Uzbequistão
População - 30,023,709 (July 2018 est.)
Capital - Tashkent
Língua oficial - Uzbeque
Moeda oficial - Som uzbeque (UZS)
Código Internacional de telefone - +998
Fuso horário - UTC/GMT +5
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Tashkent
Samarcanda já foi um dos principais pontos da antiga Rota da Seda. E de algum modo ainda o é, pois a cidade é fantástica — especialmente o famoso Registan. De dia e, talvez ainda mais à noite, quando a zona se ilumina é irresistível. É sem dúvida, um dos pontos mais impressionantes da Ásia Central.
Embora destruída por Genghis Khan, Samarcanda ainda possui as madrassas preservadas mais antigas do mundo e é uma das principais atracções turísticas do Uzbequistão.
Samarcanda é uma “Encruzilhada de Culturas”, o centro histórico da cidade está listado como Património Mundial da UNESCO, e aí irá encontrar obras-primas únicas da arquitectura antiga, minaretes, cúpulas e mosaicos deslumbrantes.
Todas as principais estradas de Samarcanda levam ao Registan, pois era o coração da dinastia Timurid. Outro local histórico impressionante em Samarcanda é o Complexo Shah-i-Zinda, com as vibrantes cores azuis.
Tashkent é a capital do Uzbequistão e uma das cidades mais ricas da Ásia Central. A cidade é reflexo do desenvolvimento histórico do país e permite uma fácil introdução à arquitectura islâmica.
Após um terramoto de 1966, Tashkent foi quase totalmente reconstruída. Mesmo asim, Tashkent tem alguns incríveis locais históricos como o Complexo Hazrat Imam e a Madrassa de Kukeldash ou edifícios arquitectónicos soviéticos como o Museu de História e o Hotel Uzbequistão. Isto além de parques modernos como a Praça da Independência.
No entanto, o maior museu é… o metro. Quase todas as estações de Metro são uma obra de arte. É também preciso não esquecer o enorme Bazar de Chorsu.
Tão bonita quanto Samarcanda e a apenas 300 quilómetros de distância fica outro dos símbolos turísticos do Uzbequistão: Bukhara. A cidade antiga também está listada como Património Mundial da UNESCO e aí podem visitar-se imponentes mesquitas, madrassas e palácios.
Bukhara era uma das grandes cidades comerciais ao longo da Rota da Seda e a cidade mais sagrada da Ásia Central, pois era uma base importante para a teologia islâmica. O centro histórico da cidade de Bukhara é um dos exemplos mais completos de uma cidade medieval da Ásia Central. Contém mais de 100 monumentos arquitectónicos da Idade Média, incluindo o Poi-Kalan, o mausoléu de Ismail Samoni e as madrassas de Ulugbek e Abdulaziz Khan.
Com becos estreitos e bazares agitados, Bukhara é uma das cidades por excelência da Rota da Seda.
O Mar de Aral diminuiu drasticamente de tamanho a partir de 1960 — um dos grandes desastres ambientais do século XX causados pelo ser humano. Durante a era soviética as águas foram desviadas para extensos campos de algodão no deserto. Outrora o quarto maior corpo de água doce do mundo, o Mar de Aral tem apenas uma fracção do seu tamanho anterior.
Por tudo isso, Aral é um lugar fascinante para se visitar. O antigo porto de pesca — que era reconhecido na União Soviética pelas enormes capturas de pescado — está agora no meio de um deserto sem fim, já que as águas há muito recuaram. Os esqueletos de navios na areia — agora a quilómetros de distância do mar aberto — são uma lembrança pungente do passado.
Khiva é provavelmente a cidade mais notável do Uzbequistão e da Ásia Central. A cidade costumava ser um importante centro comercial na Rota da Seda e todas as caravanas aí paravam a caminho da China ou do Mediterrâneo.
Khiva era conhecida como um posto de comércio de escravos. Agora é Património Mundial da UNESCO. A cidade de Khiva ou Ichan Kala foi descrita como um museu ao ar livre e consiste num labirinto de ruas medievais estreitas ladeadas por madrassas, mesquitas, e palácios. Existem cerca de 50 monumentos históricos para visitar na cidade, oficinas de tecelagem de tapetes, minaretes deslumbrantes e torres cobertas de azulejos.
Escondida nas profundezas do deserto, a antiga cidade é tão autêntica quanto fascinante. É o meu lugar favorito no Uzbequistão.
Conhecido como o Jardim do Uzbequistão, o Vale de Fergana fica na parte oriental do país, partilhado com o Quirguistão e Tajiquistão — entre as Tien Shan e a cordilheira de Pamir Alay. É a área mais fértil e populosa do Uzbequistão (7 milhões de pessoas).
Rodeado pelas montanhas de Tien Shan, o vale representa o local ideal para a agricultura e pecuária. O Vale de Fergana é famoso por cidades como Fergana, Andijan ou Kokand, mas também por monumentos históricos e arquitectura.
O Vale de Fergana estende-se pela Ásia central, formando uma parte crucial da antiga Rota da Seda do norte. É uma área de beleza natural deslumbrante e — apesar do clima relativamente seco — o vale possui planícies verdejantes graças aos rios Naryn e Kara Darya.
Ugam-Chatkal é o maior parque nacional do Uzbequistão. Criado em 1992, abrange 574 mil hectares e está localizado nos cumes de Chatkal, na cordilheira de Tien Shan (as montanhas celestiais). Presenteia-nos com paisagens verdejantes e protege os bosques das terras altas e um ecossistema único, habitado por várias espécies raras e ameaçadas de animais e plantas.
Esforços constantes são feitos para preservar as florestas existentes. As medidas de protecção da natureza ajudaram também a aumentar significativamente o número de ursos. Até os leopardos-das-neves, quase extintos, começam também a regressar a esta zona.
A fauna do Parque Nacional de Ugam-Chatkal inclui mais de 280 espécies, das quais 44 espécies de mamíferos, centenas de espécies de aves, répteis, anfíbios e peixes.
A flora é ainda mais diversificada: com mais duas mil espécies de plantas, incluindo muitas raras e endémicas.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Uzbequistão.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Plataformas para poupar nas viagens
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel no Uzbequistão ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!