• Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início Inspiração O que visitar em Xian, China (além do Exército de Terracota)
Exército dos Guerreiros Terracota, Xian, China
Estima-se que mais de 7 mil soldados do Exército dos Guerreiros Terracota em Xian, na China, tenham sido escavados. Foto: Jorge Duarte Estevão

O que visitar em Xian, China (além do Exército de Terracota)

Dicas de viagem Inspiração Viagens Ásia China
Jorge Duarte Estevão
Actualizado a 21/07/2023
2 Comentários

Xian é umas cidades mais importantes da China. Como antiga capital do país, a cidade atrai viajantes todos os anos para admirar as principais atracções arqueológicas, como o Exército de Terracota, mas há muito mais para visitar em Xian. Nenhuma viagem ao interior da China estaria completa sem alguns dias em Xian, a capital da província de Shaanxi.

Se há cidade com mais significado histórico que Pequim, é esta cidade. Geograficamente está situada no coração da China e compara-se em termos de importância com grandes cidades das antigas civilizações, como Cairo, Roma ou Atenas. Xian (pronuncia-se shee-an) foi a primeira das quatro capitais antigas da China e serviu como capital de 13 dinastias.

Vá a Xangai e encontrará a China centenária; vá a Pequim e encontrará a China milenar; vá a Xian e encontrará a China de há 3000 anos

Ditado chinês

E é preciso não esquecer que Xian marcava o início da histórica Rota da Seda, ligando o Oriente ao Ocidente — este passado está visível no popular museu de história de Shaanxi.

Este é o local onde pode admirar o Exército dos Guerreiros de Terracota — o verdadeiro ícone da cidade — mas há muito para visitar em Xian. Da arquitectura antiga, como a Torre Sineira, a Torre do Tambor, os Pagodes do Ganso Selvagem ao fantástico mercado islâmico de rua.

Conteúdo do artigo esconder
1 O que há para fazer e visitar em Xian – antiga capital da China
1.1 Exército dos Guerreiros de Terracota
1.2 Museu de história de Shaanxi
1.3 Torre do Tambor e Torre Sineira
1.4 Muralha da cidade de Xian
1.5 A rua e o Bairro Islâmico (Beiyuanmen)
2 Outros lugares para visitar em Xian
3 Informação extra
3.1 Dinheiro
3.2 Quanto tempo para ver Xian
3.3 Quando visitar Xian
3.4 Como chegar a Xian
3.5 Comboio
3.6 Avião
3.7 Autocarro
3.8 Transportes em Xian
3.9 Onde ficar em Xian – recomendações para dormir
3.10 Seguro de viagem

O que há para fazer e visitar em Xian – antiga capital da China

Neste guia, incluí as principais coisas para fazer em Xian e também onde pode comer e de quanto tempo necessita para visitar esta cidade chinesa de 12 milhões de habitantes.

Exército dos Guerreiros de Terracota

Exército dos Guerreiros Terracota, Xian, China
Os soldados do Exército dos Guerreiros Terracota, em Xian, na China, são tão perfeitos que parecem reais. Foto: Jorge Duarte Estevão

O Museu dos Guerreiros de Terracota é, claro, a principal atracção para ver em Xian. É uma colecção de esculturas representando os exércitos de Qin Shi Huang – o primeiro imperador da China.

Enterrada e esquecida por centenas de anos, a colecção apresenta mais de 7000 figuras em tamanho real (cavalos, carros e armas de cerâmica) dispostas em formações de batalha, que guardam o túmulo do Imperador Qin Shi Huang – para o proteger após a sua morte. Os Guerreiros de Terracota apenas foram descobertos em 1974 e classificados como Património Mundial da UNESCO, em 1987.

