Até 2010, o vulcão Arenal foi o mais activo da Costa Rica, para gáudio da maioria dos visitantes. O Arenal expelia enormes quantidades de lava, gás e cinzas regularmente. Até recentemente, era o vulcão mais activo do país, com dezenas de pequenas erupções diárias.
Infelizmente, já só estive nesta zona da Costa Rica depois do vulcão ter entrado na fase de repouso. No entanto, a beleza cénica continua intacta e esta é uma paragem obrigatória quando visitar a Costa Rica.
A 1657 metros de altitude, o Vulcão Arenal está situado nas férteis planícies do norte da Costa Rica, e a forma perfeitamente simétrica é facilmente reconhecível. Com floresta tropical, cascatas, um vulcão e o maior lago da Costa Rica, não é surpresa que a zona do Arenal se tenha tornado a capital da aventura da Costa Rica.
O que ver e fazer no Parque Nacional do Vulcão Arenal
Descobrir o Lago Arenal
O Lago Arenal é o maior lago da Costa Rica. Situado na base do Vulcão Arenal, nas terras altas do norte da Costa Rica, confere ainda mais dramatismo e contraste a esta região costa-riquenha. O lago tem uma profundidade de 60 metros e cobre cerca de 85 km2.
Quando visitei o Lago Arenal, dezenas de raízes de árvores mortas ocupavam o leito. Quiçá vítimas de alguma ou várias erupções do Vulcão Arenal. Porém, com colinas e florestas circundantes verdejantes, o Lago Arenal é muito bonito. Além de pescar ou andar de kayak, também pode fazer um cruzeiro ao pôr-do-sol com jantar incluído.
Explorar o Parque Nacional do Vulcão Arenal
O Parque Nacional do Vulcão Arenal estende-se por 12 mil hectares, mas está localizado no interior da Área de Conservação Arenal que ascende a 204 mil hectares, entre as cordilheiras de Tilarán e Guanacaste. São zonas que contêm grande riqueza geológica e biológica.
O parque inclui o Vulcão Arenal e o Vulcão Chato, mas este último está inactivo há milhares de anos. O Arenal também se juntou à inactividade, embora nenhum esteja extinto. Em 1968, o Arenal espalhou o caos nas povoações vizinhas, tendo matado dezenas de pessoas em Pueblo Nuevo e Tabacón.
A região do Arenal desempenha um papel importante na produção de energia da Costa Rica. O Lago Arenal, na base do vulcão Arenal, fornece 12% da energia hidroelétrica do país centro-americano. Esta é uma zona ventosa e essa força da natureza não é desperdiçada, pois ali mesmo ao lado há parques eólicos.
Dica: Se o vulcão estiver coberto de nuvens, aguarde 20 ou 30 minutos e poderá ter sorte. Pelo menos foi isso que me aconteceu, e já ouvi relatos idênticos. Devido ao vento as nuvens chegam e partem regularmente.
Preço e horário: A entrada no Parque Nacional do Vulcão Arenal custa 15 dólares americanos para adultos e 5 dólares para crianças. O parque abre às 8h e fecha às 16h.
Observar vida Selvagem
Ao visitar o Parque Nacional do Vulcão Arenal poderá avistar várias espécies de animais, já que a área é rica em biodiversidade. A longa lista de espécies inclui antas, macacos-bugio, veados, macacos-prego-de-cara-branca, preguiças, tucanos, iguanas, cobras, borboletas e várias espécies de pássaros como o beija-flor. A flora não é menos diversa, com árvores e pequenas plantas que dão cor e brilho à paisagem do Arenal.
Mergulhar na Cascata La Fortuna
Ao visitar o Arenal, é quase obrigatório mergulhar na Cascata La Fortuna. Mesmo sendo “obrigatório” eu não a visitei, porque optei por conhecer a cascata do Rio Celeste (que falo aqui neste artigo).
A cascata de La Fortuna é, aparentemente, uma das mais visitadas do país, porque está localizada a apenas 10 km da cidade. A catarata surge da força das águas do Rio Tenório e da verticalidade de 75 metros para uma lagoa de um azul profundo.
Por isso, se visitar o Arenal leve os calções ou o bikini, empacote um lanche e passe um excelente dia rodeado de beleza natural. Pode também fazer um passeio a cavalo até à Catarata La Fortuna. O percurso atravessa a floresta tropical e permite avistar diversas espécies selvagens.
A Catarata La Fortuna abre todos os dias das 7h30 às 16h. O bilhete de acesso custa 18 dólares para adultos (5 dólares para crianças), é comprado na hora, e o lucro reverte para o apoio a projectos comunitários.
Caminhar na base do vulcão
Não surpreende que o Arenal seja um dos locais predilectos para caminhar na Costa Rica. Pode desfrutar de uma caminhada ligeira junto à base do vulcão, caminhar pela floresta tropical e em redor do Lago Arenal.
Um percurso popular é o Sendero Colada 1968, que tem cerca de 2,5 km ou o Sendero Bosque 1968 que tem cerca de 4,5 km. O Sendero El Ceibo é um trilho com cerca de 1 km e que termina junto a uma árvore com 50 metros de altura. Mais curto é o Sendero Los Tucanes, que percorre apenas 890 metros.
Visitar La Fortuna
O Vulcão Arenal serve como pano de fundo para a pequena cidade de La Fortuna. La Fortuna tem cerca de 15 mil habitantes, mas centenas de milhares visitam-na todos os anos.
A cidade é pequena e está construída em volta da igreja colorida. São apenas algumas ruas, mas é aí que estão grande parte dos hotéis, lojas e restaurantes. A cidade serve como um ponto de partida para os viajantes que procuram experimentar a infinidade de actividades disponíveis na região de Arenal.
Relaxar nas fontes termais
Uma das actividades mais populares de La Fortuna é visitar as fontes termais aquecidas pelas águas vulcânicas. Num dos dias que estive no Arenal tinha feito uma caminhada pela floresta (e tinha ficado encharcado e enlameado até aos ossos), então achei que merecia este capricho.
A fonte termal mais popular é Tabacón, com jardins exuberantes e é totalmente natural. Baldi Hot Springs é outra favorita, pois incorpora várias piscinas termais e spa. EcoTermales é outro complexo de fontes termais naturais, e existem alguns outros para você escolher.
As águas minerais da Costa Rica têm sido usadas para tratar reumatismo e outras doenças. Recomendo esta experiência, embora não seja muito barata. Mas, este tour, por exemplo, inclui o transporte, guia, entrada nas termas de Baldi e jantar buffet. Há fontes para todos os orçamentos.
Praticar desportos radicais e aquáticos
As áreas de La Fortuna e Arenal oferecem uma ampla variedade de actividades. Arenal é a capital da aventura da Costa Rica e, se procura uma injecção de adrenalina, esta zona é ideal. Pode fazer rapel, tirolesa, whitewater rafting e passeios a cavalo.
No Lago Arenal pode fazer windsurf, pescar, passear de barco ou de kayak. O Lago Arenal goza de uma grande reputação entre praticantes de windsurf e velejadores, pois o vento quase constante é uma benesse.
O que levar para o Vulcão Arenal
O Vulcão Arenal é um destino de selva tropical, por isso prepare-se para chuva e insectos. Leve roupa impermeável, leve e fresca. Acrescente ainda um bom par de sapatos de caminhada ou ténis, roupas leves (para se enlamear) e espírito aventureiro.
Além destes, não esqueça ainda o protector solar, chapéu, repelente para mosquitos, água, binóculos e câmara fotográfica. Pode levar algumas bebidas ou comida, se lhe apetecer um lanche a meio do dia.
Quantos dias no Parque Nacional do Vulcão Arenal
Diria que duas noites e três dias será suficiente para ver a zona do vulcão Arenal.
Quando visitar o Parque Nacional do Vulcão Arenal
O Arenal é uma área de floresta tropical húmida e a chuva pode chegar a qualquer momento. As temperaturas variam entre 21 e 27 graus. O vulcão está muitas vezes coberto por nuvens, mas se esperar uns minutos pode ter sorte de ver o cume, já que o vento arrasta as nuvens tão depressa como as traz.
De meados de Dezembro a Abril é a estação seca, mas chuvas ocasionais ocorrem em qualquer período. De Maio a Novembro é a estação “verde” — ou “cinzenta” consoante olha para a paisagem ou para o céu — quando chuvas diárias durante a tarde são regulares. Outubro é o mês mais chuvoso do ano.
Dinheiro no Arenal
A moeda oficial da Costa Rica é o colón costa-riquenho (CRC), mas o dólar americano também é muito utilizado.
Há bancos ou caixas ATM em La Fortuna. Se não passar por lá, aconselho que levante colones em San José ou noutra cidade antes de viajar para o Arenal.
Eu uso o cartão Wise para evitar taxas e comissões bancárias.
Como chegar ao Parque Nacional do Vulcão Arenal
O Arenal está convenientemente ligado ao Manuel Antonio, Monteverde, Tortuguero, Tamarindo, Jaco, Playa Herradura e, claro, a San José. Se preferir, pode voar para o aeroporto de La Fortuna (FON).
O Parque Nacional do Vulcão Arenal está localizado a apenas 135 km de San José. Pode apanhar um autocarro público para chegar ao Arenal, com várias saídas ao longo dia e com paragem em Ciudad Quesada (3h30 de viagem). Neste site pode consultar os horários, mas os bilhetes só os pode comprar na hora.
Uma vez em La Fortuna, pode caminhar pela cidade e, depois, para chegar ao Vulcão existem vários tours.
Aluguer de automóveis
Para chegar ao Arenal, a forma mais fácil é alugar um carro. Isto dá-lhe a liberdade de planear, alterar o próprio itinerário e parar ao longo do caminho. Foi desta forma que viajei pela Costa Rica ao longo de duas semanas. Eu uso a Rentalcars e a Auto Europe para encontrar os melhores preços.
As autoridades locais recomendam que conduza apenas durante o dia, pois as estradas são algo sinuosas e embora a Costa Rica seja um país geralmente seguro, é melhor não arriscar.
Hotel no Parque Nacional do Vulcão Arenal
Foi no Arenal que encontrei os hotéis com melhor relação qualidade/preço. Há muitas opções para visitar o Parque Nacional do Vulcão Arenal. La Fortuna e El Castillo de La Fortuna são as opções mais populares para ficar alojado.
Se quiser ficar fora do reboliço da cidade, então opte por El Castillo. Se quiser melhores hotéis (e também com vista para o Arenal) há escolhas em La Fortuna. Se quiser acordar a olhar para o Vulcão Arenal, dificilmente encontrará melhor do que o Sangregado Lodge.
Se preferir um agroturismo, no meio da floresta, então a Finca Agroforestal Rainforest, é a solução. Para viagens em grupo ou famílias numerosas, os apartamentos RyA del Volcán são óptimos. Em El Castillo, as duas melhores opções são o Nepenthe B&B e o Essence Arenal and Spa.
Se visitar as Fontes Termais de Tabacon e quiser prolongar a estadia à beira das águas quentes, também pode lá ficar alojado.
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel no Arenal ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.
Marilene Miola diz
Amei tuas dicas de roteiros e de possibilidades nos mesmos. Bem como outros valiosos sites para economizar e desfrutar o máximo das viagens e aventuras. Gratidão
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Marilene. Obrigado pelas palavras simpáticas. Espero que continues a ler e aproveitar as dicas para inspirar as tuas viagens 🙂