais nomes desta bebida alcoólica destilada. Foto: Jeremy T. Hetzel

Appleton é considerado por alguns como o melhor rum do mundo, mas mesmo para quem não aprecia esta bebida, este passeio é interessante e educativo.

Aninhado nos campos de cana-de-açúcar do condado de St Elizabeth, o Appleton Rum Estate, perto da aldeia de Magotty, esclarece os visitantes sobre a produção de rum.

A vasta área da propriedade ainda é plantada com cana-de-açúcar e os visitantes ficam a saber como é colhida, esmagada, fermentada, destilada e envelhecida em barris de carvalho artesanal.

Existe um pequeno museu com equipamentos e artefactos de outros tempos e também um burro residente para demonstrar o processo de transformação da cana-de-açúcar.

Os turistas sedentos terminam a visita no bar para provar o rum e os licores da propriedade. A prova inclui vários dos produtos da destilaria e alguns tours incluem uma garrafa de rum.

Praia Negril

Seven Mile Beach em Negril, Jamaica
A icónica Seven Mile Beach em Negril, Jamaica, é talvez o melhor exemplo de um cenário tropical ideal. Foto: Dave G

Também conhecida como Seven Mile Beach, a Praia Negril é um dos trechos mais bonitos de areia branca na Jamaica. A praia estende-se desde Bloody Bay até Long Bay e as Colinas Negril, no Oeste do país.

Ensanduichada entre coqueiros, resorts e restaurantes, na Seven Mile Beach abundam desportos aquáticos e nas águas cristalinas há uma incrível variedade de peixe, pelo que a prática de snorkeling é altamente recomendada.

Ao cair da noite, a localidade de Negril e as suas praias enchem-se de festas, num ambiente tipicamente jamaicano.

Quando visitar a Jamaica

A Jamaica tem um clima tropical marítimo com poucas variações de temperatura, algures entre os 27°C e 30°C, na zona costeira, e cerca de 20°C, nas montanhas.

Há uma estação chuvosa entre Maio e Dezembro com aguaceiros moderados e esporádicos. Os furacões podem ocorrer entre Junho e Novembro.

Especialmente em Setembro e Outubro, a humidade pode tornar-se insuportável e Setembro é também o mês em que ocorrem mais furacões, embora a temporada destas tempestades seja oficialmente entre 1 de Junho e 31 de Outubro.

Pode visitar a Jamaica em qualquer altura do ano, mas a principal estação turística é de Dezembro a Abril, resultando em preços mais elevados e praias lotadas. O período de Maio a Novembro é menos agitado e mais económico.

Jamaica - Estado do tempo



Segurança na Jamaica

Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.

Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Jamaica.

Leia também

Qual o melhor seguro de viagem? (IATI vs World Nomads)

Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.

Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.

O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.

O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Marcar voo para a Jamaica Reservar hotel na Jamaica Alugar automóvel Fazer seguro de viagem

Artigos sobre a Jamaica


Ainda não existem artigos escritos sobre a Jamaica.


Destinos de viagem

África do Sul

Alemanha

Angola

Argentina

Arménia

Austrália

Áustria

Azerbaijão

Bélgica

Belize

Bolívia

Bósnia-Herzegovina

Botswana

Brasil

Bulgária

Cabo Verde

Cambodja

Canadá

Cazaquistão

Chile

China

Colômbia

Costa Rica

Croácia

Cuba

Dinamarca

Egipto

Emirados Árabes Unidos

Equador

Escócia

Eslováquia

Eslovénia

Espanha

Estados Unidos

Estónia

Etiópia

Filipinas

Finlândia

França

Geórgia

Goa

Grécia

Guatemala

Guiné-Bissau

Holanda

Honduras

Hungria

Índia

Indonésia

Inglaterra

Irão

Irlanda do Norte

Islândia

Itália

Jamaica

Japão

Jordânia

Laos

Letónia

Macau

Madagáscar

Malásia

Maldivas

Marrocos

México

Moçambique

Mongólia

Montenegro

Myanmar

Namíbia

Nepal

Nicarágua

Noruega

Nova Zelândia

País de Gales

Panamá

Paraguai

Peru

Polónia

Portugal

Qatar

Quénia

Quirguistão

República Checa

República da Irlanda

República Dominicana

Roménia

Rússia

São Tomé e Príncipe

Sérvia

Seychelles

Singapura

Sri Lanka

Suécia

Suíça

Tailândia

Tanzânia

Tibete

Timor-Leste

Tunísia

Turquia

Uruguai

Uzbequistão

Venezuela

Vietname

Zimbabué

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2023 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .