Início ÁsiaJordânia

    Jordânia

    População - Petra

    Capital - Amã

    Língua oficial - Árabe

    Moeda oficial - Dinar Jordano

    Código Internacional de telefone - +962

    Fuso horário - UTC/GMT +2

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Queen Alia (Amã) | Aeroporto Internacional Rei Hussein (Aqaba)

    Pontos turísticos da Jordânia

    Petra

    Petra, Jordânia

    Esculpida nas rochas há mais de 2000 anos, Petra confunde-se com a Jordânia. Habitada desde os tempos pré-históricos, esta cidade situada entre o Mar Vermelho e o Mar Morto, foi um importante entreposto comercial para o negócio da seda e especiarias entre a Arábia, o Egipto e a Síria. Um engenhoso sistema de gestão de água permitiu solucionar o problema desta área árida durante os períodos romano e bizantino.

     

    Petra está metade construída, metade escavada na rocha, é cercada por montanhas com passagens e desfiladeiros e é, sem dúvida, a jóia do turismo jordano. Petra serviu de base para a rodagem de vários filmes, com destaque para Indiana Jones (A última cruzada) e o Regresso da Múmia. Petra recebeu o selo de Património Mundial da UNESCO desde 1985.

    Wadi Mujib

    Wadi Mujib, Jordânia

    Wadi Mujib está 400 metros abaixo do nível do mar, sendo considerada a reserva natural em menor altitude do mundo. Wadi Mujib chega ao Mar Morto depois de deslizar por vários desfiladeiros, estende-se até às montanhas de Karak e Madaba, 900 metros acima do nível do mar em alguns locais e - a variação de altitude e a fusão das águas de outros afluentes - permite a explosão de fauna e flora.

     

    A biodiversidade desta região da Jordânia é relevante, incluindo mais de 300 espécies de plantas, animais carnívoros e várias espécies de aves endógenas e migratórias. Pode explorar Wadi Mujib através de várias actividades - canoagem, caminhadas, escalada, ou apenas refrescando-se numa das várias cataratas.

    Wadi Rum

    Wadi Rum, Jordânia

    Wadi Rum é uma região desértica protegida, no Sul da Jordânia. Possui locais de interesse como as dramáticas formações rochosas de Jebel Um Ishrin, gravuras pré-históricas ou arcos naturais como Burdah Rock. Excepto os visitantes que sofrem de acrofobia, ou seja, vertigens, todos os visitantes fazem questão de atravessar este fantástico arco de rocha.

     

    Wadi Rum é muitas vezes apelidado de Vale da Lua, devido às alegadas semelhanças com a superfície lunar. Esta zona árida é popular por vários motivos, primeiro porque é de fácil acesso - a quatro horas de Amã, a duas horas de Petra e perto da fronteira com Israel. Por outro lado, Wadi Rum foi palco para um dos grandes clássicos do cinema - Lawrence da Arábia (1962) - e, mais tarde, o filme Planeta Vermelho (2000), onde foi usado para imitar a superfície de Marte.

    Mar Morto

    Mar Morto, Jordânia

    O Mar Morto é flanqueado por montanhas a Leste e as falésias de Jerusalém a Oeste. A atracção principal no Mar Morto é a água tépida, tranquila e carregada de sal. A água do Mar Morto é dez vezes mais salgada do que qualquer outro oceano e rica em sais de cloreto de magnésio, sódio ou potássio.

     

    Uma série de boas estradas, hotéis com spa e instalações dedicadas ao turismo de saúde, bem como descobertas arqueológicas tornaram esta região atractiva para os visitantes de agora, tal como havia já sido no passado para reis e rainhas (como Cleópatra), imperadores, comerciantes, profetas e peregrinos. A apenas 45 minutos da capital, Amã, e cercado por um punhado de importantes locais de peregrinação religiosa, o Mar Morto é uma importante atracção turística da Jordânia.

    Quando visitar a Jordânia

    Na Jordânia, o clima é subtropical árido, com Invernos frios no planalto, devido à altitude e Verões quentes. As chuvas no país são geralmente escassas e chegam entre Novembro e Abril, sobretudo em Dezembro e Fevereiro, enquanto em Amã a precipitação é escassa entre Maio e Outubro. O Verão é muito quente, com temperaturas muitas vezes acima dos 40°C à.

     

    Em Petra, devido à localização elevada, embora os dias de Verão possam ser quentes, as noites são bastante frescas. No Inverno, Petra pode ser muito fria, com chuva e até mesmo com neve. A melhor altura para visitar a Jordânia é durante a Primavera e Outono, em particular nos meses de Abril, Maio, Setembro e Outubro.

    Jordânia - Estado do tempo



    Segurança na Jordânia

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Jordânia.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre a Jordânia