• Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início Inspiração O que fazer e visitar em Yangshuo (e Xingping)
Cuiping Hill, Putao, Yangshuo na China
Pôr-do-sol e, Cuiping Hill, nos arredores de Putao, Yangshuo na China. Foto: Jorge Duarte Estevão

O que fazer e visitar em Yangshuo (e Xingping)

Dicas de viagem Inspiração Ásia China
Jorge Duarte Estevão
Actualizado a 21/07/2023
Comentar este artigo

Yangshuo e Xingping, na região de Guilin, são consideradas duas das melhores zonas da China para viagens de aventura e apresentam das paisagens mais bonitas da China.

A região é vasta e há muito para fazer e visitar em Yangshuo e Xingping. Aliás, a par com Lijiang esta foi uma das minhas zonas favoritas nos 30 dias que estive em solo chinês.

A maioria das pessoas visita Yangshuo e Xingping para obter ar puro, ambiente relaxante, actividades ao ar livre e para fugir ao trânsito das enormes cidades chinesas. As deslumbrantes paisagens surgem como a razão principal para visitar esta zona do Sudoeste da China.

Na lista do que há para fazer e visitar em Yangshuo e Xingping, pode colocar subidas a picos de montanhas verdejantes, descida de rios em jangadas de bambus, passeios de bicicleta ao longo de rios e caminhadas entre montanhas, vales e arrozais.

Estes e outros factores fazem destes dois dos destinos turísticos mais famosos de China.

Além do cenário natural de tirar o fôlego, também pode descontrair em pequenas vilas e aldeias pitorescas e conversar com os habitantes locais ou casais que procuram o local para a sessão de fotos para o casamento.

Yangshuo é bonito, embora tenha zonas demasiado turísticas — ao longo da West Street. Basta, todavia, dar umas pedaladas para fugir a este rebuliço e estar rodeado de natureza sublime.

A poucos quilómetros de Yangshuo está a pequena cidade de Xingping, que é bastante mais relaxante — sobretudo ao final do dia. Há quem a visite numa viagem de um dia desde Yangshuo, mas eu recomendo que pernoite lá.

Neste guia irá encontrar tudo o que fazer e visitar em Yangshuo e Xingping, uma região tão bonita que até a UNESCO se rendeu.

Conteúdo do artigo esconder
1 O que fazer em Yangshuo
1.1 Pedalar pelos campos verdejantes
1.2 Caminhar e caminhar
1.3 Aventurar-se na louca e caótica West Street
1.4 Escalar montanhas
1.5 Assistir ao nascer ou pôr-do-sol
1.6 Cuiping Hill
1.7 Colina da Lua ou Moon Hill
1.8 Assistir ao fantástico espectáculo no rio — Impressions Lie Sanjie
1.9 Rafting em jangada de bambu e cruzeiro no rio
1.10 Provar a gastronomia local
2 O que fazer em Xingping
2.1 Laozhai Mountain
2.2 Centro histórico de Xingping
2.3 Colina de Xianggong
2.4 Fotografar a nota de 20 RMB
3 Outros lugares para ver em Yangshuo e Xingping
3.1 Terraços de arroz de Longsheng ou Longji
4 AVISO: Antes de partir para a China
5 Informação extra
5.1 Quanto tempo necessito para visitar Yangshuo e Xingping
5.2 Quando visitar Yangshuo e Xingping
5.3 Visto para a China
5.4 Dinheiro em Yangshuo e Xingping
5.5 Como chegar a Yangshuo e Xingping
5.6 Avião
5.7 Autocarro
5.8 Comboio
5.9 Onde ficar em Yangshuo
5.10 Outros hotéis recomendados em Yangshuo
5.11 Onde ficar em Xingping
5.12 Outros hotéis recomendados em Xingping
5.13 Seguro de viagem

O que fazer em Yangshuo

Yangshuo é um município localizado no Nordeste de Guangxi, perto de Guilin, cuja paisagem cénica e tranquila inspirou vários pintores ao longo da história chinesa. Além da bela paisagem rural, é preciso não esquecer a gastronomia local — com destaque para um peixe delicioso.

Pedalar pelos campos verdejantes

Pedalar na 10 Mile Gallery, em Yangshuo na China
Pedalar ao longo da Ten Mile Gallery é uma das formas mais relaxadas de conhecer Yangshuo, na China. Foto: Jorge Duarte Estevão

A melhor maneira de descobrir Yangshuo é, sem dúvida nenhuma, de bicicleta. Faça como eu, alugue uma bicicleta e perca-se entre as belas colinas e respire o ar fresco.

Existem vias paralelas ao rio e é aí que terá o ambiente mais descansado e relaxado. Embora demore algum tempo para sair da cidade irá ser recompensado com uma bela paisagem.

Existe uma quantidade enorme de ciclovias que acompanham rios e montanhas. O custo do aluguer de bicicletas é muito barato e em alguns hotéis também existem mapas do que pode ver e para onde pode ir passear de bicicleta.

Por exemplo, no Yangshuo Yinxiang Villa — o hotel onde fiquei e que recomendo — há bicicletas para alugar por um preço simbólico e também dispõe de mapas da região. Não se esqueça de verificar os travões e pneus antes de partir à aventura em Yangshuo.

Não demorará muito para que esteja cercado por impressionantes formações rochosas e exuberantes paisagens. Uma das rotas mais populares para visitar em Yangshuo é a chamada Ten-Mile Gallery, conhecida em chinês como Shili Hualang.

Caminhar e caminhar

Paisagem cénica em Yangshuo, China
Uma turista local regista a verdejante e bela paisagem na zona de Yangshuo, no Sudoeste da China. Foto: Jorge Duarte Estevão

Yangshuo é ideal para pedalar e também para caminhar — a maioria dos trilhos é plana. Existem inúmeros trilhos nas proximidades da cidade e sem grande dificuldade terá perante si paisagens naturais estupendas. Para melhor apreciar as vistas suba a um ponto alto como o Moon Hill (Colina da Lua) ou Green Lotus Peak.

Na verdade, as oportunidades de caminhadas na área de Yangshuo são infinitas, mas muitas não estão sinalizadas, nem fazem partem de um roteiro pré-definido. Por isso, o meu conselho é: vá à descoberta.

Aventurar-se na louca e caótica West Street

Faça um favor a si mesmo e fique longe do centro turístico de Yangshuo. É barulhento, caótico, caro e desinteressante. Mesmo assim é preciso dar um salto à “anormal” West Street — o epicentro da cidade.

É uma rua pedonal composta por restaurantes (ocidentais e orientais), bares e albergues da juventude e lojas. À noite (depois das 18h00) os bares e discotecas abrem as pistas de dança e aumentam os decibéis para um volume ensurdecedor, competindo entre si para decidir quem tem a música com o som mais alto.

Eu não consegui ficar lá muito tempo. Se optar por jantar na West Street, escolha um restaurante na via adjacente ou no início da rua para fugir ao maior ruído. Não é um local obrigatório a visitar em Yangshuo, mas provavelmente irá lá passar.

Escalar montanhas

Escalada de montanha em Yangshuo, China
Uma turista chinesa sem medo na zona de Yangshuo, no Sudoeste da China, onde muitos visitantes trepam as inclinadas escarpas. Foto: Jorge Duarte Estevão

Não é algo que me seduza, mas muita gente — principalmente turistas chineses — visitam Yangshuo para escalar montanhas. Vi alguns enquanto passeava de bicicleta e se esta for uma opção para si, saiba que está no local certo para uma boa dose de adrenalina.

Existem várias empresas que organizam este tipo de actividade e que fornecem o equipamento.

Assistir ao nascer ou pôr-do-sol

Uma das coisas obrigatórias a fazer em Yangshuo é assistir ao nascer ou pôr-do-sol. Fotógrafos profissionais de todo o mundo viajam para Yangshuo para capturar a paisagem dramática — e foi um dos motivos também porque quis incluir esta zona no meu roteiro de viagem à China.

Há vários locais onde pode admirar a paisagem da região ao nascer e pô-do-sol, como Xianggong, Lotus Peak, Putao, Colina de Laozhai, Ponte de Gongnong, Moon Hill, a torre de telecomunicações de Yangshuo ou Cuiping Hill – ver abaixo.

Cuiping Hill

Cuiping Hill, Putao, Yangshuo na China
Vista panorâmica a caminho de Cuiping Hill, nos arredores de Putao, Yangshuo na China. Foto: Jorge Duarte Estevão


Em Cuiping Hill assisti a um incrível pôr-do-sol (imagem de destaque neste artigo). Nos dias claros, as montanhas começam a ficar envoltas em nevoeiro e a luz laranja do sol poente cria uma vista incrivelmente pitoresca e dramática.

A essa hora, o sol desaparece atrás das montanhas, enquanto as fontes de água reflectem os últimos raios, os aldeamentos iluminam-se e as colinas na sombra criam um cenário incrivelmente belo.

Terá de subir algumas escadas até à plataforma de observação. Na verdade existem duas, mas quando cheguei uma delas já estava completamente lotada com turistas alemães (cinco ou seis). 

Aconselho-o a chegar pelo menos 90 minutos antes do pôr-do-sol e a levar uma lanterna, pois não terá qualquer luz no regresso ao carro e terá de descer uma escadaria durante 5 ou 10 minutos.

Leia também

Praias de Vila Real de Santo António e Castro Marim — como escolher

Cuiping Hill fica a poucos quilómetros de Yangshuo e o pode ir directamente num táxi, arranjar um condutor privado ou um tour. Cuiping Hill está localizado na zona rural de Putao, mas não há autocarros directos de Yangshuo ou Guilin.

Pode, porém, apanhar um autocarro para Putao e ir depois de táxi. A estrada é muito pouco movimentada e, por isso, ir ou regressar à boleia ou de bicicleta é desaconselhável, até porque já regressará de noite.

Se planeia visitar Cuiping Hill para fins fotográficos, a melhor hora para visitar é antes e durante o pôr-do-sol. Os melhores meses para a fotografia são de Abril a Novembro.

Colina da Lua ou Moon Hill

Moon Hill, Colina da Lua em Yangshuo, China
O Moon Hill ou Colina da Lua é um dos pontos mais visitados da zona de Yangshuo, mas tem de subir 800 degraus para chegar ao topo. Foto: Jorge Duarte Estevão

A Colina da Lua ou Moon Hill (Yueliang Shan) é um local obrigatório a visitar em Yangshuo. Embora se trate de uma rocha com um buraco — em forma de lua — a caminhada até lá é agradável (ainda que implique subir mais de 800 degraus).

As vistas do topo do Moon Hill são igualmente muito bonitas e apesar de haver arvoredo ao longo de grande parte da escadaria até ao topo, é de evitar visitar este local entre as 11h00 e 14h00. Digo-o por experiência própria, pois o calor era sufocante quando lá estive.

Para chegar à base do Moon Hill, o melhor é ir de bicicleta (25 ou 30 minutos), num percurso em estrada de asfalto. Foi também desta forma que lá cheguei. Ppode visitar a Colina da Lua entre as 7h00 e as 18h30.

Assistir ao fantástico espectáculo no rio — Impressions Lie Sanjie

Impressions Lie Sanjie no rio Li, rio Li, em Yangshuo, na China
O espectáculo Impressions Lie Sanjie, no rio Li, em Yangshuo é estupendo. Foto: Jorge Duarte Estevão

O espectáculo “Impressions Lie Sanjie” no rio Li é fenomenal e algo bem diferente do que alguma vez tinha visto. Não se trata apenas de um evento de luzes e som, mas é uma espécie de coreografia ou peça teatral, mas em que o palco é o rio e os intervenientes usam barcos e panos para os seus actos. No fundo, é um teatro natural.

As montanhas iluminadas são o pano de fundo e mudam de cor ao ritmo da música. São centenas de artistas numa dança sincronizada, movendo-se em perfeita harmonia num dos maiores anfiteatros naturais do mundo.

Leia também

Visitar o Uluru — mais que uma rocha gigante na Austrália

O especáculo Impressions Lie Sanjie é dirigido por Zhang Yimou, o mesmo individuo que idealizou a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Pode comprar o bilhete para o espectáculo ou, em alternativa, ficar alojado no Yangshuo Yinxiang Villa — o hotel onde fiquei e que recomendo. É que da esplanada e até de alguns quartos consegue ver o espectáculo de forma grátis.

Numa das noites vi e ouvi o Impressions Lie Sanjie a partir do meu quarto. Quer melhor alojamento do que este em Yangshuo?

Rafting em jangada de bambu e cruzeiro no rio

Jangada de bambu em Yangshuo, no Sudoeste da China
Todos os dias dezenas de turistas alugam jangadas de bambu para ver a espectacular paisagem de Yangshuo, na China. Foto: Jorge Duarte Estevão

O rafting (em águas calmas) no rio Yulong foi algo que não fiz, mas vi dezenas de pessoas a fazê-lo. As jangadas levam duas pessoas num passeio tranquilo em redor das colinas, enquanto descem o rio.

Outra opção se quiser navegar nas águas, é um cruzeiro no rio Li, de Guilin até Yangshuo. Esta é uma das maneiras mais populares e pitorescas de chegar a Yangshuo, embora seja a mais dispendiosa.

O cruzeiro no rio Li desde Guilin até Yangshuo demora cerca de cinco horas e pode optar entre barcos de 3 ou 4 estrelas. Apenas pode fazer o passeio de Guilin para Yangshuo, mas não no sentido contrário. Marque aqui a sua viagem de barco no rio Li.

Provar a gastronomia local

Beer fish (peixe com cerveja) é o prato mais popular em Yangshuo e verá que aparece em destaque em todos os menus dos restaurantes da cidade.

É um prato que combina o peixe local do rio Li com o sabor ocidental da cerveja e, de facto, é muito saboroso. Tenha atenção aos preços, porque varia bastante e depende do tamanho do peixe.

Há uma grande convergência de culturas em Yangshuo e, como resultado, é um óptimo lugar para provar as iguarias locais.

O que fazer em Xingping

Xingping possui uma das vistas mais pitorescas da região de Guilin, a apenas 45 minutos de Yangshuo. É uma antiga vila ao longo do rio Li, entre Guilin e Yangshuo e foi onde passei alguns dias bastante relaxantes.

Juntamente com a paisagem de beleza ímpar, uma bonita zona histórica, pouco turismo e bons restaurantes, este é um local perfeito para caminhar ou descansar sem massas de turistas.

Laozhai Mountain

Montanha Laozhai em Xingping, na China
Ainda antes do nascer do sol, já alguns turistas trepam a Montanha Laozhai para ver o raia do dia em Xingping na China. Foto: Jorge Duarte Estevão

Uma das melhores vistas do rio Li é do cume da montanha Laozhai, em Xingping. Não há sinalização ao longo deste trilho, mas é fácil encontrar o acesso junto ao cais dos barco em Xingping. Quando chegar ao topo da montanha Laozhai, terá incríveis vistas panorâmicas da área circundante.

Centro histórico de Xingping

O que costumava ser uma vila pacífica cresceu para tornar-se a cidade de Xingping. O centro histórico é muito pequeno e uma hora ou pouco mais basta para explorá-lo ou pode parar numa esplanada, beber uma cerveja, comer um gelado e apaixonar-se por Xingping. Foi o que me aconteceu quando estive na China.

Colina de Xianggong

Nascer do sol em Xianggong Hill, Xingping, na China
Da Colina de Xianggong, em Xingping, a vista, ao nascer do sol, é incrivelmente bela. É preciso, porém, chegar de madrugada para ter lugar na plataforma. Foto: Jorge Duarte Estevão

Uma das coisas que tem de fazer em Yangshuo e Xingping é subir ao topo da Colina de Xianggong. A colina fica na margem oeste do rio Li e do topo irá ver o sinuoso rio Li e as as elegantes curvas que abraçam as colinas verdejantes. Estive aqui ao nascer do sol e a vista é soberba.

Cheguei antes das 5 da manhã e já a plataforma superior estava lotada. No entanto, existem mais duas ou três plataformas de onde a vista é igualmente soberba e com um bónus – com bastante menos gente em meu redor.

Fotografar a nota de 20 RMB

Nota de 20 RMB em Xingping, Yangshuo, China
A paisagem em redor do rio Li, na zona de Xingping, é tão famosa que aparece na nota chinesa de 20 RMB. Foto: Jorge Duarte Estevão

O rio Li é mais famoso por aparecer na nota de 20 RMB, mas esse é apenas um dos infinitos lugares bonitos ao longo do rio. Xingping é o principal ponto de partida para o trecho mais pitoresco do rio Li.

A paisagem ao redor de Xingping é magnífica e após cerca de 20 minutos a pé desde Xingping, chegará ao local onde pode ver o cenário representado na nota chinesa de 20 RMB.

Infelizmente, para tirar a fotografia como na nota, agora só mesmo a bordo de um barco, pois o cais das embarcações estragou grande parte da vista.

Outros lugares para ver em Yangshuo e Xingping

Terraços de arroz de Longsheng ou Longji

Os terraços de arroz de LongSheng ou de LongJi, foram construídos por agricultores locais há centenas de anos. Muitos dizem que é a zona mais bonita para visitar em Yangshuo, mas infelizmente estive em Yangshuo na “época errada” para ver os arrozais, ou seja, já tinha sido feita a colheita e acabei por não visitar esta região.

A melhor época do ano para visitar os terraços de arroz de Longji, soube-o depois, é durante os meses de Maio, Junho e Outubro. Este é o momento imediatamente após as os arrozais arroz estarem cheios de água, o que proporciona belos reflexos, especialmente ao nascer e ao pôr do sol.

AVISO: Antes de partir para a China

Ao viajar para a China, muitos turistas desconhecem que a China não permite o acesso a muitos sites populares como Google, Instagram, Facebook ou WhatsApp.

Se quiser contactar a família ou amigos ou ter acesso ao email então precisa mesmo de uma VPN para usar na China. Eu recomendo a ExpressVPN (a que usei durante a minha estadia na China) ou a NordVPN.

Informação extra

Quanto tempo necessito para visitar Yangshuo e Xingping

Como pode constatar através deste guia, pode ficar durante dias a fio nesta região do Sudoeste da China. Se pretende fazer umas caminhadas, alguns passeios de bicicleta e provar a gastronomia local, então reserve pelo menos quatro dias para visitar Yangshuo e Xingping.

Se quiser relaxar, fazer mais caminhadas e ir aos arrozais de Longsheng, então terá de ter pelo menos uma semana em Yangshuo para usufruir de toda a beleza da região. A região é incrivelmente bonita e deve constar do seu roteiro de viagem na China.

Quando visitar Yangshuo e Xingping

Em termos climáticos, pode viajar para Yangshuo e Xingping em qualquer altura do ano, mas é pouco recomendável que viaje para esta região durante os meses de Inverno.

Durante a Primavera e Verão — entre Março e Agosto — o tempo é quente e húmido. O Inverno, de Dezembro a Fevereiro é frio e húmido, enquanto no Outono (entre Setembro e Novembro) a temperatura é amena, os dias de sol são bastantes e quase não chove. O Outono é, por isso, uma das melhores alturas para visitar Yangshuo e Xingping.

É de evitar os principais feriados chineses, pois durante esse período, os bilhetes de avião e de comboio são mais caros e esgotam, assim como os hotéis.

Em média, a temperatura é de cerca de 19°C, enquanto em Julho e agosto o termómetro sobe bem acima dos 30°C. Janeiro é o mês mais frio em Yangshuo, com temperaturas entre 5°C e 8°C.

Visto para a China

Os cidadãos portugueses e brasileiros necessitam de visto para a China. Para solicitar o visto precisa das reservas de voo e hotel, portanto deve começar a planear com várias semanas de antecedência. Use o Booking.com para fazer as reservas de hotéis.

Dinheiro em Yangshuo e Xingping

A moeda nacional oficial na China é o Renminbi (RMB) ou Yuan e existem em denominações de 100, 50, 20, 10, 5 e 1 RMB e moedas de 1 yuan, 5 jiao e 1 jiao. A maioria dos chineses usa o Wechat para pagar todas as transacções, mas isto não está acessível a não residentes.

Não existem máquinas ATM em Xingping, mas há várias em Yangshuo. Porém, aconselho a levantar dinheiro numa cidade como Guilin para ter a certeza que não vai ter problemas.

Não precisa de trocar dinheiro antes da viagem para a China. Recomendo que peça o cartão Wise para evitar todas as taxas bancárias, pois foi o que usei e tenho sempre comigo.

Como chegar a Yangshuo e Xingping

Avião

Yangshuo não tem aeroporto, sendo que o mais próximo é o aeroporto internacional de Guilin Liangjiang (KWL). Eu uso sempre o Skyscanner para encontrar voos baratos em todo o mundo.

Autocarro

Existem várias estações de autocarro no centro de Guilin, de onde pode ir para Yangshuo e também pode apanhar um autocarro no aeroporto. As principais estações rodoviárias de longa distância para Yangshuo são Guilin South e Guilin Qintan. Há normalmente três ou quatro ligações por dia a partir das 9h00, ou 10h00. O percurso demora entre 60 e 90 minutos.

Comboio

Existem três estações de comboio em Guilin (Guilin Central, Norte, Oeste) que servem diferentes rotas para outras cidades na China e Hong-Kong. Também existe uma estação de comboios em Xingping, embora se denomine Yangshuo.

Aconselho a comprar os bilhetes de comboio online neste site — o que usei enquanto estive na China.

Onde ficar em Yangshuo

Ao visitar Yangshuoo, eu decidi ficar alojado no Yangshuo Yinxiang Villa e não podia ter feito melhor escolha. O preço é justo, fica junto ao rio com vista para uma paisagem soberba e da esplanada e do meu quarto conseguia ver e ouvir o estupendo Impressions Lie Sanjie. Alguns quartos, pelo que ouvi, não têm sanita, apenas o estilo oriental de WC, mas na descrição do quarto está essa informação. Quer melhor alojamento do que este em Yangshuo?

Se, por acaso, o Yangshuo Yinxiang Villa esse estiver cheio, não terá problema pois existem bastantes lugares para dormir em Yangshuo. Veja abaixo algumas recomendações. Os números entre parênteses representam a avaliação dos hóspedes numa escala de 0 a 10.

Outros hotéis recomendados em Yangshuo

  1. The Bamboo Leaf Yangshuo (9.3)
  2. Yangshuo Mountain Retreat (9.2)
  3. River View Hotel (9.3)
  4. The Giggling Tree (9.3)
  5. Yangshuo Zen Garden Resort (8.9)

Onde ficar em Xingping

Em Xingping, onde recomendo que pernoite uma ou duas noites para apreciar uma localidade bonita, serena e com paisagens fantásticas ao redor. Paisagens que pode apreciar do último piso do This Old Place International Youth Hostel.

O hostel fica no centro da localidade de dispõe de quartos duplos e camaratas. O preço é bastante baixo para o que oferece. A poucos metros de distância há cafés e restaurantes, além do cais para embarcar e o acesso à Laozhai Mountain.

Outros hotéis recomendados em Xingping

  1. Laozhaishan Inn (9.5)
  2. Xing Ping Our Inn (9.5)
  3. Melody Inn (9.5)
  4. Ron Inn Xingping Hepan Xiaozhu (9.1)
  5. Yangshuo Xingping Autumn Inn (9.7)

Seguro de viagem

Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros (ao usar este link tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.

Natureza

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
  • Alinha numa aventura? Venha viajar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Próximos destinos

As minhas 11 razões para viajar (já hoje)

Melhores hotéis em Macau e como poupar na estadia

Que visitar em Bukhara, uma das três jóias do Uzbequistão

Interações do Leitor

Comente o artigo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Ao deixar um comentário aceita que os seus dados sejam seguramente registados. Se tiver dúvidas, consulte a política de comentários e privacidade. Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço da Google.

Sidebar primária

Jorge Duarte Estevão

jorge duarte estevao imagem perfil

Prefiro ser tratado por tu. Nasci no Alentejo, mas já visitei 60 países. Alentejano de raça pura – mas escrevo sem sotaque. Acima de tudo, sou um viajante.

Partilho dicas, histórias e emoções de viagem. E pode vir viajar comigo.

Este blogue também é seu. Leia, fale comigo, partilhe e viaje!

Siga-me nas redes sociais

Dicas de viagem e descontos?

ARTIGOS DE REFERÊNCIA

  • 1 Os 20 melhores hotéis do Algarve (para todas as bolsas)
  • 2 Os 15 melhores hotéis rurais do Alentejo (interior e litoral)
  • 3 Estes são os alojamentos mais limpos de Portugal
  • 4 Covid-19 — como reservar alojamento?
  • 5 Palenque – as mais belas ruínas Maia
  • 6Que visitar em San Sebastián, País Basco
  • 7 Visitar a Geórgia – guia completo
  • 8 Viagem à Turquia – locais imperdíveis
  • 9 Compensa comprar o London Pass?
  • 10 48 horas em Edimburgo – que fazer
  • 11 2 dias no Lago Bled – que visitar
  • 12Melhor seguro de viagem – IATI vs World Nomads

Aprenda a fotografar comigo

Workshops de fotografia

Mais lidos

7 formas para conhecer e explorar Macau
24 horas em Macau – tudo para ver num só dia
Como pedir o visto da China (e quanto custa)
Melhor zona para ficar em Istambul (Sultanahmet ou Beyoglu)?
Na estrada do Quirguistão com o clube dos 100
Roteiro de viagem ao Uzbequistão – na Rota da Seda (7- 10 dias)

PLANEAR VIAGENS

  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link)
  • Reserve os voos mais baratos com o Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Reserve o hotel ao melhor preço e durma confortável

Viagens em grupo

venha-viajar-comigo-jorge-duarte-estevao-papa-leguas

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2023 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .