• Skip to main content
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início Ásia Irão
Início Ásia Irão

Irão

População - 82,021,564 (Julho 2017 est.)

Capital - Teerão

Língua oficial - Farsi (Persa)

Moeda oficial - Rial Iraniano

Código Internacional de telefone - +98

Fuso horário - UTC/GMT +3h30

Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Imam Khomeini (Teerão) | Aeroporto Internacional de Mashhad | Aeroporto Internacional de Isfahan | Aeroporto Internacional de Shiraz

Quando visitar o Irão Segurança no Irão Artigos recentes

Pontos turísticos do Irão

Teerão

Vista de Teerão, Irão
Mais de oito milhões de pessoas habitam a capital do Irão, Teerão. As montanhas Alborz dão um colorido especial à cidade. Foto: Ninara

Com uma população de cerca de oito milhões de pessoas na cidade e 15 milhões na zona metropolitana, Teerão, é a cidade mais populosa do Irão. Mas, Teerão, é muito mais do que caos no trânsito e nas ruas.

A cidade conquista visitantes pelo clima, proximidade das montanhas, extensos parques e jardins, gastronomia e acolhimento dos cidadãos locais.

E, em pleno coração de Teerão, o Grande Bazar é um local imperdível. É estimado que o Bazar de Teerão se prolongue por mais de dez quilómetros de becos labirínticos e lojas onde clientes e vendedores regateiam preços a cada dia do ano.

Na capital há ainda espaço para visitar o Museu Nacional do Irão ou Palácio de Golestan.

Kish

Kish, Irão
Apelidada de Pérola do Golfo Pérsico, a ilha de Kish atrai visitantes em busca de sossego e águas tranquilas.

Leia também

Covid-19 — como reservar alojamento (seguro e limpo)?

Kish é uma ilha turística de 90 km2 no Golfo Pérsico, ao largo da costa Sul do Irão. Kish é reconhecida pelos recifes de coral, pela fauna – com golfinhos, focas e aves – e pelas várias praias atraentes.

Existe uma variedade de actividades para passar o tempo, como jet-ski, vela, pesca, parapente, caminhadas ou passeios de barco.

A ilha de Kish é muitas vezes apelidada de Pérola do Golfo Pérsico e investidores iranianos estão a usar fundos para tornar Kish num destino turístico ainda mais reconhecido.

As praias de areia branca, recifes de coral, regras islâmicas mais relaxadas, um aeroporto e a proximidade com o Dubai irão fazer o resto. Algumas praias de Kish são exclusivas para mulheres.

Shiraz

As ruínas de Persepolis datam de 515 a.C. e a UNESCO declarou Persepolis Património Mundial da Humanidade, em 1979.

Shiraz é a quinta cidade mais populosa do Irão e a capital da província de Fars. Segundo os historiadores islâmicos, Shiraz só surgiu após a conquista árabe do Irão.

Referida muitas vezes como o coração da cultura persa durante mais de 2000 anos, a cidade de Shiraz tornou-se sinónimo de educação, poesia e vinho.

Os edifícios mais interessantes em Shiraz estão localizados na parte antiga da cidade, onde se incluem várias mesquitas. No centro histórico da cidade pode ainda visitar o Bazar Vakil, o jardim de Delgosha, ou o Jardim de Eram (Bagh-e Eram) – um jardim persa histórico.

O nome deriva de um dos quatro jardins do Paraíso mencionado no Alcorão.

O nome Shiraz é associado ao vinho e, a verdade é que, até à revolução islâmica, o Irão tinha uma tradição vinícola que se tinha arrastado por séculos. A primeira evidência de cultivo de uvas em Shiraz terá sido encontrada por volta de 2500 a.C.

Praça Naqsh-e Jahan

Mesquita Shah, Isfahan
A Mesquita Shah, na Praça Naqsh-e Jahan é uma das atracções de Isfahan. A praça foi construída entre 1598 e 1629 e já recebeu o selo da UNESCO.

Naqsh-e Jahan é uma praça no centro da cidade de Isfahan. Construída entre 1598 e 1629, a praça é agora um importante local histórico e Património da UNESCO.

Naqsh-e Jahan estende-se por uma área de mais de 89 mil metros quadrados, cercada por estruturas da era Safavid.

No lado Sul da praça está situada a Mesquita Shah, no lado Oeste, o Palácio Ali Qapu. A Leste da praça fica a Mesquita Sheikh Lotfollah e, do lado norte, a entrada de Keisaria convida à entrada para o Grande Bazar de Isfahan.

Quando visitar o Irão

O Irão é vasto e apresenta diferentes tipos de clima: suave e húmido na costa do Mar Cáspio, continental e árido no planalto, frio nas montanhas e quente na costa Sul e Sudeste.

Na região do Mar Cáspio, o clima é suave, com toque mediterrânico, com Invernos bastante amenos e chuvosos e Verões quentes e húmidos.

Dada a imensidão do Irão e as diferentes regiões climáticas, a melhor altura para visitar o Irão é durante a Primavera e Outono, ou seja, entre Abril e Junho e entre Setembro e final de Outubro ou Novembro.

Irão - Estado do tempo



Segurança no Irão

Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.

Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Irão.

Leia também

Qual o melhor seguro de viagem? (IATI vs World Nomads)

Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.

Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.

O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.

O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Marcar voo para o Irão Reservar hotel no Irão Alugar automóvel Fazer seguro de viagem
De Portugal a Macau Ásia Irão

Crónica de um visto anunciado

Quando, numa entrevista com um jornal de Macau, me perguntaram quais seriam os problemas que antecipava que surgissem para esta minha travessia De Portugal a Macau, a min …

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2023 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .