Onde ir em 2019? Se ainda não tem resposta para esta pergunta, veja estes destinos de viagem para 2019. Ou será que são destinos de sonho? De lugares mais populares a paraísos de vida selvagem, de extensas e sublimes paisagens a locais históricos e culturais, passando por destinos de viagem off the beaten track.
Como já referi várias vezes no blog, começo a pensar e planear os destinos que quero visitar com algum tempo de antecedência. Assim, a pensar no próximo ano, peguei no globo que tenho em casa, na minha inspiração, e nos meus desejos para este ano e elaborei esta lista.
Cada destino foi avaliado com base em beleza cénica, nível de de segurança ou qualidade culinária, assim como em muitos outros factores que influenciam na escolha das férias perfeitas – diversidade cultural, interesse histórico ou arquitectura.
Espero que estas 12 ideias sirvam de incentivo para viajar mais em 2019.
Destinos de viagem para 2019
1 Colômbia
Se não souber onde ir em 2019 e precisar de sugestões de destinos de viagem, então, de imediato, lhe indico a Colômbia. Desde há muito tempo que sou um apaixonado pelo país e, na América do Sul, é um dos países que mais quero conhecer.
Enquanto os vizinhos Brasil e Venezuela passam por períodos tumultuosos a nível interno, a Colômbia começa a surgir com maior preponderância nos roteiros turísticos – depois de finalmente ter terminado a guerra entre o governo e as FARC. Há tantas e boas razões para visitar a Colômbia, mas de forma sucinta aqui ficam alguns motivos para viajar para a Colômbia em 2019.
Bogotá, Medellín e, sobretudo, Cartagena são cidades fenomenais. Se o cenário de Machu Picchu é encantador, as ruínas da Ciudad Perdida não o são menos. É difícil lá chegar, mas o esforço é recompensado com paisagens incríveis. E, claro, é preciso não esquecer a Amazónia, as bonitas praias e mares em redor de Providencia e Santa Catalina, além do forte café e saboroso chocolate. Leia um livro de Gabriel García Márquez como forma de inspiração e introdução à Colômbia.
Qual a melhor altura para viajar para a Colômbia?
2 Quirguistão
Tenho ouvido falar tanto e bem do Quirguistão – através de bloggers, documentários e também de pessoas que conheço do próprio país – que estou convencido que o Quirguistão será um dos meus destinos de viagem para 2019 [estive mesmo no Quirguistão em 2019]. Com o regime de vistos mais liberal em toda a Ásia Central, o Quirguistão é um sonho do qual não vai querer acordar.
De lagos alpinos, a colinas de veludo e amplos vales verdejantes que abrem caminho a picos cobertos de neve, o Quirguistão tem algumas das paisagens mais impressionantes de que já vi imagens. Além de jogos nómadas tradicionais, o Quirguistão é também elogiado pela simpatia e acolhimento dos seus habitantes.
Localizado na antiga Rota da Seda, no coração da Ásia Central, o Quirguistão é uma terra de montanhas enormes – 90% do país fica a mais de 1500 metros acima do nível do mar e existem 1000 lagos e outros tantos rios. É por isso que o Quirguistão é apelidado de Suíça da Ásia Central. Será que também tem relógios e chocolate? O melhor é visitar para saber… E já lhe disse que também é barato?
O Quirguistão tinha mesmo de estar nesta lista de destinos de viagem para 2019.
Qual a melhor altura para viajar para o Quirguistão?
3 Tanzânia
Depois de já ter feito vários safaris em África, não posso deixar a Tanzânia de fora dos meus desejos para este ano. A Tanzânia tem a maior concentração e diversidade de animais em África e é um destino que há vários anos quero visitar. Não sei se será em 2019, mas estou tentado a finalmente concretizar esta vontade.
Ambiciono ver a migração dos gnus na savana do Parque Nacional do Serengeti, encontrar largas alcateias de leões no Ngorongoro ou banhar-me nas cálidas águas ao largo de Zanzibar e da Ilha da Máfia, enquanto constato o que resta da passagem dos descobridores portugueses nesta região do Oceano Índico.
Claro que, ao visitar este fantástico país africano, tem de se incluir o Monte Kilimanjaro, com as suas incríveis encostas cobertas de neve. Se nunca fez um safari em África, veja como pode fazê-lo sem esvaziar a conta bancária.
Qual a melhor altura para viajar para a Tanzânia?
4 França (Vale do Loire 500 anos)
2019 é um ano perfeito para visitar França, sobretudo a região do Vale do Loire. A região celebra, em 2019, os 500 anos do movimento renascentista. Considerado o berço da Renascença em França, e património mundial da UNESCO, o Vale do Loire é conhecido pelos imponentes castelos, largos jardins e figuras históricas.
As festividades dos 500 anos da Renascença centram-se nos temas dessa era, nomeadamente: literatura, artes, música, jardins, tecnologia, arquitectura e artesanato. O grande ícone da era renascentista, Leonardo da Vinci, será homenageado através de um programa que junta herança cultural humanista e modernidade tecnológica.
Uma vez em França, não deixe de provar bons vinhos e queijos e visitar Bordéus. Estas são razões mais do que suficientes para colocar o Vale do Loire na lista de destinos de viagem para 2019.
Qual a melhor altura para viajar para França?
5 Timor-Leste
Timor-Leste começa, lentamente, a surgir na lista de destinos. Se é verdade que a infra-estrutura turística está ainda a anos luz de muitos destinos semelhantes e próximos – como a Indonésia – a verdade é que os responsáveis timorenses estão apostados em mostrar tudo o de que extraordinário o país tem para oferecer, nomeadamente na área do mergulho e vida marinha.
Se pretende algo de novo, fora do habitual circuito turístico asiático, então Timor-Leste é dos locais que deve colocar na lista de destinos de viagem para 2019. Coloque no seu roteiro, por Timor, locais como a Ilha de Jaco ou Ataúro. Os mares em redor de Timor-Leste apresentam uma extensa biodiversidade e mergulhadores de todo o mundo começam a fazer-se notar.
Timor-Leste permite aos viajantes a oportunidade para voltar ao básico e imergir no desconhecido, onde pode deambular por aldeias e explorar a rica herança cultural. Desde Bali, na Indonésia, pode facilmente chegar a Timor-Leste.
Viajar para este pequeno país será uma grande aventura, numa zona (ainda) inexplorada do planeta.
Qual a melhor altura para viajar para Timor-Leste?
6 Irão
Com o aumento das sanções económicas ao Irão, a moeda iraniana perdeu valor, tornando o país ainda mais acessível. Tido no ocidente como um país diabólico, o Irão convence praticamente todos aqueles que o visitam.
Muitos nem pensam sequer em colocar o Irão na lista de locais a visitar, pois existe o preconceito da segurança, além das consecutivas notícias negativas na imprensa – sobretudo minadas pelas influências norte-americanas.
Além da comida e da simpatia das suas gentes, o Irão tem mais de 20 locais destacados como Património da Humanidade pela lista da UNESCO. Locais tão variados como Persepolis, Kaluts (deserto), cidadelas, mesquitas ou catedrais.
Se perguntar a qualquer pessoa que tenha visitado o Irão, a opinião é quase unânime em relação à hospitalidade e calor humano. Igualmente caloroso é o ambiente nos bazares de Teerão, Xiraz, Yazd e Esfahan – e não só caloroso pela enorme variedade de especiarias.
Qual a melhor altura para viajar para o Irão?
7 Grécia
Com a saída do processo de assistência financeira, a Grécia recuperou a independência económica e 2019 é a altura perfeita para visitar e também colaborar na recuperação do país helénico. Paisagens, praias, comida excepcionais e rostos bonitos são apenas algumas das razões para visitar a Grécia. Claro que, numa referência à Grécia, tem de se falar de arquitectura, democracia, de Atenas e do Parthenon.
Na Grécia pode facilmente ter umas férias agradáveis com óptima comida, um cenário idílico e alojamento de baixo custo. Se explorar para além dos pontos mais turísticos, irá encontrar preços baixos. Desde ilhas, a cultura e história, a Grécia é sublime e os gregos são amistosos – a não ser que o assunto seja futebol, onde o fanatismo pelo desporto rei é insuperável.
Na Grécia – como português – jogo sempre em casa, pelo menos à mesa. Tal como em Portugal, a comida é fantástica na Grécia e nomes como Moussaka, Souvlaki, Gyros ou Kalamari fazem crescer água na boca. E por falar em água, as praias são sublimes, assim como as várias ilhas: Santorini, Mykonos, Skyros, Zakynthos, Creta, entre muitas outras.
Ah, e já quase me esquecia: se adicionar a Grécia à sua lista de destinos de viagem para 2019, não deixe de provar (várias vezes) o queijo feta, o excelente azeite e azeitonas.
Qual a melhor altura para viajar para a Grécia?
8 Bulgária
A Bulgária aparece regularmente no topo da lista dos destinos mais baratos da Europa. No entanto, este país do leste europeu tem mais do que isso. A Bulgária tem uma história muito rica e os búlgaros têm muito orgulho nisso. Locais históricos como o Mosteiro de Rila ou o incrível Teatro Romano, em Plovdiv, são testemunhos dessa herança do passado búlgaro.
Talvez seja surpresa, mas a Bulgária tem praias muito bonitas, quase despidas de gente, ao longo de 370 km de costa. E no extremo oposto do tempo, a curta distância da capital Sofia, existem estâncias de esqui de grande qualidade e custo reduzido.
Além disso, Plovdiv será em 2019, em conjunto com Matera, em Itália, a capital europeia da cultura, pelo que não faltarão motivos para visitar esta histórica cidade búlgara. Se a tudo isto acrescentar os sete lagos na montanha de Rila e culinária de excelência, então facilmente verá que este país europeu não vai ficar por muito tempo escondido das marés de turistas.
Qual a melhor altura para viajar para a Bulgária?
9 Sri Lanka
Na altura de decidir onde ir em 2019, coloque o Sri Lanka na lista de destinos a visitar. Este país asiático, é um dos países mais procurados para fazer safaris e ver de perto animais selvagens: de baleias azuis, golfinhos, urso e búfalos, a mais de cinco mil elefantes e a maior população de leopardos do planeta, em particular no Parque Nacional de Yala.
A cultura do Sri Lanka é igualmente fascinante. A capital, Colombo, ainda apresenta traços do passado histórico, com marcas da passagem dos Portugueses, Holandeses e Britânicos. No Sri Lanka, abundam também monumentos como o Templo de Anuradhapura ou o Templo budista de Dambulla – Património Mundial da UNESCO.
A acrescentar à lista de motivos para ir de férias para o Sri Lanka, encontram-se belas praias, como Unawatuna, e extensos recifes de coral. Muitas das praias são deslumbrantes, como a praia de Unawatuna. Por fim, se é apreciador de chá, o Sri Lanka será um paraíso para si.
Qual a melhor altura para viajar para o Sri Lanka?
10 Turquia
Com a crise da lira, a Turquia ficou ainda mais acessível ao bolso dos visitantes. Estive em Istambul – a grande metrópole, situada entre a Europa e Ásia – e esta capital ficou na minha lista de cidades favoritas.
A Turquia é um país com mais de 2000 anos de história, cujo território assenta, em larga parte na Ásia. E embora pratique o Islão, a Turquia acolhe mil anos de história da igreja cristã. O idioma é perso-árabe, mas a escrita baseia-se em caracteres latino-romanos. São estas fusões culturais e religiosas que tornam a Turquia num fantástico destino de viagem para 2019.
Depois junta-se, ao conjunto de razões para visitar a Turquia, locais como Pamukkale, a Riviera Turca e, claro, a incontornável região da Cappadocia, onde dezenas de balões de ar quente enchem o céu diariamente.
E se lhe falar da fantástica culinária turca? Tal como em Portugal, cada região da Turquia tem a sua própria cultura culinária e até ingredientes distintos que resultam em receitas fabulosas. A cozinha turca é muito mais do que apenas kebabs e baklavas. Por tudo isto, é fácil perceber que a Turquia é um dos melhores destinos de viagem para 2019.
Qual a melhor altura para viajar para a Turquia?
11 Reino Unido
2019 é um ano marcante para o Reino Unido. Os britânicos votaram para abandonar a União Europeia, o que vai acontecer às 23h00, de 29 de Março de 2019. A eventual queda da libra esterlina, pode tornar a Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales em destinos de viagem mais baratos. Não é garantido que tal aconteça, mas a probabilidade é elevada.
Visitar o Reino Unido, é viajar por vários países e até uma cidade que é quase um país: Londres. Tanto já foi dito, escrito e visto sobre a capital de Inglaterra, mas Londres é fascinante e não deixará de o surpreender, se visitar uma, duas ou mais vezes.
Do Lake District, à Cornualha, a Liverpool ou Stonehenge, em Inglaterra. Da Isle of Skye, Highlands ou Edimburgo, na Escócia. Da Giant’s Causeway, Belfast ou Bushmills, na Irlanda do Norte. Do Parque Nacional Brecon Beacons, à Costa de Pembrokeshire ou às montanhas da Snowdownia, no País de Gales há tanto para ver no Reino Unido que precisaria de vários meses ou anos para conhecer todos os deslumbrantes pontos turísticos.
Qual a melhor altura para viajar para a Inglaterra, a Escócia, a Irlanda do Norte e o País de Gales?
12 Chile (500 anos de Fernão de Magalhães + eclipse solar total)
Torres del Paine ou Atacama são dois nomes que associamos desde logo ao Chile. O primeiro, é um parque nacional no Chile localizado na região da Patagónia. Centenas de quilómetros de montanhas, glaciares, lagos e vales. Torres del Paine, possui flora e fauna raras, como o Guanaco e o parque é um destino popular para caminhadas e passeios turísticos.
O Atacama é considerado o deserto mais seco do mundo, já que a chuva é quase inexistente. Trata-se de um planalto nesta região da América do Sul, cobrindo uma faixa de 105 mil quilómetros quadrados. A maior parte do deserto é composta de terrenos rochosos ou arenosos e lagos salgados. No Atacama, pode apreciar a escuridão da noite e céu limpo, o que faz as estrelas brilharem intensamente como em nenhum outro lugar do planeta.
Quer mais razões para visitar o Chile? Em 2019, assinalam-se os 500 anos do início da primeira viagem de circunavegação. Fernão de Magalhães partiu de Sevilha, passando pelo estreito que é agora denominado precisamente de Fernão de Magalhães. Ainda em 2019, no dia 2 de Julho, no Chile poderá assistir a um eclipse solar total. E não esqueça que o Chile é local de bons vinhos, boa comida e paisagens fantásticas.
Qual a melhor altura para viajar para o Chile?
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
- Alinha numa aventura? Venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!