Visitar o Parque Nacional Tortuguero foi, sem sombra de dúvida, o ponto alto da minha viagem para a Costa Rica.
Atrai entusiastas de vida selvagem de todo o mundo e muitos chegam para assistir um evento único: a desova de milhares de tartarugas marinhas. O Parque Nacional Tortuguero foi declarado em 24 de setembro de 1970 e as fronteiras já foram alargadas em três ocasiões (1980, 1995 e 1998) — dois terços do parque é constituído por área marítima/fluvial.
Situado na costa norte do Caribe, esta zona costarriquenha é fenomenal. Trata-se de um denso labirinto de canais, onde habitam várias espécies, de aves exóticas, insectos, macacos, sapos, caimões e tubarões. A zona aparenta, em muitos casos, o Pantanal, no Brasil, ou a selva da Amazónia. De um lado, as águas castanhas e tranquilas do serpentear dos canais, do outro o incessante ondular mar das Caraíbas.
A paisagem única do Parque Nacional do Tortuguero é uma zona remota onde não é fácil chegar e talvez tenha sido isso que preservou o seu fascínio incomum e que ali (ainda) não esteja o turismo de massas. Este é um dos melhores lugares da América Central (senão o melhor) para observar de perto a desova das tartarugas.
Ao visitar o Tortuguero, na província de Limon, encontramos um bosque tropical muito húmido, onde chove imenso e onde a natureza se regenera: 400 espécies de árvores, 2200 espécies de plantas, 400 espécies de aves, 60 espécies de anfíbios, 30 espécies de peixes de água doce e mamíferos em perigo de extinção: antas, macacos, caimões, preguiças.
Encontrei aqui uma tranquilidade ímpar e sem comparação com outras zonas da Costa Rica. É a antítese do Parque Manuel Antonio. Os canais, lagoas e rios são de grande beleza cénica e ainda mesmo antes de chegar ao Tortuguero, já estamos a viajar.
O que fazer no Parque Nacional Tortuguero
Fica no coração da selva e não é um típico destino de férias, nem sequer para ir para um resort. As comodidades não são muitas, mas a experiência é das mais exemplares que já vivi enquanto viajante. Este é um paraíso para viagens ecológicas, repleto de biodiversidade. E é exactamente por isso que vale a pena visitar o Parque Nacional Tortuguero.
Não vai jantar num restaurante Michelin, mas vai desfrutar de frutas tropicais. Não vai ficar num resort e comer a mesma comida que tem em casa, mas vai lembrar-se para sempre de ter estado no coração da selva.
Tortuguero Turtle Tour
É para assistir ao fenómeno da chegada das tartarugas que milhares de pessoas vão visitar o Tortuguero, na Costa Rica. Quatro espécies diferentes de tartarugas marinhas acorrem anualmente a esta região caribenha para a nidificação.
No fundo, é um regresso a casa para estes animais, pois são as mesmas tartarugas que regressam ao local onde tinham nascido. Ao regressar serão elas a colocar a próxima geração de ovos e a dar início a um novo ciclo de vida. É um processo natural que se repete todos os anos.
Os tempos de desova das tartarugas variam consoante a espécie de tartaruga. A época principal acontece entre o início de Março e meados de Outubro, mas o período mais movimentado é entre Junho e Outubro quando milhares de tartarugas-verde (chelonia mydas) desaguam nos areais do Tortuguero.
As caminhadas para observar a desova das tartarugas podem ser organizadas com um guia licenciado no seu hotel. Os passeios são realizados à noite e duram cerca de duas horas, mas lembre-se que não é permitido usar máquinas fotográficas ou luzes e que deve usar roupa escura para evitar interferir com a acção das tartarugas.
Os costarriquenhos são muito orgulhosos dos recursos naturais do país (e ainda bem) e protegem a todo o custo o ambiente e, desde logo, as tartarugas.
Explorar a aldeia do Tortuguero
A aldeia de Tortuguero é uma pequena povoação coberta por uma floresta tropical. Tortuguero já foi uma aldeia piscatória, que subsistia também de plantações de coco e cacau. Actualmente, a prioridade são projectos de conservação e pesquisa ambiental e, claro, turismo.
A povoação tem uma população de cerca de duas mil pessoas, em que o turismo é o principal ganha-pão, pois a maioria das pessoas trabalha em hotéis, restaurantes ou como guia turístico. Vale a pena dar um salto à aldeia para conhecer quem ali vive no meio desta jóia natural da Costa Rica.
Passear pelos canais e vida selvagem
Tortuguero é um local fantástico para espécies de aves migratórias e residentes devido à sua variedade de habitats entre floresta, água doce e salgada. Como não há estradas no Tortuguero, os passeios para observação da vida selvagem são feitos em pequenas embarcações pelos belos canais.
A água acastanhada, ou quase negra, permite o reflexo quase perfeito das florestas em redor — um cenário magnífico. Uma grande variedade de pássaros como araras, falcões, corujas ou cucos são apenas algumas das espécies de aves que podem ser encontradas dentro do parque.
A importância da vida selvagem é tal que a área reúne cerca de 50% das espécies de aves e répteis da Costa Rica. Ao fazer caminhadas, junto à costa, ou passeios de barco pelos canais, é possível avistar macacos, tapires e quincaju. Este é um mamífero nocturno com cabeça arredondada, orelhas e focinho pequenos, que se alimenta de frutos e insectos e que habita na América Central e América do Sul.
A norte, o Refúgio de Vida Selvagem de Barra del Colorado faz parte da Área de Conservação do Tortuguero. Existem partes do parque nacional onde os barcos motorizados não podem ir, apenas caiaques, por isso navegue assim pelos canais.
Ver as praias no Tortuguero
Embora haja praias no Tortuguero não é aconselhável nadar nessas águas — por vários motivos. Em primeiro lugar, as ondas e as marés são fortes e traiçoeiras. Não está convencido?
Digo-lhe que no lado marítimo, as águas são patrulhadas por… tubarões, enquanto no lado dos canais são vigiadas por… caimões. Não vi tubarões, mas posso garantir-lhe que vi vários caimões, enquanto passeava de barco.
Caminhar no Parque Nacional
Pode percorrer vários trilhos do Parque Nacional do Tortuguero ou subir o Cerro Tortuguero para uma vista incrível dos canais e da praia. Pode ir com um guia ou caminhar por conta própria.
Informação extra
Preço de entrada no Tortuguero
O preço de acesso ao Tortuguero é de 15 dólares americanos para adultos e 5 dólares para crianças. O parque está aberto das 6h às 18h.
O que levar para o Tortuguero
O Tortuguero é um destino de selva tropical, por isso prepare-se para chuva e insectos. Leve roupa impermeável, leve e fresca.
Além destes, não esqueça ainda chapéu, repelente para mosquitos, água, binóculos e câmara fotográfica. Pode levar algumas bebidas ou comida, se lhe apetecer um snack a meio do dia..
Quantos dias no Parque Nacional Tortuguero
Eu passei duas noites no Parque Nacional Tortuguero e no total também cerca de dois dias inteiros. Para ser honesto, não achei suficiente, pois queria explorar mais os canais. Quando regressar à Costa Rica, pretendo ficar pelo menos três dias no Tortuguero.
Quando visitar o Parque Nacional Tortuguero
O calor, a humidade e a chuva são companheiros de viagem quase omnipresentes numa viagem para o Tortuguero. Esta é uma das partes mais chuvosas da Costa Rica, o que contribui para a biodiversidade.
A época das chuvas é de Janeiro a…Dezembro. É mesmo assim, mas os meses de maior precipitação são Julho e Dezembro. Chove o ano todo, mas um pouco menos em Março, Abril e Outubro. Eu estive no mês de Abril na região e não apanhei chuva.
Se quiser visitar o Parque Nacional Tortuguero durante a época de desova, reserve o alojamento com muita antecedência e terá a oportunidade de ver mais de 2000 tartarugas marinhas a chegar à praia.
Quatro espécies diferentes de tartarugas nidificam na Playa Tortuguero. A melhor época para visitar o Tortuguero para ver tartarugas é entre Junho/Julho e Outubro, sendo Setembro e Outubro os melhores meses.
Se quiser visitar o Parque Nacional do Tortuguero em Novembro, já não poderá acompanhar a desova, mas há outro espectáculo natural fantástico: o eclodir das crias das tartarugas e os seus primeiros passos em direcção ao mar.
Temperatura no Tortuguero
A temperatura média no Tortuguero é de 30 graus e a humidade é sempre muito elevada.
Dinheiro no Tortuguero
A moeda oficial da Costa Rica é o colón costa-riquenho (CRC), mas o dólar americano também é muito utilizado. Devido à sua localização remota, não há bancos ou caixas ATM no Tortuguero. Por isso, levante colones em San Jose ou noutra cidade antes de viajar para o Tortuguero.
Eu uso o cartão Wise para evitar taxas e comissões bancárias.
Como chegar ao Parque Nacional Tortuguero
Não é fácil chegar ao Tortuguero. Por um lado ainda bem, pois assim não há grandes enchentes. Aliás, há quem nunca o visite mesmo quando viaja para a Costa Rica, ficando-se pelo circuito mais fácil que inclui o Parque Manuel Antonio ou o Vulcão Arenal.
Avião para Tortuguero
A maneira mais rápida de chegar a Tortuguero é voar numa das companhias aéreas domésticas da Costa Rica desde San José, cujo tempo de viagem ronda os 60 minutos. Não fiz, e não recomendo, porque iria perder a extraordinária viagem de barco. Explico, de seguida, como chegar de autocarro e barco até ao Tortuguero.
Chegar ao Tortuguero desde La Pavona e Moin
Existem duas localidades de onde é possível navegar para o Tortuguero: La Pavona e Moin. Se vier de San José ou de La Fortuna, então La Pavona é a melhor opção. Para quem chega da costa caribenha, Moin é uma hipótese mais aconselhável, mas a viagem é mais longa (cerca de três horas). Em ambos os locais, existem barcos públicos e privados.
Os barcos saem de La Pavona quatro vezes ao dia (7h30, 11h00, 13h00 e 16h30). Estes horários não são exactos e podem mudar com frequência, por isso confirme com o seu hotel.
Autocarro para o Tortuguero
Para chegar a La Pavona desde San José, o mais barato é o autocarro público que parte do Gran Terminal del Caribe (Calle Central Ave 15). Terá de apanhar primeiro um autocarro para Cariari (cerca de 2 horas) e depois um outro autocarro para La Pavona (cerca de 90 minutos). Os barcos em La Pavona costumam aguardar pela chegada do autocarro.
Se partir de San José, há autocarros para Cariari todos os dias às 6h30, 9h, 10h30, 13h, 15h, 16h30, 18h, 19h e 20h30. No entanto, para chegar a tempo do barco é melhor partir no primeiro autocarro ou no das 9h. Se sair neste horário, às 11h estará em Cariari a tempo de apanhar o autocarro para La Pavona que sai às 11h30. Ao chegar a La Pavona, compre o bilhete de barco no restaurante, junto ao cais de embarque.
Se partir de San José às 10h30 ainda conseguirá, talvez, chegar a La Pavona a tempo de apanhar o barco, mas se for mais tarde já não haverá barco público. Talvez consiga mesmo assim apanhar um barco particular, mas já são muitos “ses”.
Barco de La Pavona para o Tortuguero
A forma mais popular de viajar para Tortuguero é em barcos longos e estreitos, com capacidade para cerca de 20 passageiros. Os barcos deslizam ao longo dos canais para chegar ao Tortuguero e é uma forma de começar a ver a região ainda antes de entrar no parque.
As vistas da floresta tropical são deslumbrantes e também se consegue ver alguma vida selvagem, como aves, caimões ou macacos.
Do Tortuguero para San José
Para regressar a San José, apanhe o barco público das 9h no Tortuguero e depois siga daí viagem para Cariari no autocarro das 10h30, 12h30, 13h ou 16h.
Notas importantes para viajar para o Tortuguero
- Para chegar ao Tortuguero tem de apanhar dois autocarros e um barco
- O custo total total da viagem de autocarro entre San José e o Tortuguero ronda os 5€
- O bilhete de barco custa cerca de 3000 colones 5€ (só ida)
- O barco sai todos os dias às 7h30, 11h, 13h e 16h30 de La Pavona para o Tortuguero
- O barco sai todos os dias às 5h30, 9h, 11h e 14h45 do Tortuguero para La Pavona
- É provável que a bagagem fique molhada pelos salpicos da viagem e chuva
- Não há alojamento em La Pavona (veja as recomendações abaixo)
- Há um estacionamento e um restaurante em La Pavona
- A viagem de barco até ao Tortuguero, desde La Pavona, demora cerca de uma hora
Onde ficar no Parque Nacional Tortuguero
Embora não existam muitos hotéis, há para todos os orçamentos. Recomendo o Mwamba Lodge onde fiquei alojado duas noites. As instalações eram boas, a comida também e a toda a hora havia vida selvagem a fazer visitas — iguanas, sapos coloridos, aves, etc.
Abaixo, deixo outras três sugestões da minha lista de favoritos, caso o Mwamba Lodge não esteja disponível.
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros (ao usar este link tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!