Início EuropaEslovénia

    Eslovénia

    População - 1,978,029 (Julho 2016 est.)

    Capital - Liubliana

    Língua oficial - Esloveno

    Moeda oficial - Euro

    Código Internacional de telefone - +386

    Fuso horário - UTC/GMT +1

    Principais aeroportos - Aeroporto Ljubljana Jože Pučnik

    Pontos turísticos da Eslovénia

    Liubliana

    Vista aérea de Ljubljana, Eslovénia

    Liubliana é muito mais pequena que a maioria das capitais europeias, mas possui um charme único que faz com que uma visita seja imperdível. A principal atracção da cidade é Tromostovje, também conhecida como a Ponte Tripla, onde três pitorescas pontes ligam as duas margens do rio. Mas também deve visitar as praças medievais na Cidade Velha, admirar as vistas do alto do Castelo ou relaxar no popular Parque Tivoli.

     

    A capital eslovena, Liubliana, apresenta também a oportunidade de visitar museus de arte e arquitectura, a Filarmónica Eslovena ou o Teatro Nacional Esloveno. E não esqueça a fantástica oferta culinária - por exemplo um divinal veado com chocolate.

    Lago Bled

    Lago Bled, Alpes Julianos, na Eslovénia

    Servindo como uma porta de entrada para o Parque Nacional Triglav, o Lago Bled, é um paraíso natural nos Alpes Julianos. O lago verde esmeralda não é grande, sendo possível desfrutar de uma tranquila caminhada em poucas horas. O que torna o destino tão atraente é a pequena ilha no meio do lago, onde pontua uma igreja do século XVII.

     

    Pode ainda fazer caminhadas de cavalo, alugar um barco a remo ou caminhar menos de meia hora para para chegar ao castelo que remonta ao século XVII e possui uma vista magnífica sobre o lago.

    Parque Nacional Triglav

    Lago Jasna, Parque nacional de Triglav, Eslovénia

    Se aventuras ao ar livre na Eslovénia é o que procura, então o Parque Nacional Triglav é o local ideal. A maior parte do parque é composta pelos Alpes Julianos, incluindo o pico imponente do Monte Triglav, bem como as águas calmas do Lago Bohinj. Para capturar as vistas fantásticas, pode caminhar até ao topo do Monte Triglav ou seguir a bordo do teleférico.

     

    Os aventureiros também podem atravessar o desfiladeiro Vintgar Gorge, que possui um passadiço de madeira do século XIX ou subir uma escada íngreme para ver as águas esmeralda a escorrer da Catarata Savica. Não muito longe dali pode visitar a Reserva Natural Zelenci, onde a natureza o voltará a surpreender com uma beleza inigualável.

    Quando visitar a Eslovénia

    A Eslovénia recebe a maior parte das chuvas no final da Primavera - entre Maio e Junho - e Outono - Outubro e Novembro. Cada estação na Eslovénia tem as suas vantagens para o visitante. A neve pode manter-se nas montanhas até ao final de Junho, mas a Primavera é um óptimo momento para explorar as planícies e vales floridos. Ao mesmo tempo os dias são mais longos, os locais culturais estão a funcionar em pleno e os preços de época alta ainda não se aplicam.

     

    O Verão - meados de Junho até Setembro - é o momento ideal para caminhar e acampar, mas também é a época alta, tornando a procura de alojamento e restaurante, na capital, uma tarefa mais complicada, sendo necessário efectuar reserva antecipada.

     

    Setembro e Outubro podem ser meses perfeitos, com frutas e legumes em abundância, tarifas mais baixas e menos turistas. O Inverno, entre Dezembro a Março, é a altura perfeita para esquiadores.

    Eslovénia - Estado do tempo



    Segurança na Eslovénia

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Eslovénia.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre a Eslovénia