Há muito para visitar em Belgrado, – uma das cidades mais antigas da Europa. Por ter uma história ligada a guerras e tumultos e ter sido destruída ou gravemente danificada, por várias vezes, restam poucos edifícios históricos.
Desde a Fortaleza de Belgrado até ao gigantesco Templo de Santo Sava – uma das mais novas e maiores igrejas do mundo. Na capital da Sérvia, banhada por dois rios, o Danúbio e o Sava, existe também o pequeno, mas cativante Museu Nikola Tesla.
Mas Belgrado vai além de tudo isto e gostei ainda mais de a revisitar. É uma cidade para aproveitar, a qualquer hora do dia. A comida é óptima, muito variada e, à noite, a cidade está em constante rebuliço. Belgrado nunca dorme: bares, cafés e discotecas proliferam pela cidade e estão abertos até tarde…ou manhã cedo.
Atracções que deve visitar em Belgrado
Fortaleza de Belgrado
A Fortaleza de Belgrado é o principal ponto turístico da cidade, tendo sido construída como uma estrutura defensiva durante o período do século II ao século XVIII. Com vista para a confluência dos rios Sava e Danúbio, possuía uma localização estratégica.
Actualmente, a fortaleza é um museu único da história de Belgrado. O complexo é composto pela própria Fortaleza de Belgrado, dividida na Cidade Alta e Baixa (Gornji / Donji Grad), e no Parque Kalemegdan. Daqui tem uma vista emocionante para a união dos rios Sava e Danúbio, de Nova Belgrado e Zemun.
Não tem de pagar para entrar nesta fantástica atracção da capital sérvia e este é um sítio predilecto para assistir ao pôr-do-sol. Sente-se numa das esplanadas da Fortaleza de Belgrado, peça uma bebida e assista ao cair da noite – ou leve a sua própria bebida e sente-se na muralha como fazem muitos dos cidadãos locais. Este é um local que deve mesmo visitar em Belgrado.
Igreja Ružica
Os dados sobre a construção da Igreja Ružica ou sobre o seu fundador são incertos, porém acredita-se que é uma das mais antigas de Belgrado. De acordo com um conto popular, havia três irmãs religiosas (Ružica, Marica e Cveta) e cada uma delas criou uma Igreja como legado, na área da Fortaleza de Belgrado.
Outra lenda conta que terá existido um rei cuja filha, Ružica, terá adoecido e ninguém a terá conseguido salvar. Qualquer que seja a lenda em que acredite, a verdade é que vale a pena visitar esta igreja no interior da Fortaleza de Belgrado e do Parque Kalemegdan.
Da segunda vez que estive em Belgrado, decorria uma missa e foi interessante assistir, por breves minutos, à celebração religiosa, onde até um coro entoava as melodias.
No interior, existe um candelabro peculiar que se diz ter sido feito com balas de armas da Primeira Guerra Mundial, sabres sérvios e munições de canhão. A entrada na Igreja Ružica é grátis.
Arte Urbana
Saí do hotel e fui caminhando pelas ruas de Belgrado, sem rumo, e fui encontrando Arte Urbana na capital da Sérvia. Ao passear pela cidade sérvia, repare que, nas fachadas, por todo o lado desta metrópole dos Balcãs, existe arte urbana que merece a sua atenção – em particular o grafitti e outros murais.
Existe, como se sabe, controvérsia em relação a esta forma de arte, mas a verdade é que bem feita, é uma forma de expressão artística que deve ser louvada. Em Belgrado, os trabalhos que encontrei nas fachadas eram de grande qualidade.
Os famosos bairros boémios de Skadarlija e Dorćol valem muito a pena visitar. É nestes bairros que se encontram os melhores cafés, bares e restaurantes. Além disso, é onde se podem observar os melhores exemplares de arte urbana quase em cada esquina.
Não existe uma rota que lhe possa indicar, porque estão espalhados por todo o lado. Caminhe, sem destino, pelo centro da cidade e irá encontrá-los com facilidade. Ou junte-se a um tour.
Museu Nikola Tesla
O Museu Nikola Tesla é um ponto obrigatório a visitar em Belgrado. O engenheiro e inventor (cujo nome é agora usado como marca de automóveis) era natural da localidade de Smiljan (actualmente na Croácia), mas era um ortodoxo sérvio e é visto como um herói.
Belgrado homenageou-o com um pequeno museu, onde estão expostas algumas das invenções de Nikola Tesla. Se procura o que visitar em Belgrado, então o Museu Nikola Tesla, tem mesmo de constar da sua lista.
A visita demora cerca de uma hora e é aconselhável fazer marcação, pois o museu é muito popular e muitas vezes existem filas.
