• Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início Inspiração O (meu) roteiro de viagem para visitar a Austrália — 2 semanas
Kata Tjuta, Uluru, Red Desert, Austrália
Kata Tjuta ou Monte Olga, é um grupo de formações rochosas compostas a sudoeste de Alice Springs, na parte sul do Território do Norte, na Austrália. Foto: Jorge Duarte Estevão

O (meu) roteiro de viagem para visitar a Austrália — 2 semanas

Dicas de viagem Inspiração Viagens Oceânia Austrália
Jorge Duarte Estevão
Actualizado a 01/08/2022
Comentar este artigo

Já perdi a conta ao número de pessoas que me disseram que o seu sonho era visitar a Austrália. Durante anos foi também um dos meus sonhos. Aliás, sempre desejei viver neste país gigante. Até agora ainda não consegui viver lá, mas tive a felicidade de viajar para a Austrália e passar lá duas semanas de Sydney a Perth, do Uluru às Blue Mountains.

Gostava de ter ido à Grande Barreira de Coral, a Darwin “conhecer” alguns crocodilos ou passear pela organizada Melbourne. Não tive tempo para tudo.

Delinear um roteiro de viagem na Austrália não é fácil, pois existe muito para ver e grandes distâncias para percorrer. Mesmo assim, a Austrália é apenas o sexto maior país do mundo, atrás da Rússia, Canadá, China, EUA e Brasil.

Percorri estradas vermelhas, caminhei entre vales e montanhas verdes e mergulhei em águas azul-cristalino. A Austrália não é a “Rainbow Nation”, mas possui incríveis cenários coloridos e diversos. Das paisagens naturais fabulosas ao Património Mundial da Humanidade, não faltam motivos para conhecer o país-continente.

Provei vinhos e pitéus (em Perth), comi a melhor comida tailandesa de sempre (em Sydney) e fiz o mais belo piquenique (no Uluru). Uma viagem à Austrália, esta minha viagem, ficou para sempre na minha memória. Não a vou apagar nunca mais e penso até reforçá-la com uma nova aventura “Down Under”.

Decisões prévias para um roteiro de viagem à Austrália

Neste tempo de duas semanas incluo os dias de viagem, pois não são poucas as horas que passamos no avião para chegar ao outro lado do mundo. Viajei de Londres com escala no Médio Oriente, pois prefiro sempre fazer uma escala do que estar 17 horas seguidas dentro de um avião. E como não tenho o privilégio de viajar em classe executiva, é melhor esticar um pouco as pernas nem que seja para andar pelo aeroporto.

Por isso, temos cerca de 4 dias só para voos de ida e volta. Logo, ficamos reduzidos a cerca de 10 dias para um roteiro de viagem na Austrália. Para partir ainda mais a viagem, decidi parar um dia em Perth e só depois seguir para Sydney. Após ver tudo o que conseguia, com o tempo que tinha disponível, na área da maior cidade da Austrália segui para o deserto, o verdadeiro outback australiano e visitei o Uluru. De seguida, voltei a Perth para mais um dia e apanhei o voo de regresso. 

Era possível ver mais neste espaço de tempo? Sim, claro. Gostava de ter ido a Melbourne, percorrer a famosa estrada que nos mostra os 12 Apóstolos, de aventurar-me em Darwin, de experimentar outras praias e, acima de tudo, dar um salto a Queensland para ver e mergulhar na Grande Barreira de Coral. 

No entanto, tinha de fazer escolhas em função do tempo e do orçamento que tinha disponíveis. Além disso, a altura do ano em que decidi visitar a Austrália não era o melhor período para visitar a maior barreira de corais do mundo. E também não é barato fazê-lo.

Visitar a Austrália – roteiro de viagem

Dias 1, 2 e 3 | Perth

Praia em Perth, Austrália
As extensões de areia branca e as condições para a prática de desportos aquáticos, a City Beach ganhou várias vezes o título de melhor praia de Perth nos últimos anos. Foto: Jorge Duarte Estevão

Após atravessar o mundo, ao chegar a Perth encontrei uma cidade de média dimensão, em clara expansão devido à indústria mineira presente na região. Muita gente considera que Perth é como uma Austrália de outros tempos, com mais vontade de receber e confraternizar. 

Não só a cidade é muito agradável, como tem locais fantásticos para ver como a Ilha Rottnest. Na própria cidade, não faltam razões para estender a estadia, com bares e restaurantes para agradar a toda a gente. E em Perth, irá encontrar algumas das melhores praias da Austrália. 

Veja o artigo com tudo o que há para ver em Perth.

Hotel recomendado em Perth

Há muitos hotéis por onde escolher em Perth. Consoante o seu orçamento pode ser mais ou menos selectivo. Recomendo o Lakeside Bed & Breakfast, que não fica longe do centro ou o The Sebel West Perth.

Dias 4 – 6 | Sydney

Sydney Harbour Bridge, Australia
A Sydney Harbour Bridge (Ponte da Baía de Sydney) é uma ponte em arco do porto de Sydney, listada como património australiano, que transporta comboios, automóveis, bicicletas e pedestres. Foto: Jorge Duarte Estevão

Ao quarto dia na Austrália é hora de atingir um dos pontos altos: Sydney. A maior cidade australiana é um poço de emoções, surpresas e aventura.

Se fosse obrigado a escolher entre Sydney e Perth para viver… Escolheria Perth… Não, escolheria Sydney. Bem, talvez escolhesse Perth… ou Sydney. Já decidi que… não consigo decidir! Gosto muito de ambas.

Leia também

Sydney — o que visitar e fazer na fantástica cidade da Austrália

Sydney possui a icónica Sydney Opera House, mas vai além disso. Há praias fascinantes, gastronomia e séculos de história. Desde que foi “descoberta” pelos britânicos no século XVIII, a cidade não mais parou de crescer. Em áreas como Surrey Hills, Paddington, Darlinghurst ou The Rocks encontrará restaurantes muito bons. 

Beleza natural não é algo que se associe regularmente com uma metrópole da dimensão de Sydney, mas o belíssimo Jardim Botânico Real, as praias e um parque natural nas suas margens não deixam lugar para dúvidas: Sydney tem tudo e eu sou um grande fã da cidade — tal como os cinco milhões de pessoas que lá vivem.

Veja o artigo com tudo o que há para ver em Sydney.

Hotel recomendado em Sydney

Consoante o seu orçamento pode ser mais ou menos selectivo. Recomendo o Cremorne Point Manor, que não fica longe do centro e é um dos mais requisitados na cidade.

Dias 7 e 8 | Blue Mountains

Three sisters Echo Point Katoomba Blue Mountains National Park A
Três irmãs, em Katoomba, Parque Nacional Blue Mountains, Austrália. A formação rochosa incomum representa três irmãs transformadas em pedra, de acordo com a lenda aborígine. Foto: Jorge Duarte Estevão

Junte-se a um tour ou alugue um carro e parta de manhã cedo de Sydney para o Parque Nacional das Blue Mountains. Esta zona apresenta uma incrível beleza natural e aí poderá caminhar, contactar com a natureza, desafiar as vertigens num teleférico, pedalar e fazer outro tipo de actividades. Vai ficar deliciado com as paisagens verdejantes e com as Três Irmãs (Three Sisters). E pelo caminho ainda poderá ver os queridos koalas.

Veja o guia completo para visitar as Blue Mountains.

Hotel recomendado nas Blue Mountains

Se pretende pernoitar nas montanhas, há várias opções: Blueberry Hills On Comleroy (opção recomendada) e o No14 Lovel St hostel (opção mais barata), sendo que os principais alojamentos estão em Katoomba, Blackheath ou Leura.

Dias 9, 10, 11 | Outback e Uluru

Nascer do sol no Uluru, Red Desert, Austrália
Uluru (Ayers Rock) é um monólito situado no Território do Norte, na Austrália, e um dos símbolos mais sagrados da cultura aborígene. Foto: Jorge Duarte Estevão

No nono dia do roteiro de viagem na Austrália vamos sobrevoar o deserto vermelho. Escolha um lugar à janela, para um voo entre Sydney e Alice Springs que demora cerca de 4 horas. Por isso, nesse dia ainda pode seguir viagem estrada fora pelo outback. 

Alugue o carro em Alice Springs e não se esqueça de abastecer com mantimentos para a longa viagem. Recomendo que passe pelo Kings Canyon e que pernoite por lá, antes de chegar ao Uluru.

No dia 11, de manhã cedo, faça uma caminhada no Kings Canyon e depois faça-se à estrada até Yulara. É tempo de fazer check-in no hotel e depois ir finalmente até ao Uluru para assistir ao pôr-do-sol. É um local fantástico reconhecido pela UNESCO.

Veja o artigo com todas as dicas para visitar o Uluru.

Hotel recomendado no Uluru / Kings Canyon

Se decidir visitar o Kings Canyon opte pelo Kings Canyon Resort, reconhecido pelo conforto e excelência culinária. O Kings Creek Station é outra opção (mais económica).

Dia 12 e 13 | Perth

Rottnest Island, Perth, Austrália Ocidental
Rottnest Island é uma ilha ao largo da costa da Austrália Ocidental, conhecida pelos quokkas, leões-marinhos, focas e, claro, cenários fantásticos azul-turquesa.

No dia 12 pela manhã, é tempo de dizer adeus ao Uluru, regressar a Alice Springs, devolver o carro e, consoante os horários dos voos, apanhar o voo interno para Perth. Se achar que é apertado, pernoite em Alice Springs (como eu fiz) e apanhe o voo na manhã seguinte para Perth.

Aproveite o último dia na Austrália para relaxar, caminhar pelo Kings Park e beber um bom vinho local. 

Veja o artigo com tudo que há para ver em Perth.

Hotel recomendado em Perth

Há muitos hotéis por onde escolher em Perth. Consoante o seu orçamento pode ser mais ou menos selectivo. Recomendo o Lakeside Bed & Breakfast, que não fica longe do centro ou o The Sebel West Perth.

Dias 14 a 15

Infelizmente, este é o final do roteiro de viagem na Austrália. É altura de dizer adeus às paisagens fenomenais do país e regressar a casa com grandes memórias australianas. 

Recomendo a leitura dos seguintes artigos para obter mais informação para viajar na Austrália:

  • Sydney — O que ver na maior cidade australiana
  • Blue Mountains — como visitar o espectacular parque nacional
  • Perth —a atraente cidade da Austrália Ocidental
  • Uluru — muito mais que uma rocha gigante

Informação extra

Quando visitar a Austrália

Este continente tem tantos lugares bonitos para visitar em diferentes fusos horários, que não é fácil responder à pergunta sobre quando visitar a Austrália. Depende do seu roteiro, orçamento e, mais importante, do clima. 

De Dezembro a Fevereiro, as praias de Sydney são o paraíso na Terra — excepto quando estão muito cheias. O Verão é bom para um mergulho na praia em Perth ou até mesmo para caminhar na Tasmânia. Porém, esta altura é demasiado quente e incómoda para ir ao Uluru (ainda que eu tenha visitado nesta altura do ano).

Setembro a Novembro e Março a Maio são os melhores períodos para visitar a Austrália, mas é época alta e isso, obviamente, implica custos mais altos em estadias e voos, sobretudo durante o Natal e final de ano. Todo o mês de Janeiro é muito concorrido, já que é equivalente ao Agosto de Portugal. 

Dinheiro na Austrália

A moeda oficial na Austrália é o Dólar Australiano (AUD). Os pagamentos com cartão são comuns e é coisa que não falta na Austrália são máquinas para levantar dinheiro (ATM), pelo que não existe necessidade de viajar com dinheiro vivo.

Eu uso o cartão Wise para evitar taxas e comissões bancárias.

Seguro de viagem

Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros (ao usar este link tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.

Natureza Praia Road Trips Vida Selvagem

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Próximos destinos

Preparado para ir “Down Under”? Fotos da Austrália que inspiram…

Revolut e Wise — cartões certos para levantamentos e pagamentos no estrangeiro?

Que visitar em Samarcanda, a pérola do Uzbequistão

Interações do Leitor

Comente o artigo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Ao deixar um comentário aceita que os seus dados sejam seguramente registados. Se tiver dúvidas, consulte a política de comentários e privacidade. Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço da Google.

Sidebar primária

Jorge Duarte Estevão

jorge duarte estevao imagem perfil

Prefiro ser tratado por tu. Nasci no Alentejo, mas já visitei 60 países. Alentejano de raça pura – mas escrevo sem sotaque. Acima de tudo, sou um viajante.

Partilho dicas, histórias e promoções de viagem. Deixe-me inspirá-lo (a) a viajar.

Este blogue também é seu. Leia, fale comigo, partilhe e viaje!

Siga-me nas redes sociais

Dicas de viagem e descontos?

ARTIGOS DE REFERÊNCIA

  • 1 Os 20 melhores hotéis do Algarve (para todas as bolsas)
  • 2 Os 15 melhores hotéis rurais do Alentejo (interior e litoral)
  • 3 Estes são os alojamentos mais limpos de Portugal
  • 4 Covid-19 — como reservar alojamento?
  • 5 Palenque – as mais belas ruínas Maia
  • 6Que visitar em San Sebastián, País Basco
  • 7 Visitar a Geórgia – guia completo
  • 8 Viagem à Turquia – locais imperdíveis
  • 9 Compensa comprar o London Pass?
  • 10 48 horas em Edimburgo – que fazer
  • 11 2 dias no Lago Bled – que visitar
  • 12Melhor seguro de viagem – IATI vs World Nomads

Aprenda a fotografar comigo

Workshops de fotografia

Mais lidos

20 fotos da Nova Zelândia — quando as vir vai comprar já hoje a passagem
Preparado para ir “Down Under”? Fotos da Austrália que inspiram…
Visitar a Nova Zelândia — roteiro de três semanas de pura beleza
Perth — a atraente cidade mais a Oeste da Austrália
Sydney — o que visitar e fazer na fantástica cidade da Austrália
Blue Mountains – como visitar o espectacular parque (perto) de Sydney

PLANEAR VIAGENS

  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link)
  • Reserve os voos mais baratos com o Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Reserve o hotel ao melhor preço e durma confortável

Vamos partir numa aventura?

venha-viajar-comigo-jorge-duarte-estevao-papa-leguas

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2023 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .