População - 10,394,063
Capital - Dushanbe
Língua oficial - Tajique
Moeda oficial - Somoni (TJS)
Código Internacional de telefone - +992
Fuso horário - UTC/GMT+5
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Dushanbe (DYU)
A Estrada Pamir ou M41, no Tajiquistão, não é apenas a atracção turística mais famosa do país, mas também uma das viagens mais fantásticas do planeta, ligando o Tajiquistão aos vizinhos Afeganistão, Uzbequistão e Quirguistão. A rota mais popular segue para sul da capital, Dushanbe, através de colinas e depois segue a fronteira entre o Afeganistão e o Tajiquistão ao longo do rio Panj até Khorog — a porta de entrada para as Pamir.
A estrada e as paisagens tornam-se significativamente mais avassaladoras à medida se atinge o Passo Ak-Baital, a 4655 metros acima do nível do mar, e o remoto planalto Murghab. E uma parte desta região foi também classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
Atravessa as Montanhas Pamir e é usada há milénios como parte da antiga Rota da Seda. A Pamir é apenas parcialmente pavimentada, mas proporciona uma experiência incrível para ciclistas e amantes de road trips. Pelo caminho aprecie: lagos alpinos, rios, vales e montanhas e glaciares.
Esta é uma área de tirar o fôlego — não somente pela altitude, mas também pelas paisagens cortantes, incluindo o Pico Ismoil Somoni, o Pico Korzhenevskaya e o Glaciar Fedchenko — um dos mais extensos do planeta.
Ao longo do caminho, procure bandos de iaques. O ambiente é remoto, o terreno acidentando, mas é uma viagem de uma vida.
O Lago Iskanderkul é um dos lugares mais fantásticos do Tajiquistão. Está situado a 2195 metros de altitude, nas belas Montanhas Fann, cercado por picos nevados e exuberantes florestas de coníferas. É um dos maiores lagos glaciais do noroeste do Tajiquistão, onde as águas cristalinas azul-turquesa contrastam com as rochas avermelhadas.
O nome do lago deriva da lenda de Alexandre, o Grande (Iskander em persa), que, segundo a tradição local, teria passado por essa região durante as conquistas na Ásia Central.
O Lago Iskanderkul oferece uma variedade de atividades para os visitantes, incluindo natação, pesca, passeios de barco e caminhadas em redor das margens pitorescas. Nas proximidades, os viajantes também podem explorar cascatas, desfiladeiros e vales deslumbrantes.
As Montanhas Fann atraem visitantes de todo o mundo. Nesta região podem-se fazer caminhadas curtas ao longo dos vales, passear ao lado de lagos de montanha (como os magníficos Sete Lagos) ou passear por aldeias remotas.
Aqui é fácil encontrar moradores locais empenhados nas tarefas domésticas ou a trabalhar arduamente no campo.
As montanhas Fann ficam na parte noroeste do Tajiquistão e são facilmente acessíveis a partir de Dushanbe ou de Samarcanda, no Uzbequistão. Embora menos famosas que as Pamir, as Montanhas Fann não são menos impressionantes e têm picos como o Chimtarga que chega aos 5489 metros acima do nível do mar.
É possível fazer caminhadas nas Montanhas Fann entre Abril e Outubro. O final da Primavera e o início do Verão são especialmente bonitos, pois é quando os prados estão repletos de flores alpinas.
A água azul cintilante e cristalina do Lago Karakul é fascinante, assim como os reflexos das paisagens e dos picos cobertos de neve. Ao visitar o Lago Karakul – que significa Lago Negro – parece que estamos no topo do mundo. A 3960 metros acima do nível do mar, é um dos lagos mais altos do mundo — mais alto até que o Lago Titicaca, na região andina do Perú e Bolívia.
O Lago Karakul está inserido no Parque Nacional do Tajique, que é Património Mundial natural da UNESCO. A combinação de ecossistemas torna-o um habitat fundamental para aves — incluindo espécies raras.
Nada como respirar o ar puro e caminhar nesta área para obter vistas incríveis do lago, da vila de Karakul e das Montanhas Pamir.
A cidade de Murghab está localizada a uma altitude de 3618 metros acima do nível do mar, na região de Gorno-Badakhshan, sendo considerada a cidade a maior altitude da Ásia Central.
Está situada numa área montanhosa, cercada por picos cobertos de neve e vastos planaltos.
Murghab é habitada principalmente por tajiques, embora também haja minorias étnicas (como a minoria quirguiz). A cidade tem uma cultura única, influenciada pela localização remota e pela história das rotas comerciais da Rota da Seda que passavam pela região. A cidade continua a ser um importante centro de comércio para as comunidades nómadas da região, que para lá viajam para comprar e vender mercadorias.
Murghab é um local para entrar em contacto directo com a população e a gastronomia local e é frequentemente usada como ponto de partida para explorar as Montanhas Pamir e a reserva natural do Lago Karakul. A região oferece paisagens espectaculares, incluindo montanhas, lagos e glaciares, além de oportunidades para caminhadas, alpinismo e observação da vida selvagem.
A histórica cidade de Khujand foi fundada nos séculos VII-VI AC. Mais tarde, Alexandre, o Grande, conquistou e fortificou a cidade. Khujand é a segunda maior cidade do Tajiquistão e uma das mais antigas da Ásia Central, situada no extremo norte do país, perto da fronteira com o Uzbequistão.
A cidade foi conquistada por diversos impérios ao longo da sua história, incluindo os persas, os árabes, os mongóis e os russos. Actualmente, Khujand é um centro de desenvolvimento industrial, científico e cultural do Tajiquistão.
Khujand está localizada no fértil Vale de Fergana, nas margens do rio Syr Darya. A cidade está estrategicamente situada numa importante rota comercial histórica, tornando-a um centro económico e cultural vital.
Uma visita à Fortaleza de Khujand (Cidadela de Khujand), ao Bazar de Panjshanbe, ao Mausoléu de Sheikh Muslihiddin, à Mesquita de Jami e ao Museu Arqueológico de Khujand são obrigatórias para quem deseja conhecer a história da região.
A melhor época para visitar o Tajiquistão depende dos interesses e das actividades planeadas. O Verão (Junho a Agosto), é a alta temporada para o turismo no Tajiquistão, especialmente nas áreas montanhosas. As temperaturas são mais quentes, tornando esta época ideal para caminhadas e outras actividades ao ar livre nas montanhas Pamir e nas Montanhas Fann.
A Primavera (Março a Maio) é igualmente uma excelente altura para visitar o Tajiquistão, com os prados cobertos de flores selvagens e o derretimento da neve nas montanhas. As temperaturas começam a subir, tornando esta uma boa época para explorar as cidades, vilarejos e locais históricos do país da Ásia Central.
O Outono (Setembro a Novembro), é outra altura ideal para visitar o Tajiquistão, com temperaturas agradáveis durante o dia e noites mais frescas. As cores de Outono, nas montanhas, são espectaculares, tornando esta uma boa altura para fotografar.
O Inverno (Dezembro a Fevereiro) no Tajiquistão é muito rigoroso, especialmente nas áreas montanhosas, com fortes nevões e temperaturas abaixo de zero. Muitas estradas de montanha e rotas de caminhada estão encerradas.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Tajiquistão.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel no Tajiquistão ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!