População - 2,970,340 (Julho 2016 est.)
Capital - Kingston
Língua oficial - Inglês
Moeda oficial - Dólar Jamaicano
Código Internacional de telefone - +1-876
Fuso horário - UTC/GMT -5
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Norman Manley (Kingston)
O Parque Nacional Montanha Azul (Blue Mountains) e John Crow é uma reserva intocada, oferecendo vistas deslumbrantes de montanha, quedas-d’água, exuberantes florestas tropicais, plantas e animais exóticos.
O parque, conhecido pela biodiversidade, cobre 495,2 km2 e representa 4,5% da superfície terrestre da Jamaica. Este parque é o habitat natural de mais de 800 espécies de plantas endémicas, mais de 200 espécies de aves, bem como uma das maiores borboletas do mundo (Papilio homerus).
Elevando-se pelo Leste da Jamaica, a cordilheira das Montanhas Azuis, com 28 quilómetros de extensão, parece constantemente envolta por uma névoa que dá às montanhas a sua cor azulada.
Nas montanhas floresce o bambu da Jamaica, enquanto as encostas mais baixas são preenchidas por plantações de café e especiarias. O café aí cultivado é de renome mundial e os visitantes podem organizar passeios por algumas das maiores propriedades de café.
A 2256 metros de altura, o pico da Montanha Azul (Blue Mountain Peak) é acessível por mula ou a pé e é o cume mais alto da Jamaica. A viagem de dois dias proporciona vistas emocionantes e num dia de céu limpo os visitantes podem vislumbrar a ilha de Cuba.
Os visitantes das Blue Mountains podem escalar o pico mais alto, que começa em Abbey Green, e pernoitar numa das cabines de montanha. Para esta actividade é recomendada a contratação de guia.
O Montego Bay Marine Park é uma grande área de mar e costa adjacente à cidade de Montego Bay, proclamada para proteger os melhores recifes de coral da Jamaica e recursos marinhos.
O parque é aberto a todos, mas foi dividido em zonas onde diferentes actividades, como vários desportos aquáticos e pesca são permitidos ou restritos para conservar os recursos para as gerações futuras.
Para obter um conhecimento mais detalhado sobre a vida selvagem aquática do Montego Bay Marine Park pode juntar-se a um tour organizado para fazer mergulho ou snorkelling ou apreciar a vida selvagem presente nas águas mornas da Jamaica através do fundo de vidro dos barcos.
O parque inclui as águas de Doctor’s Cave Beach, Aquasol Beach, Cornwall Beach e Dead End Beach, bem como as praias privadas de hotéis em Montego Bay e arredores.
A Blue Lagoon foi palco da rodagem do filme com o mesmo nome, com a actriz Brooke Shields, em 1980, e isso torna este lugar numa espécie de Meca para todos os turistas.
Contudo, esta perseverança é sustentada, já que esta enseada protegida é um dos pontos mais bonitos da Jamaica. A lagoa está apenas a 20 minutos de carro de Port Antonio, embora muitos visitantes optem por fazer o percurso a caminhar, numa espécie de peregrinação cinematográfica.
Cercada por encostas íngremes e verdes, a Blue Lagoon (Lagoa Azul) é um lugar fantástico para nadar. A cor da água – a característica mais atractiva da lagoa – muda ao longo do dia, dependendo da luz e do estado do tempo.
A figura mais famosa da Jamaica, o cantor e compositor Bob Marley, foi responsável por fazer da música reggae um fenómeno global.
O intérprete Jamaicano tornou-se numa figura de culto mesmo antes da sua morte em 1981, causada por cancro, quando tinha apenas 36 anos de idade. Este museu dedicado à sua memória é uma das atracções mais populares em Kingston, a capital da Jamaica.
O museu de Kingston é uma casa de tábua simples onde o cantor jamaicano viveu e gravou a sua música até morrer e agora é decorado com objectos de Bob Marley, onde se incluem a guitarra ou o velho jipe azul.
Mesmo para quem não é fã da música de Marley (algo difícil, mas possível), a sua música foi profundamente influenciada pelas questões sociais da Jamaica e permite ter uma visão geral sobre a cultura deste país das Caraíbas.
Pode ainda visitar, em local distinto, a casa de infância de Marley e o mausoléu em Nine Mile Village, perto de Ocho Rios.
Appleton é considerado por alguns como o melhor rum do mundo, mas mesmo para quem não aprecia esta bebida, este passeio é interessante e educativo.
Aninhado nos campos de cana-de-açúcar do condado de St Elizabeth, o Appleton Rum Estate, perto da aldeia de Magotty, esclarece os visitantes sobre a produção de rum.
A vasta área da propriedade ainda é plantada com cana-de-açúcar e os visitantes ficam a saber como é colhida, esmagada, fermentada, destilada e envelhecida em barris de carvalho artesanal.
Existe um pequeno museu com equipamentos e artefactos de outros tempos e também um burro residente para demonstrar o processo de transformação da cana-de-açúcar.
Os turistas sedentos terminam a visita no bar para provar o rum e os licores da propriedade. A prova inclui vários dos produtos da destilaria e alguns tours incluem uma garrafa de rum.
Também conhecida como Seven Mile Beach, a Praia Negril é um dos trechos mais bonitos de areia branca na Jamaica. A praia estende-se desde Bloody Bay até Long Bay e as Colinas Negril, no Oeste do país.
Ensanduichada entre coqueiros, resorts e restaurantes, na Seven Mile Beach abundam desportos aquáticos e nas águas cristalinas há uma incrível variedade de peixe, pelo que a prática de snorkeling é altamente recomendada.
Ao cair da noite, a localidade de Negril e as suas praias enchem-se de festas, num ambiente tipicamente jamaicano.
A Jamaica tem um clima tropical marítimo com poucas variações de temperatura, algures entre os 27°C e 30°C, na zona costeira, e cerca de 20°C, nas montanhas.
Há uma estação chuvosa entre Maio e Dezembro com aguaceiros moderados e esporádicos. Os furacões podem ocorrer entre Junho e Novembro.
Especialmente em Setembro e Outubro, a humidade pode tornar-se insuportável e Setembro é também o mês em que ocorrem mais furacões, embora a temporada destas tempestades seja oficialmente entre 1 de Junho e 31 de Outubro.
Pode visitar a Jamaica em qualquer altura do ano, mas a principal estação turística é de Dezembro a Abril, resultando em preços mais elevados e praias lotadas. O período de Maio a Novembro é menos agitado e mais económico.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Jamaica.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
- Alinha numa aventura? Venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Ainda não existem artigos escritos sobre a Jamaica.