Esta atracção é espantosa, sobretudo se pensarmos que os Guerreiros de Terracota datam de 210 a.C. O museu está quase sempre cheio e é difícil sugerir um horário onde esteja menos gente, embora alguns visitantes digam que na hora de almoço se consegue estar mais descansado a ver os guerreiros. Eu fui logo pela manhã e já estava a abarrotar…

Horário do Museu dos Guerreiros de Terracota

16 de Março a 15 de Novembro: 8h30 – 18h00 (última entrada às 17h00) | 16 de Novembro a 15 de Março: 8h30 – 17h30 (última entrada às 16:30)

Museu de história de Shaanxi

Museu de história de Shaanxi, Xian, China
Um dos milhares de peças expostas no Museu de história de Shaanxi, na cidade de Xian – antigo ponto inicial da Rota da Seda, na China. Foto: Jorge Duarte Estevão

O Museu de História de Shaanxi é enorme, mas é um dos pontos essenciais para visitar em Xian. O museu ocupa mais de 50 mil metros quadrados e acolhe mais de 30 mil peças de toda a província de Shaanxi. Organizado por dinastias, torna-se bastante simples aprender, de forma sucinta, a história chinesa por ordem cronológica.

As salas de exposições do Museu de História de Shaanxi são divididas em quatro grupos principais; o Prefácio, as salas de exposições permanentes, as salas de exposições temporárias e uma sala de exposições para as pinturas murais da dinastia Tang. A parte que mais me interessou foi, no entanto, sobre a Rota da Seda.

O museu aconselha a evitar as visitas em Julho e Agosto por causa das multidões.

Horário do Museu de História de Shaanxi

15 de Novembro a 14 de Março – 9h00 – 17h30 | 15 de Março a 14 de Novembro – 8h30 às 18h00 | Encerra: Segundas-feiras

Torre do Tambor e Torre Sineira

Torre do Tambor, Xian, China
A Torre do Tambor é um dos símbolos da antiga capital da China – Xian. Foto: Jorge Duarte Estevão

A Torre do tambor e a Torre Sineira são dois dos símbolos da cidade. A Torre do tambor assinala o centro da antiga capital de Chang’an. Na Dinastia Ming, o nome da cidade foi mudado para Xian. Na China antiga, especialmente da dinastia Yuan (1271-1368), os tambores eram usados para sinalizar o tempo e, ocasionalmente, eram usados como alarme em situações de emergência.

Leia também

Caminho Português de Santiago Interior — uma rota para (se) descobrir

A Torre Sineira de Xian foi construída em madeira, sem o uso de qualquer prego e possui três beirais decorados com azulejos verdes e ouro. A torre foi construída em 1384 pelo imperador Zhu Yuanzhang como forma de visualizar a paisagem circundante e poder emitir um alerta em caso de ataques de governantes rivais.

Muralha da cidade de Xian

A cidade velha de Xian está cercada por uma enorme muralha, uma construção impressionante e muito bem preservada. Uma secção da muralha da cidade está totalmente acessível e das coisas mais peculiares que pode fazer em Xian é andar de bicicleta no topo da muralha, mas também pode caminhar. Há bicicletas para alugar na entrada sul da muralha e ao longo do percurso, terá excelentes vistas.

A muralha tem 12 metros de altura e largura e estende-se por 13,7 quilómetros. A parede data do século XIV e foi construída na dinastia Ming para proteger a cidade dos invasores, tendo mais tarde sido reforçada e ampliada pela dinastia Tang.

Horário da Muralha de Xian

Entrada Sul: 8h00 – 24h00 | Entradas Leste, Norte, Oeste, Hanguang, Wenchang, Heping, Zhongshan, Shangde: Maio – Outubro: 8h00 – 19h00 | Novembro – Abril: 8h00 – 18h00

A rua e o Bairro Islâmico (Beiyuanmen)

Rua Islâmica, Xian, China
Ao final do dia, milhares de pessoas percorrem o Bairro Islâmico de Xian, na China. Foto: Jorge Duarte Estevão

Das coisas que mais gostei de visitar em Xian, uma delas foi o mercado de rua islâmico de Beiyuanmen. Com barracas e mais barraquinhas de comida, o melhor é vir ao final da tarde — ainda antes da hora de jantar — e chegar com o estômago vazio.

Poderá comprar bugigangas e provar iguarias tradicionais, espetadas de borrego, hambúrgueres de Shaanxi (hambúrgueres chineses) e sobremesas para todos os gostos. É, de igual modo, um excelente local para tirar fotos genuínas. Diz-se que a rua islâmica era onde — há milhares de anos — se dava início à Rota da Seda. A ligação a esta importante rota comercial, associada a uma população muçulmana em número considerável, influenciaram bastante a culinária.

Leia também

Roteiro para 24 horas em Doha, Qatar – sede do Mundial 2022

A mistura de culturas continua presente e poderá encontrar pratos chineses locais servidos com frutos secos e sabores tradicionais do Médio Oriente. Alguns pratos são óptimos, mas há outros em que até o cheiro nos angustia — com destaque para o tofu fermentado. Dizem que o sabor parece que é melhor que o cheiro, mas não consegui provar…

Se for vegetariano, este talvez seja um local que não deve ver em Xian…

Outros lugares para visitar em Xian

  • Pagode do Grande Ganso Selvagem
  • Pagode do Pequeno Ganso Selvagem
  • Mercado de caligrafia (na rua Shu Yuan Men)
  • Mausoléu de Yangling
  • Monte Huashan
  • Palácio de Huaqing
  • Museu Qianling
  • Túmulo de Yangguifei
  • Mausoléu de Zhaoling
  • A Grande Mesquita

Informação extra

Dinheiro

A moeda nacional oficial na China é o Renminbi (RMB) ou Yuan e existe em denominações de 100, 50, 20, 10, 5 e 1 RMB, bem como em moedas de 1 yuan, 5 jiao e 1 jiao. A maioria dos chineses usa o Wechat para pagar todas as transacções, mas isto não está acessível a não residentes.

Por isso, a alternativa é pagar com cartão ou levantar dinheiro (existem ATM por todo o lado), mas não precisa de trocar dinheiro antes da viagem para a China. Recomendo que peça o cartão Wise para evitar todas as taxas bancárias, pois foi o que usei e tenho sempre comigo.

Quanto tempo para ver Xian

Se apenas se limitar à cidade e não quiser explorar a região da província de Shaanxi, então dois dias bastarão para ver a cidade. No primeiro dia estará ocupado a ver a principal atracção da cidade – os Guerreiros de Terracota – enquanto no dia seguinte poderá ver as restantes atracções.

Quando visitar Xian

Xian tem um clima temperado e continental, com Verão quente e chuvoso, e Inverno seco e algo frio. O clima é agradável durante todo o ano, mas a Primavera e Outono são as melhores momentos para visitar Xian, ou seja, entre Março e Maio e entre Setembro e Novembro. Se puder, evite os meses de Julho e Agosto e o Ano Novo Chinês, pois todas as atracções vão estar superlotadas e os preços sobem bastante.

Como chegar a Xian

Comboio

Chegar a Xian é muito fácil, tanto de comboio como de avião. Os comboios de alta velocidade chegam desde Pequim até Xian em poucas horas. Aliás, foi dessa forma que visitei a cidade por duas vezes. Existem três estações de comboio, mas as ligações de alta velocidade vão para Xian North (Xianbei). Recomendo que compre os bilhete de comboio online antes de qualquer viagem para a China.

Avião

O aeroporto de Xian está localizado a 41 km do centro da cidade e existem ligações para vários pontos da China. Use o Skyscanner para pesquisar os melhores preços e horários.

Autocarro

Os autocarros interurbanos chegam e partem da estação rodoviária de Xian Fangzhicheng e há ligações para inúmeras zonas do país.

Transportes em Xian

Xian tem um sistema de Metro com várias linhas em operação e pareceu-me bastante fácil navegar sempre que o usei. Também existem autocarros locais para se deslocar, com rotas que cobrem todos os cantos da cidade. Leve a quantia certa de RMB para pagar o bilhete de autocarro.

O táxi também é uma forma fácil de viajar por Xian e alguns dos hotéis até lhe dão um cartão com a localização (em chinês) para garantir que consegue dar as indicações ao taxista.

Onde ficar em Xian – recomendações para dormir

Existem óptimos locais para dormir. Eu fiquei no excelente 7 Sages Bell Tower Boutique Hostel, muito bem localizado e com boas instalações.

No entanto, poderia recomendar outros lugares para dormir em Xian.

  1. Eastern House Boutique Hotel (9.4)
  2. Xing Long No.37 Hostel (9.1)
  3. Campanile Xian Bell Tower (9.0)
  4. Xi’an Simple Palace (9.5)
  5. Jinmao Hotel Xi’an Drum Tower (9.3)
  6. Ibis Styles Hotel (9.0)
  7. Wyndham Grand Xian South (9.3)
  8. Citadines Gaoxin Xi’an (9.0)

Seguro de viagem

Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros (ao usar este link tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.

Arte e Cultura Cidades

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
  • Alinha numa aventura? Venha viajar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Próximos destinos

Como comprar bilhetes de comboio e autocarro na Turquia

Ao sabor da maré nos passadiços de Alvor — os maiores do Algarve

Roteiro de viagem ao Uzbequistão – na Rota da Seda (7- 10 dias)

Interações do Leitor

2 comentários

  1. Virginia diz

    12/08/2023 em 02:10

    Adorei sua dicas mas vc não fala sobre a dificuldade de comunicação.
    Gostaria de saber sobre guias que falam português na China.
    Obrigada

    Responder
    • Jorge Duarte Estevão diz

      12/08/2023 em 20:28

      Olá Virginia. A dificuldade de comunicação ultrapassa-se 😃 E até pode viajar comigo até à China.

      Responder

Comente o artigo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Ao deixar um comentário aceita que os seus dados sejam seguramente registados. Se tiver dúvidas, consulte a política de comentários e privacidade. Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço da Google.

Sidebar primária

Jorge Duarte Estevão

jorge duarte estevao imagem perfil

Prefiro ser tratado por tu. Nasci no Alentejo, mas já visitei 60 países. Alentejano de raça pura – mas escrevo sem sotaque. Acima de tudo, sou um viajante.

Partilho dicas, histórias e emoções de viagem. E pode vir viajar comigo.

Este blogue também é seu. Leia, fale comigo, partilhe e viaje!

Siga-me nas redes sociais

Dicas de viagem e descontos?

ARTIGOS DE REFERÊNCIA

  • 1 Os 20 melhores hotéis do Algarve (para todas as bolsas)
  • 2 Os 15 melhores hotéis rurais do Alentejo (interior e litoral)
  • 3 Estes são os alojamentos mais limpos de Portugal
  • 4 Covid-19 — como reservar alojamento?
  • 5 Palenque – as mais belas ruínas Maia
  • 6Que visitar em San Sebastián, País Basco
  • 7 Visitar a Geórgia – guia completo
  • 8 Viagem à Turquia – locais imperdíveis
  • 9 Compensa comprar o London Pass?
  • 10 48 horas em Edimburgo – que fazer
  • 11 2 dias no Lago Bled – que visitar
  • 12Melhor seguro de viagem – IATI vs World Nomads

Aprenda a fotografar comigo

Workshops de fotografia

Mais lidos

Comboio Circular de Yangon – viagem no tempo (e sem preço)
Dicas essenciais para viajar para Macau
Kuala Lumpur, no dia em que tudo corre mal
O que deve saber antes de visitar o Quirguistão
Despertar em Bagan para o nascer do sol mais bonito do mundo
Um dia em Ancara, Turquia (roteiro de 24 horas)

PLANEAR VIAGENS

  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link)
  • Reserve os voos mais baratos com o Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Reserve o hotel ao melhor preço e durma confortável

Viagens em grupo

venha-viajar-comigo-jorge-duarte-estevao-papa-leguas

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2023 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .