População - 10,606,865 (Julho 2016 est.)
Capital - Santo Domingo
Língua oficial - Espanhol
Moeda oficial - Peso
Código Internacional de telefone - +1-809 | 1-829 | 1-849
Fuso horário - UTC/GMT -4
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Punta Cana | Aeroporto Internacional Las Americas (Santo Domingo)
Punta Cana, na ponta oriental da República Dominicana, é uma das áreas turísticas mais populares da ilha. Repleta de resorts, esta grande cidade é conhecida pelas magníficas praias, como Bavaro, e campos de golfe de classe mundial.
Nas redondezas de Punta cana existe um parque que oferece actividades como tirolesa, buggys nas dunas e visita às águas frias da lagoa Hoyo Azul. Aqueles que procuram um ritmo mais lento podem conduzir mais para o norte, para a aldeia piscatória de El Macao.
Santo Domingo, uma das cidades mais antigas do Novo Mundo, preserva as jóias da sua rica história e cultura. No topo desta lista de relíquias está a histórica Cidade Colonial (Zona Colonial), Património Mundial da UNESCO, com ruas de calçada e arquitectura colonial espanhola de encantar.
Um dos prédios mais significativos na Zona Colonial de Santo Domingo é a Catedral de Santa María la Menor, a primeira e mais antiga catedral das Américas. Pode também apreciar as obras do Museu das Casas Reais.
A Plaza de la Cultura alberga os locais culturais mais importantes da cidade, incluindo o Teatro Nacional e vários museus, o Palácio Nacional – que abriga a Presidência da República Dominicana – e o Palácio de Belas Artes, um edifício neoclássico que é sede permanente da Orquestra Sinfónica Nacional da República Dominicana.
Outros destaques da cidade incluem o Palácio de Colombo, Fortaleza Ozama, Jardim Botânico Nacional e o Malecón – o pitoresco passeio marítimo.
Inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO, o Parque Nacional del Este é um habitat privilegiado para centenas de espécies de plantas e animais, incluindo mais de 100 espécies de aves.
A reserva também abrange um dos maiores parques marinhos das Caraíbas, com um imenso sistema de recifes de coral. Quatro espécies de tartarugas marinhas, bem como peixes-boi, golfinhos e numerosas espécies de peixes habitam as águas tropicais.
Além desta riqueza de biodiversidade, o parque é o habitat da rara pomba de coroa branca (patagioenas leucocephala) e da iguana cornuda ou rinoceronte (Cyclura cornuta).
Além do excelente mergulho e snorkeling, os visitantes do parque podem ver exemplos de arte pré-colombiana no complexo de cavernas, ou relaxar em algumas das praias remotas do parque. A Ilha de Saona é um grande ponto turístico devido às suas belas praias e atracções naturais.
Um destino eco-turismo emergente na República Dominicana, Jarabacoa encontra-se na espectacular Cordilheira Central, uma paisagem de pântanos arrebatadores, rios, cataratas e dos picos mais elevados das Caraíbas.
O único rio de águas brancas da República Dominicana, Río Yaque del Norte, oferece rápidos para rafting. Os visitantes encontram aqui clima alpino ligeiro e terreno acidentado – existem diversos trilhos apropriados para bicicletas de montanhas e caminhadas.
O clima na República Dominicana é tipicamente tropical, ou seja, quente, mas com humidade predominante. As temperaturas oscilam entre 20°C e 30°C ao longo do ano, baixando um pouco em Janeiro e Fevereiro e subindo mais em Agosto.
A estação chuvosa é muito marcada, com fortes chuvas, entre Outubro e Maio, a Norte, e de Maio a Outubro, no sul, causando inundações. Os furacões podem ocorrer entre Junho e Setembro.
Agosto e Setembro é a época de pico destes fenómenos naturais extremos, embora menos violentos possam ocorrer nos meses anteriores e posteriores.
Existem duas épocas altas distintas – os meses de Verão, Julho e Agosto, quando os viajantes do hemisfério norte enchem os resorts e todas as praias (excepto as mais longínquas) e a temporada de Inverno, entre Dezembro e final de Fevereiro.
A melhor altura para visitar a República Dominicana é a estação seca, entre os meses de Junho a Setembro, no norte, e de Novembro a Abril, no sul.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na República Dominicana.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Ainda não existem artigos escritos sobre a República Dominicana.