A terra do fogo e do gelo figura na lista de desejos de muitos viajantes. Neste artigo, reuni todas as dicas para a primeira viagem à Islândia. Com base na minha experiência ao viajar pelo anel viário (Ring Road), bem como a rota do Círculo Dourado (Golden Circle), este guia da Islândia para os viajantes estreantes fornece todas as informações necessárias.
Tenho várias dicas para visitar a Islândia, que vão, por exemplo, desde cuidados a ter ao conduzir no país até ao que deve levar na mala para a primeira viagem à Islândia.
A Islândia é um destino cativante para qualquer viajante: vulcões, glaciares, cascatas a cada curva e paisagens lunares, criaram uma paisagem à qual é difícil resistir.
Viajar para a Islândia é óptimo em qualquer época do ano, quer vá à procura do sol contínuo ou das Luzes do Norte. Se planeia uma viagem para a Islândia, estas dicas vão tornar a sua aventura mais fácil.
Dicas gerais para a primeira viagem à Islândia
Leve máscara para os olhos
Se a primeira viagem à Islândia acontecer durante o Verão, prepare-se para a luz do sol… durante a noite. Ou seja, quase constante. Embora a luz permanente permita que estejamos durante largas horas a conhecer o país, torna-se confuso, e até incomodativo, quando chega o cansaço, a hora de dormir e o sol continua lá fora.
Se optar por hotéis na Islândia, não deverá ter esse problema, pois muitos têm cortinas espessas que bloqueiam a luz. Se for acampar irá precisar de uma máscara para os olhos para dormir de forma mais descansada.
Não esqueça os tampões para os ouvidos
A luz solar constante não nos afecta só a nós, seres humanos, também os animais parecem ficar loucos com tanta luz. E ao ficarem loucos, também quase nos levam à loucura. A minha visita coincidiu com o dia mais longo do ano, em Junho, quando o sol praticamente não se põe.
E sofri na pele os efeitos da loucura de umas aves que não soube identificar. Só sei que o barulho ensurdecedor durou toda a noite (ou todo o dia, porque efectivamente não há noite). Por isso, compre uns tampões para os ouvidos. Eu uso uns destes e funcionam bem.
Tenha sempre comida
Tenha sempre comida consigo, mesmo que sejam só uns petiscos. Na Islândia, pode percorrer extensas distâncias sem que encontre qualquer rasto de civilização ou algum estabelecimento aberto para matar a fome. Mesmo nos locais mais turísticos, pode acontecer que os cafés estejam encerrados. Por isso, coloque umas barras de proteína ou um lanche na mochila.
Ao fazer a primeira viagem na Islândia, irá reparar que ao longo da Ring Road as cadeias das estações de serviços são sempre as mesmas, com pouca ou nenhuma variedade de comida, de fraca qualidade e cara.
Uma alternativa é comprar produtos de qualidade de origem local directamente a quem os produz. Os agricultores islandeses decidiram fazer negócio da explosão turística e muitos vendem bons produtos locais, incluindo carne, peixe, ovos, frutas e vegetais. Por isso, se vir uma quinta, pergunte se lhe vendem alguns mantimentos.
Cuidado com as ovelhas…suicidas
No interior da Islândia, muitos rebanhos de ovelhas, manadas de vacas e muitos cavalos circulam livremente, sem cercas para delimitar os movimentos. Estão por todo o lado.
E por muito atraentes que possam ser para fotografar, também podem causar problemas, pois muitas vezes atiram-se — há quem diga de forma suicida — para a estrada. Portanto, ao conduzir tenha muita atenção aos animais na beira da estrada, já que diariamente há relatos de acidentes.
Se as máscaras para os olhos não resultarem, as aves fizerem demasiado barulho e não conseguir dormir, então pode sempre… contar ovelhas para adormecer.
Álcool com água
Os islandeses têm uma relação estranha com o álcool. Ao visitar a Islândia pela primeira vez irá reparar que as bebidas alcoólicas são vendidas exclusivamente em lojas específicas chamadas Vinbudin.
Nos supermercados encontrará uma bebida que imita a cerveja, mas não é cerveja. Confuso? Trata-se de uma bebida que imita o sabor da cerveja, mas elimina o efeito inebriante. Se quiser cerveja a sério não a vai encontrar no supermercado.
Mergulhe numa fonte termal natural
Na Islândia, os banhos termais são muito mais do que uma mera actividade lúdica. O banho público ao ar livre em piscinas aquecidas é uma tradição na Islândia, que já remonta ao tempo dos Vikings.
Para os islandeses, frequentar piscinas e banhos públicos funciona como uma espécie de centros comunitários onde pessoas de todas as idades e profissões se reúnem para conversar com os amigos, relaxar após um árduo dia de trabalho ou para recuperar de uma longa noite de copos.
Atenção ao clima
Em muitos casos e países o tempo é um desbloqueador de conversa. No entanto, na Islândia quando se fala do tempo é porque a situação é ou pode ser séria. O clima é instável e em alguns momentos do ano é perigoso, pelo que é recomendável saber sempre a previsão para o dia seguinte.
Esteja preparado para todos os tipos de clima. A chuva é comum e as nuvens são algumas das mais dinâmicas que já vi — o que é óptimo para fotografar. Não importa a estação, as tempestades e o vento podem ser comuns e podemos encontrar as quatro estações num único dia.
A água da torneira é óptima
A água islandesa é uma das mais puras do planeta. E corre por todo o lado, em forma de cascatas e glaciares, por exemplo. A água que sai da torneira é também excelente para beber.
A única coisa a notar é que às vezes ao abrir a torneira pode trazer um pouco de cheiro a ovos podres. Isto acontece porque a Islândia funciona com energia geotérmica e a água quente do país tem esse cheiro a enxofre. No entanto, se deixar a torneira da água fria aberta um pouco, o cheiro passa e a água para beber não terá nenhum aroma a ovos podres.
Não precisa de trocar muito dinheiro
Na Islândia pode fazer pagamentos com cartão bancário em praticamente todo o lado, pois existem meios para tal. O dinheiro vivo é muito pouco utilizado, pelo que é recomendável viajar com cartões de crédito ou débito.
Eu uso o cartão Wise para evitar taxas e comissões bancárias.
Leve o equipamento adequado
Se pensa aproximar-se de alguma cascata — e é muito provável que o faça — prepare-se para ficar molhado. Por isso, é melhor levar equipamento impermeável, como uma capa de chuva, umas calças impermeáveis e botas de caminhada.
O clima na Islândia varia muito em qualquer época do ano e o terreno pode ser escorregadio. Isto é especialmente verdade perto das principais quedas d’água da Islândia.
Banhar-se numa fonte termal é comum na Islândia, portanto sugiro que coloque o fato de banho na bagagem.
Cuidado com as ondas súbitas
As ondas súbitas ou Sneaker Wave são extremamente perigosas. Uma Sneaker Wave é descrita como o momento em que uma onda costeira desproporcionalmente grande surge num conjunto de ondas sem aviso. Estas ondas podem (e já aconteceu) arrastar turistas desatentos para o mar.
Na Islândia, estas ondas são comuns ao longo da costa Sul e, após as trágicas mortes de alguns turistas, em alguns locais já foram colocadas placas de alerta, como na Praia de Kirkjufjara e na praia de areia preta de Reynisfjara. Não arrisque e respeite os avisos.
Facilitar a linguagem e comunicação
Algo que irá verificar na primeira viagem à Islândia é que quase toda a população fala inglês. Mesmo assim é interessante saber o significado de algumas palavras como, por exemplo:
Sim: Já
Não: Nei
Obrigado: Takk
Bom dia: Gódan daginn
Glaciar: Jokull
Cascata: Foss
É fácil ver baleias
As águas em redor de Akureyri estão repletas de criaturas marinhas, principalmente baleias e golfinhos. Encontros com espécies raras como baleias-azuis e orcas são muito mais comuns no Norte da Islândia, tornando-se o destino perfeito para ir ao mar em busca destes gentis gigantes.
Quando estive na capital do Norte não consegui evitar e fiz um tour para avistar as baleias. E, felizmente, vi mesmo várias baleias ao perto.
Fotografar é fácil…e difícil
Traga baterias e cartões extra, pois vai tirar muitas fotos. As paisagens são esplêndidas e vai querer parar a cada dez minutos para tirar fotos.
Talvez não consiga captar como desejava muito do que vai ver, pois a luz na Islândia é exigente e requer conhecimentos técnicos e composicionais. Se quiser aumentar os seus conhecimentos fotográficos ou aprender a fotografar, junte-se aos meus workshops de fotografia.
Dicas de condução
Siga o roteiro apropriado
Há países onde muito do que há para ver surge na rota entre o ponto A e B e vai para além do destino final. A Nova Zelândia e a Islândia são dois desses locais.
Por isso, recomendo que não sobrecarregue muito o seu roteiro diário. As distâncias de carro tendem a ser mais longas do que se pensa e vai precisar de muito tempo para explorar e desfrutar da beleza natural na primeira viagem à Islândia.
As horas de luz variam muito em cada estação. Se visitar no Verão, terá horas infinitas para viajar, mas no Outono e Inverno tudo será diferente. No Inverno, pode haver apenas quatro ou cinco horas de luz.
Se tiver tempo, pode viajar pelo país ao sabor do vento e da paisagem, mas se tiver as férias contadas, como é normal que aconteça, então precisará de planear com maior afinco. Deixe tempo suficiente para sair do carro, explorar a natureza, caminhar até uma queda d’água e maravilhar-se com um glaciar.
Alugue um carro
A melhor maneira de conhecer a Islândia é alugar um carro. Foi assim que andei pela Islândia vários dias a conhecer este fantástico país.
Tenha atenção que se alugar um veículo normal — sem traccão 4×4— existem várias estradas em que não pode circular. Porque as condições do terreno não o permitem e porque é ilegal. Estas são, geralmente, as estradas F.
Se quiser circular nessas estradas — e há muitas razões para o fazer — alugue um veículo 4×4. É também importante salientar que as estradas “F” estão fechadas em alguns meses do ano. Aliás, muitas vezes só estão abertas entre Junho e Setembro ou Outubro.
Vai conduzir muito
A menos que tenha muito tempo disponível, é melhor alugar um carro e escolher uma região do país para visitar. Mesmo assim, estará muitas horas ao volante. O país pode não parecer grande no mapa, mas muitas rodovias são estreitas e sinuosas, pelo que se leva muito tempo para chegar a qualquer lado. E como a paisagem é incrível, ainda vamos mais devagar. Se planeia percorrer toda a Ring Road (como eu fiz), então reserve pelo menos 10 dias na Islândia.
Ateste o depósito quando puder
Na Islândia, há muitos locais onde temos o prazer de não ver nenhum outro ser humano ou outro sinal de civilização. E isto é fantástico, pois dá-nos um sentimento de liberdade extrema. Porém, se o tanque de combustível estiver quase vazio, e começarmos a ter suores frios porque o gasóleo ou gasolina pode não ser suficiente para chegar ao destino, já não será tão interessante.
É, assim, prudente encher o depósito quando este chegar a meio. Não arrisque, até porque muito provavelmente vai ter de devolver o carro alugado com o depósito cheio.
Cumpras as regras de condução
A Islândia é um dos países mais seguros do mundo. Não irá encontrar muitos carros de polícia, mas há radares. E a menos que queira receber uma multa inesperada é melhor não ter o pé pesado.
O limite máximo de velocidade nas estradas da Islândia é de 90 km/h nas principais rodovias, 80 km/h em estradas de gravilha e 70 km/h em túneis.
Atenção ao estado das estradas
Antes de sair de carro, verifique se há estradas fechadas, mesmo durante o Verão, pois o clima do país é muito instável. Consulte o estado das estradas neste site. Se planear sair das principais rodovias registe o seu percurso com as autoridades no site safetravel.is. O número de emergência na Islândia é o 112.
Dicas para poupar
Uma das coisas que vai notar na sua primeira viagem à Islândia é que é um país lindíssimo, de onde não queremos sair. A não ser que… tenhamos um orçamento curto. A Islândia, assim como todos os países escandinavos e nórdicos não é um país barato, mas existem formas de contornar o problema e reduzir os custos ao viajar pelo país.
Escrevi um artigo com 16 formas de poupar dinheiro na Islândia.
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na Islândia ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.