População - 10,046,516 (July 2018 est.)
Capital - Baku
Língua oficial - Azeri
Moeda oficial - Manat Azeri (AZN)
Código Internacional de telefone - +994
Fuso horário - UTC/GMT +4
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Heydar Aliyev | Aeroporto internacional Nakhchivan
Baku, a capital do Azerbaijão, nas margens do Mar Cáspio, tornou-se uma das cidades mais baladas da Ásia Central nos últimos anos. O investimento em arranha-céus, contrasta com a Cidade Velha de Icheri Sheher — Património Mundial da UNESCO.
A Torre da Donzela, que data do século XII e fazia parte da antiga cidade, bem como o Palácio Shirvanshah, construído no século XIII, são alguns dos locais a não perder em Baku. Além disso, existem muitos mercados locais para explorar ao passear pela cidade.
A imagem mais reconhecida da capital Azeri são as Flame Towers (ou Torres de Fogo), que se avistam de qualquer lugar de Baku. A cidade também inclui o moderno Museu de Arte Contemporânea, que tem mais de 900 obras de artistas emergentes da região.
Serão cerca de 350 os vulcões de lama existentes no Azerbaijão. Um dos mais conhecidos é o Vulcão Garasu, reconhecido por expelir lama a mais de 1000 metros no ar. Estima-se que estes vulcões tenham entrado em erupção pela primeira vez há 25 milhões de anos.
A paisagem do vulcão de lama no Parque Nacional de Gobustan é um dos locais mais interessantes para ver no Azerbaijão. Situado a apenas 67 km de Baku, Gobustan é facilmente acessível a partir da capital.
O Mar Cáspio é, na verdade, um lago — um dos maiores do mundo — com água salgada. Com uma superfície de cerca de 370 mil quilómetros quadrados fica no que parece ser um leito oceânico. As actividades mais populares no Mar Cáspio incluem cruzeiros, mergulho e pesca.
Este é sem dúvida um dos melhores lugares para se visitar no Azerbaijão. A costa do Azerbaijão estende-se por mais de 500 km — da fronteira com o Irão até ao Daguestão, na Rússia. Algumas das zonas onde é aconselhável nadar é em Sumgait e Lankaran.
O Parque Nacional de Shirvan é uma área protegida desde 2003. Este parque semidesértico, a pouco mais de 100 km de Baku, combina vida selvagem, dunas e uma pequena faixa de litoral. Aí pode desfrutar de paisagens e fauna variada como gazelas, gatos selvagens, chacais, tartarugas e mais de 200 espécies de aves, incluindo flamingos e 32 espécies raras.
Situada no sopé das montanhas do sul do Grande Cáucaso, a Oeste de Baku, Seki era uma paragem da antiga Rota da Seda e muito popular devido às sedas e outros tecidos aí comercializados.
A tradição ainda está muito viva nesta cidade do Azerbaijão. Além das artes e ofícios encontrados, há também castelos, mesquitas, paisagens verdejantes e o Palácio de Shaki Khans. Este existe desde o século XVIII e aí podem admirar-se belas pinturas nas paredes e janelas esculpidas.
Yanar Dag pode ser traduzido como a “Montanha do Fogo”. Trata-se de um local onde, na Península Absheron, chamas permanecem acesas diariamente numa encosta. É uma parede de fogo com vários metros de comprimento, que nunca se extingue. Numa zona rica em gás natural, as chamas naturais continuam a arder há centenas de anos e até foram relatadas por escritores históricos como Marco Polo.
O fogo — que ocorre naturalmente — é mais impressionante ao entardecer e é aí que turistas e moradores se sentam para observar o fenómeno. Dos locais naturais deste género existentes no Azerbaijão, Yanar Dag é sem dúvida o que mais impressiona.
Quba, Xinaliq, Khinalug e Laza são algumas das várias aldeias que oferecem vistas panorâmicas e deslumbrantes das montanhas do Cáucaso. Quba, é uma pacata zona rural famosa pelas maçãs e tapetes, mas também a porta de entrada para as aldeias remotas mais fascinantes do Azerbaijão.
Estas aldeias de pastores oferecem algumas das mais bonitas paisagens do país, mas também caminhadas e uma visão real dos costumes Azeris. A aldeia vizinha de Khinalug, a 2350 metros de altitude é outro local que pode colocar no roteiro.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Azerbaijão.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!