A visita ao museu é interactiva e embora não haja muito para ver, a visita é interessante e é uma das minhas recomendações para uma viagem até Belgrado. A entrada custa cerca de 4€ e o museu está aberto das 8h00 às 20h00, encerrando todas as segundas-feiras.
As visitas guiadas (em inglês) decorrem a cada hora a partir das 10h00 e a duração é de 45 minutos. Devido à popularidade do Museu Nikola Tesla, é aconselhável fazer a reserva do lugar, bastando para isso enviar um email para [email protected].
Danúbio e Sava
Uma cidade ser banhada por um rio é sempre uma grande benesse, mas ter o privilégio de ter dois cursos de água às suas portas é excepcional. Belgrado é banhada pelos rios Sava e Danúbio.
Belgrado terá sido fundada há mais de cinco mil anos e a sua localização, na confluência dos rios Sava e Danúbio, tornou-a uma cidade com enorme relevância. Do topo da Fortaleza de Belgrado pode ver o local onde os dois rios se cruzam. É um cenário fantástico.
O rio Sava é um afluente do Danúbio e corre por quase mil quilómetros. Flui através da Eslovénia, Croácia, ao longo da fronteira norte da Bósnia e Herzegovina, através da Sérvia, descarregando no Danúbio, em Belgrado.
O Danúbio é o segundo maior rio da Europa, depois do rio Volga. Com nascente na Alemanha, o Danúbio corre por mais de 2800 quilómetros, passando por vários países, como a Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Roménia, Bulgária, Moldávia ou Ucrânia até chegar ao Mar Negro.
O Sava é um rio de extraordinária beleza e poder e pouco antes da confluência com o Danúbio, forma um pequeno lago, também conhecido como “o mar de Belgrado” ou Ada Ciganlija.
Ada Ciganlija é uma ilha fluvial que foi transformada numa península, localizada no curso do rio Sava. Este é um dos refúgios mais populares e o destino perfeito para os dias quentes de verão.
Knez Mihailova
Knez Mihailova é a rua mais movimentada de Belgrado. Aqui irá encontrar milhares de pessoas a caminhar, a passear, a fazer compras ou apenas a relaxar numa das inúmeras esplanadas. Aí irá encontrar livrarias, lojas de souvenirs, cadeias de marcas de roupas, quiosques de jornais.
Além disso, repare também nas fachadas ornamentadas dos muitos prédios do século XIX, numa fusão de estilos arquitectónicos, incluindo o neoclássico, neo-renascentista e romântico. No entanto, do que mais gostei nesta avenida foi encontrar jovens músicos ou aspirantes a músicos, tocando violino, violoncelo, flauta ou outros instrumentos.
Museu Militar
O Museu Militar de Belgrado está localizado na Fortaleza de Kalemegdan e é um local interessante para ser visitado. Alojado num edifício construído em 1924, o museu está rodeado pelas muralhas da cidade e pelo maior e mais belo parque de Belgrado – o Parque Tasmajdan (ver abaixo).
Exposições recentes retratam a Guerra dos Balcãs. Mesmo antes de chegar ao museu propriamente dito, ao entrar pela Fortaleza de Kalemegdan através do acesso principal, irá estar cercado por tanques, canhões, lança mísseis, torpedos ou minas de várias épocas. O Museu possui também uma biblioteca especializada com mais de 15 mil títulos em vários campos.
O museu militar de Belgrado está aberto todos os dias das 10h às 17h, excepto à segunda-feira. A última entrada é às 16h00.
Igreja de São Marcos
A Sérvia não tem escassez de edifícios religiosos e a Igreja de São Marcos em Belgrado é uma das mais relevantes. A igreja ortodoxa, construída entre as duas guerras mundiais, é uma das referências do Parque Tasmajdan, perto da Assembleia Nacional da República da Sérvia, tendo sido a maior igreja do país até à construção do Templo ou Igreja de São Sava.
Durante o bombardeamento de Belgrado, em 1941, o antigo edifício (noutro local) foi danificado. Devido ao rápido crescimento da cidade e ao aumento do número de residentes, foi construída esta igreja maior no bairro de Palilula, em Belgrado.
A entrada na Igreja de São Marcos é grátis e este é um dos locais que deve visitar em Belgrado.
Igreja de São Sava
Embora as obras de construção tenham sido iniciadas em 1894 e o exterior concluído em 1984, o interior ainda é uma obra inacabada. Quando visitei a igreja, grande parte do interior estava interditado. Mesmo assim é difícil ficar indiferente à magnitude deste local – por dentro e por fora.
A Igreja é tão grande que se vê de quase todo o lado da cidade. Localizada no planalto de Vračar, na parte oriental da praça Svetosavski Trg, em Belgrado, acredita-se que este terá sido o local onde os restos mortais de São Sava foram queimados em 1595 para quebrar o espírito sérvio.
A Igreja de São Sava é não só a maior igreja ortodoxa sérvia, é o maior local de culto ortodoxo nos Balcãs e uma das maiores igrejas ortodoxas do mundo. A altura do templo atinge os 82 metros – uma cúpula de 70 m de altura e uma cruz, banhada a ouro, conferem-lhe os restantes 12 metros.
Com várias dezenas de sinos e cruzes banhadas a ouro, a Igreja de São Sava é um local imperdível em Belgrado – quer se concorde ou não com a abismal obra. O templo pode acolher 10 mil fiéis e uma das principais celebrações acontece na véspera de Natal.
Parque Tasmajdan
Tašmajdan, ou apenas Taš, é um parque público e bairro na capital da Sérvia, Belgrado. Na maior parte, é apenas um parque, enquanto as suas secções norte e extremo oeste são bastante urbanizadas.
Juntamente com a área circundante, forma agora um complexo histórico chamado Stari Beograd (Antiga Belgrado), enquanto o próprio parque se encontra dentro da zona de reserva natural de Miocenski Sprud-Tasmajdan.
O local mais proeminente em Tasmajdan é a Igreja de São Marcos (veja acima). A rua mais extensa de Belgrado – a Bulevar Kralja Aleksandra – delimita o lado sul do parque, conectando-o com muitas outras atracções, como o Parlamento Nacional, as faculdades de Direito e Faculdades Técnicas e a estação de metro Vukov Spomenik.
Se lhe apetece relaxar, tomar um café, comer umas pipocas, fazer exercício ou apenas descansar, então o Tasmajdan é o local indicado para visitar em Belgrado.
Parque Kalemegdan
O Parque Kalemegdan contém numerosas esculturas, um coreto, o Pavilhão de Arte “Cvijeta Zuzorić”, o Jardim Zoológico, um parque de diversões e um parque infantil para as crianças, além de um café e restaurante. Ao visitar o Parque Kalemegdan, pode desfrutar de vistas da Nova Belgrado e de pontes sobre o Sava.
Kalemegdan, hoje o parque mais bonito e maior de Belgrado, foi durante a época em que a Fortaleza era a principal fortaleza militar de Belgrado, usado para observar e aguardar o inimigo em batalha.
O zoológico, um dos poucos que visitei, foi criado em 1936 e vale a pena visitar porque apresenta espécies pouco comuns noutros zoos, como leões brancos, tigres brancos e cangurus brancos. O zoológico está aberto todos os dias a partir das 8h00 e até às 20h00.
Mais do que pesquisar o que visitar e fazer em Belgrado, mais do que ver este e aquele lugar, a capital da Sérvia é uma cidade para descobrir. Descobrir ruas, fachadas pintadas com arte urbana, descobrir cafés e restaurantes e sair de Belgrado com vontade de regressar.
Mapa de locais a visitar em Belgrado
Siga a viagem: Visitei Belgrado no âmbito da minha travessia de longa duração, De Portugal a Macau.
Informação extra
Belgrado é segura?
Um dos chamativos para visitar Belgrado é a sua “noite”, onde bares, esplanadas e discotecas funcionam até tarde. Já estive por mais do que uma vez em Belgrado e nunca em momento algum me senti inseguro. Não pretendo generalizar, nem sequer posso dizer que não é uma cidade perigosa. No entanto, pela minha experiência não tive quaisquer motivos para me sentir inseguro em Belgrado (ou em qualquer outro local da Sérvia onde estive).
Belgrado não possui índices elevados de criminalidade, mas ocorrem furtos de carteiras em que os turistas são os principais alvos. Dito isto, use o bom senso como faria em Lisboa, Londres ou Paris, por exemplo. De qualquer forma, não hesite em adquirir um seguro de viagem.
Belgrado é uma cidade cara?
Belgrado é uma das capitais mais baratas da Europa. Por 5€ ou 6€ pode almoçar na capital sérvia num restaurante básico. O alojamento também é bastante em conta (veja abaixo) e não é (ainda) um destino europeu muito turístico.
Visto para a Sérvia
Desde 2013 que os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para viajar para a Sérvia por um período até 90 dias. As mesmas regras funcionam para cidadãos portugueses, sendo necessária a apresentação de passaporte ou cartão de cidadão.
Quantos dias preciso para conhecer Belgrado
Belgrado não é a cidade mais bonita da Europa, nem sequer a que tem mais atracções. Porém, é isso que também faz dela um local especial. A atmosfera é jovial e boémia e é uma cidqde para conhecer em ritmo relaxado, sem a pressão de visitar este ou aquele monumento, museu, igreja ou parque – embora também os haja, como leu no roteiro que descrevo nesta página. Não recomendaria menos que três dias em Belgrado.
Melhor altura para visitar Belgrado
Já visitei Belgrado por mais do que uma vez: no rigor do Inverno, com neve, frio e temperaturas negativas e na Primavera, com temperaturas perto dos 30 graus. Se puder escolher, optaria pela Primavera, pois o tempo em Belgrado torna a cidade ainda mais apelativa, com os cafés e esplanadas em pleno.
Junho e, principalmente, Julho e Agosto são quentes em Belgrado e as noites são agradáveis. A Primavera e o Outono são as melhores épocas para visitar Belgrado, mas pode também visitar a capital da Sérvia no Inverno, desde que esteja bem agasalhado. Prepare-se para temperaturas rigorosas, que regularmente caem abaixo de zero.
Dinheiro na Sérvia
A moeda oficial da Sérvia é o dinar. Se tiver euros pode trocar em Belgrado, mas vai perder no câmbio. O meu conselho é: leve alguns euros para emergência, mas use este cartão para poupar nos câmbios e comissões e estar mais seguro.
Restaurantes em Belgrado
A gastronomia da Sérvia resulta de uma deliciosa combinação entre a tradicional cozinha dos Balcãs e as mais modernas influências europeias. Corre-se o risco de sair com peso a mais numa visita a Belgrado, devido à fantástica mas pesada comida sérvia – a base assenta, sobretudo, em carne, pastéis folhados e vegetais.
Mala Gonostica
Localizado no coração de Belgrado, perto da Praça da República, este restaurante oferece um excelente serviço e deliciosa comida, a preços bastante acessíveis. Vá com tempo – pela minha experiência, o atendimento é óptimo mas demorado.
Holesterol
Este restaurante, na zona de Dorćol, com um nome sugestivo, preços acessíveis e menu que varia ao longo da semana. Este é um restaurante local e sem turistas – os menus apenas estão em sérvio. Com uma apelativa decoração moderna, oferece duas listas: uma alta e outra baixa em colesterol (daí a designação do restaurante). O atendimento é fantástico.
To Je To
Não muito longe da Praça da República, este local é um dos mais famosos pelas fantásticas salsichas típicas, ćevapčići.
Ambar
Se procura um pouco de requinte, este magnífico restaurante – localizado junto à margem do rio Sava – no famoso Beton Hala, tem uma oferta sofisticada com base numa moderna cozinha sérvia. Pode optar por um menu ilimitado com uma variedade de 70 deliciosos pratos sérvios. Os preços ao almoço são bastante mais acessíveis.
Como chegar a Belgrado
Há voos de Portugal para o aeroporto de Belgrado, na capital da Sérvia, com escala em Frankfurt. Use o Skyscanner para pesquisar os melhores preços.
Eu cheguei a Belgrado, de comboio, vindo da Eslovénia. Se viajar de comboio, estes chegam e partem da nova estação de comboios em Belgrado (tem Wi-fi grátis na estação) e pode consultar os horários no site dos comboios da Sérvia. Insira “Beograd Centar” como origem ou destino, se vier de outro local.
Por exemplo, se quiser visitar Nis (uma cidade interessante na Sérvia) o comboio “rápido” demora cerca de 4h30. O custo da ligação ferroviária entre Belgrado e Nis é de 884 dinares (7,50€), em segunda classe. Os comboios são modernos e têm ar condicionado.
A nova estação fica localizada a alguns quilómetros do centro e a maioria dos taxistas ainda desconhece o local, pelo que poderá ter que explicitar (e eventualmente apontar no mapa) onde pretende apanhar o comboio.
Hotel em Belgrado
Encontrar um bom hotel em Belgrado por menos de 50€ é uma tarefa…fácil. A verdade é que existem locais de óptima qualidade para ficar alojado na capital da Sérvia. Consoante o seu orçamento e bolsa, existem opções que tenho a certeza o vão deixar satisfeito.
Um dos hotéis em Belgrado que recomendo é o One Luxury Suites. Localizado no distrito de Stari Grad, este hotel oferece luxuosas opções a preços acessíveis. Se preferir uma estadia em grande estilo pode até optar por um apartamento com terraço e banheira de hidromassagem.
Pode também optar pelo Nomad Luxury Suites, que oferece várias opções entre quartos, suites e apartamentos luxuosamente decorados.
Igualmente moderno e bem decorado, o Hotel Bohemian Garni Skardalija fica localizado no coração de Belgrado e é uma óptima opção. Todos os quartos dispõem de casa de banho privativa, televisão, ar condicionado e chaleira, além de wi-fi grátis.
Decorado com elegância, o hotel Boutique Rooms oferece wi-fi, televisão, ar condicionado e casa de banho privativa em todos os quartos. A localização, no centro de Belgrado, é outro factor importante, pois fica situado na Praça da República. Mais central é quase impossível.
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel em Belgrado ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.
ana diz
Perfeito