População - 8,179,294 (Julho 2016 est.)
Capital - Berna
Língua oficial - Alemão | Francês | Italiano
Moeda oficial - Franco suíço
Código Internacional de telefone - +41
Fuso horário - UTC/GMT +1
Principais aeroportos - Aeroporto Kloten (Zurique) | Aeroporto de Geneva
A maior cidade da Suíça, Zurique, é um ponto favorito por fãs de cultura, já que possui mais de 50 museus e 100 galerias de arte. E quando os visitantes se cansam de arte e de compras, é sempre possível entrar num barco e navegar pelo Lago de Zurique.
Em alternativa, pode fazer caminhadas nas montanhas próximas – talvez para queimar algumas calorias acumuladas depois de provar vários dos deliciosos queijos ou chocolate suíços.
A região de Jungfrau é considerada uma das melhores para visitar na Suíça – em qualquer estação do ano. Aqui é possível escolher entre esquiar, no Inverno, ou entrar num comboio, pedalar ou caminhar e apreciar as fantásticas paisagens desta região montanhosa, no Verão.
Na região de Jungfrau algumas localidades pitorescas estão no caminho dos turistas como Lauterbrunnen ou e Wengen. É por aqui que circula aquela que é apontada como umas viagens de comboio mais bonitas da Europa.
O Jungfraubahn leva os visitantes pelo meio das montanhas de Kleine Scheidegg, Eiger, Mönch até Jungfraujoch.
Lucerna, integrada no Cantão de Lucerna (alemão), é uma cidade com muito para oferecer, desde vida urbana a lago e montanhas.
Pintada de branco, no Inverno, ou com os prédios reflectidos nas tranquilas águas do lago nas restantes estações do ano, Lucerna é atraente vista de qualquer ângulo, com ênfase na Ponte da Capela e na Torre d’Água.
A 4478 metros de altitude, Matterhorn é a jóia dos Alpes suíços, a par com o Monte Branco – entre França e Itália. Classificada como “a montanha mais fotografada do mundo”, Matterhorn atrai visitantes de todos os cantos do mundo, sobretudo alpinistas.
A primeira ascensão do Matterhorn decorreu em 1865 e dos sete alpinistas que iniciaram a aventura apenas três regressaram com vida.
Mas existem locais onde pode admirar as paisagens sem ter de arriscar a vida a subir até ao topo. Um dos locais predilectos para tirar a foto da praxe parecer ser a partir de Klein-Matterhorn.
Também é possível embarcar no teleférico em Zermatt e subir até 3820 metros de altitude.
Apesar da sua pequena área, a Suíça tem um clima variado que depende de cada região. A área do Cantão de Ticino, no Sul, apresenta um clima mais temperado.
As outras regiões desfrutam mais de um clima mais frio, variando com as diferenças de altitude.
De acordo com as actividades procuradas, a Suíça pode ser visitada todo o ano. Pode esquiar nos Alpes suíços, normalmente, entre Novembro e Abril, caminhar pelos campos e vales e admirar as incríveis paisagens nos meses de Primavera e Verão ou visitar cidades, por exemplo, no Outono.
No entanto, de uma forma geral, a melhor época para visitar a Suíça é durante os períodos entre Abril e Junho e entre Setembro e Outubro, quando o clima é mais estável e ainda não há muitos turistas.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Suíça.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Ainda não existem artigos escritos sobre a Suíça.