População - 3,861,912
Capital - Sarajevo
Língua oficial - Bósnio, Croata, Sérvio
Moeda oficial - Marco convertível
Código Internacional de telefone - +387
Fuso horário - UTC/GMT +1
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Sarajevo
Na década de 1990, Sarajevo esteve sitiada e à beira da aniquilação. Agora, o centro histórico restaurado está repleto de cafés, restaurantes e lojas.
Os acontecimentos sombrios da Guerra dos Balcãs não deixam ninguém esquecer o tumultuoso passado. As cicatrizes provocadas pelas balas das armas continuam inscritas em muitas das fachadas dos blocos de apartamentos.
As antigas ruas sinuosas de Bascarsija e o culto muçulmano conferem ao antigo centro da cidade de Sarajevo um aroma turco. Situada num vale, é uma cidade pitoresca com as casas de telhados vermelhos e inúmeros minaretes.
Para Oeste, Sarajevo estende-se por mais de dez quilómetros através de Novo Sarajevo e Dobrijna.
O arco de pedra é fantástico ao pôr-do-sol ou à noite, quando a iluminação artificial lhe confere um tom mais colorido.
Solimão, o Magnífico, mandou construir a ponte entre 1557 e 1566, mas a estrutura actual é uma reconstrução de 2004 após o bombardeamento de 1993 ter destruído a ponte original durante a guerra civil. Mostar é património mundial do UNESCO desde 2005.
A velha ponte esteve em funcionamento durante 427 anos, até ter sido destruída a 9 Novembro de 1993 durante a Guerra dos Balcãs.
Após a sua destruição, uma ponte temporária foi erguida por engenheiros militares portugueses e espanhóis destacados para a missão da Força de Protecção das Nações Unidas (UNPROFOR).
A Bósnia e Herzegovina apresenta uma mistura de climas do Mediterrâneo e da Europa Central: quente no Verão (27°C) e muito fria no Inverno, especialmente em altitude, onde a queda de neve pode durar até Abril.
A melhor época para visitar a Bósnia-Herzegovina é entre Maio e Setembro. Para os esquiadores o tempo é perfeito entre Dezembro e Fevereiro. No entanto, não deixe o frio e a neve perturbarem os seus planos.
Visitei Sarajevo em pleno Inverno, em Janeiro, e encontrei a cidade praticamente sem turistas e aproveitei os preços baixos.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Bósnia-Herzegovina.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
- Alinha numa aventura? Venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Ainda não existem artigos escritos sobre a Bósnia-Herzegovina.