• Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início Inspiração Melhores lugares para ver no Quirguistão (um país de sonho)
Desfiladeiro de Chon-Ak-Suu ou desfiladeiro Grigorievskoye Quirg
O desfiladeiro de Chon-Ak-Suu ou desfiladeiro Grigorievskoye é um dos locais onde caminhar é uma verdadeira delícia, tal a beleza da paisagem. Foto: Jorge Duarte Estevão

Melhores lugares para ver no Quirguistão (um país de sonho)

Dicas de viagem Inspiração Ásia Quirguistão
Jorge Duarte Estevão
Actualizado a 17/08/2021
Comentar este artigo

O Quirguistão foi um país pelo qual sempre nutri um apelo especial. Talvez pelas paisagens sublimes, pela tranquilidade, pelos cenários idílicos de lagos e montanhas. Pela cultura, pelo povo gentil ou pelo desconhecido. A lista dos melhores lugares para ver no Quirguistão poderia incluir muitos mais locais, mas depois iria mostrar-lhe demais.

Parte da essência, da beleza intrínseca da denominada Suíça da Ásia é a incrível paisagem que a cada curva, atrás de cada montanha se revela e nos faz (me fez) ficar perplexo. Se aprecia natureza será como viajar para o paraíso, pois no Quirguistão irá encontrar as melhores paisagens do mundo.

Nesta nação da Ásia Central, as montanhas imaculadas são o apelo mais forte, mas há lagos alpinos profundos e tão límpidos que fazem a água da torneira corar de inveja. Nos vales e no deserto, o silêncio é tal que os nossos pensamentos ecoam.

De Issyk Kul ao Parque Nacional Ala Archa, do Lago Kel Suu a Tash Rabat – a mítica paragem da Rota da Seda – há dezenas de desculpas para uma viagem aventura no Quirguistão.

O país tem algumas das cordilheiras mais puras e lagos alpinos que já vi em todas as minhas viagens. Poucos países me fizeram sentir da forma como me senti no Quirguistão, o país onde estive e onde quero estar muitas mais vezes.

Dito isto, não é um destino fácil de navegar, pela falta de infra-estruturas, nem sequer é muito barato, mas acredite quando lhe digo que é um destino que tem de colocar no topo da sua lista de preferências.

Conteúdo do artigo esconder
1 Melhores lugares para ver numa viagem ao Quirguistão
1.1 Parque Nacional Ala Archa
1.2 Lago Issyk-Kul
1.3 Fairytale Canyon
1.4 Chon-Ak-Suu (Desfiladeiro Grigorievskoye)
1.5 Lago Song-Kul
1.6 Caçadores com águia
1.7 Ala Kul
1.8 Jeti Oguz ou Seven Bulls Rock
1.9 Vale de Jyrgalan
1.10 Tash Rabat
2 Outros dos melhores lugares para ver no Quirguistão
3 Informação extra
3.1 Quer caminhar no Quirguistão?
3.2 Quando ir para o Quirguistão
3.3 Visto para o Quirguistão
3.4 Dinheiro e custos no Quirguistão
3.5 Como chegar ao Quirguistão
3.6 Seguro de viagem

Melhores lugares para ver numa viagem ao Quirguistão

O Quirguistão é um pequeno país da Ásia Central, na fronteira com a China, parte da antiga União Soviética. O país é definido pela extensa cordilheira Tian Shan, que ocupa grande parte do território. Estes são alguns dos melhores lugares para ver no Quirguistão.

Parque Nacional Ala Archa

Esquilo Parque Nacional Ala Archa, Quirguistão, Ásia Central
Um esquilo espreita os caminhantes no Parque Nacional Ala Archa, no Quirguistão. Foto: Jorge Duarte Estevão

O Parque Nacional Ala Archa é um dos poucos parques nacionais facilmente acessíveis no Quirguistão, pois está a menos de uma hora de distância da capital, Bisqueque. Este é um parque alpino nas montanhas Tian Shan, repleto de caminhadas longas e curtas – na maioria de dificuldade baixa. O cume mais alto dos mais de 50 existentes atinge os 4895 metros de altura.

Se está à procura de boas caminhadas e não quer ir para muito longe da capital quirguiz, o Parque Nacional Ala Archa é um dos melhores lugares para visitar no Quirguistão, onde irá encontrar-se com locais e visitantes, que aí fazem piqueniques e caminhadas ligeiras. Este é o local perfeito para escapar das multidões e da poluição atmosférica da capital, Bisqueque e a introdução perfeita ao cenário idílico das montanhas do Quirguistão.

Pode chegar ao Parque Nacional Ala Archa na mashrutka 265, de táxi ou, como eu, num veículo próprio. No dia que estive no Ala Archa o tempo estava bem mais frio que na capital, por isso leve agasalho.

Onde ficar no Parque Nacional Ala Archa | Bisqueque

Fiquei instalado no Classic Hostel e recomendo-o, pois o staff é prestável e as instalações são óptimas.

Outras opções para dormir em Bisqueque

  1. Garden Hotel & SPA
  2. Bishkek Centrum Hotel
  3. Art Hotel Bishkek
  4. Solutel Hotel
  5. Aurum hotel

Lago Issyk-Kul

Lago Issyk-Kul, Quirguistão, Ásia Central
O Lago Issyk-Kul, no Quirguistão, é um dos mais profundos do mundo e uma das grandes atracções do país da Ásia Central. Foto: Jorge Duarte Estevão

O Lago Issyk-Kul é um dos maiores lagos de montanha do mundo, a par com o Lago Titicaca no Peru e Bolívia. Existem, porém, algumas diferenças, pois no Issyk-Kul pode banhar-se facilmente e até existem praias – sobretudo na margem norte.

A zona em redor do Lago Issyk-Kul – o sétimo mais profundo do mundo numa lista liderada pelo Lago Baikal na Rússia – é uma das mais populares. Aliás, muitos visitantes nem sequer se aventuram para outros sítios do Quirguistão.

De desfiladeiros, a quedas d’água, zonas rochosas estranhas, caçadores com águia ou caminhos entre vales verdejantes e montanhas puras, há suficiente para passar vários dias (ou semanas) em redor do Lago Issyk Kul.

Onde ficar no Lago Issyk-Kul

Eu fiquei em Karakol e explorei o margem sul do lago a partir daí. Optei pelo básico Center Hostel, mas apenas tem camaratas. Para dormir no Lago Issyk-Kul com quartos privados, opte pelos seguintes:

  1. Hillside Karakol B&B
  2. Snow Leopard Hostel
  3. Guest house Altay
  4. Memo’s Boutique Guesthouse
  5. Karagat Hotel

Fairytale Canyon

Fairytale Canyon - um dos melhores lugares para ver no Quirguistão, na Ásia Central
O denominado Fairytale Canyon, nas margens do lago Issyk-Kul apresenta uma paisagem quase surreal, mas muito bela. Foto: Jorge Duarte Estevão

O Desfiladeiro de Skazka ou Fairytale Canyon é a prova de que a paisagem do Quirguistão é rica geograficamente: inclui montanhas, vales, estepes e devido às suas várias formas e cores, os locais também deram o nome de “Desfiladeiro do Conto de Fadas”.

Leia também

13 razões para fazer uma viagem ao Quirguistão

Este é um dos melhores lugares para ver no Quirguistão para assimilar a variedade das paisagens. Além de ser local bastante cénico, é onde se pode caminhar por entre rochas com formas e cores diversas – tons de vermelho, laranja, verde ou amarelo. Algumas parecem castelos, outras assemelham-se a animais. No dia que lá estive não havia mais que um outro casal a explorar a zona. É a beleza do Quirguistão no seu esplendor.

Esta paisagem saída de um conto de fadas, está localizada à direita, na costa sul do Lago Issyk Kul, a sete quilómetros da aldeia de Tosor. Não muito longe dali, a 24 quilómetros de distância, outro lugar que recomendo é a Catarata de Barskoon. No dia que lá estive estava a chover copiosamente e só a consegui ver ao longe.

Chon-Ak-Suu (Desfiladeiro Grigorievskoye)

Desfiladeiro de Chon-Ak-Suu ou desfiladeiro Grigorievskoye Quirg
O desfiladeiro de Chon-Ak-Suu ou desfiladeiro Grigorievskoye é um dos locais onde caminhar é uma verdadeira delícia, tal a beleza da paisagem. Foto: Jorge Duarte Estevão

O desfiladeiro de Chon-Ak-Suu (desfiladeiro Grigorievskoye) é um dos lugares mais pitorescos ao largo do Issyk-Kul, estendo-se por mais de 30 km, desde a encosta da cordilheira Kungei-Alatoo até a vila de Grigorievka. Foi por aqui que fiz, com um grupo de amigos que conheci no Quirguistão, uma das mais belas caminhadas pelo país. A caminhada é de dificuldade média-baixa, embora longa.

O vale é fantástico, com variedade de paisagem, desde escarpas rochosas, até montanhas cobertas de neve, florestas verdejantes e bonitos lagos. No Verão, muitos visitantes passam por aqui para apreciar a beleza do desfiladeiro e dos bonitos prados alpinos. Muitos deles têm como objectivo chegar a um dos três lagos que aí existem.

Onde ficar no Chon-Ak-Suu

A localidade mais central para pernoitar e fazer esta caminhada é em Cholpon-Alta. Eu fiquei na casa de hóspedes Svetlana. As imagens que estão no Booking.com são antigas, pois o aspecto do local é agora moderno parecendo-se com um hotel.

Outros lugares para dormir em Cholpon-Alta

  1. Zaton Guesthouse
  2. Family Guest House

Lago Song-Kul

Turista no Lago Song-Kul. Este lago é um dos melhores locais para visitar no Quirguistão Quirguistão, Ásia Central
A mais de três mil metros de altitude e com mais de 29 metros de extensão, o Lago Song-Kul é um dos mais bonitos do Quirguistão. Foto: Jorge Duarte Estevão

Chegar ao Lago Song-Kul é, por si só, uma aventura absolutamente excepcional. No lago, a mais de 3000 metros de altitude, foi onde, pela primeira vez dormi num yurt. Apesar das temperaturas negativas no exterior do yurt, foi uma experiência incrível e que terei de repetir.

Song-Kul ou Song Kol é um lago de água doce com 29 km de comprimento e cerca de 18 km de largura, o segundo maior lago do Quirguistão. É para as suas margens que as famílias semi-nómadas se deslocam a partir do início do Verão e até meados de Setembro.

O lago está cercado por montanhas e prados verdejantes e é para aqui que os nómadas também trazem os animais (ovelhas e cavalos). Não é um lugar fácil de aceder – só pode chegar ao Song Kol com um veículo 4×4 – mas se tiver a possibilidade de lá passar umas noites irá render-se de imediato ao cenário esplendoroso.

Onde ficar no Lago Song-Kul

Se quiser uma localização privilegiada com óptimo alojamento e boa comida, então opte pelo Yurt Camp Azamat. Foi aí que passei várias noites, mas não se esqueça que é um acampamento Yurt e as instalações são limitadas. Outra opção é o Yurt Camp Muras, dentro do mesmo estilo.

Caçadores com águia

Caça com águia, Quirguistão, Ásia Central
A caça com águia foi, durante milénios, uma forma de sustento, mas é agora passada de geração em geração para preservar a tradição no Quirguistão. Foto: Jorge Duarte Estevão

A águia é a ave nacional do Quirguistão e, aliás, tive a felicidade de as ver a voar livremente em muitos locais – um deles foi Tash Rabat. Na Ásia Central e na Mongólia a antiga tradição da caça com águia ainda perdura.

Estima-se que os nómadas ou semi-nómadas tenham começado a treinar as aves de rapina há centenas ou milhares de anos e em alguns locais a tradição é passada de geração em geração, sobretudo para a manter viva.

