O Alentejo tem registado aumentos significativos da procura por parte de turistas nacionais e estrangeiros. Os hóspedes procuram sossego e tranquilidade nos melhores hotéis rurais do Alentejo. Além da beleza das paisagens, quem viaja para esta região de Portugal procura serenidade, relaxamento e — com a pandemia da Covid-19 — hotéis rurais com pouca gente, privacidade, dedicação e atenção.
O Alentejo é bom em qualquer altura do ano. No Baixo Alentejo, de Castro Verde à Zambujeira do Mar, de Milfontes a Beja. No Alto Alentejo, de Vila Viçosa a Portalegre. Do litoral ao interior, de Alcácer do Sal a Serpa. Com base na opinião dos utilizadores da maior central de reservas de hotéis do mundo, o Booking.com, pesquisei (e encontrei) os melhores hotéis rurais do Alentejo.
Várias destas unidades hoteleiras rurais dispõem de piscina e — também por isso — podem ser visitadas no pico do Verão. Outras têm lareira, o que é fantástico para as noites de Inverno.
A lista dos 15 melhores hotéis rurais do Alentejo apresenta o nome do hotel, a classificação e localização. No final do artigo tem igualmente um mapa para facilmente encontrar um local para pernoitar na região mais extensa de Portugal continental.
Onde quer que vá irá encontrar gente afável, gastronomia deliciosa e paisagens de arrepiar. Agora só necessita de um hotel a condizer. Esta lista dá-lhe uma (preciosa) ajuda para encontrar alojamento no Alentejo.
Critério para a elaboração da lista dos alojamentos rurais do Alentejo
Para elaborar esta lista dos melhores hotéis rurais do Alentejo, pesquisei hotéis no Baixo Alentejo, no Alto Alentejo e no Alentejo Litoral. Da Costa Vicentina ao interior alentejano, das planícies à Serra de São Mamede.
Os dados na lista abaixo (entre parêntesis), indicam a classificação geral fornecida pelos hóspedes que ficaram alojados em cada unidade hoteleira. A classificação varia entre 0-10, sendo que 10 é a avaliação máxima. A avaliação dos hóspedes considera a relação qualidade-preço, simpatia e disponibilidade dos funcionários, localização, o conforto ou limpeza.
Para tornar a lista ainda mais fiável — considerei todos os tipos de alojamento: hotéis, alojamentos locais, apartamentos, guesthouses, albergues e outros — desde que tenham recebido um mínimo de 100 opiniões no site da central de reservas.
15 melhores hotéis rurais do Alentejo
- The Lodge – Herdade do Zambujal (9.8) — Castro Verde
- Casas de Juromenha (9.6) — Juromenha
- TEIMA, Alentejo SW (9.6) — São Teotónio
- Casa da Urra (9.5) — Portalegre
- Monte da Estrela – Country House & SPA (9.5) — Mourão
- Casa do Roxo (9.5) — Beja
- Herdade Do Touril (9.4) — Zambujeira do Mar
- Naturarte Campo (9.4) — Vila Nova de Milfontes
- Monte Da Galrixa (9.3) — Zambujeira do Mar
- Alentejo Marmòris Hotel & Spa (9.3) — Vila Viçosa
- A Serenada Enoturismo (9.2) — Grândola
- Hotel da Barrosinha (9.2) — Alcácer do Sal
- Herdade da Rocha – Boutique Lodge (9.0) — Crato
- Herdade do Vau (9.0) — Serpa
- Monte Gois Country House e Spa (9.0) — Almodôvar
Nota: Nenhum alojamento teve qualquer influência na elaboração desta lista dos 15 melhores hotéis rurais do Alentejo. A selecção de hotéis segue os critérios definidos — entre os alojamentos que cumpriram o critério mencionado acima. Esta lista é uma selecção, pois há muitos outros que também poderiam figurar neste ranking.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Excelente seleção de hotéis. Acrescentaria a essa lista o Convento do Espinheiro. Obrigado
Obrigado Bernardo. Haveria muitos outros que poderiam estar na lista 🙂