Início EuropaBósnia-Herzegovina

    Bósnia-Herzegovina

    População - 3,861,912

    Capital - Sarajevo

    Língua oficial - Bósnio, Croata, Sérvio

    Moeda oficial - Marco convertível

    Código Internacional de telefone - +387

    Fuso horário - UTC/GMT +1

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Sarajevo

    Pontos turísticos da Bósnia-Herzegovina

    Sarajevo

    Eléctrico na cidade de Sarajevo, Mostar, Bósnia-Herzegovina

    Na década de 1990, Sarajevo esteve sitiada e à beira da aniquilação. Agora, o centro histórico restaurado está repleto de cafés, restaurantes e lojas. Mas os acontecimentos sombrios da Guerra dos Balcãs não deixam ninguém esquecer o tumultuoso passado. As cicatrizes provocadas pelas balas das armas continuam inscritas em muitas das fachadas dos blocos de apartamentos.

     

    As antigas ruas sinuosas de Bascarsija e o culto muçulmano conferem ao antigo centro da cidade de Sarajevo um aroma turco. Situada num vale, é uma cidade pitoresca com as casas de telhados vermelhos e inúmeros minaretes. Para Oeste, Sarajevo estende-se por mais de dez quilómetros através de Novo Sarajevo e Dobrijna.

    Mostar

    Stari Most, Mostar, Bósnia-Herzegovina

    O arco de pedra é fantástico ao pôr-do-sol ou à noite, quando a iluminação artificial lhe confere um tom mais colorido. Solimão, o Magnífico, mandou construir a ponte entre 1557 e 1566, mas a estrutura actual é uma reconstrução de 2004 após o bombardeamento de 1993 ter destruído a ponte original durante a guerra civil.

     

    A velha ponte esteve em funcionamento durante 427 anos, até ter sido destruída a 9 Novembro de 1993 durante a Guerra dos Balcãs. Após a sua destruição, uma ponte temporária foi erguida por engenheiros militares portugueses e espanhóis destacados para a missão da Força de Protecção das Nações Unidas (UNPROFOR). Mostar é património mundial do UNESCO desde 2005.

    Quando visitar a Bósnia-Herzegovina

    A Bósnia e Herzegovina apresenta uma mistura de climas do Mediterrâneo e da Europa Central: quente no Verão (27°C) e muito fria no Inverno, especialmente em altitude, onde a queda de neve pode durar até Abril. A melhor época para visitar a Bósnia-Herzegovina é entre Maio e Setembro. Para os esquiadores o tempo é perfeito entre Dezembro e Fevereiro. No entanto, não deixe o frio e a neve perturbarem os seus planos. Eu visitei Sarajevo em pleno Inverno, em Janeiro, e encontrei a cidade praticamente sem turistas e aproveitei os preços baixos.

    Bósnia-Herzegovina - Estado do tempo



    Segurança na Bósnia-Herzegovina

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Bósnia-Herzegovina.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre a Bósnia-Herzegovina


    Ainda não existem artigos. Explore outros destinos nos Lugares Incertos