• Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início Dicas de viagem Um dia em Ancara, Turquia (roteiro de 24 horas)
Cidadela de Ancara, Turquia
Muralhas da Cidadela de Ancara, a principal atracção turística da capital turca. Foto: Jorge Duarte Estevão

Um dia em Ancara, Turquia (roteiro de 24 horas)

Dicas de viagem Inspiração Viagens Ásia Europa Turquia
Jorge Duarte Estevão
Actualizado a 31/07/2023
Comentar este artigo

Estive por mais do que uma vez em Ancara, mesmo depois de (quase) ter jurado não regressar. Há, porém, atracções suficientes para elaborar um roteiro de um dia em Ancara.

Como capital e centro administrativo da Turquia (não é Istambul como por vezes erradamente se pensa), a cidade simboliza independência e modernidade para o povo turco e possui elementos contemporâneos e históricos em diferentes zonas da cidade. Ancara não tem parado de crescer, o que aliado à a sua história criou uma fusão de tradição e modernização.

A cidade não é uma atracção imediata quando se pensa viajar para a Turquia, mas se por lá passar 24 horas terá oportunidade de aprofundar o seu conhecimento cultural da Turquia. Mesmo sem o carisma apaixonante de Istambul ou a magia da Capadócia, na maior cidade da região da Anatólia, há lugares – como a Cidadela ou o Mausoléu de Ataturk, que têm de constar do roteiro de um dia em Ancara.

Conteúdo do artigo esconder
1 Um dia em Ancara – o que fazer, ver e visitar
1.1 1 Cidadela de Ancara (Kalesi)
1.2 2 Ruas do bairro antigo
1.3 3 Anitkabir
1.4 4 Torre Atakule
1.5 5 Parque Gençlik
1.6 6 Mesquita Kocatepe
1.7 7 Gastronomia de Ancara
2 Informação extra
2.1 Quando visitar Ancara
2.2 Preciso de visto para visitar a Turquia?
2.3 É seguro visitar Ancara?
2.4 Como viajar para Ancara | Todos os transportes
2.5 Hotel em Ancara – onde dormir descansado
2.6 Seguro de viagem

Um dia em Ancara – o que fazer, ver e visitar

1 Cidadela de Ancara (Kalesi)

Turistas na Cidadela de Ancara, Turquia
Subir à cidadela é obrigatório durante o passeio de um dia em Ancara. Foto: Jorge Duarte Estevão

Em primeiro lugar, só se subir as ruas para chegar à Cidadela de Ancara (ou castelo), terá a percepção completa da dimensão da cidade – e óptimas vistas panorâmicas.

Ancara tem vários sítios arqueológicos interessantes, no entanto, apenas algumas estruturas ao redor da cidadela sobreviveram ao apetite pelo desenvolvimento.

Originalmente construída como estrutura militar, a Cidadela de Ancara é agora um dos destinos turísticos mais populares. A cidadela é compacta, sendo composta por quatro paredes enormes e dezenas de torres pentagonais no topo. Embora subir a colina requeira esforço, a vista magnífica é um forte apelativo para não abdicar deste local num roteiro de 24 horas em Ancara.

Horário da Cidadela de Ancara

9h00 – 18h00

2 Ruas do bairro antigo

Latoeiro, Cidade de Ancara, Turquia
Interior de uma oficina de um latoeiro, perto da Cidadela de Ancara. Foto: Jorge Duarte Estevão

Combine a visita à Cidadela de Ancara com um passeio a pé pelas ruas históricas. Aí poderá encontrar ruelas de calçada, com habitações em estilo otomano e pequenas lojas que vendem um pouco de tudo.

É uma área turística, mas é preciso sublinhar que o turismo em Ancara é reduzido. Quando estive na Cidadela, por exemplo, apenas meia dúzia de turistas turcos por lá vagueava, assim como nestas ruas em redor.

3 Anitkabir

Parada militar em Anitkabir, Ancara, Turquia
Em Anitkabir, está alojado o mausoléu do primeiro presidente da República da Turquia, Ataturk. Foto: Jorge Duarte Estevão

Anitkabir é um lugar a que é difícil ficar indiferente. O monumento é também onde está o mausoléu do primeiro presidente da República da Turquia, Ataturk. Anitkabir está dividido em quatro partes, sendo uma delas a Estrada dos Leões, onde é possível assistir à parada militar de soldados turcos. E, por sorte, a minha visita a Anitkabir coincidiu exactamente com um desses momentos.

As outras secções incluem o Parque da Paz, uma área natural onde até existe uma bandeira turca feita com flores. O restante espaço é preenchido com a Praça Cerimonial e o Salão da Honra – onde está o túmulo de Ataturk. Reserve pelo menos 90 minutos do seu roteiro de um dia em Ancara para ver Anitkabir.

Horário do Mausoléu de Anitkabir

9h00 – 17h00 (16h00 no Inverno) | A última entrada é cerca de 45 minutos antes do fecho.

4 Torre Atakule

Torre Atakule, Ancara, Turquia
Ao fundo à direita, pode ver-se a Torre Atakule, um dos prédios mais altos de Ancara. Foto: Jorge Duarte Estevão

Atakule é uma torre de comunicações e observação com uma altura de 125 metros. O nome da torre deriva das palavras ‘Ata’ (que significa ancestral e alude também a Ataturk) e ‘kule’ (que significa torre). Atakule foi erigida em 1989 na zona de Çankaya e dispõe de um terraço aberto (e um restaurante) que permite a quem visita contemplar toda a cidade enquanto saboreia uma refeição.

Horário da Torre Atakule

11h00 – 19h00

5 Parque Gençlik

O Parque Gençlik é um parque público que além da vegetação e lagos, também dispõe de parque de diversões, teatro ao ar livre e dois comboios miniatura. Há vários quiosques Parque Gençlik que vendem, por exemplo, o típico gelado turco e milho. E todas as noites no lago principal acontece um espectáculo de luz. É um óptimo local para fugir ao louco trânsito de Ancara e aí passar uma ou duas horas a relaxar – ou a abrigar-se do calor impiedoso da cidade.

6 Mesquita Kocatepe

Mesquita Kocatepe, Ancara, Turquia
A Mesquita Kocatepe é a maior de Ancara e onde acorrem milhares para rezar. Foto: Jorge Duarte Estevão

A Mesquita Kocatepe é a maior mesquita de Ancara. Construída entre 1967 e 1987 no bairro de Kocatepe, em Kizilay, ocupa 4500 metros quadrados e os quatro minaretes de 88 metros de altura até possuem elevadores. A cúpula é revestida em ouro.

A dimensão e posicionamento conferem-lhe um destaque invejável na capital turca. A Mesquita Kocatepe pode, diz-se, receber até 24 mil pessoas em oração de uma só vez. Pode até já ter visto várias mesquitas durante uma viagem à Turquia, mas o tamanho de Kocatepe é absurdo.

7 Gastronomia de Ancara

Cabeça de borrego no Mercado em Ancara, Turquia
A gastronomia de Ancara assenta sobretudo em carne, com destaque para carne de borrego. Foto: Jorge Duarte Estevão

Ao passear por Ancara é impossível não ir jogando a mão ao bolso (e à bolsa) para provar comida de rua. A comida turca é bastante diversificada, numa fusão entre o Oriente Médio, Ásia Central e Balcãs e permite agradar a (quase) todos os paladares. A excepção será para o paladar vegetariano, pois a gastronomia turca é predominantemente carnívora.

Se for a um restaurante, a maioria das refeições é servida com salada, geralmente com milho, tomate, rabanete e picles. E pão, claro. Prove também a fantástica sopa de lentilhas (mercimek) — que agora também já faço em casa.

Em Ancara encontrei os maiores döner kebap (ou espeto rotativo de carne) que alguma vez vi. Nas ruas irá também encontrar sumos frescos, simit estaladiços, castanhas (boas e quentinhas) ou um bolo (cujo nome desconheço, mas aparenta um strudel), com alfarroba e canela. Só lhe posso dizer que era muito, muito bom. Pode ver o aspecto nesta imagem.

Informação extra

Quando visitar Ancara

Ancara tem um clima continental devido à localização no interior. Os meses de Verão (de Junho a Setembro) representam a estação turística, com sol e dias quentes (35 graus ou mais), enquanto os Invernos são muito frios (até -10 graus) e com queda de neve.

A melhor época para visitar Ancara é durante a estação seca, entre os meses de Maio a Outubro. Estive em Ancara na Primavera e o tempo estava óptimo, com excepção de uma breve chuvada num dos dias.

Preciso de visto para visitar a Turquia?

Não. Desde Março de 2020, os cidadão portugueses não necessitam de qualquer visto para visitar a Turquia, até uma estadia máxima de 90 dias. Basta apresentar o Cartão de Cidadão ou o Passaporte, embora eu recomende o Passaporte.

Os cidadãos brasileiros estão isentos de visto para a Turquia, sendo permitida a estadia até 90 dias.

É seguro visitar Ancara?

Estive mais do que vez na capital da Turquia e nunca me senti inseguro em Ancara. Tanto de noite como dia, não vi motivos para suspeitar de qualquer insegurança. Na zona onde fiquei, onde havia escritórios e universidades, depois das 8 da noite as ruas estavam quase desertas. De qualquer modo, use o bom senso.

Como viajar para Ancara | Todos os transportes

Ancara é o ponto central de transporte da Anatólia Central para rotas aéreas e terrestres.

Avião

A Turkish Airlines, AnadoluJet ou Pegasus Airlines dispõem de voos frequentes de e para Istambul, e também para muitas outras cidades em todo o país, como Konya ou Bodrum.

O Aeroporto de Esenboga fica a 30 km do centro da cidade de Ancara, acessível por autocarro a partir do terminal de autocarros (Ankara Otogari ASTI) ou da estação de comboios (Ankara Gar).

Comboio

Por se situar numa localização central na Turquia, Ancara é o centro da rede ferroviária turca e aí pode chegar-se a partir de muitas cidades. Eu utilizei o comboio de alta velocidade para chegar e partir de Ancara e recomendo, pois os serviços são modernos e os preços muito acessíveis.

O percurso ferroviário desde Istambul (Pendik) demora cerca de três horas e 30 minutos, mas há ligações regulares também para Eskisehir, Konya, Izmir e ainda para o leste da Turquia (o Dogu Ekspresi), em direcção ao Irão. Os bilhetes de comboio podem ser comprados online.

Autocarro

O enorme terminal de autocarros (Ankara Otogari ASTI) é o centro da rede de transporte rodoviário do país, com rotas para todos os pontos da Turquia a qualquer hora do dia e da noite. De Ancara para Istambul, a viagem de autocarro demora aproximadamente cinco horas. Pode comprar os bilhetes de autocarro online neste site.

Carro

O trânsito em Ancara é caótico e o ruído imenso, pelo que desaconselho a condução em Ancara. Mas se quiser alugar um carro pode fazê-lo através deste site.

Por outro lado, existem táxis aos milhares em Ancara, mas nem sempre é fácil negociar com estes taxistas.

Metro | Ankaray

Ancara possui dois comboios subterrâneos: o metro tradicional e o Ankaray. Pode comprar um cartão magnético em qualquer estação e recarregar esse cartão com o valor que desejar para usar nas viagens no Ankaray, Metro e autocarros de Ancara.

Hotel em Ancara – onde dormir descansado

O alojamento em Ancara não é dos mais baratos na Turquia, mas mesmo assim consegue pernoitar na capital por preços simpáticos. A minha primeira recomendação – o Koza Suite Hotel – apresenta decoração moderna, ar-condicionado, chaleira e pequeno-almoço buffet.

Por um pouco mais, o Guvenay Business Hotel dispõe de um terraço com vistas para a cidade, restaurante, recepção 24 horas, Wi-Fi grátis e um pequeno-almoço elogiado pelos hóspedes.

Com elegância, no bairro Kavaklidere de Ancara, tem também o Warwick Ankara. Os quartos são modernos e arejados e em redor do hotel existem bastantes lojas e restaurantes.

No centro da cidade, o Point Hotel Ankara dispõe de spa e ginásio, além de quartos com decoração contemporânea – com vista para a cidade – e produtos de higiene pessoal.

A última sugestão, é o Divan Cukurhan, situado muito perto da Cidadela de Ancara, que disponibiliza quartos com com ar-condicionado, acesso à internet sem custos e culinária gourmet local e internacional, além de um excelente pequeno-almoço.

  1. Guvenay Business Hotel (9.1)
  2. Warwick Ankara (9.1)
  3. Point Hotel Ankara (9.2)
  4. Divan Cukurhan (9.4)
  5. Koza Suite Hotel (8.9)

Seguro de viagem

Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros (ao usar este link tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.

Arte e Cultura Cidades

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
  • Alinha numa aventura? Venha viajar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Próximos destinos

Viagem nos caixões de Estaline de Chiatura, onde sorrir não custa

Às portas de Belgrado com Trás-os-Montes no bolso

Paragem no Daguestão, onde o terrorismo é uma ameaça

Interações do Leitor

Comente o artigo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Ao deixar um comentário aceita que os seus dados sejam seguramente registados. Se tiver dúvidas, consulte a política de comentários e privacidade. Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço da Google.

Sidebar primária

Jorge Duarte Estevão

jorge duarte estevao imagem perfil

Prefiro ser tratado por tu. Nasci no Alentejo, mas já visitei 60 países. Alentejano de raça pura – mas escrevo sem sotaque. Acima de tudo, sou um viajante.

Partilho dicas, histórias e emoções de viagem. E pode vir viajar comigo.

Este blogue também é seu. Leia, fale comigo, partilhe e viaje!

Siga-me nas redes sociais

Dicas de viagem e descontos?

ARTIGOS DE REFERÊNCIA

  • 1 Os 20 melhores hotéis do Algarve (para todas as bolsas)
  • 2 Os 15 melhores hotéis rurais do Alentejo (interior e litoral)
  • 3 Estes são os alojamentos mais limpos de Portugal
  • 4 Covid-19 — como reservar alojamento?
  • 5 Palenque – as mais belas ruínas Maia
  • 6Que visitar em San Sebastián, País Basco
  • 7 Visitar a Geórgia – guia completo
  • 8 Viagem à Turquia – locais imperdíveis
  • 9 Compensa comprar o London Pass?
  • 10 48 horas em Edimburgo – que fazer
  • 11 2 dias no Lago Bled – que visitar
  • 12Melhor seguro de viagem – IATI vs World Nomads

Aprenda a fotografar comigo

Workshops de fotografia

Mais lidos

20 dicas essenciais para a (primeira) viagem à Islândia
Melhores praias de Tavira — onde ficam (e como chegar)
Que visitar em San Sebastián, a delícia do País Basco
Viagem para a Capadócia – como explorar esta maravilha natural
Roteiro para uma fantástica semana no Montenegro
Como superar o pânico de voar? Estratégias e dicas

PLANEAR VIAGENS

  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link)
  • Reserve os voos mais baratos com o Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Reserve o hotel ao melhor preço e durma confortável

Viagens em grupo

venha-viajar-comigo-jorge-duarte-estevao-papa-leguas

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2023 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .