População - 1,458,545
Capital - Panjim
Língua oficial - Hindi, Inglês
Moeda oficial - Rúpia
Código Internacional de telefone - +91
Fuso horário - UTC/GMT +5.5
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Goa
Goa Velha é uma zona histórica no estado indiano de Goa, no distrito de Goa Norte. Outrora a elegante capital portuguesa de Goa, actualmente o que sobra são apenas igrejas e catedrais.
O labirinto de ruas tortuosas, praças e grandes moradias portuguesas desapareceu há muito tempo. Alguns dos edifícios tornaram-se museus arqueológicos e dispõem de exposições sobre a história de Goa.
Um dos edifícios mais imponentes em Goa Velha é o Convento de São Francisco de Assis, construído em 1521, bem como a Basílica do Bom Jesus, que contém, na capela, desde 1655, os restos de S. Francisco Xavier, o missionário e o santo padroeiro de Goa.
O corpo, conservado numa urna de prata elaborada por artesãos locais, é exibido ao público uma vez a cada dez anos. A próxima exibição pública será em 2025.
A Sé Catedral de Santa Catarina é a maior igreja da Índia e levou oitenta anos a construir, sendo finalmente concluída em 1640.
Goa Velha foi declarada património mundial da UNESCO e é agora a principal atracção cultural do estado, sobretudo para os turistas que colocam uma pausa nas férias de praia e aproveitam para admirar as fachadas maciças e os interiores dos monumentos religiosos.
A praia mais a sul, Palolem, é considera uma das mais bonitas. Situada numa baía natural rodeada por serra de ambos os lados, oferece um mar idílico para pescadores e turistas estrangeiros.
A praia foi cenário de filmagens do filme The Bourne Supremacy, com o actor Matt Damon. A variedade de praias de Goa, ao longo dos 60 quilómetros de costa, oferece cenários para todos os gostos e bolsas. Desde resorts de luxo, até alojamentos mais simples de madeira ou bambu.
A longa e isolada Praia de Agonda é perfeita para quem procura fugir do rebuliço de outros locais e apenas deseja desfrutar do silêncio e natureza. No pólo oposto encontra-se a Praia de Calangute Beach, a mais comercial e visitada.
As praias de Mandrem, Morjim e Ashwem são os principais destinos para quem busca férias de resorts e spa. A praia favorita das famílias é Mandrem, que oferece marés tranquilas – perfeitas para as crianças brincarem.
Para chegar à praia é necessário atravessar uma pequena ponte de madeira que se ergue sobre as águas do rio.
No Norte de Goa, a Praia de Arambol praia, é o local ideal para observação de golfinhos. Com as suas praias de areia branca, Vagator está a ganhar notoriedade, mas a praia mais visitada é Calangute.
Esta fortaleza está entre os lugares melhor preservados em Goa. As vistas do monumento para a praia de Sinquerim e o Mar Arábico são fascinantes.
A Fortaleza de Aguada foi construída em 1613 e desde então transformou-se num ponto de referência para os navios que visitam as costas de Goa.
Além de ser um vital de auxílio à navegação, foi também estratégico para os portugueses para defesa contra ataques invasores.
Fontainhas é um bairro da cidade de Pangim em Goa, na Índia, declarado Património da UNESCO em 1984. É como se fosse uma viagem ao passado, onde poderá percorrer antigas residências portuguesas coloridas, pertencentes às últimas famílias portuguesas sobreviventes de Goa.
Ruas pitorescas, com galerias de arte, padarias e restaurantes conferem a esta zona um carácter inegável.
Se é um amante da natureza, não pode perder o esplendor de Dudhsagar, a maior catarata de Goa, no alto do rio Mandovi e a cerca de 60 km de Panjim.
Esta catarata, com vários canais, jorra água de uma altura de 300 metros, tornando-a na quinta maior em toda a Índia. Além de uma visita à queda de água, pode aproveitar a zona para fazer uma caminhada pela floresta.
A monção em Goa ocorre entre Junho e fim de Setembro. Entre Dezembro e final de Janeiro os preços sobem bastante e regista-se um enorme influxo de turistas.
Os meses mais quentes são Abril e Maio, quando a humidade é elevada e a temperatura pode atingir 33°C.
A melhor altura para visitar Goa é após a monção, sobretudo no período entre Novembro e Março.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia em Goa.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
- Alinha numa aventura? Venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Ainda não existem artigos escritos sobre Goa.