• Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início Dicas de viagem Poupar dinheiro em Londres (e o que visitar por menos)
Pode poupar dinheiro em Londres e usar menos libras esterlinas.
As libras valem agora menos no Reino Unido - depois do anúncio do Brexit - tornando Londres uma cidade um pouco mais acessível ao bolso dos viajantes. Foto: Jorge Duarte Estevão

Poupar dinheiro em Londres (e o que visitar por menos)

Dicas de viagem Viagens Europa Inglaterra Londres
Jorge Duarte Estevão
Actualizado a 04/01/2022
Comentar este artigo

Londres é a 23ª cidade mais cara do mundo, de acordo com o relatório publicado pelo Economist Intelligence Unit, numa lista liderada por Singapura. O anúncio da saída do Reino Unido da União Europeia tornou Londres um pouco mais acessível.

A cidade continua, porém, a ser das mais caras e, por isso, decidi compilar algumas das melhores forma de poupar dinheiro em Londres.

Entrada grátis em museus

British Museum em Londres - onde pode poupar dinheiro
O British Museum é um dos mais visitados da capital inglesa. Foto: Jorge Duarte Estevão

Apesar de ser cara, Londres dispõe de muitas actividades que não custam um único cêntimo. E a aposta na cultura é evidente, já que os principais museus não cobram entrada – com excepção de algumas exposições temporárias.

O Museu de História Natural, a National Gallery, o Museu de Ciência, a galeria de arte Tate Modern ou o Victoria and Albert Museum – com quatro milhões de objectos – são locais onde pode passar muitas horas a apreciar fantásticas obras de arte.

Se estiver a pensar em visitar muitas atracções, evitando filas o London Pass é também uma óptima opção.

Visitar populares atracções sem pagar

London eye em Londres
O London Eye, junto de Waterloo, do Big Ben e do Parlamento, é uma das principais atracções de Londres. Foto: Jorge Duarte Estevão

O National Rail (Autoridade Nacional dos Comboios do Reino Unido) – equivalente à CP, em Portugal – oferece entradas gratuitas. Uma pessoa paga o preço total de adulto e a segunda pessoa não paga, se apresentar o cupão e bilhetes válidos do National Rail.

Tudo o que necessita é apresentar um bilhete de comboio (o Oyster Card não é válido para estas ofertas) e imprimir (ou recolher numa estação de comboios) o cupão do site Days Out Guide.

As atracções incluídas nesta promoção são, por exemplo, a Torre de Londres, o Jardim Zoológico ou o London Eye. Um cupão é necessário para duas pessoas, por atracção. Aconselho a comprar os bilhetes do comboio online.

Use os sapatos e irá poupar dinheiro em Londres

Direcções na zona de Primrose Hill
Foto: Jorge Duarte Estevão

Caminhar é a melhor forma de poupar dinheiro em Londres. A maior parte das principais atracções da capital inglesa distam apenas uma curta distância entre elas. Pode visitar o Parlamento, o Big Ben, o London Eye, a Tower Bridge ou a Torre de Londres sem grande esforço.

Todas estas atracções estão situadas nas margens do rio Tamisa e, se planear bem a sua visita a Londres, pode vê-las todas num dia ou menos.

Aliás, recomendo um passeio junto ao rio começando junto ao London Eye, percorrendo a pé toda distância, pela margem sul, até à Tower Bridge.

Viagens de autocarro por apenas 1,50£

Autocarro de Londres, em miniatura
Utilizar autocarros é uma das formas mais simples de economizar em Londres.

Para poupar dinheiro em Londres, o Metro não é a solução indicada. O Metro (Tube) até pode ser mais rápido, mas tem duas ou três desvantagens. Primeiro não consegue poupar dinheiro em Londres se andar sempre de Metro.

Depois, a viagem é – com excepção de algumas zonas como na District Line ou Central Line – efectuada através de túneis subterrâneos e a paisagem não é atraente.

Leia também

Kew Gardens – inspirado por David Attenborough em Londres

No centro da cidade, compensa bastante andar de autocarro, sobretudo se o destino implicar o uso de um ou mais autocarros no espaço de uma hora. Actualmente, pode efectuar até três viagens de autocarro e ser-lhe-á cobrada o preço de uma só (1,50£).

A única condição é que não tenham passado mais de 60 minutos desde que registou a entrada no primeiro autocarro.

Além disso, os autocarros percorrem grandes partes das zonas turísticas e esta é também uma forma mais económica de fazer uma espécie de tour por Londres, sem ter de pagar os preços exorbitantes dos autocarros turísticos.

Os autocarros de Londres já não aceitam dinheiro há vários anos, podendo apenas pagar com o Oyster Card ou o cartão de débito ou crédito desde que tenha activado a funcionalidade contactless.

Bebida grátis no pub

Interior do pub The Barrow Boy & Banker, junto de London Bridge.

Existem alguns pubs, como o The Barrow Boy & Banker, junto da London Bridge e do Borough Markek, que oferecem uma bebida grátis se se registar com o seu email. Por vezes, este e outros pubs oferecem descontos em refeições se apresentar um cupão.

Um destes exemplos é The White Horse, em Carnaby Street, junto a Oxford Circus. Na mesma rua, recomendo o Red Lion, um pequeno e tradicional pub inglês onde a cerveja é, muitas vezes, mais barata que outros pubs nesta zona.

Hotéis no centro de Londres por 25€

Se não necessitar de luxos, até pode conseguir uma pechincha nos hotéis de Londres. Pode começar por ver este artigo onde seleccionei hotéis bem localizados e baratos em Londres.

Se não for alérgico à cor laranja, então o easyHotel pode ser a solução. A cadeia de hotéis dispõe de alojamento básico, muitas vezes em quartos sem janela e tudo é cobrado à parte – como toalhas ou wi-fi.

Os preços começam em 20£ por noite para um quarto duplo e pode escolher entre vários easyHotels em Londres, incluindo South Paddington, Paddington, Victoria e Old Street.

As cadeias Travelodge e Premier Inn dispõem de alojamento por toda a cidade e embora sejam mais dispendiosos que os easyHotels são bastante mais confortáveis.

Em alternativa pode procurar no Booking.com e usar o mapa para escolher a localização mas conveniente. Pessoalmente, as experiências com hostels em Inglaterra não foram positivas e, por isso, não recomendo essa modalidade de alojamento.

Dois sites (University Rooms e TravelStay) listam residências de estudantes. Estas ficam vazias durante as férias e poderá também ser uma opção a considerar, se visitar na pausa estudantil.

Quatro euros entre o aeroporto e o centro de Londres

Aeroporto de Heathrow, Londres
A TAP é uma das inúmeras companhias mundiais que fazem de Heathrow um dos aeroportos mais movimentados da Europa.

Apesar dos nomes dos aeroportos indiciarem que ficam em Londres, a verdade é que vários distam largos quilómetros da capital e chegar ao centro pode ser dispendioso, particularmente se aterrar em Luton, Stansted ou Southend.

Leia também

Oyster, Travelcard ou Contactless? Qual usar nas viagens em Londres?

Por exemplo, para Heathrow, recomendo o Heathrow Express, que chega ao centro de Londres em 15 minutos e se comprar com antecedência vai pagar um valor quase igual ao metro, mas demorando quatro vezes menos.

Para Stansted, se planear a viagem opte pelo Stansted Express, enquanto para outros aeroportos tem o autocarro National Express ou o Terravision.

Restaurantes em Londres com super descontos

Comer fora em Londres pode ser bastante caro, mas ainda existem muitas formas de poupar dinheiro nos restaurantes. Por norma, como noutra cidade, sair do centro turístico é a melhor aposta.

Em algumas zonas como Tooting, Brick Lane ou Whitechapel existem bons restaurantes com preços inferiores ao normal, sobretudo se apreciar culinária indiana e comida de rua.

Se aderir ao Tastecard terá 50% de desconto ou 2 por 1 em sete mil restaurantes de todo o país – mais de 500 na zona de Piccadilly Circus. Embora a adesão custe 80£ por ano, pode testá-lo durante um mês sem pagar e depois cancelar. 

E se estiver com saudades de pastéis de nata ou cerveja portuguesa pode visitar a cadeia Nando’s – especializada em frango assado – que é vista por muitas ingleses como comida portuguesa!

Exemplo semelhante é o CityMunch, que também oferece descontos diários ao almoço e jantar.

Leia também

Richmond Park – a pérola dos parques em Londres

Se visitar Camden Town pode comer por muito pouco, pois existem opções para todos os gostos no Stables Market – desde comida portuguesa, chinesa, indiana ou italiana.

