Visitar Amesterdão é uma experiência única. Com a pitoresca rede de canais, extensa história e cultura, a capital da Holanda é uma das cidades mais vibrantes do mundo.
Ao longo de 50 anos, em meados do século XVII, Amesterdão quadruplicou a sua área, tornando-se na altura na terceira maior cidade do mundo — depois de Londres e Paris. No centro desse plano estava a rede de canais Grachtengordel, agora designada Património da UNESCO. Construída em terras recuperadas ao mar, Amesterdão foi, durante vários séculos, um dos centros de comércio, cultura, poder marítimo e económico.
Ao ver esta lista sobre os locais a visitar em Amesterdão irá encontrar locais muito interessantes, sobretudo se for fã de cultura e museus. Todavia, ao visitar Amesterdão o que fica na memória não é o nome dos museus, a imponência das igrejas ou a arquitectura moderna.
A capital holandesa é muito mais do que coisas, Amesterdão é uma forma de estar, é um sentimento, é uma experiência. Da possibilidade de comer bolos de canábis, a passear junto às montras do Red Light District, a cidade é sinónimo de extravagância e de originalidade. E só por isso vale bem a pena visitar Amesterdão.
O que ver e fazer em Amesterdão
Alugar uma Bicicleta
Não há volta a dar. A melhor forma de visitar Amesterdão é ao ritmo do pedal. Estima-se que existam mais de 847 mil bicicletas na cidade, ou seja, há mais bicicletas em Amesterdão do que a própria população (821 mil pessoas).
Andar de bicicleta em Amesterdão é um estilo de vida único, facilitado pela extensa rede de ciclovias e, claro, pelo facto de o terreno ser plano. Faça como eu, monte-se numa “bicla”, siga para o Lago Sloterplas, ou pedale até Ouderkerk aan de Amstel para conhecer uma vila que remonta ao século XII e apresenta alguns interessantes pontos históricos.
Em todo o lado há lojas para alugar bicicletas à hora ou ao dia. A maioria das ruas tem ciclovias separadas, por isso é seguro andar de bicicleta. Aliás, pela minha experiência, creio que é mais perigoso andar a pé, pois corre o risco de ser atropelado… por um ciclista.
Criado no século XVII para proteger as habitações do mar, o cinturão de canais de Amesterdão, cria a imagem que temos desta cidade do país das Tulipas. Esta “fortificação” foi designada Património Mundial da UNESCO, em 2010.
Além de caminhar pelas ruas, ao longo dos canais, o melhor é navegá-los e observar a cidade a partir deste ponto de vista. Os canais são muito fotogénicos a qualquer hora do dia, mas particularmente após o pôr-do-sol, quando as pontes se iluminam.
Há vários passeios de barco, desde ligeiros passeios turísticos até cruzeiros nocturnos, com jantar à luz das velas e bebidas ilimitadas. Ao comprar aqui o I amsterdam City Card terá direito a uma viagem gratuita pelos canais de Amesterdão.
Herengracht, onde a elite social construiu as grandes casas, é um dos quatro principais canais.
Ver Moinhos em Amesterdão
Se visitar Amesterdão por alguns dias, terá tempo para sair um pouco do centro. A poucos minutos do coração da cidade, encontrará paisagens de campos floridos, algumas praias, cidades históricas e muitos moinhos.
A cerca de 20 minutos de comboio, descubra a pitoresca cidade de Haarlem ou as dunas das praias de Bloemendaal aan Zee e Zandvoort aan Zee. Se procura moinhos — uma das imagens de marca da Holanda — então há muitos para visitar. Todavia, a zona mais famosa (e talvez a mais bonita) é em redor de Zaanse Schans. Aí encontrará paisagens pintadas com flores e polvilhadas com inúmeros moinhos.
Se tiver pouco tempo, pode visitar em Amesterdão alguns moinhos. Um deles está na zona de De Gooyer — considerado o moinho mais alto do país e construído em madeira. Ali mesmo ao lado está instalada a micro-cervejaria artesanal Brouwerij ‘t IJ. Aproveite para relaxar e saborear uma bela cerveja.
Prédio mais antigo de Amesterdão
Oude Kerk (Igreja Antiga), foi construída em 1306, e é considerado o edifício mais antigo de Amesterdão e tornou-se no modelo para muitas outras igrejas. A obra inclui brilhantes vitrais, um tecto dourado e um carrilhão do século XVII. Outras estruturas adicionais foram acrescentadas mais tarde, como uma torre no século XVI. Possui ainda um carrilhão de 1658 que é considerado um dos melhores do país e Oude Kerk oferece excelentes vistas sobre a cidade.
Ainda na arquitectura religiosa, ao lado da Casa de Anne Frank, a Igreja Ocidental de Amesterdão (Westerkerk) é uma das mais visitadas. Concluída em 1630, a igreja renascentista apresenta características góticas e uma torre de 85 metros.
A apenas dois minutos a pé da Casa Museu Rembrandt está Zuiderkerk (Igreja do Sul). Construída entre 1603 e 1611, foi a primeira igreja protestante da capital holandesa.
A Sinagoga Portuguesa, foi concluída em 1675, tornando-se nessa altura na maior da Europa. Situada no Bairro Judeu e inspirada no Templo de Salomão em Jerusalém, é mais um ponto que pode adicionar ao roteiro por Amesterdão.
Museus em Amesterdão
Se há algo que não escasseia em Amesterdão são museus. Desde o Rijksmuseum, ao Museu Van Gogh, do Museu Stedelijk ao Royal Concertgebouw são alguns dos que pode visitar em Amesterdão.
Todos estão situados em Museumplein, uma espécie de coração cultural de Amesterdão. Esta Praça dos Museus tem também exposições ao ar livre, mercados e até uma pista de gelo, nos meses mais frios. A entrada em muitos destes museus está incluída no I amsterdam City Card.
O Museu Stedelijk, por exemplo, inclui peças de Picasso, Warhol, Monet e Matisse. No Rijksmuseum, são mais de 80 galerias com obras-primas de Rembrandt, Vermeer e Van Gogh.
O Museu Van Gogh tem mais de 200 pinturas e centenas de desenhos do artista holandês, além de peças de Gauguin e Monet. Outro lugar a conhecer é a antiga habitação de Rembrandt, agora transformada na Casa Museu de Rembrandt.
Vondelpark
Vondelpark é uma das principais áreas de lazer de Amesterdão, separando os bairros Oud-West e Oud-Zuid. É um espaço verde, ideal para passear ou fazer um piquenique. Há extensos espaços verdes, esculturas, pequenos lagos, cafés e até um teatro ao ar livre.
Nos meses de Verão, o Openluchttheater apresenta uma vibrante programação, com música e peças de teatro gratuitas. A não perder também é a escultura “O peixe” de Pablo Picasso.
Casa de Anne Frank
As filas são sempre enormes à porta da Casa Museu de Anne Frank, no Bairro de Jordaan. O espaço preserva o anexo secreto onde a jovem Anne Frank se escondeu, durante dois anos, da perseguição dos Nazis, até ser enviada para o campo de concentração de Bergen-Belsen. Não há muito para ver ali, mas é, mesmo assim, um local marcante na história da humanidade.
Otto foi o único membro da família Frank que sobreviveu ao Holocausto e, em 1947, publicou o diário da filha. O diário, bem como fotografias e objectos pessoais da família estão expostos no local.
Cheirar as tulipas
As tulipas são um símbolo da cultura holandesa e ao visitar Amesterdão não poderia deixar de reparar que estão por todo o lado. Se viajar para Amesterdão na Primavera, faça uma curta viagem para os campos de tulipas de Keukenhof, em Bollenstreek. São largos quilómetros com flores de todas as cores, entre Haarlem e Leiden. Existem, claro, muitas oportunidades para cheirar as tulipas na cidade, mas as paisagens floridas são irresistíveis.
Bairro Jordaan
Jordaan é o mais popular dos bairros de Amesterdão, sobretudo devido à fusão de estilos e épocas — de áreas residenciais a mercados (Noordermarkt), de lojas de moda a restaurantes e bares. Ao sábado, a rua Lindengracht converte-se num enorme mercado ao ar livre, onde se encontra artesanato e todo a categoria de produtos, incluindo tulipas, claro.
Jordaan é mais conhecida como a localização da Casa de Anne Frank, mas também abriga locais menos badalados como o Museu Woonboots — um museu flutuante. Mais saboroso é o Museu do Queijo de Amesterdão. Não só estão expostos utensílios para fabrico de queijos, como também pode provar algumas variedades produzidas na Holanda.
Palácio Real de Amesterdão
O Palácio Real de Amesterdão (Koninklijk Paleis van Amsterdam) serve como residência do rei. A construção foi iniciada em 1648 e obrigou a uma engenharia apurada para suportar o peso do edifício. O interior está decorado com artigos de luxo (como seria de esperar da opulência de qualquer realeza) incluído mobiliário, pinturas e esculturas de importantes artistas.
Distrito da Luz Vermelha (Red Light District)
Não conheci ninguém que ao visitar Amesterdão não tenha passado pelo (mundialmente) famoso Distrito da Luz Vermelha (Red Light Dstrict). Em Oudezijds Achterburgwal, a poucos minutos da igreja Oude Kerk e da Praça Nieuwmarkt, fica este inusitado bairro.
Ali, as prostitutas sindicalizadas apelam, em montras, aos desejos dos transeuntes. Homens entram e saem dessas casas onde se vendem os prazeres sexuais, mas tudo dentro da lei.
Tao legal como frequentar uma destas casas é deixar-se levar pelas alucinações provocadas pelo canábis ou marijuana e se é isso que procura pode fumar ou comer um bolo com pequenas quantidades de droga. Sim, tudo é legal. Como lhe disse neste texto, em Amesterdão pode visitar inúmeros museus, portanto era previsível que até houvesse um museu ligado a estas práticas — o Hash Marihuana & Hemp Museum.
Outros locais para ver em Amesterdão
- Praça Dam
- Prinsengracht
- Singel
- Heineken Experience
- Museu de Cinema da Holanda (Eye Film Museum)
- Tropenmuseum
- Magere Brug
- Museu Moco
- Johan Cruyff ArenA (Estádio do Ajax)
- Hortus Botanicus Amsterdam
- Museu da Ciência NEMO
Mapa dos locais para visitar em Amesterdão
Informação extra
Dica adicional
i Amsterdam city Card vale a pena?
Não é em todos os países ou cidades que um passe turístico é necessário. No entanto, o I Amsterdam city Card vale a pena. Faça as contas e veja o que pensa visitar em Amesterdão. Pode comprar um passe válido para 24, 48, 72, 96 ou 120 horas, ou seja, entre um e cinco dias.
O cartão permite aceder de forma gratuita a várias atracções turísticas sem esperar em filas (e são muitas as filas na cidade), 70 museus, transportes públicos, um cruzeiro pelos canais e aluguer de bicicletas. Além disso, obtém descontos exclusivos em restaurantes e concertos.
Ao comprar aqui o I amsterdam City Card terá direito a estas vantagens.
Quantos dias para visitar Amesterdão
Normalmente, 3 a 4 dias são suficientes para desfrutar da beleza da “cidade dos canais”. A cidade é relativamente pequena, mas Amesterdão é mais do que a soma de atracções e museus. A capital da Holanda, é famosa não apenas pelos inúmeros canais que atravessam a cidade inteira, mas também pelo ambiente boémio. Amesterdão é uma cidade que a todos conquista.
Se quiser ajuda na descoberta da cidade, opte por este tour grátis.
Quando viajar para Amesterdão
As melhores épocas do ano para visitar Amesterdão — para evitar multidões e desfrutar de bom tempo — é de Abril a Maio e entre Setembro e Outubro. O clima na Holanda é temperamental, portanto nunca é garantido que tenha dias soalheiros. Se quiser evitar o frio, a chuva e o vento, evite o período de Novembro a Fevereiro.
Dinheiro em Amesterdão
Em todo o lado há máquinas para levantamento de dinheiro e em muitos lugares pode pagar com cartão. Amesterdão é uma cidade cara e quase todas as lojas estão voltadas para o turismo, o que encarece tudo, até mesmo os supermercados e mercearias.
Eu uso o cartão Wise para evitar taxas e comissões bancárias.
Como chegar a Amesterdão
Amesterdão é uma das cidades com mais ligações a qualquer parte do mundo. Se viajar de Portugal, há voos directos de Lisboa, Porto e Faro e com preços muito em conta se comprar com antecedência.
Para quem viaja do Brasil, há voos directos para Amesterdão-Schiphol que partem do Rio de Janeiro e São Paulo. Para conseguir os melhores preços use esta ferramenta.
Hotel em Amesterdão
Se for visitar Amesterdão pela primeira vez, a melhor área para ficar hospedado é no centro. A maioria das principais atracções turísticas estão numa zona compacta e fácil de percorrer.
Eu fiquei hospedado por três noites no Hotel Hermitage, por um preço simpático. Outra opção que considerei foi The Highland House, com uma atmosfera intimista e muito perto de todas as atracções. Já o Hotel Dwars, fica perto da zona dos museus e é igualmente bastante atraente.
Além destes meus preferidos, estes são outros bons hotéis para se alojar ao visitar Amesterdão.
- Canal House Inn (9.5)
- citizenM Amstel Amsterdam (9.1)
- Krisotel (9.0)
- Zoku Amsterdam (9.0)
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel em Amesterdão ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este texto pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.