Jamaica

    População - 2,970,340 (Julho 2016 est.)

    Capital - Kingston

    Língua oficial - Inglês

    Moeda oficial - Dólar Jamaicano

    Código Internacional de telefone - +1-876

    Fuso horário - UTC/GMT -5

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Norman Manley (Kingston)

    Pontos turísticos da Jamaica

    Blue Mountains e John Crow

    Richmond Gap, na Montanha Azul (Blue Mountain), na Jamaica

    O Parque Nacional Montanha Azul (Blue Mountains) e John Crow é uma reserva intocada, oferecendo vistas deslumbrantes de montanha, quedas-d'água, exuberantes florestas tropicais, plantas e animais exóticos.

     

    O parque, conhecido pela biodiversidade, cobre 495,2 km2 e representa 4,5% da superfície terrestre da Jamaica. Este parque é o habitat natural de mais de 800 espécies de plantas endémicas, mais de 200 espécies de aves, bem como uma das maiores borboletas do mundo (Papilio homerus). O parque é umas mais recentes adições (2015) à lista de Património Mundial da UNESCO, devido à sua herança cultural e natural.

     

    Elevando-se pelo Leste da Jamaica, a cordilheira das Montanhas Azuis, com 28 quilómetros de extensão, parece constantemente envolta por uma névoa que dá às montanhas a sua cor azulada. Nas montanhas floresce o bambu da Jamaica, enquanto as encostas mais baixas são preenchidas por plantações de café e especiarias. O café aí cultivado é de renome mundial e os visitantes podem organizar passeios por algumas das maiores propriedades de café.

     

    A 2256 metros de altura, o pico da Montanha Azul (Blue Mountain Peak) é acessível por mula ou a pé e é o cume mais alto da Jamaica. A viagem de dois dias proporciona vistas emocionantes e num dia de céu limpo os visitantes podem vislumbrar a ilha de Cuba. Os visitantes das Blue Mountains podem escalar o pico mais alto, que começa em Abbey Green, e pernoitar numa das cabines de montanha. Para esta actividade é recomendada a contratação de guia.

    Montego Bay Marine Park

    Baia de Montego Mara do Caribe Montego Bay, ou MoBay, na Jamaica

    O Montego Bay Marine Park é uma grande área de mar e costa adjacente à cidade de Montego Bay, proclamada para proteger os melhores recifes de coral da Jamaica e recursos marinhos. O parque é aberto a todos, mas foi dividido em zonas onde diferentes actividades, como vários desportos aquáticos e pesca são permitidos ou restritos para conservar os recursos para as gerações futuras.

     

    Para obter um conhecimento mais detalhado sobre a vida selvagem aquática do Montego Bay Marine Park pode juntar-se a um tour organizado para fazer mergulho ou snorkelling ou apreciar a vida selvagem presente nas águas mornas da Jamaica através do fundo de vidro dos barcos. O parque inclui as águas de Doctor's Cave Beach, Aquasol Beach, Cornwall Beach e Dead End Beach, bem como as praias privadas de hotéis em Montego Bay e arredores.

    Blue Lagoon

    Blue Lagoon, Lagoa Azul, na Jamaica

    A Blue Lagoon foi palco da rodagem do filme com o mesmo nome, com a actriz Brooke Shields, em 1980, e isso torna este lugar numa espécie de Meca para todos os turistas. Contudo, esta perseverança é sustentada, já que esta enseada protegida é um dos pontos mais bonitos da Jamaica. A lagoa está apenas a 20 minutos de carro de Port Antonio, embora muitos visitantes optem por fazer o percurso a caminhar, numa espécie de peregrinação cinematográfica.

     

    Cercada por encostas íngremes e verdes, a Blue Lagoon (Lagoa Azul) é um lugar fantástico para nadar. A cor da água - a característica mais atractiva da lagoa - muda ao longo do dia, dependendo da luz e do estado do tempo.

    Museu Bob Marley

    Museu Bob Marley, Jamaica

    A figura mais famosa da Jamaica, o cantor e compositor Bob Marley, foi responsável por fazer da música reggae um fenómeno global. O intérprete Jamaicano tornou-se numa figura de culto mesmo antes da sua morte em 1981, causada por cancro, quando tinha apenas 36 anos de idade. Este museu dedicado à sua memória é uma das atracções mais populares em Kingston, a capital da Jamaica.

     

    O museu de Kingston é uma casa de tábua simples onde o cantor jamaicano viveu e gravou a sua música até morrer e agora é decorado com objectos de Bob Marley, onde se incluem a guitarra ou o velho jipe azul. Mesmo para quem não é fã da música de Marley (algo difícil, mas possível), a sua música foi profundamente influenciada pelas questões sociais da Jamaica e permite ter uma visão geral sobre a cultura deste país das Caraíbas. Pode ainda visitar, em local distinto, a casa de infância de Marley e o mausoléu em Nine Mile Village, perto de Ocho Rios.

    Appleton Rum Estate

    Destilaria do Rum Appleton, Jamaica

    Appleton é considerado por alguns como o melhor rum do mundo, mas mesmo para quem não aprecia esta bebida, este passeio é interessante e educativo. Aninhado nos campos de cana-de-açúcar do condado de St Elizabeth, o Appleton Rum Estate, perto da aldeia de Magotty, esclarece os visitantes sobre a produção de rum.

     

    A vasta área da propriedade ainda é plantada com cana-de-açúcar e os visitantes ficam a saber como é colhida, esmagada, fermentada, destilada e envelhecida em barris de carvalho artesanal. Existe um pequeno museu com equipamentos e artefactos de outros tempos e também um burro residente para demonstrar o processo de transformação da cana-de-açúcar.

     

    Os turistas sedentos terminam a visita no bar para provar o rum e os licores da propriedade. A prova inclui vários dos produtos da destilaria e alguns tours incluem uma garrafa de rum.

    Praia Negril

    Seven Mile Beach em Negril, Jamaica

    Também conhecida como Seven Mile Beach, a Praia Negril é um dos trechos mais bonitos de areia branca na Jamaica. A praia estende-se desde Bloody Bay até Long Bay e as Colinas Negril, no Oeste do país.

     

    Ensanduichada entre coqueiros, resorts e restaurantes, na Seven Mile Beach abundam desportos aquáticos e nas águas cristalinas há uma incrível variedade de peixe, pelo que a prática de snorkeling é altamente recomendada. Ao cair da noite, a localidade de Negril e as suas praias enchem-se de festas, num ambiente tipicamente jamaicano.

    Quando visitar a Jamaica

    A Jamaica tem um clima tropical marítimo com poucas variações de temperatura, algures entre os 27°C e 30°C, na zona costeira, e cerca de 20°C, nas montanhas. Há uma estação chuvosa entre Maio e Dezembro com aguaceiros moderados e esporádicos. Os furacões podem ocorrer entre Junho e Novembro.

     

    Especialmente em Setembro e Outubro, a humidade pode tornar-se insuportável e Setembro é também o mês em que ocorrem mais furacões, embora a temporada destas tempestades seja oficialmente entre 1 de Junho e 31 de Outubro.

     

    Pode visitar a Jamaica em qualquer altura do ano, mas a principal estação turística é de Dezembro a Abril, resultando em preços mais elevados e praias lotadas. O período de Maio a Novembro é menos agitado e mais económico.

    Jamaica - Estado do tempo



    Segurança na Jamaica

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Jamaica.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre a Jamaica


    Ainda não existem artigos. Explore outros destinos nos Lugares Incertos