Se gostar de pizza, existem várias cadeias onde pode almoçar ou jantar por menos, como a Pizza Express, Zizzi ou Strada que têm constantes descontos e promoções nos seus sites. Esta última, por exemplo, tem um excelente restaurante com vista para a Tower Bridge.

Passeios guiados gratuitos

Graffiti em Shoreditch
A arte de rua, na zona Este de Londres, é bastante criativa e pode ser observada, por exemplo, em passeios gratuitos guiados.

Um grande número de companhias oferece passeios guiados a pé e se pesquisar bem pode poupar dinheiro em Londres nesta área. Os preços e qualidade variam bastante.

O site Free Tours By Foot tem uma série de passeios a pé – desde tours de arte com passagem pelo Museu Britânico (British Museum) e National Gallery.

Pode, de igual modo, percorrer os locais relacionados com Harry Potter ou Jack, o Estripador – na zona de Whitechapel. Para experimentar o lado alternativo da cidade londrina, pode experimentar o passeio guiado sobre graffiti e arte de rua, com ênfase na arte, história e a cultura da zona Este de Londres.

Reduções de preços nos supermercados

Bananas no supermercado

Uma ida ao supermercado pode representar uma excelente forma de poupar dinheiro em Londres.

No centro da capital irá encontrar, sobretudo, os supermercados das marcas Tesco, Sainsbury’s, Co-op e Waitrose, embora os dois primeiros tenham maior número de lojas espalhadas pela cidade.

Leia também

7 viagens desde Londres, em 7 dias (a uma hora de distância)

Algumas horas antes de encerrarem (e por vezes durante o dia), é comum os supermercados reduzirem drasticamente o preço de alguns produtos, como leite, pão, legumes, fruta ou bolos.

Esta é uma prática recorrente, sobretudo no caso da Co-op, permitindo aos clientes poupar dinheiro e evita o envio de quilos de alimentos para o lixo. Em muitos destes supermercados existe uma zona específica onde pode encontrar os produtos a preços reduzidos.

Alojamento Arte e Cultura Cidades Hotéis

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Próximos destinos

Mercados de Natal na Europa por 29€

16 fotos de Macau que explicam porque é um destino irresistível

Visitar Vila Real de Santo António — das praias ao iluminismo

Interações do Leitor

Comente o artigo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Ao deixar um comentário aceita que os seus dados sejam seguramente registados. Se tiver dúvidas, consulte a política de comentários e privacidade. Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço da Google.

Sidebar primária

Jorge Duarte Estevão

jorge duarte estevao imagem perfil

Prefiro ser tratado por tu. Nasci no Alentejo, mas já visitei 60 países. Alentejano de raça pura – mas escrevo sem sotaque. Acima de tudo, sou um viajante.

Partilho dicas, histórias e promoções de viagem. Deixe-me inspirá-lo (a) a viajar.

Este blogue também é seu. Leia, fale comigo, partilhe e viaje!

Siga-me nas redes sociais

Dicas de viagem e descontos?

ARTIGOS DE REFERÊNCIA

  • 1 Os 20 melhores hotéis do Algarve (para todas as bolsas)
  • 2 Os 15 melhores hotéis rurais do Alentejo (interior e litoral)
  • 3 Estes são os alojamentos mais limpos de Portugal
  • 4 Covid-19 — como reservar alojamento?
  • 5 Palenque – as mais belas ruínas Maia
  • 6Que visitar em San Sebastián, País Basco
  • 7 Visitar a Geórgia – guia completo
  • 8 Viagem à Turquia – locais imperdíveis
  • 9 Compensa comprar o London Pass?
  • 10 48 horas em Edimburgo – que fazer
  • 11 2 dias no Lago Bled – que visitar
  • 12Melhor seguro de viagem – IATI vs World Nomads

Aprenda a fotografar comigo

Workshops de fotografia

Mais lidos

Roteiro de um dia em Konya, capital espiritual da Turquia
Via Algarviana — no coração da Serra do Caldeirão até Salir
7 viagens desde Londres, em 7 dias (a uma hora de distância)
Praias de Vila Real de Santo António e Castro Marim — como escolher
Como beber água potável no aeroporto (sem pagar)
Paisagens de arrepiar para visitar em Kazbegi, Geórgia

PLANEAR VIAGENS

  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link)
  • Reserve os voos mais baratos com o Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Reserve o hotel ao melhor preço e durma confortável

Vamos partir numa aventura?

venha-viajar-comigo-jorge-duarte-estevao-papa-leguas

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2023 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .