Planear um roteiro de viagem à China pode ser uma tarefa ingrata, já que o país é enorme e tem inúmeras regras — a começar pela burocracia do visto. Neste itinerário para visitar a China vai encontrar lugares fantásticos que variam entre zonas rurais, montanhas e lagos, até cidades, cultura e gastronomia. Num roteiro de viagem à China, para três semanas, cabe muita coisa.
Da Muralha da China — nos arredores de Pequim — ao Exército dos Guerreiros de Terracota, em Xian, até às maravilhas naturais da região de Yangshuo ou Lijiang, há razões mágicas para a China ser o seu próximo destino.
Quando visitei a China, decidi que queria ver o máximo possível no tempo que tinha, mas também procurava momentos de lazer e relaxamento. Queria ao mesmo tempo conhecer a cultura e gastronomia chinesa e também alguns dos locais mais deslumbrantes das suas paisagens.
Se visitar estes locais que sugiro neste roteiro, regressará a casa com uma amostra equilibrada do que há para ver na China. E, acima de tudo, voltará a casa feliz e com vontade de explorar ainda mais de um dos países mais populosos do planeta.
Este itinerário depreende que irá apanhar voos internos ou, em alternativa, comboios de alta velocidade.
Lugares mais bonitos num roteiro de viagem na China
Espero que este roteiro de viagem à China lhe dê um sólido ponto de partida e alguma orientação sobre o que pode ver e fazer na China em três semanas ou 18 dias.
Dias 1 a 5: Pequim
A primeira paragem do roteiro de viagem à China será, muito provavelmente, a capital Pequim, pois é aí que aterra a maior parte dos voos intercontinentais. E Pequim é, sem dúvida, um óptimo ponto de partida.
Não só é uma cidade onde se come muito bem, mas também me pareceu uma metrópole extremamente bem organizada, limpa e com muito para ver e fazer.
A capital da China tem “apenas” sete lugares classificados pela UNESCO, como a Grande Muralha da China — a atracção chinesa mais famosa — além, claro da Cidade Proibida ou do Palácio de Verão.
Mas há muito mais para ver em Pequim e o que há para fazer na capital da China não se resume apenas a locais classificados como Património da Humanidade.
Creio que em quatro ou cinco dias (mínimo de três dias em Pequim) poderá sentir e apreciar como é vibrante a capital da China — e até diferente (para melhor) do que vemos e ouvimos regularmente nas notícias.
Onde ficar em Pequim
Em Beijing fiquei no Yuyang River View Hotel. Sem ser extraordinário, este hotel cumpre os requisitos para uma noite descansada, numa boa localização. O pequeno-almoço é óptimo.
Outros excelentes hotéis para dormir em Pequim:
- Nostalgia Hotel Beijing – Tian’anmen Square (8.9)
- Iris Hotel Beijing Temple of Heaven (8.9)
- Peking Station Hostel (9.0)
- Stey-Wangfujing (9.2)
- Waldorf Astoria Beijing (9.2)
- Beijing 161 Drum Tower Hotel (9.0)
Dias 6 a 8: Xian
Depois de ter ficado estupefacto e maravilhado com as atracções que há para ver em Pequim, é tempo de experimentar um comboio alta velocidade (ou um voo se preferir) até à antiga capital da China.
Xian era o ponto inicial da histórica Rota da Seda, embora haja poucas referências a este antigo percurso comercial além do que se encontra no Museu de História de Shaanxi. Este museu é um dos pontos essenciais para ver em Xian.
No entanto, a larga maioria das pessoas que viaja para Xian, fá-lo para admirar o Exército dos Guerreiros de Terracota. Este é, sem sombra de dúvida, um dos locais míticos de Xian e de todo o país.
Por muito que se leia e muitas imagens que se vejam, nada se compara com o facto de estarmos ali perante este incrível cenário construído há milhares de anos.
Sinceramente as minhas expectativas não eram muitas, mas é impossível ficar indiferente e não querer visitar o Exército dos Guerreiros de Terracota. É claro que há mais para ver e fazer em Xian — em particular no aspecto culinário. Compre os bilhetes de comboio online e em poucas horas estará a viajar em alta velocidade até Xian — uma paragem obrigatória numa viagem à China.
Onde ficar em Xian
Em Xian existem óptimos locais para dormir. Eu fiquei no excelente 7 Sages Bell Tower Boutique Hostel, muito bem localizado e com boas instalações.
No entanto, poderia recomendar outros lugares para dormir em Xian.
