• Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início Dicas de viagem Arenal, o vulcão que dá vida (e energia) à Costa Rica
Vulcão Arenal, na Costa Rica
O Vulcão Arenal, na Costa Rica, chegou a ser dado como extinto depois de 400 anos de inactividade, mas continua activo e é uma das imagens de marca do país. Foto: Jorge Duarte Estevão

Arenal, o vulcão que dá vida (e energia) à Costa Rica

Dicas de viagem Inspiração Viagens América Central Costa Rica
Jorge Duarte Estevão
Actualizado a 20/12/2021
Comentar este artigo

Até 2010, o vulcão Arenal foi o mais activo da Costa Rica, para gáudio da maioria dos visitantes. O Arenal expelia enormes quantidades de lava, gás e cinzas regularmente. Até recentemente, era o vulcão mais activo do país, com dezenas de pequenas erupções diárias.

Infelizmente, já só estive nesta zona da Costa Rica depois do vulcão ter entrado na fase de repouso. No entanto, a beleza cénica continua intacta e esta é uma paragem obrigatória quando visitar a Costa Rica.

A 1657 metros de altitude, o Vulcão Arenal está situado nas férteis planícies do norte da Costa Rica, e a forma perfeitamente simétrica é facilmente reconhecível. Com floresta tropical, cascatas, um vulcão e o maior lago da Costa Rica, não é surpresa que a zona do Arenal se tenha tornado a capital da aventura da Costa Rica.

O que ver e fazer no Parque Nacional do Vulcão Arenal

Descobrir o Lago Arenal

Lago Arenal, Costa Rica
O Lago Arenal fica na base do Vulcão Arenal, nas terras altas do norte da Costa Rica. É a maior massa de água doce do país. Foto: Jorge Duarte Estevão

O Lago Arenal é o maior lago da Costa Rica. Situado na base do Vulcão Arenal, nas terras altas do norte da Costa Rica, confere ainda mais dramatismo e contraste a esta região costa-riquenha. O lago tem uma profundidade de 60 metros e cobre cerca de 85 km2.

Quando visitei o Lago Arenal, dezenas de raízes de árvores mortas ocupavam o leito. Quiçá vítimas de alguma ou várias erupções do Vulcão Arenal. Porém, com colinas e florestas circundantes verdejantes, o Lago Arenal é muito bonito. Além de pescar ou andar de kayak, também pode fazer um cruzeiro ao pôr-do-sol com jantar incluído.

Explorar o Parque Nacional do Vulcão Arenal

O Parque Nacional do Vulcão Arenal estende-se por 12 mil hectares, mas está localizado no interior da Área de Conservação Arenal que ascende a 204 mil hectares, entre as cordilheiras de Tilarán e Guanacaste. São zonas que contêm grande riqueza geológica e biológica.

O parque inclui o Vulcão Arenal e o Vulcão Chato, mas este último está inactivo há milhares de anos. O Arenal também se juntou à inactividade, embora nenhum esteja extinto. Em 1968, o Arenal espalhou o caos nas povoações vizinhas, tendo matado dezenas de pessoas em Pueblo Nuevo e Tabacón. 

Leia também

Costa Rica — um roteiro para visitar e gritar bem alto: Pura Vida

A região do Arenal desempenha um papel importante na produção de energia da Costa Rica. O Lago Arenal, na base do vulcão Arenal, fornece 12% da energia hidroelétrica do país centro-americano. Esta é uma zona ventosa e essa força da natureza não é desperdiçada, pois ali mesmo ao lado há parques eólicos.

Dica: Se o vulcão estiver coberto de nuvens, aguarde 20 ou 30 minutos e poderá ter sorte. Pelo menos foi isso que me aconteceu, e já ouvi relatos idênticos. Devido ao vento as nuvens chegam e partem regularmente. 

Preço e horário: A entrada no Parque Nacional do Vulcão Arenal custa 15 dólares americanos para adultos e 5 dólares para crianças. O parque abre às 8h e fecha às 16h.

Observar vida Selvagem

Ao visitar o Parque Nacional do Vulcão Arenal poderá avistar várias espécies de animais, já que a área é rica em biodiversidade. A longa lista de espécies inclui antas, macacos-bugio, veados, macacos-prego-de-cara-branca, preguiças, tucanos, iguanas, cobras, borboletas e várias espécies de pássaros como o beija-flor. A flora não é menos diversa, com árvores e pequenas plantas que dão cor e brilho à paisagem do Arenal.

Mergulhar na Cascata La Fortuna

Cascata La Fortuna, Costa Rica
A Cascata La Fortuna, na província de San Carlos, na Costa Rica, está localizada numa reserva biológica que faz parte do Parque Nacional do Vulcão Arenal.

Ao visitar o Arenal, é quase obrigatório mergulhar na Cascata La Fortuna. Mesmo sendo “obrigatório” eu não a visitei, porque optei por conhecer a cascata do Rio Celeste (que falo aqui neste artigo).

A cascata de La Fortuna é, aparentemente, uma das mais visitadas do país, porque está localizada a apenas 10 km da cidade. A catarata surge da força das águas do Rio Tenório e da verticalidade de 75 metros para uma lagoa de um azul profundo.

Por isso, se visitar o Arenal leve os calções ou o bikini, empacote um lanche e passe um excelente dia rodeado de beleza natural. Pode também fazer um passeio a cavalo até à Catarata La Fortuna. O percurso atravessa a floresta tropical e permite avistar diversas espécies selvagens.

A Catarata La Fortuna abre todos os dias das 7h30 às 16h. O bilhete de acesso custa 18 dólares para adultos (5 dólares para crianças), é comprado na hora, e o lucro reverte para o apoio a projectos comunitários.

Caminhar na base do vulcão

Não surpreende que o Arenal seja um dos locais predilectos para caminhar na Costa Rica. Pode desfrutar de uma caminhada ligeira junto à base do vulcão, caminhar pela floresta tropical e em redor do Lago Arenal. 

Um percurso popular é o Sendero Colada 1968, que tem cerca de 2,5 km ou o Sendero Bosque 1968 que tem cerca de 4,5 km. O Sendero El Ceibo é um trilho com cerca de 1 km e que termina junto a uma árvore com 50 metros de altura. Mais curto é o Sendero Los Tucanes, que percorre apenas 890 metros.

Visitar La Fortuna

O Vulcão Arenal serve como pano de fundo para a pequena cidade de La Fortuna.  La Fortuna tem cerca de 15 mil habitantes, mas centenas de milhares visitam-na todos os anos.

A cidade é pequena e está construída em volta da igreja colorida. São apenas algumas ruas, mas é aí que estão grande parte dos hotéis, lojas e restaurantes. A cidade serve como um ponto de partida para os viajantes que procuram experimentar a infinidade de actividades disponíveis na região de Arenal.

Relaxar nas fontes termais

Termas de Tabacón, Arenal, Costa Rica
Tabacón oferece uma experiência termal rodeada pela floresta tropical, perto do Vulcão Arenal.

Uma das actividades mais populares de La Fortuna é visitar as fontes termais aquecidas pelas águas vulcânicas. Num dos dias que estive no Arenal tinha feito uma caminhada pela floresta (e tinha ficado encharcado e enlameado até aos ossos), então achei que merecia este capricho. 

A fonte termal mais popular é Tabacón, com jardins exuberantes e é totalmente natural. Baldi Hot Springs é outra favorita, pois incorpora várias piscinas termais e spa. EcoTermales é outro complexo de fontes termais naturais, e existem alguns outros para você escolher.

As águas minerais da Costa Rica têm sido usadas para tratar reumatismo e outras doenças. Recomendo esta experiência, embora não seja muito barata. Mas, este tour, por exemplo, inclui o transporte, guia, entrada nas termas de Baldi e jantar buffet. Há fontes para todos os orçamentos.

Praticar desportos radicais e aquáticos

As áreas de La Fortuna e Arenal oferecem uma ampla variedade de actividades. Arenal é a capital da aventura da Costa Rica e, se procura uma injecção de adrenalina, esta zona é ideal. Pode fazer rapel, tirolesa, whitewater rafting e passeios a cavalo.

No Lago Arenal pode fazer windsurf, pescar, passear de barco ou de kayak. O Lago Arenal goza de uma grande reputação entre praticantes de windsurf e velejadores, pois o vento quase constante é uma benesse.

O que levar para o Vulcão Arenal

O Vulcão Arenal é um destino de selva tropical, por isso prepare-se para chuva e insectos. Leve roupa impermeável, leve e fresca. Acrescente ainda um bom par de sapatos de caminhada ou ténis, roupas leves (para se enlamear) e espírito aventureiro.

Além destes, não esqueça ainda o protector solar, chapéu, repelente para mosquitos, água, binóculos e câmara fotográfica. Pode levar algumas bebidas ou comida, se lhe apetecer um lanche a meio do dia. 

Quantos dias no Parque Nacional do Vulcão Arenal

Diria que duas noites e três dias será suficiente para ver a zona do vulcão Arenal. 

Quando visitar o Parque Nacional do Vulcão Arenal

O Arenal é uma área de floresta tropical húmida e a chuva pode chegar a qualquer momento. As temperaturas variam entre 21 e 27 graus. O vulcão está muitas vezes coberto por nuvens, mas se esperar uns minutos pode ter sorte de ver o cume, já que o vento arrasta as nuvens tão depressa como as traz. 

De meados de Dezembro a Abril é a estação seca, mas chuvas ocasionais ocorrem em qualquer período. De Maio a Novembro é a estação “verde” — ou “cinzenta” consoante olha para a paisagem ou para o céu — quando chuvas diárias durante a tarde são regulares. Outubro é o mês mais chuvoso do ano.

Dinheiro no Arenal

A moeda oficial da Costa Rica é o colón costa-riquenho (CRC), mas o dólar americano também é muito utilizado. 

Há bancos ou caixas ATM em La Fortuna. Se não passar por lá, aconselho que levante colones em San José ou noutra cidade antes de viajar para o Arenal.

Eu uso o cartão Wise para evitar taxas e comissões bancárias.

Como chegar ao Parque Nacional do Vulcão Arenal

O Arenal está convenientemente ligado ao Manuel Antonio, Monteverde, Tortuguero, Tamarindo, Jaco, Playa Herradura e, claro, a San José. Se preferir, pode voar para o aeroporto de La Fortuna (FON).

O Parque Nacional do Vulcão Arenal está localizado a apenas 135 km de San José. Pode apanhar um autocarro público para chegar ao Arenal, com várias saídas ao longo dia e com paragem em Ciudad Quesada (3h30 de viagem). Neste site pode consultar os horários, mas os bilhetes só os pode comprar na hora. 

Uma vez em La Fortuna, pode caminhar pela cidade e, depois, para chegar ao Vulcão existem vários tours. 

Aluguer de automóveis

Para chegar ao Arenal, a forma mais fácil é alugar um carro. Isto dá-lhe a liberdade de planear, alterar o próprio itinerário e parar ao longo do caminho. Foi desta forma que viajei pela Costa Rica ao longo de duas semanas. Eu uso a Rentalcars e a Auto Europe para encontrar os melhores preços.

As autoridades locais recomendam que conduza apenas durante o dia, pois as estradas são algo sinuosas e embora a Costa Rica seja um país geralmente seguro, é melhor não arriscar.

Hotel no Parque Nacional do Vulcão Arenal

Foi no Arenal que encontrei os hotéis com melhor relação qualidade/preço. Há muitas opções para visitar o Parque Nacional do Vulcão Arenal. La Fortuna e El Castillo de La Fortuna são as opções mais populares para ficar alojado.

Se quiser ficar fora do reboliço da cidade, então opte por El Castillo. Se quiser melhores hotéis (e também com vista para o Arenal) há escolhas em La Fortuna. Se quiser acordar a olhar para o Vulcão Arenal, dificilmente encontrará melhor do que o Sangregado Lodge.

Se preferir um agroturismo, no meio da floresta, então a Finca Agroforestal Rainforest, é a solução. Para viagens em grupo ou famílias numerosas, os apartamentos RyA del Volcán são óptimos. Em El Castillo, as duas melhores opções são o Nepenthe B&B e o Essence Arenal and Spa. 
Se visitar as Fontes Termais de Tabacon e quiser prolongar a estadia à beira das águas quentes, também pode lá ficar alojado.

Seguro de viagem

Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros (ao usar este link tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.

Natureza Road Trips

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Próximos destinos

Hotéis baratos em Paris (e bem localizados)

Que visitar em Khiva, a cidade mágica do Uzbequistão

15 belos lugares para fotografar na Islândia

Interações do Leitor

Comente o artigo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Ao deixar um comentário aceita que os seus dados sejam seguramente registados. Se tiver dúvidas, consulte a política de comentários e privacidade. Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço da Google.

Sidebar primária

Jorge Duarte Estevão

jorge duarte estevao imagem perfil

Prefiro ser tratado por tu. Nasci no Alentejo, mas já visitei 60 países. Alentejano de raça pura – mas escrevo sem sotaque. Acima de tudo, sou um viajante.

Partilho dicas, histórias e promoções de viagem. Deixe-me inspirá-lo (a) a viajar.

Este blogue também é seu. Leia, fale comigo, partilhe e viaje!

Siga-me nas redes sociais

Dicas de viagem e descontos?

ARTIGOS DE REFERÊNCIA

  • 1 Os 20 melhores hotéis do Algarve (para todas as bolsas)
  • 2 Os 15 melhores hotéis rurais do Alentejo (interior e litoral)
  • 3 Estes são os alojamentos mais limpos de Portugal
  • 4 Covid-19 — como reservar alojamento?
  • 5 Palenque – as mais belas ruínas Maia
  • 6Que visitar em San Sebastián, País Basco
  • 7 Visitar a Geórgia – guia completo
  • 8 Viagem à Turquia – locais imperdíveis
  • 9 Compensa comprar o London Pass?
  • 10 48 horas em Edimburgo – que fazer
  • 11 2 dias no Lago Bled – que visitar
  • 12Melhor seguro de viagem – IATI vs World Nomads

Aprenda a fotografar comigo

Workshops de fotografia

Mais lidos

Subir ao vulcão Pacaya – activo e em constante erupção
Como visitar o Canal do Panamá — de forma fácil (e barata)
Explorar a biodiversidade do Parque Manuel Antonio, na Costa Rica
Costa Rica — um roteiro para visitar e gritar bem alto: Pura Vida
Que visitar na Guatemala – roteiro no país da (eterna) Primavera
Tikal, Guatemala – visitar as ruínas Maia de outro planeta

PLANEAR VIAGENS

  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link)
  • Reserve os voos mais baratos com o Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Reserve o hotel ao melhor preço e durma confortável

Viagens em grupo

venha-viajar-comigo-jorge-duarte-estevao-papa-leguas

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2023 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .