População - 5,373,000 (Junho 2015)
Capital - Glasgow
Língua oficial - Inglês
Moeda oficial - Libra esterlina
Código Internacional de telefone - +44
Fuso horário - UTC/GMT +1
Principais aeroportos - Aeroportos Internacionais: Glasgow e Edimburgo
Uma das cidades mais bonitas da Europa, Edimburgo, a capital escocesa, está ainda mais bela durante o Verão. A capital cosmopolita da Escócia está delimitada por paisagem exuberante e o atraente litoral, oferecendo aos visitantes uma mistura cativante de história, beleza natural e aventura.
Além do castelo mundialmente famoso, sobre uma rocha vulcânica, residência oficial da rainha na Escócia, de parques e ruas e ruelas pitorescas, a cidade é incrivelmente atraente.
A Isle of Skye ou Ilha de Skye é conhecida pelas suas paisagens acidentadas, pitorescas vilas de pescadores e castelos medievais.
Ligada à costa noroeste da Escócia por uma ponte, Skye é a maior ilha no arquipélago das Hébridas, apresentando um litoral com penínsulas e lagos estreitos.
A Ilha de Skye (um t-Eilean Sgiathanach em gaélico) significa “ilha de nuvens”, numa referência Viking às colinas Cuillin, que estão muitas vezes cobertas de nevoeiro.
O cenário deslumbrante é a principal atracção, mas quando o nevoeiro ou a chuva afectam a visão, há castelos, museus e pubs para explorar. As Colinas Cuillin ou Cuillin Hills, localizadas na Ilha de Skye, são de uma beleza ímpar.
São compostas por duas formações diversas: as Cuillin vermelhas, de granito vermelho, em contraste com as Cuillins pretas, formadas por rocha vulcânica.
Juntamente com Edimburgo e o Loch Ness, a Ilha de Skye é um dos três principais destinos turísticos da Escócia.
Eilean Donan é uma pequena ilha no Loch Duich, nas montanhas ocidentais da Escócia. Ligada por um passadiço, a ilha é dominada por um pitoresco castelo medieval. O castelo original foi construído no início do século 13 como uma defesa contra os Vikings.
Agora, o castelo é um dos monumentos mais fotografados da Escócia e um local popular para casamentos e rodagens de cinema. Além de aparecer nas notas da Escócia, também foi palco de filmes como The Highlander e 007 – The World Is Not Enough.
Um dos lagos mais famosos do mundo, Loch Ness é o segundo maior lago da Escócia após o Loch Lomond. Com mais de um quilómetro de largura, o lago ficou conhecido, não pela sua beleza, mas pela lenda de um monstro marinho que habitará as águas, fazendo uma aparição ocasional.
Qualquer momento é um bom momento para visitar a Escócia. O principal período turístico é de Abril a Setembro e o auge é durante as férias escolares em Julho e Agosto, quando alojamento, campismo, pousadas ou hotéis de luxo podem estar esgotados.
Edimburgo, em particular, fica lotado durante o período do Fringe Festival em Agosto.
As montanhas ocidentais ao redor de Fort William, como Ben Nevis, são a zona com maior precipitação.
Estatisticamente, a melhor altura para desfrutar de bom tempo na Escócia é em Maio, Junho e Setembro. Em Abril e Maio, a gloriosa paisagem da Escócia é dominada pela neve persistente nas montanhas e flores silvestres nos bosques do Sul da Escócia.
Julho e Agosto são geralmente amenos, mas também podem ser chuvosos. Nesta altura os dias são muito longos e o sol apenas se põe no horizonte perto das 11 da noite, enquanto em Dezembro os dias são sombrios e curtos.
Outubro é o mês ideal para explorar as florestas de Perthshire e encantar-se com as gloriosas cores de Outono.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Escócia.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na Escócia ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!