Ljubljana foi uma das cidades que mais gostei nos Balcãs, a par de Belgrado, na Sérvia. Visitar Ljubljana (ou Liubliana) é também encontrar a possibilidade de conhecer a história da pequena metrópole e de descobrir alguns pontos alternativos interessantes, como a zona icónica de Metelkova.
A capital da Eslovénia é uma cidade bonita, com arquitectura apelativa de diferentes estilos, atmosfera vibrante, cafés e restaurantes. Apesar de não ser muito grande, há bastante para ver em Ljubljana.
Encontrará marcos importantes ao caminhar pela Cidade Velha, como a Câmara Municipal, a Ponte Tripla, a Catedral de Ljubljana (ou Igreja de São Nicolau) e a vibrante Igreja Franciscana da Anunciação.
Locais a ver em Ljubljana
Entre os 300 mil habitantes da cidade, irá encontrar arquitetura e diversos pontos culturais, mas gostei sobretudo de deambular pelas pitorescas ruas e ruelas, seguindo o Rio Ljubjanica, atravessando as pontes históricas ou mais modernas. Gostei de subir a encosta até ao Castelo de Ljubljana ou apenas relaxar para uma bebida, enquanto observava o ritmo pausado da vida na maior cidade eslovena.
Ljubljana é uma cidade para descobrir, facilmente, a pé.
Ponte do Dragão
Existem várias lendas associadas à Ponte do Dragão. Uma alega que Jason, um antigo herói da mitologia grega, fundou a cidade de Ljubljana matando um dragão. Jason terá sido o primeiro habitante da cidade.
O dragão é o emblema de Ljubljana e a sua imagem está espalhada por todo o lado, desde o brasão da cidade a vários edifícios, representando força, coragem e grandeza.
A ponte e as lendas a ela associadas fazem da Ponte do Dragão um dos locais emblemáticos (e obrigatórios) a visitar em Ljubljana. A estrutura atravessa o Rio Ljubljanica, ligando as zonas Velha e Nova.
Castelo de Ljubljana
O Castelo de Ljubljana é a principal atracção turística da cidade e recebe cerca de um milhão de visitantes todos os anos. Mencionado pela primeira vez na época medieval, o Castelo de Ljubljana foi construído no século XV para afastar os invasores turcos, chegou a ser usado como prisão e também abrigou as pessoas mais pobres.
Agora, a antiga fortaleza acolhe diversas experiências culturais e tem uma ampla vista da capital eslovena. Os visitantes também podem descer às masmorras do castelo e explorar o lado mais sombrio da história do edifício, além de visitar um pequeno museu de marionetas.
A forma mais rápida (e mais preguiçosa) de chegar ao castelo é subir no funicular, cujo acesso está situado em Krekov Trg, perto da Ponte do Dragão.
Krizanke
Kizanke é um espaço dedicado à música e teatro, localizado num antigo espaço para padres e seminaristas — o Mosteiro da Santa Cruz dos Cavaleiros da Ordem Teutónica.
Em 1952, o arquitecto local Joze Plecnik foi chamado para transformar o antigo mosteiro num espaço dedicado aos eventos do Festival de Ljubljana. Na renovação, Plecnik inspirou-se nos princípios das obras renascentistas e mandou construir uma série de janelas para permitir vislumbrar o interior.
A arquitectura e acústica de Krizanke tornam-no num dos locais fundamentais dedicados à cultura na Eslovénia. Mesmo que não haja nenhum espectáculo a decorrer quando visitar Ljubljana, vale a pena lá passar.
Parque Tivoli
O Parque Tivoli é o maior e mais expressivo parque de Ljubljana, apresentando vegetação vibrante, entre árvores e flores, que contrastam com largas avenidas e várias obras de arte.
Terá sido projectado durante o início do século XIX e bebido das influências dos Jardins Tivoli em Paris. Embora fique um pouco longe do centro, é um óptimo lugar para visitar em Ljubljana, enquanto se partilha o espaço verdejante com os cidadãos locais.
Aliás, o parque é considerado o pulmão da cidade e muitos ali acorrem durante os dias mais quentes de Verão, para montar um belo piquenique.
Catedral de São Nicolau
A Igreja ou Catedral de São Nicolau, de estilo barroco, foi construída em 1706, seguindo as ideias do arquitecto italiano Andrea Pozzo. O estilo arquitectónico é visível tanto no exterior como no interior da igreja.
Os frescos grandiosos retratam os milagres de São Nicolau, mas as estátuas e pinturas fazem também com que este seja um local imperdível para quem viaja para a Eslovénia.
As enormes torres gémeas e a cúpula de mais de 20 metros de altura destacam a bem preservada Catedral de São Nicolau. Outra igreja que pode contemplar quando visitar Ljubljana é a Igreja dos Santos Cirilo e Metódio, uma Igreja Ortodoxa Sérvia.
Horário de abertura: 6h00 — 12h e 15h — 19h00
Entrada: grátis
Ponte tripla
Há tantas pontes para ver em Liubliana, que uma delas até está dividida em três. A principal das três pontes que formam a Ponte Tripla da capital (Tromostovje) foi construída em 1842 — a inscrição ainda está visível.
As outras duas pontes — decoradas com balaustradas renascentistas e candeeiros — foram acrescentadas mais tarde. O projecto final resultou na designada Ponte Tripla — a principal ligação entre a parte antiga de Ljubljana e a parte mais nova do centro da cidade.
Esta ponte pedonal, que liga a Praça Preseren ao mercado central, é provavelmente, o sítio mais fotografado de Ljubljana. Até há quem diga que apresenta semelhanças com estruturas de Veneza.
Funicular de Ljubljana
O funicular moderno contrasta com a identidade cultural tradicional do Castelo de Ljubljana e é muito popular entre os visitantes nacionais e estrangeiros. O teleférico faz cerca de 15 viagens e transporta até 500 pessoas por hora. Por menos de 5€ e em cerca de dois minutos pode chegar do centro da cidade ao castelo. Eu não o utilizei, pois preferi caminhar e fazer mais exercício físico.
Centro Cultural Metelkova
Metelkova foi um dos locais que mais gostei de visitar em Ljubljana. Este espaço cultural autónomo ocupa a área de um antigo quartel do exército que aí funcionou por mais de 100 anos. Pode agora encontrar ali inúmeras galerias de arte, bares, clubes e oficinas de artesanato.
Em Metelkova há sempre algo a acontecer e a arte de rua está sempre presente. O exterior dos edifícios é uma fusão de obras de arte de artistas eslovenos e internacionais. A comunidade artística alternativa de Metelkova é, sem dúvida, um dos melhores locais para ver em Ljubljana.
Até existe um hostel que resultou da conversão de uma antiga prisão. Aliás, foi no Hostel Celica que fiquei alojado quando estive na capital eslovena.
Dormir numa prisão
O Hostel Celica já foi o local onde ficavam detidos prisioneiros políticos e militares, mas é agora um local onde se pode dormir sem ter cometido qualquer infracção.
Cada quarto foi projectado por diferentes artistas e, ao ficar aí alojado, até pode selecionar em que cela quer dormir. Pode ainda comer um pequeno-almoço completo, usar o Wi-Fi e a cozinha — para confeccionar as suas refeições. Eu preferi experimentar alguns restaurantes da cidade.
Mercado Central de Ljubljana
Outro lugar obrigatório é o Mercado Central de Ljubljana. É um óptimo lugar para comprar frutas, vegetais, flores, artesanato e lembranças. Se for cedo, ou antes de fechar, ainda pode conversar um pouco com os vendedores.
É a combinação perfeita entre locais e turistas. O sábado é o dia mais movimentado no Mercado Central, que está instalado no centro histórico.
O Mercado Central também recebe o Odprta Kuhna (Cozinha aberta) — um evento onde chefs locais preparam vários pratos de comida de todo o mundo. Este evento ocorre às sextas-feiras, entre Março e Outubro.
Edifício do Parlamento
Construído entre 1954 e 1959, o edifício do parlamento da Eslovénia, na Trg Republike, é um palácio modernista de três andares que abriga a Assembleia Nacional (câmara baixa) e o Conselho Nacional (câmara alta). No interior, podem ser apreciadas obras de artistas eslovenos.
Paços do concelho
É num elegante edifício branco e com uma torre do relógio que está alojada a sede do município de Ljubljana. O prédio foi construído em 1484, tendo sido renovado quase 300 anos mais tarde.
Mediante marcação, pode aceder ao edifício e admirar o pátio gótico ou exposições. Ainda na pitoresca Praça da Cidade está a Fonte dos Três Rios Carniolian (Fonte Robba), um monumento barroco esculpido em meados do século XVII.
Igreja Franciscana da Anunciação
A Igreja Franciscana da Anunciação (Cerkev Marijinega oznanjenja), com a sua vibrante fachada rosada, é uma das atracções mais marcantes da Praça Preseren — e também um dos alvos predilectos de quem visita Ljubljana. A igreja foi construída no século XVII, embora a sua aparência tenha mudado como consequência do terramoto de 1895.
Gastronomia
Além da vista do castelo, do ambiente relaxado, da cidade organizada seguindo as margens do rio, Ljubljana convenceu-me através dos pratos e aromas. Um dos pratos que mais gostei e, que até hoje, me ficou na memória foi veado com chocolate.
Mesmo influenciada por séculos de domínio austro-húngaro, bem como pelas nações vizinhas Itália e Croácia, a culinária eslovena mantém o seu requinte. Talvez até mesmo por essas influências. Na cidade, o capital gastronómico floresce com distintas e exóticas experiências. E é bom não esquecer também alguns vinhos locais que nos aguçam o paladar.
Outros locais para visitar em Ljubljana
- Galeria Nacional
- Museu Nacional da Eslovénia
- Museu Etnográfico
- Museu de Arte Contemporânea
- Museu do Tabaco
- Museu Ferroviário
- Museu Virtual
- Museu da Cerveja (Pivovarski muzej)
- Neboticnik (arranha-céus com café e vista da cidade)
Na Eslovénia, para além de Ljubljana
Embora este artigo inclua apenas coisas para fazer e ver em Ljubljana, muitas pessoas acabam por visitar outros locais na Eslovénia. Por exemplo, num fim-de-semana prolongado, pode visitar Ljubljana, mas também pode deixar a cidade por um dia e maravilhar-se com o Lago Bled.
Já por lá andei e escrevi um artigo completo sobre o Lago Bled, uma das zonas mais bonitas da Eslovénia. E também pode fazer um tour de Ljubljana até ao Lago Bled.
Mapa dos locais para ver em Ljubljana
Informação extra
Quantos dias em Ljubljana?
Quantos dias para ver Ljubljana? A verdade é que a cidade é pequena e muitos dos locais estão concentrados. Por isso, para uma visita muito rápida um dia em Ljubljana seria o suficiente, mas se quiser ir a museus, mergulhar nos aromas da cidade, então dois ou três dias é o período ideal para passear pela cidade.
Ljubljana é daqueles lugares que parece visto em poucas horas, mas depois começamos a descobrir a verdadeira alma da cidade e vamos ficando e ficando…
Quando visitar Ljubljana
Qualquer altura do ano é boa para visitar Ljubljana, mas é preciso ter atenção que no Inverno os dias podem ser muito frios, com temperaturas negativas e até neve.
O Outono, em Setembro e Outubro, é uma das melhores alturas para visitar Ljubljana, assim como nos meses de Primavera, entre Abril e Junho. Nesta altura, o tempo pode ser imprevisível, mas as cores são também bonitas como no Outono.
Se quiser certezas em relação ao tempo, então Julho e Agosto são os melhores meses, mas, claro os preços são mais altos e há muito mais turistas.
Dinheiro em Ljubljana
A moeda oficial na Eslovénia é o Euro. Os pagamentos com cartão são comuns, e é muito fácil encontrar máquinas para levantar dinheiro em Ljubljana, pelo que não existe necessidade de viajar com dinheiro vivo.
Eu uso o cartão Wise para evitar taxas e comissões bancárias.
Como chegar a Ljubljana
Para chegar a Ljubljana é bastante fácil, pois a cidade fica nos principais corredores de transporte. Pode chegar à capital eslovena de comboio de locais como Zagreb, Salzburgo, Budapeste, Viena, Graz, Belgrado, Munique ou Zurique. As estações ferroviária e rodoviária ficam a cerca de 10 minutos a pé do centro histórico.
Se chegar de avião, o aeroporto Joze Pucnik fica a menos de 30 km da cidade. Use este site para encontrar os preços mais baixos de voos para Ljubljana.
Existem ligações regulares de autocarro do aeroporto para o centro de Ljubljana através da rota 28, cuja viagem demora cerca de 45 minutos e custa perto de 4€.
No sentido oposto, os autocarros para o aeroporto partem da estação rodoviária principal (Avtobusna postaja Ljubljana ou Ljubljana AP). Os horários podem ser consultados neste site.
Também existem shuttle que custam cerca de 10€ e táxis a partir de 25€.
Hotel em Ljubljana
A capital da Eslovénia é uma cidade pequena, mas há inúmeras opções para todos os bolsos. A minha recomendação (e onde dormi confortável) foi no Hostel Celica — uma antiga prisão.
Outras opções de alojamento em Ljubljana
- Hotel Cubo (9.5)
- Urban Boutique Hotel (9.3)
- Apartments Hiša Pod Gradom (9.2)
- City Hotel Ljubljana (9.1)
- Hotel Galleria (9.0)
- InterContinental – Ljubljana (9.0)
- Atelier Hotel (9.0)
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel em Ljubljana ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.