- Eastern House Boutique Hotel (9.4)
- Xing Long No.37 Hostel (9.1)
- Xi’an Simple Palace (9.5)
- Jinmao Hotel Xi’an Drum Tower (9.3)
- Wyndham Grand Xian South (9.3)
Dias 9 a 13: Dali e Lijiang
Devo confessar que tinha imensa curiosidade em ver Dali, a caminho do Planalto Tibetano, mas a cidade não me convenceu. Pelo contrário, achei-a demasiado “vendida”, ou seja, com muitas lojas e muito (ou totalmente) virada para o turismo.
Andei por lá uns dias com pouco interesse e até fiquei menos tempo do que desejava. Um dia em Dali, na minha opinião, é suficiente.
Ao invés de Dali, adorei Lijiang. Explore a cidade de Lijiang devagar, pois é extremamente charmosa, com elegantes edifícios na zona histórica e com óptimos restaurantes e belas paisagens.
A Cidade Velha de Lijiang é um grande atractivo na região de Yunnan, mas há outras zonas igualmente deslumbrantes, como a Black Dragon Pool (Lago do Dragão Negro). Este é um lago popular no cénico Jade Spring Park.
Mas na província de Yunnan – e a partir de Lijiang – o lugar mais impressionante é mesmo a Montanha de Neve Dragão de Jade. Reserve pelo menos um dia (de preferência no Outono) para ver algumas das paisagens naturais mais bonitas da China. Aliás, foi um dos motivos pelos quais decidi ir para a região de Yunnan.
Para chegar a esta região da China pode voar – se tiver o tempo contado – ou viajar de comboio e até parar a meio, por exemplo para ver os pandas em Chengdu.
Onde ficar em Dali e Lijiang
Em Dali, optei por ficar no Dali Spring Field Hostel. Os preços são imbatíveis e a localização excelente, mas se quiser uma espectacular opção — sobretudo se viajar em casal — escolha o House & White Lakeside Lodge. Fenomenal!
Em Lijiang, a escolha recaiu no Lijiang Dreamless Boutique Inn, pois as instalações são modernas.
Outros hotéis recomendados em Dali e Lijiang
- Xilu Xiaoxie Inn (Lijiang) | (9.7)
- 26th Courtyard Hotel (Lijiang) | (9.0)
- Lijiang Gui Yuan Tian Ju Guesthouse (Lijiang) | (9.6)
- Lijiang Wuer Inn (Lijiang) | (9.4)
- Dali Shuangmo Sea View Hotel (Dali) | (9.7)
- Dali Mu Yun Inn (Dali) | (9.7)
- Sabbath Boutique Inn (Dali) | (9.4)
- Ning-house Lake view Inn (Dali) | (9.7)
Dias 14 a 17 Yangshuo e Xingping
Para terminar esta sugestão de roteiro de viagem à China, duas das zonas mais bonitas do país: Yangshuo e Xingping.
Quando os chineses desejam ardentemente fugir ao caos das cidades procuram algumas das vistas das mais belas de montanhas e rios e fazem-no… indo para Yangshuo e Xingping.
A cidade ribeirinha no Sul da China é mais famosa pelas colinas cársticas e estilo de vida tradicional das vilas de pescadores, embora uma parte de Yangshuo seja muito turística.
A verdade é que há tanto de beleza natural para ver na região que se pode estar sozinho sempre que se queira. Basta alugar uma bicicleta e pedalar para as zonas rurais para encontrar cenários tranquilos e extremamente bonitos.
Pessoalmente, gostei de ambas as localizações (Yangshuo e Xingping), até porque pude visitar alguns dos pontos mais bonitos da região de Guilin, como a Colina de Cuiping, a Colina da Lua ou admirar a estupenda vista panorâmica para o rio Li, a partir do topo da Colina de Xianggong.
Onde ficar em Yangshuo e Xingping
Eu decidi ficar alojado no Yangshuo Yinxiang Villa e não podia ter feito melhor escolha. O preço é justo, fica junto ao rio com vista para uma paisagem soberba e da esplanada e do meu quarto conseguia ver e ouvir o estupendo Impressions Lie Sanjie.
Em Xingping, recomendo que durma uma ou duas noites para apreciar uma localidade bonita, serena e com paisagens fantásticas ao redor. Paisagens que pode apreciar do último piso do This Old Place International Youth Hostel.
Outros hotéis recomendados em Yangshuo e Xingping
- Yangshuo Mountain Retreat (9.2)
- River View Hotel (9.3)
- Laozhaishan Inn (9.5)
- Xing Ping Our Inn (9.5)
- Melody Inn (9.5)
- Yangshuo Xingping Autumn Inn (9.7)
Dia 18
Apanhe o voo ou comboio de regresso a Pequim para terminar o seu itinerário. Organizei este roteiro de viagem à China para ser (relativamente) pausado, mas se quiser voar mais vezes e apressar o ritmo (o que não aconselho) ainda pode visitar outros incríveis locais como os que sugiro abaixo.
Espero que este roteiro de 3 semanas na China o inspire a conhecer este país apaixonante. Irá, provavelmente, render-se nos primeiros dias e esquecer os (muitos) preconceitos que existem em relação à China.
Outros lugares para ver na China (se tiver mais tempo)
Urumqi
Urumqi é a capital e a maior cidade da região autónoma de Xinjiang. Esta foi a minha porta de entrada da China, vindo do Cazaquistão e apesar do aparato militar e de segurança na região (devido aos problemas com a minoria Uigur), gostei da cidade.
Urumqi está no sopé das montanhas Tianshan e era um importante ponto de paragem ao longo da antiga Rota da Seda. Na cidade pode-se visitar o Grande Bazar ou o Museu de Xinjiang, mas na região há muito para ver também em termos paisagísticos, como o Lago Sayram e o Lago Kanas.
Onde ficar em Urumqi
Há bastantes locais para dormir em Urumqi, mas poucos hotéis estão autorizados a receber estrangeiros. Antes de reservar o seu hotel, veja com atenção se pode ficar lá alojado. Eu fiquei no Jinjiang Inn Urumchi Hongqi Road e posso recomendá-lo. Sem ser excelente, é suficiente para uma ou duas noites.
Outros hotéis recomendados em Urumqi
- Wanda Vista Hotel Urumqi (9.4)
- Urumqi Single Line Hostel (hostel recém-adicionado)
- Hilton Urumqi (8.4)
- Atour Hotel Urumqi (hotel recém-inaugurado)
- Grand Mercure Hotel Hualing (8.2)
Chengdu
Chengdu é uma cidade no Sudoeste da China — a capital da província de Sichuan — reconhecida, sobretudo por dois factores: os pandas gigantes e a culinária. Para ser sincero, Chengdu foi das cidades que menos me seduziu na China. Nem sequer a culinária aguçou o meu paladar.
Todavia, foi interessante estar tão perto do habitat natural desta espécie selvagem. Os pandas estão lá para quem os queira ver, ainda que na maior parte do tempo estejam… a dormir.
Visite logo pela manhã para ainda conseguir ver alguma actividade destes ursos tão queridos para os chineses e para muitos de nós.
Onde ficar em Chengdu
Em Chengdu fiquei num hostel que NÃO recomendo: Chengdu Mix Hostel Courtyard Poshpacker porque faltou comodidade, limpeza e sossego. A localização e o staff eram os pontos positivos.
Outros hotéis recomendados em Chengdu
- Masherbrum Outdoor Travelling Hostel (9.2)
- Hyatt House Chengdu Pebble Walk (9.1)
- Tianfu Square Serviced Suites (9.2)
- Chengdu ManYuan Hotel (9.4)
Macau
Macau foi o destino final da minha primeira grande viagem de longa duração. Quando saí de Portugal, Macau era o objectivo e o sonho. E, depois de vários meses a viajar de comboio, cumpri o sonho de chegar à região que já foi território português.
Escrevi vários artigos sobre Macau e é um dos lugares a que desejo voltar quando regressar à China. Entre o passado cultural, patrimonial e gastronómico e o desenvolvimento futurista, Macau é um local que se estranha, primeiro, mas depois se entranha.
Além das populares Ruínas de São Paulo, do Museu de Macau ou do Farol e Fortaleza da Guia não faltam motivos para visitar Macau em 24 horas. Eu estive quase duas semanas em Macau.
Onde ficar em Macau
Dormir num hotel em Macau não é barato. Eu fiquei instalado algumas noites no Regency Art Hotel e posso recomendá-lo. Os quartos são amplos, as camas confortáveis e o staff é prestável. Pode usufruir do spa, do ginásio e da piscina exterior.
Outros hotéis recomendados em Macau
Lugares que gostaria de visitar na próxima viagem à China
- Zhangjiajie (montanhas Avatar)
- Lago Sayram
- Jiangbulak
- Kumtag
- Tianshan Canyon
- Koktokay
- Dunhuang
- Turpan
- Kashgar
- Monte Huangshan
- Jiuzhaigou
- Three Gorges
- Montanhas arco-íris (Zhangye Danxia)
- Reserva Nacional de Huanglong
- Xangai
- Hong Kong
- Tibete
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na China ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.