Desde o início da sua história, o povo quirguiz usou águias para caçar e agora existem alguns caçadores com águia que fazem a demonstração para quem visita, sobretudo ao redor do Lago Issyk-Kul.

Se perguntar no seu alojamento irá conseguir ver um desses espectáculos. Era isso que pretendia fazer, mas acabei por encontrar um outro grupo – fruto de sorte ou acaso – que assistia a uma demonstração e fiquei à beira da estrada a observar.

Ala Kul

Para chegar a este lago é preciso caminhar por dois dias. Quando estive no Quirguistão faltou-me tempo – e energia – para caminhar durante tanto tempo. De acordo com as descrições e imagens este é um dos mais bonitos lagos do país, com a água a mudar regularmente de cor.

Jeti Oguz ou Seven Bulls Rock

Seven Bulls Rock, Jeti-Oguz Quirguistão, Ásia Central
O vale ao longo da zona designada como Seven Bulls Rock, perto de Jeti Oguz, é incrivelmente cénica e um melhores lugares para ver no Quirguistão. Foto: Jorge Duarte Estevão

Jeti Oguz é o nome de um vale, mas também de uma impressionante formação rochosa de arenito designada como Seven Bulls Rock – a cerca de 20 km de Karakol. Além de caminhar, aqui poderá também comprar um forte licor ou mel numa pequena banca ou descansar no único café à entrada do vale.

É um excelente local também para caminhar, entrando pelo vale, acompanhando um límpido rio e passando por frágeis pontes construídas com troncos. Alegadamente Yuri Gagarin terá treinado nesta zona antes de se tornar o primeiro homem a viajar pelo espaço.

O penhasco aparentava sete touros (Seven bulls) e daí a designação, mas entretanto a erosão já tratou de desfazer essas figuras. Deixo à sua imaginação sobre o que agora aparentam.

Onde ficar em Jeti Oguz – Seven Bulls Rock

Eu fiquei em Karakol e explorei Jeti-Oguz a partir daí. Optei pelo básico Center Hostel, mas apenas tem camaratas. Para dormir no Lago Issyk-Kul com quartos privados, opte pelos seguintes:

  1. Hillside Karakol B&B
  2. Snow Leopard Hostel
  3. Guest house Altay
  4. Memo’s Boutique Guesthouse
  5. Karagat Hotel

Vale de Jyrgalan

O Vale de Jyrgalan é um dos que tinha na minha lista para caminhar, porém, acabei por desistir da ideia, já que o clima chuvoso e frio não ajudou a motivar-me para ir explorar esta zona que se diz ser um dos melhores lugares para ver no Quirguistão. Muitos viajantes elogiam a beleza rara, a tranquilidade e natureza imaculadas do vale.

Na próxima viagem ao Quirguistão terei de assegurar-me que vou por ali caminhar por meio-dia ou vários dias até aos 3000 metros.

Onde ficar no Vale de Jyrgalan

Fique em Karakol, veja as sugestões para pernoitar na cidade acima, ou opte pelos seguintes:

  1. Alakol-Jyrgalan Guest House
  2. Rahat Guesthouse
  3. Syimyk Guest House

Tash Rabat

Caravançarai de Tash-Rabat Quirguistão, Ásia Central
O caravançarai de Tash-Rabat foi um dos mais importantes pontos de abrigo para os comerciantes e viajantes da antiga Rota da Seda. Foto: Jorge Duarte Estevão

Tash Rabat foi um lugar com extrema importância durante a Rota da Seda e foi usado como abrigo para muitos comerciantes. Aí se abrigavam do calor, do frio das montanhas e dos criminosos que tentavam assaltar as caravanas de comerciantes. Isto, além de ser o lugar perfeito para os viajantes descansarem, era também óptimo para alimentar e tratar os animais.

A arquitectura incomum de Tash Rabat continua a intrigar muitos historiadores, pois alguns acreditam que tenha sido originalmente construído para servir de mosteiro budista antes de ser transformar em refúgio ou caravançarai.

Leia também

O que deve saber antes de visitar o Quirguistão

Neste momento, o caravançarai foi bem preservado em nome da história. Se quiser entrar e descobrir este fascinante local pode fazê-lo, pois estará alguém no acampamento yurt ao lado para o deixar entrar – depois de pagar a entrada simbólica.

Bastante mais interessante que o interior de Tash Rabat é todo o percurso que tive de fazer para lá chegar – sem falar do cenário arrebatador em redor. Suba a encosta nas imediações de Tash Rabat e fique sem fôlego, a dobrar: pela paisagem soberba e porque estará ofegante e a milhares de metros de altitude.

Onde ficar em Tash Rabat

Além de um acampamento yurt muito básico a poucos metros de Tash Rabat não existe qualquer outro local para ficar. Eu optei por viajar, depois de ver Tash Rabat, para Naryn e aí fiquei na Guest House Jamal.

Outros lugares para ficar em Tash Rabat

  1. Khan Tengri Hotel
  2. Datka Guest House
  3. Guesthouse Kunduz

Outros dos melhores lugares para ver no Quirguistão

  • Passagem de montanha Ala Bel
  • Lago Kol-Tor
  • Osh

Informação extra

Quer caminhar no Quirguistão?

É importante verificar as condições atmosféricas antes de se aventurar – de carro ou a pé – pois o tempo pode mudar repentinamente em zonas de montanha ou em altitude. Além disso compre mapas ou descarregue os mapas do Maps.me. Foi com estes mapas que me orientei na maior parte das bonitas caminhadas que fiz neste país da Ásia Central.

Quando ir para o Quirguistão

Se viajar para o Quirguistão, está limitado aos meses mais quentes, sobretudo se tiver como principal objectivo caminhar.

Eu estive no Quirguistão no final do Verão / início de Outono e adorei o facto de haver tempo estável e ainda relativamente quente durante o dia, embora as noites já fossem frias em zonas altas. Quando voltar ao Quirguistão esta é a altura que irei escolher de novo.

No Inverno grande parte das áreas descritas neste artigo estão inacessíveis, pois há derrocadas ou fortes nevões.

A melhor altura para visitar o Quirguistão é de Junho a início de Outubro. Julho e Agosto são os meses de época alta, os preços são mais altos e pode ser difícil alugar carro.

Pode combinar uma ida ao Quirguistão com uma viagem aos países vizinhos, sendo que iria passar o período de Verão em território quirguiz ou no Tajiquistão e depois no Outono iria explorar o Uzbequistão.

Visto para o Quirguistão

O Quirguistão é um dos poucos países da Ásia Central, tendo sido o primeiro, a permitir viagens ao país sem necessidade de visto por um período até 60 dias para cidadãos de Portugal e Brasil. Nas fronteiras terrestres também é muito fácil entrar, por exemplo de ou para o Cazaquistão. Tente evitar a hora de almoço ou fins de semana, pois há bastante mais gente a atravessar.

Dinheiro e custos no Quirguistão

A moeda oficial do Quirguistão é o Som Quirguiz (KGS) e existem em circulação notas de 1, 3, 5, 10, 25, 50, 100, 200, 500, 1000, 5000 e 10000 Som. Também estão em uso moedas com várias denominações entre 1 e 100 Som.

No Quirguistão nem sempre é fácil encontrar máquinas ATM, com excepção de cidades como Bisqueque, Cholpon Ata, Karakol, Naryn ou Osh. Fora destes locais não deverá encontrar caixas de levantamento automático. Em Bisqueque, muitas máquinas até dispensam dólares americanos e é aconselhável ter alguns para deixar como depósito do aluguer do carro, por exemplo.

Muitos dos locais no Quirguistão apenas aceitam dinheiro e não precisa de trocar antes da viagem.

Eu uso o cartão Wise para evitar taxas e comissões bancárias.

O Quirguistão é um destino acessível, o alojamento é barato e apenas o aluguer de carro será bastante dispendioso – sobretudo se optar por um veículo 4×4. Mas aconselho um todo-o-terreno se quiser explorar os melhores lugares do Quirguistão. Para explorar a região em redor do Lago Issyk-Kul não precisa de um 4×4.

Como chegar ao Quirguistão

Avião

Se voar para o Quirguistão, deverá, provavelmente, fazê-lo para o aeroporto de Bisqueque (Manas), a menos de uma hora de carro da capital. Turkish Airlines, Pegasus, Emirates ou Aeroflot voam regularmente para Bisqueque. Use o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas e horários.

Por terra através dos países vizinhos

Do Cazaquistão: Almaty e Bisqueque estão a apenas 200 km e existem vários carros partilhados várias vezes por dia – sobretudo de manhã – entre as duas cidades. Depois poderá demorar cerca de uma hora a atravessar a fronteira. Aliás, irá demorar 50 minutos a sair do Cazaquistão e cerca de dez minutos para entrar no Quirguistão.

Do Tajiquistão: a opção mais usada desde o Tajiquistão é através da impressionante Pamir Highway para Osh. A travessia de carro é uma grande aventura e requer preparação prévia ou a ajuda de um guia local.

Do Uzbequistão: existem três zonas de atravessamento de fronteira entre o Uzbequistão e o Quirguistão: Dostyk é mais usada pelos turistas (entre Osh e Andijan), Khanabad (entre Andijan e Jalal-Abad) e Uch Kurgan (entre Toktogul e Namangan).

Da China: para a China existem dois postos de fronteira: Irkeshtam e Torugart, mas nenhuma é muito simples ou fácil.

Seguro de viagem

Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros (ao usar este link tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.

Natureza Road Trips Vida Selvagem

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Próximos destinos

7 viagens desde Londres, em 7 dias (a uma hora de distância)

Caminho Português de Santiago Interior — uma rota para (se) descobrir

Perth — a atraente cidade mais a Oeste da Austrália

Interações do Leitor

Comente o artigo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Ao deixar um comentário aceita que os seus dados sejam seguramente registados. Se tiver dúvidas, consulte a política de comentários e privacidade. Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço da Google.

Sidebar primária

Jorge Duarte Estevão

jorge duarte estevao imagem perfil

Prefiro ser tratado por tu. Nasci no Alentejo, mas já visitei 60 países. Alentejano de raça pura – mas escrevo sem sotaque. Acima de tudo, sou um viajante.

Partilho dicas, histórias e promoções de viagem. Deixe-me inspirá-lo (a) a viajar.

Este blogue também é seu. Leia, fale comigo, partilhe e viaje!

Siga-me nas redes sociais

Dicas de viagem e descontos?

ARTIGOS DE REFERÊNCIA

  • 1 Os 20 melhores hotéis do Algarve (para todas as bolsas)
  • 2 Os 15 melhores hotéis rurais do Alentejo (interior e litoral)
  • 3 Estes são os alojamentos mais limpos de Portugal
  • 4 Covid-19 — como reservar alojamento?
  • 5 Palenque – as mais belas ruínas Maia
  • 6Que visitar em San Sebastián, País Basco
  • 7 Visitar a Geórgia – guia completo
  • 8 Viagem à Turquia – locais imperdíveis
  • 9 Compensa comprar o London Pass?
  • 10 48 horas em Edimburgo – que fazer
  • 11 2 dias no Lago Bled – que visitar
  • 12Melhor seguro de viagem – IATI vs World Nomads

Aprenda a fotografar comigo

Workshops de fotografia

Mais lidos

24 horas em Macau – tudo para ver num só dia
Despertar em Bagan para o nascer do sol mais bonito do mundo
Um dia em Ancara, Turquia (roteiro de 24 horas)
Kuala Lumpur, no dia em que tudo corre mal
Como comprar bilhetes de comboio e autocarro na Turquia
O que deve saber antes de visitar o Quirguistão

PLANEAR VIAGENS

  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link)
  • Reserve os voos mais baratos com o Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Reserve o hotel ao melhor preço e durma confortável

Vamos partir numa aventura?

venha-viajar-comigo-jorge-duarte-estevao-papa-leguas

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2023 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .