População - 82,021,564 (Julho 2017 est.)
Capital - Teerão
Língua oficial - Farsi (Persa)
Moeda oficial - Rial Iraniano
Código Internacional de telefone - +98
Fuso horário - UTC/GMT +3h30
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Imam Khomeini (Teerão) | Aeroporto Internacional de Mashhad | Aeroporto Internacional de Isfahan | Aeroporto Internacional de Shiraz
Com uma população de cerca de oito milhões de pessoas na cidade e 15 milhões na zona metropolitana, Teerão, é a cidade mais populosa do Irão. Mas, Teerão, é muito mais do que caos no trânsito e nas ruas.
A cidade conquista visitantes pelo clima, proximidade das montanhas, extensos parques e jardins, gastronomia e acolhimento dos cidadãos locais.
E, em pleno coração de Teerão, o Grande Bazar é um local imperdível. É estimado que o Bazar de Teerão se prolongue por mais de dez quilómetros de becos labirínticos e lojas onde clientes e vendedores regateiam preços a cada dia do ano.
Na capital há ainda espaço para visitar o Museu Nacional do Irão ou Palácio de Golestan.
Kish é uma ilha turística de 90 km2 no Golfo Pérsico, ao largo da costa Sul do Irão. Kish é reconhecida pelos recifes de coral, pela fauna – com golfinhos, focas e aves – e pelas várias praias atraentes.
Existe uma variedade de actividades para passar o tempo, como jet-ski, vela, pesca, parapente, caminhadas ou passeios de barco.
A ilha de Kish é muitas vezes apelidada de Pérola do Golfo Pérsico e investidores iranianos estão a usar fundos para tornar Kish num destino turístico ainda mais reconhecido.
As praias de areia branca, recifes de coral, regras islâmicas mais relaxadas, um aeroporto e a proximidade com o Dubai irão fazer o resto. Algumas praias de Kish são exclusivas para mulheres.
Shiraz é a quinta cidade mais populosa do Irão e a capital da província de Fars. Segundo os historiadores islâmicos, Shiraz só surgiu após a conquista árabe do Irão.
Referida muitas vezes como o coração da cultura persa durante mais de 2000 anos, a cidade de Shiraz tornou-se sinónimo de educação, poesia e vinho.
Os edifícios mais interessantes em Shiraz estão localizados na parte antiga da cidade, onde se incluem várias mesquitas. No centro histórico da cidade pode ainda visitar o Bazar Vakil, o jardim de Delgosha, ou o Jardim de Eram (Bagh-e Eram) – um jardim persa histórico.
O nome deriva de um dos quatro jardins do Paraíso mencionado no Alcorão.
O nome Shiraz é associado ao vinho e, a verdade é que, até à revolução islâmica, o Irão tinha uma tradição vinícola que se tinha arrastado por séculos. A primeira evidência de cultivo de uvas em Shiraz terá sido encontrada por volta de 2500 a.C.
Naqsh-e Jahan é uma praça no centro da cidade de Isfahan. Construída entre 1598 e 1629, a praça é agora um importante local histórico e Património da UNESCO.
Naqsh-e Jahan estende-se por uma área de mais de 89 mil metros quadrados, cercada por estruturas da era Safavid.
No lado Sul da praça está situada a Mesquita Shah, no lado Oeste, o Palácio Ali Qapu. A Leste da praça fica a Mesquita Sheikh Lotfollah e, do lado norte, a entrada de Keisaria convida à entrada para o Grande Bazar de Isfahan.
O Irão é vasto e apresenta diferentes tipos de clima: suave e húmido na costa do Mar Cáspio, continental e árido no planalto, frio nas montanhas e quente na costa Sul e Sudeste.
Na região do Mar Cáspio, o clima é suave, com toque mediterrânico, com Invernos bastante amenos e chuvosos e Verões quentes e húmidos.
Dada a imensidão do Irão e as diferentes regiões climáticas, a melhor altura para visitar o Irão é durante a Primavera e Outono, ou seja, entre Abril e Junho e entre Setembro e final de Outubro ou Novembro.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Irão.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel no Irão ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!