Início ÁsiaMalásia

    Malásia

    População - 30,949,962 (Julho 2016 est.)

    Capital - Kuala Lumpur

    Língua oficial - Bahasa, Inglês

    Moeda oficial - Ringgit

    Código Internacional de telefone - +60

    Fuso horário - UTC/GMT +8

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur

    Pontos turísticos da Malásia

    Kuala Lumpur

    Kuala Lumpur

    Há menos de 200 anos, Kuala Lumpur era apenas uma tranquila cidade, no Oeste da Malásia, cuja economia assentava na extração de estanho. Agora, KL é a capital do país e maior metrópole, com inúmeros arranha-céus, com destaque para as Torres Petronas.

     

    Kuala Lumpur não possui um centro de cidade mas diversos centros de actividade. O antigo bairro colonial apresenta arquitectura distinta, enquanto Chinatown é um centro turístico movimentado e o Triângulo Dourado expõe o rosto moderno da cidade, onde se situam as famosas Torres Petronas.

     

    As Torres Petronas em Kuala Lumpur eram as construções mais altas do mundo (453m) até serem superadas, em 2004, pelo edifício Taipei 101. Todavia, as torres são ainda os edifícios gémeos mais altos do mundo. As Petronas foram projectadas para impressionar e impulsionar a Malásia como centro comercial e cultural do Sudeste Asiático. A visita às Torres Gémeas é limitada e a compra de bilhetes com antecedência é recomendada.

    Parque Nacional Taman Negara

    Taman Negara é considerada uma das mais antigas florestas tropicais do mundo, discutido o título de mais antiga com a floresta de Queensland, na Austrália. A região é popular por ser destino ecoturístico e de aventura. Árvores maciças e cataratas formam uma densa selva, onde é também possível caminhar por passadiços sob as copas das árvores.

     

    O parque nacional está repleto de animais selvagens como o tigre malaio, elefante asiático e rinoceronte de Sumatra, além de aves e plantas raras. Existem safaris nocturnos para observar plantas que só brotam à noite, fungos incandescentes e outras criaturas noturnas.

    Pulau Pangkor

    Pulau Pangkor significa bela ilha. E percebe-se porquê. A paisagem é deslumbrante e a maioria dos turistas visita Pangkor pela sua atmosfera tranquila e para se refrescar nas bonitas praias.

     

    Existem actividades marítimas para o manter ocupado, como jet ski, passeios pela floresta ou, talvez mais interessante, visitar durante a noite para observar plâncton azul-brilhante.

    Redang

    Uma das maiores ilhas ao largo da costa Este da Malásia, Redang é premiada com praias de areia branca e águas cristalinas. Os recifes de coral circundantes constituem refúgio para uma variedade de espécies como peixe-palhaço (caracterizado no filme de animação Nemo), tubarões e medusas, tornando Redang um destino popular para mergulho e snorkeling.

    Pulau Tenggol

    A Ilha de Tenggol oferece aos visitantes a sensação de estar numa ilha privada. A ilha era tradicionalmente desabitada, mas agora contém vários hotéis. As praias brancas da Ilha de Tenggol são torneadas por densas florestas tropicais e este é um local predilecto de pescadores e mergulhadores.

    Malaca

    Embora os sinais da presença portuguesa sejam cada vez menores, sem arranha-céus, poluição ou trânsito caótico, Malaca é um local para relaxar. Malaca, cidade histórica do Estreito de Malaca, foi uma forte área de intercâmbios comerciais e culturais entre o Oriente e Ocidente. Com edifícios governamentais, igrejas, praças e fortificações, Malaca demonstra a presença dos períodos portugueses e holandeses. Muitos dos que visitam dizem deliciar-se com a culinária e a fusão, no prato, entre Oriente e Ocidente.

    Quando visitar a Malásia

    As temperaturas e humidade variam pouco na Malásia, mantendo-se constantemente acima dos 30°C. As chuvas ocorrem durante todo o ano, por norma durante a tarde, embora sejam de curta duração.

     

    A principal distinção nas estações do ano é a chegada da monção Nordeste, afectando a costa Leste da Península da Malásia e o extremo Oeste de Sarawak, no final de Novembro e meados de Fevereiro, quando se registam as chuvas mais fortes. O período de monção de Inverno é dominante entre Novembro e Fevereiro com fortes chuvas, especialmente nas áreas a Leste. O período de monção de Verão, entre Agosto e Novembro, leva chuva para o Oeste.

     

    O melhor momento para visitar a maior parte da Malásia é entre Março e início de Outubro. A temperatura da água do mar ronda em média os 25°C.

    Malásia - Estado do tempo



    Segurança na Malásia

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Malásia.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre a Malásia