População - 126,702,133 (Julho 2016 est.)
Capital - Tóquio
Língua oficial - Japonês
Moeda oficial - Yen
Código Internacional de telefone - +81
Fuso horário - UTC/GMT +9
Principais aeroportos - Aeroporto Tóquio-Haneda | Aeroporto Internacional Narita
Visitantes que desejem paz, tranquilidade e queiram fugir ao ritmo agitado das grandes cidades do Japão encontram na zona rural de Takayama o cenário perfeito.
Localizada perto dos Alpes japoneses, Takayama é conhecida por ser uma das cidades mais bem preservadas do país.
Quioto é uma cidade com uma história milenar, tendo funcionado como a capital imperial do Japão por mais de 1000 anos.
Esta cidade tem centenas de santuários, incluindo o colorido santuário de Fushimi Inari e 1600 templos budistas, além de ser conhecida pelos belos jardins dispersos.
Quioto, com vários locais indicados como Património Mundial da UNESCO, possui também variadas casas de chá e é o local típico para encontrar gueixas e descobrir a arquitectura japonesa.
Finalmente, a pouca distância do centro da cidade pode explorar o distrito de Arashiyama e a famosa Floresta de Bambu de Arashiyama.
A área metropolitana da capital japonesa é a mais populosa do mundo e deve ser difícil encontrar um canto sem contacto humano.
Com mais de 11 milhões de pessoas, Tóquio é uma das maiores cidades do mundo, onde proliferam arranha-céus. Tóquio combina o antigo com o novo, entre zonas religiosas e bares de karaoke.
O Parque de Jigokudani é uma atracção turística nos arredores de Yamanouchi, na província de Nagano, no Japão.
Além das águas termais, o parque é famoso por atrair numerosos macacos da neve, que tentam confortar-se com banhos nas águas quente, enquanto escapam ao frio durante os meses de Inverno.
O Monte Fuji é a montanha mais alta do Japão, com 3776 metros de altitude. O cone simétrico do vulcão é um ícone e atracção turística (talvez demasiado) popular para turistas e alpinistas.
A subida pode demorar entre três e oito horas e a descida entre duas a cinco horas. Diz-se que, em dias de céu limpo, o vulcão pode ser avistado desde Tóquio, a 100 quilómetros de distância. O Monte Fuji é um símbolo vital para o Japão e a UNESCO reconheceu o seu significado cultural em 2013.
Se for visitar o Japão, use o Japan Rail Pass, pois irá poupar dinheiro ao movimentar-se pelo país.
Com vista para a histórica cidade de Kagoshima, na Ilha de Kyushu, a zona de Sakurajima é composta por três vulcões ainda em actividade constante. A zona vulcânica está situada a 50 quilómetros da central nuclear de Sendai.
Por razões óbvias de segurança, os visitantes não são autorizados a subir até perto da cratera, mas existem miradouros de onde se pode apreciar a paisagem.
Localizado a Oeste de Okinawa, Ishigaki é o principal destino de praia do Japão e base para explorar as outras ilhas do arquipélago de Yaeyama.
Situada a 2000 km de Tóquio, Ishigaki não possui santuários ou templos, mas tem zonas fantásticas de snorkeling e mergulho nos recifes de coral.
Antes de se aventurar nas águas é, no entanto, aconselhável tomar atenção a eventuais avisos para a presença de espécies venenosas, como medusas, mais prevalentes entre Junho a Outubro.
A temperatura média e os padrões climáticos variam em todo o país, e a melhor altura para visitar o Japão não é igual em todo o território.
As principais influências no clima de Honshu são as montanhas e os águas quentes circundantes, que provocam muita precipitação em forma de chuva e neve. O tempo no Inverno difere também entre o mar ocidental do Japão e as costas do Pacífico.
A zona ocidental é assolada por ventos frios e nevões, enquanto na costa do Pacífico os dias de Inverno tendem a ser secos com céu azul.
Apesar da presença frequente de chuva, a Primavera é um dos momentos mais agradáveis para visitar o Japão, quando os relatórios meteorológicos retratam a evolução constante da cerejeiras e o colorido que conferem a várias regiões do país.
Uma onda de tufões e mais chuva em Setembro precede o Outono, que dura de Outubro a fim de Novembro.
O Outono é considerada a temporada mais espectacular para visitar o Japão, quando florestas e cidades ganham um colorido vibrante com o processo de fotossíntese.
Ao visitar o Japão é importante ter em conta os feriados porque uma avalanche de gente se movimenta entre regiões e pode tornar-se muito complicado encontrar hotéis e transporte, além dos preços poderem ser igualmente infernais.
Estes períodos são: ano novo, uma semana no final de Abril e outro feriado em Agosto.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Japão.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel no Japão ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!