• Skip to main content
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início Ásia Arménia
Início Ásia Arménia

Arménia

População - 3,038,217 (Julho 2018 est.)

Capital - Erevan

Língua oficial - Arménio

Moeda oficial - Dram arménio (AMD)

Código Internacional de telefone - +374

Fuso horário - GMT/UTC +4

Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Zvartnots (Erevan)

Segurança na Arménia Artigos recentes

Yerevan

Memorial do Genocídio de Tsitsernakaberd, Yerevan, Arménia
Entrada para o Memorial do Genocídio de Tsitsernakaberd, em Yerevan. A homenagem a 1,5 milhão de arménios mortos. Foto: Jorge Duarte Estevão

Apesar de ser uma das cidades continuamente habitadas mais antigas do mundo, Yerevan tem surpreendentemente pouco para mostrar em termos de edifícios e monumentos históricos. A explicação é que durante a era soviética, muitos foram demolidos na tentativa de criar uma cidade à imagem de metrópoles ocidentais. Yerevan é muitas vezes chamada de “a cidade rosa” graças à cor vulcânica usada para a construção dos edifícios.

Yerevan tem mesmo assim muito para oferecer, pois as ruas têm um ambiente cosmopolita, com inúmeros cafés, terraços, praças e parques. Porém, o grande destaque da cidade é o Museu do Genocídio Arménio, uma visita obrigatória se quiser entender os eventos que afectaram profundamente esta nação.

Parque Nacional de Dilijan

Parque Nacional de Dilijan, Arménia
Com paisagens verdejantes, o Parque Nacional de Dilijan é umas das regiões mais belas da Arménia. Foto: Michael Wong

Leia também

Covid-19 — como reservar alojamento (seguro e limpo)?

No Parque Nacional de Dilijan encontram-se paisagens deslumbrantes, e este é o destino ideal para os amantes da natureza e adeptos das actividades ao ar livre. As colinas e montanhas que compõem a maior parte do território do parque nacional são cobertas por uma floresta sem fim.

Juntamente com a diversidade de fauna e flora, existem alguns lagos e bonitos mosteiros que datam dos séculos X e XI. Da cidade, pode fazer uma curta caminhada até Jukhtak Vank, um mosteiro semi-abandonado. Não muito longe, há ruínas de outro mosteiro, Matosavank, do século XIII, mas mais difícil de localizar.

Com uma infinidade de caminhos, o Parque Nacional de Dilijan é o local ugar ideal para fazer caminhadas.

Gyumri

Gyumri, Arménia
Gyumri é a segunda maior cidade arménia. Apesar de ter sido destruida por um terramoto, foi reconstruída com sucesso. Foto Thomas Hackl

A segunda maior cidade da Arménia, Gyumri merece uma visita cuidada. Talvez o melhor lugar para apreciar as vistas seja desde a Fortaleza Negra. Muitas das instituições culturais mais importantes da Arménia estão em Gyumri — como o Museu da Vida Social e Arquitectura Nacional, a Casa-Museu das Irmãs Aslamazyan e a Casa-Museu Sergey Merkurov.

A segunda maior cidade do país foi gravemente devastada durante o terramoto de 1988 e ainda se pode constatar o quanto foi destruída. Antes do terramoto, era conhecida como a localidade mais bonita da Arménia, com destaque para a praça principal – a Praça Vartanants. Yerevan é conhecida pela cor rosada, enquanto em Gyumri, a maioria dos edifícios é negra.

Mosteiro de Khor Virap

Mosteiro de Khor Virap e Monte Ararat, Arménia
O fantástico cenário com o Mosteiro de Khor Virap, na Arménia, e o Monte Ararat, já na Turquia. Foto: Jorge Duarte Estevão

Situado entre paisagens absolutamente fascinantes, o Mosteiro de Khor Virap é obrigatório numa viagem à Arménia. Este é um local de peregrinação popular, conhecido pelo cenário incrível do Monte Ararat, na Turquia. A capela foi construída no ano de 642, com acréscimos e ampliações posteriores ao longo dos séculos.

Khor Virap significa “masmorra profunda” e foi aí que São Gregório, o Iluminador, foi preso no século III. Após ser libertado, ajudou a converter o rei local ao cristianismo, o que permitiu que a Arménia se tornasse a primeira nação cristã. Como tal, Khor Virap é um local popular para casamentos arménios.

Lago Sevan

Pôr-do-sol no Lago Sevan, Arménia
A paisagem serena do Lago Sevan, a cerca de uma hora da capital da Arménia, Yerevan. Foto: Jorge Duarte Estevão

O Lago Sevan é o maior lago de todo o Cáucaso. É um destino de férias popular entre os arménios, mas possui também locais históricos para visitar. O mais popular é o Mosteiro de Sevanavank, bastante próximo do lago e de onde podem ser obtidas excelentes vistas.

Várias praias fantásticas atraem a maioria dos turistas, que vêm relaxar nas areias douradas ou desfrutar da incrível variedade de desportos aquáticos.

Situado a cerca de 2000 metros acima do nível do mar, o Lago Sevan é considerado a “jóia da Arménia”. O lago ocupa 3% do país e dezenas de rios desaguam no lago

Noravank

Rodeado por paredes de penhascos avermelhados, este incrível mosteiro do século XIII é um dos locais mais populares da Arménia. Ostenta algumas belas fachadas e embora a arquitectura seja certamente relevante, o Vale Amaghu em redor não é menos impressionante.

Mosteiro de Tatev

Mosteiro de Tatev, Arménia
Longe de Yerevan, mas a valer bem o esforço da viagem para conhecer o Mosteiro de Tatev, na Arménia.

O Mosteiro de Tatev é um dos locais mais bonitos da Arménia. O mosteiro é uma majestosa estrutura do século IX. Situado à beira de um profundo desfiladeiro e cercado por incríveis paisagens montanhosas, Tatev é fascinante.

Para chegar ao mosteiro, pode entrar no teleférico mais longo do mundo. O único senão é que demora entre quatro e cinco horas para chegar ao Mosteiro de Tatev desde Yerevan de carro, mas vai valer o esforço.

Arménia - Estado do tempo



Segurança na Arménia

Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.

Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Arménia.

Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.

Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.

O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.

O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Marcar voo para a Arménia Reservar hotel na Arménia Alugar automóvel Fazer seguro de viagem
Dicas de viagem Ásia Arménia Europa

O que tem (mesmo) de ver em Yerevan, na Arménia

Yerevan é a chamada “cidade rosa”, mas não é uma cidade que nos conquista à primeira vista. Neste texto irá encontrar a maioria das atracções turísticas que há para ver e …

Dicas de viagem Ásia Arménia

Preso entre conflitos na Arménia, antes de seguir para o Irão

Lada, Lada, Lada. É marca que prolifera pelas estradas, boas e más, da Arménia. Novos e modernos, os veículos produzidos na Rússia, são conduzidos pelos Arménios. Talvez …

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2023 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .