Laos

    População - 7,019,073 (Julho 2016 est.)

    Capital - Vientiane

    Língua oficial - Lao, Francês, Inglês

    Moeda oficial - Kip

    Código Internacional de telefone - +856

    Fuso horário - UTC/GMT +7

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Luang Prabang | Aeroporto Internacional de Wattay (Vientiane)

    Pontos turísticos do Laos

    Nong Khiaw

    Nong Khiaw é um destino turístico popular na província de Luang Prabang. A maior parte dos turistas visita para caminhar, trepar as colinas ou pedalar na paisagem natural. Uma das atracções é a ponte sobre o rio Nam Ou que liga as duas partes de Nong Khiaw e de onde é possível apreciar o rio e as montanhas.

    Cataratas de Kuang Si

    As Cataratas de Kuang Si são uma das atracções mais procuradas na região de Luang Prabang, devido à beleza das águas e por estas oferecerem um alívio ao calor do Laos.

     

    A água - que varia entre azul-turquesa e verde-esmeralda - desliza por terraços de pedra calcária, formando piscinas, que por sua vez estão rodeadas por vegetação exuberante. Se quiser tirar proveito da serenidade do local, é melhor visitar nas primeiras horas do dia, quando muita gente ainda recupera da festa da noite anterior. As quedas d’água Kuang Si situam-se a cerca de 30 km de Luang Prabang. O cenário é semelhante às cataratas e lagos de Plitvice na Croácia.

    Rio Mekong

    O Mekong é o maior rio do Sudeste Asiático, com um comprimento estimado de mais de 4000 km, sendo que a maior parte atravessa o Laos. Sem grandes acessos por terra, com estradas em mau estado, o Rio Mekong é a principal via de comunicação do país. Aconselha-se a fazer uma viagem de barco entre Huay Xai, na zona fronteiriça da Tailândia, até Luang Prabang.

    Luang Prabang

    O lugar mais popular para visitar no Laos, Luang Prabang é uma cidade histórica que funcionou como a capital do Laos. Localizada na confluência dos rios Mekong e Nam Khan, Luang Prabang é o centro espiritual do país, com diversos templos budistas e mosteiros. Nomeada Património Mundial da UNESCO, Luang Prabang apresenta a tranquilidade como uma das suas referências. A paisagem está preenchida com montanhas, grutas sagradas e quedas d’água.

    Quando visitar o Laos

    O clima no Laos divide-se entre a estação seca e chuvosa. A estação seca decorre de Novembro a Fevereiro. Estes meses apresentam humidade e temperaturas mais aceitáveis, embora as noites possam ser algo frias nas montanhas do norte. A melhor altura para visitar o Lagos é, assim, entre Novembro e Março. Em Fevereiro, as temperaturas começam a subir, atingindo o pico em Abril. Entre Abril e Outubro, a monção assola todo o território, particularmente o Sul, o que por vezes torna o transporte rodoviário impossível.

     

    Devido à prática de queimadas na agricultura, grande parte da região norte, incluindo Luang Prabang, é encoberta pelo fumo até Março, quando se inicia a monção. Em Abril e Maio, as temperaturas chegam aos 35°C , enquanto de Julho a Setembro, as chuvas são menos frequentes, mas o calor prossegue.

    Laos - Estado do tempo



    Segurança no Laos

    Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Laos.

    O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas. Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.


    Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas. O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.

    Artigos sobre o Laos


    Ainda não existem artigos escritos sobre o Laos.

    Convido-o a explorar outros destinos de viagem nos Lugares Incertos