Estive na capital da Estónia pela primeira vez em 2010, mas mesmo agora não são ainda muitos aqueles que pensam em visitar Tallinn. Esta é, todavia uma urbe que merece atenção.
A cidade Báltica é sedutora e cheia de vida. Aí encontra história, património da UNESCO, arte, boa cerveja e um charmoso mercado de Natal.
As origens da cidade remontam ao século XIII, no entanto, tem um dos centros históricos mais bem preservados do continente europeu. Aliás, é na Cidade Velha, ou na zona histórica, que desemboca quase tudo o que de importante há para ver em Tallinn.
Neste artigo partilho consigo o que há para ver em Tallinn, para que possa ir directo ao assunto quando viajar para a Estónia. E ainda recomendo locais para ver perto de Tallinn.
Locais para visitar em Tallinn
Catedral de S. Alexandre Nevsky
A Catedral de Santo Alexandre Nevsky é o monumento religioso mais estupendo da capital estónia. O luxo e extravagância do interior complementam o aspecto exterior, no topo da Colina de Toompea.
Construída em 1900 — quando a Estónia integrava o império russo — foi concebida como símbolo do domínio dos russos sobre o país Báltico.
11 sinos espalham-se pelas várias torres da igreja. Um desses, é o maior de Tallinn, pesando “somente” 15 toneladas.
Este é um dos locais obrigatórios para visitar em Tallinn e recomendo que o faça durante o dia, mas também à noite, pois a Catedral é igualmente apelativa quando está iluminada.
Quando aí estive, a neve reforçou essa aparência mágica.
Memorial Russalka
O Memorial Russalka (Russalka Mälestussammas) é um dos lugares mais emblemáticos de Tallinn. Amandus Adamson criou a peça em 1902, tendo sido o primeiro estónio a erguer uma obra de arte do género no país.
O monumento homenageia as vítimas do naufrágio do navio de guerra russo Rusalka (Sereia), afundado a caminho da Finlândia, em 1893.
A escultura de 16 metros foi colocada à beira-mar, onde o passeio do Palácio Kadriorg encontra a Baía de Tallinn. Russalka mostra um anjo em bronze, que segura uma cruz ortodoxa e a aponta na direcção do local onde o navio sucumbiu.
Praça da Liberdade
A Praça da Liberdade (Vabaduse väljak) é um local histórico que deve visitar em Tallinn. Esta praça era conhecida como “Praça da Vitória” durante a era soviética e aí eram realizados os desfiles militares.
Foi construída para lembrar os 4000 mortos durante a Guerra da Independência da Estónia — conflito com a Rússia entre 1918 e 1920. Agora, esta movimentada praça é ponto de encontro dos pedestres e usada para vários fins, com destaque para os concertos de Verão.
Palácio Kadriorg / Parque Kadriorg
O Parque Kadriorg foi estabelecido pela primeira vez em 1718 para gáudio do czar russo Pedro, o Grande e da família. No centro do parque está o Palácio Kadriorg, uma magnífica mansão em estilo barroco que abrigou a nobreza russa.
O edifício foi construído como presente para a amada Catarina — Kadriorg significa, em estónio, “Vale da Catarina”.
Vários séculos depois, o parque continua a ser popular, agora entre moradores e turistas. Além do palacete, irá encontrar o Lago dos Cisnes, o jardim japonês e espaços verdes que cobrem 70 hectares.
Existem vários museus no parque, incluindo o Kumu (Museu de Arte da Estónia), Museu de Arte Kadriorg e o Museu Mikkeli, bem como homenagens ao escultor Amandus Adamson, ao autor F. R. Kreutzwald e ao artista Jaan Koort.
Do centro de Tallinn, o eléctrico 3 pára no Parque Kadriorg, enquanto os autocarros 1A, 34 A, 67 e 68 param perto do parque e do Museu Kumu.
Praça do Município
A Praça do Município (Raekoja) sempre foi um dos locais mais importantes para visitar em Tallinn. Desde o século XI que os mercados aí se instalaram e agora, durante o Verão, os cafés ao ar livre convidam a ficar por ali a relaxar.
A Câmara de Tallinn foi construída em 1404, tornando-a numa das mais antigas no Báltico e Escandinávia, embora actualmente funcione como museu e sala de pequenos concertos.
Seja no Verão — com o sol a iluminar os edifícios em tons pastéis — ou no Inverno, quando se cobre de neve, Raekoja é sempre um ponto fotogénico. Quando fiz a minha viagem a Tallin, estava aí instalado o mercado de Natal.
Igrejas para visitar em Tallinn
Há várias igrejas para apreciar em Tallinn. Como não sou religioso, não é dos locais que mais visite, mas gosto sempre de admirar a arquitectura e obras de arte.
Por isso, aproveitei também para ver em Tallinn a Igreja Ortodoxa de São Nicolau, projectada pelo arquitecto Luigi Rusca e construída no início do século XIX. É uma das igrejas mais emblemáticas da cidade, que traduz o espírito, cultura e história turbulenta da capital estónia.
Outra igreja a visitar em Tallin é a Igreja de São Olavo, visível desde vários locais da cidade. Tem 124 metros de altura, mas consta que terá sido foi o edifício mais alto da Europa entre 1549 e 1625.
Uma das actividades principais para quem ali vai é subir à plataforma de observação na torre para apreciar a vista da capital e do porto. Prepare a carteira (3€), as pernas e os pulmões, pois vai precisar de subir mais de 200 degraus para chegar ao topo.
Neste roteiro por Tallinn, a próxima da lista é a Catedral de Santa Maria, do século XIII. É considerada a mais antiga da Estónia.
Centro Histórico de Tallinn
Uma viagem a Tallinn, nem que seja apenas por um dia, não estará completa até que deambule pelas ruas de calçada do Centro Histórico.
Edifícios do século XV e alguns dos melhores restaurantes e cafés estão localizados nesta zona de Tallinn — classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1997.
Além disso, poderá observar duas dezenas de torres ao longo da Muralha da Cidade Medieval. Esta é uma das fortificações mais bem preservadas da Europa (não obstante, ter sido bombardeada na Segunda Guerra Mundial).
A melhor forma de explorar este museu vivo ao ar livre é passear sem pressas, acompanhando a muralha por dois quilómetros. Vários locais de realce são as plataformas de observação Kohtuotsa e Piiskopi, o Portão de Viru e a Torre Hellemann. Ali perto, espreite também a Passagem de Santa Catarina.
Mercado de Natal em Tallinn
Visitar Tallinn no Inverno pode ser um desafio, mas é igualmente atraente. A cidade transforma-se a partir de Novembro, quando o mercado de Natal se realiza.
Na época natalícia, um enorme pinheiro ergue-se no meio da Praça do Município, tal como já acontecia, dizem os relatos, em 1441. Consta que terá sido esta a primeira árvore de Natal do mundo a ser exibida publicamente, embora Riga, na Letónia, conteste este título.
Além do mercado de Natal (que eu recomendo mesmo que visite), outro mercado interessante é o Balti Jaama Turg, perto da estação de comboio de Tallinn. Aqui vai encontrar produtos frescos e locais — o local indicado para fazer algumas compras.
O mercado está integrado num bairro típico com antigas casas de madeira e nem todos os turistas se aventuram para estas partes da cidade.
Telliskivi e Kalamaja
Nos arredores do mercado Balti Jaama Turg, irá encontrar o Centro Criativo de Telliskivi. Este antigo complexo industrial abriga empresas criativas, lojas de design e alguns dos melhores bares e cafés de Tallinn. É um bairro hippie, onde a cidade se regenera.
Ali perto, está outra zona que deve visitar em Tallinn: o bairro Kalamaja. As ruas estão delimitadas por tradicionais casas de madeira coloridas, o que requer baterias extra na máquina fotográfica ou o telemóvel carregado. Se quiser melhorar as suas fotos, inscreva-se num dos meus workshops de fotografia.
Colina de Toompea
A Colina de Toompea é o melhor lugar para desfrutar de vistas maravilhosas do Centro Histórico de Tallinn. É, por isso, um dos locais mais requisitados entre os turistas. Alguns perdem-se no sistema de túneis escondidos.
O local oferece várias plataformas de observação, cada uma com uma vista deslumbrante do centro histórico, do Mar Báltico e da cidade.
Durante séculos, o que agora é a Cidade Velha esteve dividida em duas partes: Colina de Toompea, onde estava alojada a nobreza, e a Cidade Baixa — uma entidade política autónoma.
Outros locais para ver em Tallinn
- Praia de Pirita
- Torre de TV de Tallinn
- Museu de Arte Kumu
- Museu a Céu Aberto da Estónia
- Museu de História da Estónia
- Museu Marítimo da Estónia
Viagens perto de Tallinn
Paldiski e Jagala
Embora a Estónia tenha feito parte da União Soviética até 1990, quase nada sobrou dessa época. Alguns blocos nos arredores da cidade e o mercado de antiguidades soviético são algumas das (poucas) memórias.
Por isso, recomendo que apanhe um comboio e saia da cidade (como eu fiz) para conhecer uma realidade diferente, numa viagem a Paldiski.
Outra viagem que pode colocar no seu roteiro é ao Parque Nacional de Laheema, com passagem pela queda d’água Jagala e à vila costeira de Altia.
Ao viajar para Tallinn, porque não combinar esta viagem (já que gastou o dinheiro no voo) para conhecer Helsínquia, a capital da Finlândia ou Riga, a capital da Letónia — tal como eu fiz.
As viagens são curtas e irá conhecer países distintos.
Mapa dos locais para ver em Tallinn
Informação extra
Quanto tempo necessito para visitar Tallinn
Tendo em conta que é uma cidade pequena e que a maioria das atracções para ver na capital da Estónia estão concentradas, eu diria que três dias em Tallinn é o tempo ideal. E nestes três dias incluiria um dia em Tallin para visitar outros locais nos arredores, como referi acima.
Quando visitar Tallinn
Na minha opinião, qualquer altura é óptima para visitar Tallinn. Tanto é assim que aí estive em pleno Inverno, com temperaturas a rondar os -15 graus. Só precisa de estar bem vestido e preparado para o frio.
Foi assim que pude ver a magia da cidade pintada com o manto de neve e passear pelo mercado de Natal de Tallinn. E, claro, os preços dos hotéis são muito mais baixos e a cidade está quase despida de turistas.
Porém, se visitar na Primavera, Verão ou início do Outono pode esperar mais multidões, mas também um clima mais quente e esplanadas para relaxar.
Por isso, Tallinn é uma cidade para o ano inteiro.
Dinheiro na Estónia
A moeda oficial em Tallinn é o Euro. Os pagamentos com cartão são comuns, e é muito fácil encontrar máquinas para levantar dinheiro, pelo que não existe necessidade de viajar com dinheiro vivo.
Eu uso o cartão Wise para evitar taxas e comissões bancárias.
Como chegar a Tallinn
A maneira mais rápida de chegar a Tallinn é de avião. E pode combinar facilmente uma viagem para a Estónia com uma das outras cidades da região, como Helsínquia ou Riga. Use este site para ver as melhores ligações (e preços) dos voos.
Como ir do aeroporto de Tallinn para o centro da cidade
O Aeroporto Lennart Meri Tallinn é moderno e situado a apenas 4 km do centro. Pode viajar facilmente de e para o aeroporto de eléctrico, autocarro ou táxi.
Os bilhetes (1,50 €) podem ser adquiridos a bordo com cartão de pagamento sem contacto ou na máquina de bilhetes do aeroporto.
Eléctrico
Apanhe o número 4 e em cerca de 25 minutos estará no centro de Tallinn. Funciona diariamente das 5h30 às 00h45. As paragens mais próximas do centro da cidade são Hobujaama, Viru e Vabaduse väljak.
Autocarro
O autocarro número 2 sai do nível inferior do terminal e liga o aeroporto ao centro da cidade e ao porto. O autocarro opera todos os dias entre 6h00 e as 0h00. Consulte os horários exactos.
A paragem mais próxima do centro da cidade é A. Laikmaa e o trajecto do aeroporto demora cerca de 25 minutos.
Táxi
Ir do aeroporto de Tallinn para o centro da cidade de táxi deverá custar perto de 10€, talvez um pouco menos com Uber.
Autocarro para Tallinn
Tallinn está muito bem ligada com a capital da Letónia, Riga. Uma confortável viagem de autocarro demora cerca de 4 horas e custa perto de 10€. Pode igualmente ir de comboio de Riga para Talllin (foi isso que fiz). É menos confortável, mas é uma viagem mais lenta e cara.
Ferry desde Helsínquia
Tallinn e a capital finlandesa Helsínquia estão separadas apenas por uma curta viagem de ferry e esta é a melhor forma de conhecer duas cidades numa só viagem. Há várias empresas a fazer a rota, pelo que há bastantes ligações, por exemplo, com a empresa Eckerö Line, a Tallink Silja ou a Viking Line.
Por vezes conseguem-se bilhetes de ida e volta por 25€.
Hotel em Tallinn
Graças ao seu tamanho relativamente compacto, escolher onde ficar em Tallinn não é tão difícil como em outras grandes metrópoles europeias.
Eu fiquei hospedado no Meriton Old Town Garden Hotel. Não sendo um alojamento excepcional foi suficiente e a localização é óptima.
Uma agradável alternativa é o Hestia Hotel Kentmanni, a 500 metros do centro histórico, com óptimas opiniões e bom preço.
Outra opção é o Revelton Suites Tallinn, situado no centro, a cerca de 10 minutos a pé da Colina de Toompea e da zona histórica.
Outros alojamentos em Tallinn
- Tallinn City Old Town Suites (9.4)
- Centennial Hotel Tallinn (9.2)
- Thomas’ Home (9.2)
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel em Tallinn ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.